UFLA SIG

Sistema Integrado de Gestão
SGV - Superintendência de Governança/Reitoria
DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação

Exibir Plano de Entregas

Ajuda
Página de exibição de dados de um Plano de Entregas.

Código: 186

Unidade Administrativa/Acadêmica: UNIDADE SETORIAL DE CORREIÇÃO

Unidade de Execução: UNIDADE SETORIAL DE CORREIÇÃO

Unidades Superiores:

  • REITORIA/UFLA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS - REITORIA

Unidades Inferiores:

  • CPPAS/USC - COMISSÃO PERMANENTE DE PROCESSO ADMINISTRATIVO SANCIONATÓRIO
  • CPC/USC - COORDENADORIA DE PROCESSOS CORRECIONAIS

Período: 01/12/2025 a 30/11/2026

Versão: 1

Contato Institucional: 3538295196

Situação: Aprovado

Entregas
SetorEntregaDescriçãoMetaPrazoDemandanteDestinatárioObjetivo Estratégico
USC/REITORIAAnálises, emissão de pareceres, emissão de relatórios, emissão de despachos sobre matérias do direito administrativo, especialmente, as vinculadas ao tema correcional

Proceder à análise dos autos dos processos, legislações vigentes para subsidir a elaboração de minutas de pareceres, relatórios, despachos e outros.

100%30/11/2026USCComunidade Acadêmica e corregedoriaGarantir a conformidade legal dos processos administrativos em tramitação na USC, bem assim, respaldar a execução das atividades de apoio ou estratégicas relacionadas à gestão e administração da UFLA
USC/REITORIASugestão de documentos relacionados a assuntos da administração e gestão da USC

 Elaborar e propor documentos relacionados a assuntos da administração e gestão da USC, incluindo relatórios, instruções e orientações, com o objetivo de apoiar a tomada de decisões, promover a padronização de procedimentos, assegurar a conformidade legal e contribuir para a eficiência e transparência das atividades administrativas da unidade.  

100%30/11/2026USCComunidade Acadêmica e corregedoriaAssegurar a conformidade legal, a padronização institucional e o suporte eficiente à tomada de decisões e à condução de processos administrativos.
USC/REITORIAAtualização de conhecimentos na área do direito administrativo e outros

Preparação de  informações sobre os temas correcionais, bem assim, sobre os assuntos da administração e gestão da UFLA, necessários ao desempenho das atividades da USC ou para o atendimento de demandas impostas pela Administração

100%30/11/2026USC e órgãos de controle externoComunidade Acadêmica e público externoAprimorar a governança pública, com foco na entrega efetiva de serviços e na melhoria do ambiente de negócios
USC/REITORIAExaminar e interpretar instrumentos jurídicos tais como convênios, contratos, acordos, ajustes.

  Examinar e auxiliar na interpretação de instrumentos jurídicos, assegurando a correta compreensão de suas cláusulas, obrigações, direitos e responsabilidades das partes envolvidas, de modo a garantir a conformidade legal, a adequada execução dos termos pactuados e a prevenção de riscos jurídicos para a instituição.  

100%30/11/2026USCComunidade Acadêmica e corregedoriaGarantir a conformidade legal dos processos administrativos em tramitação na USC, bem assim, respaldar a execução das atividades de apoio ou estratégicas relacionadas à gestão e administração da UFLA.
USC/REITORIAManter-se atualizado em relação às normas, atos e demais dispositivos legais relacionados à Administração Pública e necessários à gestão da área correcional

 Manter-se continuamente atualizado quanto às normas, atos normativos e demais dispositivos legais aplicáveis à Administração Pública, especialmente aqueles relacionados à gestão da área correcional, assegurando a correta aplicação da legislação vigente, a padronização de procedimentos e o fortalecimento da legalidade, eficiência e segurança jurídica das atividades desenvolvidas.  

100%30/11/2026USCUSCGarantir a conformidade legal dos processos administrativos em tramitação na USC, bem assim, respaldar a execução das atividades de apoio ou estratégicas relacionadas à gestão e administração da UFLA.
USC/REITORIAAssegurar que a instrução dos processos administrativos observe rigorosamente os modelos de referência e orientações expedidos, especialmente, pela CGU e TCU

Atentar-se para a instrução dos processos considerando os modelos de referência ofertados pela Controladoria Geral da União, pelo Tribunal de Contas da União, pela Advocacia Geral da União, bem assim, a Lei 9784 de 1999.

100%30/11/2026USCUSCGarantir a conformidade legal dos processos administrativos em tramitação na USC, bem assim respaldar a execução das atividades de apoio ou estratégicas relacionadas à gestão e administração da UFLA.
USC/REITORIAAtender a comunidade no tocante aos temas correcionais

Prestar orientações, esclarecimentos e informações de forma acessível, ética e transparente, contribuindo para o fortalecimento da cidadania, da confiança institucional e da correta compreensão dos procedimentos e normas aplicáveis.  

100%30/11/2026USCComunidade Acadêmica e público externoAprimorar a governança pública, com foco na entrega efetiva de serviços e na melhoria do ambiente de negócios
USC/REITORIARepresentar a Unidade do Sistema Correcional (USC) junto às autoridades da UFLA, sempre que necessário

Dirigir-se a quaisquer autoridades da UFLA, quando necessário, em nome da USC, com o propósito de prestar esclarecimentos ou solicitar informações para a realização do trabalho da USC.

100%30/11/2026USCUSCFortalecer a atuação institucional da Unidade do Sistema Correcional (USC) por meio de sua representação junto às autoridades da UFLA, promovendo a articulação administrativa, a transparência, o alinhamento institucional e o suporte necessário à tomada de
USC/REITORIAAtualização de sistemas

Manter as informações acerca dos  procedimentos disciplinares em curso atualizadas nos sistemas eletrônicos de gestão disponibilizados pela a GCU, tais como: E-PAD; CGU-PAD; CGU-PJ  e demais sistemas em operação no âmbito da Administração Pública, cuja vinculação da USC seja obrigatória.

100%30/11/2026USCUSC e público externoAssegurar a gestão eficiente, transparente e tempestiva dos procedimentos disciplinares da Unidade do Sistema Correcional (USC), por meio da manutenção atualizada e fidedigna das informações nos sistemas eletrônicos de gestão disponibilizados pela Control
USC/REITORIAGestão e homologação de ponto eletrônico dos servidores da USC.

  Realizar a gestão, o acompanhamento e a homologação do ponto eletrônico dos servidores da Unidade do Sistema Correcional (USC), assegurando a correta apuração da frequência, o cumprimento da jornada de trabalho, a observância da legislação vigente e a regularidade dos registros, contribuindo para a transparência, a organização administrativa e a eficiência da gestão de pessoas.  

100%30/11/2026USCUSCFortalecer a gestão administrativa e de pessoas da Unidade do Sistema Correcional (USC) por meio da gestão eficiente e da homologação adequada do ponto eletrônico de seus servidores, garantindo a conformidade legal, a transparência dos registros de frequê
USC/REITORIAEmissão de Declaração de "Nada Consta" de servidores

Pesquisa nos sistemas da CGU para emissão de Nada Consta de servidores

100%30/11/2026USCComunidade Acadêmica e corregedoriaAssegurar a emissão tempestiva, padronizada e confiável das Declarações de “Nada Consta” de servidores, garantindo a verificação adequada de registros, a conformidade com as normas vigentes e a segurança jurídica dos atos administrativos, em apoio à gestã
USC/REITORIAExercer a função de gestor patrimonial da USC

Auxiliar na administração, controle e acompanhamento dos bens patrimoniais da USC, garantindo sua correta utilização, conservação e registro.

100%30/11/2026USCUSCPromover a eficiência, transparência e responsabilidade na gestão dos recursos institucionais.
USC/REITORIAAssistência Administrativa relativamente aos processos de trabalho da USC.

Assessoramento, Minuta de documentos,  Emissão de Portarias de instauração/recondução e prorrogação/recondução de comissões.     

100%31/12/2026USCComunidade Acadêmicagarantir a conformidade legal dos processos administrativos em tramitação na USC, bem assim respaldar a execução das atividades de apoio ou estratégicas relacionadas à gestão e administração da UFLA.
Aprovação
Versão do PlanoDataUsuárioUnidadeAprovadoJustificativas/Observações
119/12/2025 - 11:25:25Debora Cristina de CarvalhoUSC/REITORIASim
Histórico
DataSituaçãoObservaçõesUsuário
19/12/2025 - 11:25:25AprovadoDebora Cristina de Carvalho
19/12/2025 - 10:24:55Em elaboraçãoDebora Cristina de Carvalho

Universidade Federal de Lavras - UFLA

SIG-UFLA - Versão 1.98.1

Créditos