Página de exibição de dados de uma Atividade.
Período: 21/08/2025 a 30/09/2025
Situação: Aprovado
Servidor: JAIRO ANTONIO RESENDE PAVIANI
Unidade de Execução: DIRETORIA DE GESTÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO
Setor do Servidor: COORDENADORIA DE INFRAESTRUTURA COMPUTACIONAL
Modalidade do PGD: Teletrabalho Parcial
Carga Horária Total (h): 232
Código da Atividade: 5125
Tipo de Atividade: Atividade vinculada a entrega da própria unidade
Entrega: Capacitação cadastradas no PDP
Descrição:
Capacitação para administrar o Google;
Prazo: 30/09/2025
Tempo Estimado Presencial (h): 16,00
Tempo Estimado Remoto (h): 16,00
Situação: Concluída
Tempo Total Presencial Gasto (h): -
Tempo Total Remoto Gasto (h): -
Atendimento presencial: usuário com falha de acesso ao e-mail institucional por verificação em 2 etapas . Realizada validação de identidade (documento) e removido a verificação em duas etapas para permitir o primeiro login fosse feito Orientado a reinscrever a 2SV no novo aparelho (Google Authenticator/Prompt).
Registro de atendimento: foram recebidas reclamações de docentes que não conseguiam criar/iniciar turmas no Google Classroom apesar de terem perfil de professor. O problema era que em alguns casos, a permissão dependia de aprovação manual em grupos específicos no Google Admin. Realizou-se a verificação das contas afetadas, a inclusão/ajuste de membros nos grupos de permissão correspondentes e a validação do acesso no Classroom. A fila de solicitações foi atualizada.
Atendendo solicitação da Regina (Reitoria), foi analisado o redirecionamento de jscolforo@ufla.br para scolforo@ufla.br. Na verificação no Google Admin, jscolforo@ufla.br não foi localizado. Constatou-se que os aliases jscolforo@reitoria.ufla.br e jscolforo@dcf.ufla.br
já apontam para scolforo@ufla.br que permanece como conta principal; a conta josescolforo@ufla.br não demanda ação. Registra-se a necessidade de confirmação da Reitoria sobre a existência/criação de jscolforo@ufla.br ou manutenção do encaminhamento apenas via aliases.
Atendimento à usuária Luciana Azevedo Rodrigues: reportado que atividades enviadas no Google Classroom não apareciam no Drive. Após verificação, identificou-se armazenamento quase esgotado tanto na conta da professora quanto nas contas das alunas, o que impedia a sincronização/arquivamento no Drive (dependência do Classroom). Foi orientada a liberação de espaço (remoção de arquivos desnecessários, esvaziamento da lixeira e revisão de compartilhamentos). Após a limpeza, o fluxo de novos envios voltou a registrar corretamente no Drive.
Realizada verificação do uso de armazenamento de usuários no Google Workspace via Admin Console. Mantivemos o usuário Victor no grupo com maior número de espaço.
Voltar para "Atividades do Plano de Trabalho"
Universidade Federal de Lavras - UFLA
SIG-UFLA - Versão 1.95.8
Créditos