Desligamento de alunos estrangeiros e MAN (externos) ao fim de cada semestre executados |
• Criação de evento de lembrete
na agenda institucional para acompanhamento do período de desligamento.
• Recebimento de comunicações das Secretarias Integradas (SIs)
e/ou da Diretoria de Relações Internacionais (DRI) sobre renovações de MAI e
MAN.
• Verificação da necessidade de desligamento caso não haja
comunicação de renovação até duas a três semanas após o encerramento do
semestre.
• Processamento do desligamento no sistema acadêmico, lançando a
situação inativa “CONCLUIU A MOBILIDADE ACADÊMICA”. | 01/01/2026 | Planejada | - | 20,00 | 20,00 |
Informações sobre a instituição e o curso de origem de ingressantes por TCS (tipo externo) registradas no SIG. | Análise das informações contidas
no histórico escolar de graduação apresentado pelo estudante no ato da
matrícula por Transferência de Curso Superior (tipo externo), quanto à
instituição, curso, ano/período de ingresso e forma de ingresso na instituição
de origem. • Registro das informações no SIG-UFLA ao final do período de
matrículas, garantindo a correta atualização dos dados acadêmicos do estudante. | 01/01/2026 | Planejada | - | 8,00 | 8,00 |
Marcação na Agenda Google das atividades relacionadas ao SERG, conforme Cronograma Acadêmico da PROGRAD, realizadas | Planejamento das atividades do
SERG/DRCA de acordo com o Cronograma Acadêmico da PROGRAD. • Marcação das atividades na Agenda Google institucional, com
definição de datas, horários e responsáveis. • Atualização, acompanhamento e execução das atividades
registradas na agenda, garantindo que os prazos e etapas sejam cumpridos. • Comunicação sobre a execução das atividades às áreas envolvidas. | 01/01/2026 | Planejada | - | 4,00 | 4,00 |
Desistência de curso, a pedido do estudante, realizada | Recebimento das solicitações de
desistência de curso enviadas pelos estudantes via SEI. • Análise das informações prestadas no requerimento e da
documentação apresentada. • Comunicação à Biblioteca Universitária para para verificação da
existência de débitos ou de materiais emprestados e não devolvidos pelo
estudante. • Processamento da desistência no sistema acadêmico, se liberado
pela Biblioteca Universitária, atualizando a situação do registro acadêmico. • Comunicação da conclusão do processo ao estudante e às áreas
internas pertinentes.
• Registro de acompanhamento, por semestre letivo, das
desistências processadas em planilha on-line do setor. | 01/01/2026 | Planejada | - | 8,00 | 8,00 |
Subsídios para emissão de Nada Consta de servidores docentes pela PROGRAD fornecidos | Recebimento das solicitações de
Nada Consta, exclusivamente de servidores docentes, enviadas via e-mail pela
PROGRAD. • Verificação da situação do docente nos relatórios de ocupação
docente e nos diários de classe do semestre imediatamente anterior ao corrente,
a fim de assegurar que não há pendência de fechamento de diário de classe pelo
docente. • Emissão de subsídios para a elaboração do Nada Consta pela
PROGRAD.
• Extração periódica da planilha “relatório de ocupação de
docente” do SIG, no início de cada semestre letivo, para consulta e
verificação. | 01/01/2026 | Planejada | - | 8,00 | 8,00 |
Trancamento de matrícula de estudantes ausentes na colação de grau efetuado | Recebimento do relatório enviado pelo Setor de Expedição e Registro de Diploma (SERD) contendo a relação de estudantes ausentes na colação de grau. • Verificação do histórico de trancamentos dos estudantes listados, assegurando que não ultrapasse o limite de quatro trancamentos, consecutivos ou não, previsto na Resolução CEPE. • Execução do trancamento manual no SIG, excluindo a situação “Conclusão dos requisitos acadêmicos” e cadastrando a situação “Trancamento Geral no Curso” no semestre vigente. • Comunicação por e-mail ao SERD sobre a execução do trancamento. • Alinhamento com a equipe SERD em casos de estudantes que atingiram o limite de trancamentos, para verificar possibilidade de colação especial ou desligamento conforme normativa aplicável. | 01/01/2026 | Planejada | - | 8,00 | 8,00 |
Migração de Matriz Curricular efetuada | • Recebimento das solicitações
relacionadas à migração de matriz curricular. • Efetivação da migração no sistema acadêmico, atualizando os
registros dos estudantes. • Comunicação aos setores demandantes sobre a migração realizada. • Registro de acompanhamento, por semestre letivo, das migrações
de matriz curricular efetivadas em planilha on-line do setor. | 01/01/2026 | Planejada | - | 12,00 | 12,00 |
Solicitações relacionadas ao arquivo central atendidas | Verificação dos documentos arquivados e/ou registros disponíveis no SIG. • Conferência das informações referentes a ex-discentes. • Resposta formal ao solicitante. | 01/01/2026 | Planejada | - | 4,00 | 4,00 |
Chamados à DGTI e outros setores sobre assuntos relacionados ao SERG abertos e acompanhados | • Abertura de chamados, via
sistema GLPI, junto à DGTI e demais setores competentes sobre demandas do SERG. • Acompanhamento do andamento das solicitações registradas. • Comunicação das respostas e soluções recebidas à equipe e às
áreas demandantes.
• Registro e/ou atualização das informações nos sistemas internos
e/ou externos.
| 01/01/2026 | Planejada | - | 8,00 | 8,00 |
Instruções Específicas para a Matrícula Inicial (IEMI) e cronogramas internos de matrícula elaborados | • Análise das diretrizes
institucionais e normativas vigentes para matrícula inicial em cursos de
graduação. • Planejamento e elaboração das Instruções Específicas para a
Matrícula Inicial (IEMI) de todos os processos seletivos. • Planejamento e elaboração dos cronogramas internos de matrícula
de todos os processos seletivos, considerando prazos e etapas do semestre
letivo previstos no Calendário e Cronograma Acadêmico da PROGRAD, constando as
datas de divulgação das chamadas, de conferência dos documentos pela DRCA e
pelas comissões, os prazos para entrevista de candidatos, interposição de
recursos, entre outros. • Compartilhamento das instruções e cronogramas internos de todos
os processos seletivos aos setores/comissões envolvidos na matrícula (Comissão
de Renda, Comissão de Heteroidentificação, Comissão PcD e DCOM). • Publicação das IEMI e dos cronogramas de matrícula de cada
processo seletivo na página da DRCA. • Registro e acompanhamento da execução das IEMI e dos cronogramas
internos para controle e rastreabilidade. • Alterações nas IEMI e nos cronogramas de matrícula, se
necessário. | 01/01/2026 | Planejada | - | 20,00 | 20,00 |
Procedimentos de matrícula inicial de ingressantes, por processo seletivo e semestre letivo, executados | • Atualização dos pareceres de indeferimento e recurso, das
respostas padronizadas e das perguntas frequentes relacionadas à matrícula
inicial. • Criação dos processos seletivos, por semestre letivo, na página
da DRCA. • Realização de testes no ambiente de homologação, por solicitação
da COPS, antes da importação oficial da lista de candidatos para o SIG-UFLA. • Definição dos documentos de matrícula por tipo de modalidade de
concorrência em cada processo seletivo. • Criação das chamadas, convocação de candidatos por processo
seletivo, curso e modalidade de concorrência e publicação das chamadas no
SIG-UFLA. • Criação e alimentação de planilhas de conferência de matrícula
por processo seletivo (DRCA E COMISSÕES). • Download dos documentos de candidatos da matrícula inicial e
transferência para o drive institucional. • Conferência de documentos de matrícula inicial por processo
seletivo - AMPLA CONCORRÊNCIA E VAGAS RESERVADAS. • Cadastramento de pendências documentos ou informações aos
candidatos no SIG-UFLA. • Monitoramento dos prazos e dos pareceres que devem ser emitidos
por cada comissão, conforme modalidade de concorrência do candidato. • Criação das pastas dos processos seletivos no drive da DRCA (por
semestre letivo, processo seletivo, campus, chamada, modalidade de
concorrência). • Geração matrícula e aproveitamento de conceitos anteriores,
observando o Cronograma Acadêmico da PROGRAD. • Migração de vagas não ocupadas entre processos seletivos a fim
de aproveitamento da lista de espera do mesmo curso. • Convocação de candidatos além do limite das vagas (excedentes),
considerando cada modalidade de reserva de vagas, a fim de tornar mais
eficiente o processo de ocupação de vagas. • Monitoramento de candidatos excedentes e vagas ociosas, conforme
processo seletivo, curso e modalidade de concorrência. | 01/01/2026 | Planejada | - | 145,00 | 145,00 |
Procedimentos Operacionais Padronizados (POPs) para as atividades da equipe elaborados | • Levantamento das atividades
desempenhadas pela equipe. • Análise dos procedimentos existentes e identificação de
melhorias necessárias. • Elaboração dos Procedimentos Operacionais Padronizados (POPs)
para cada atividade da equipe. • Comunicação e disponibilização dos POPs aos membros da equipe e
áreas envolvidas. • Atualização e acompanhamento da aplicação dos POPs, garantindo
conformidade e controle interno. | 01/01/2026 | Planejada | - | 12,00 | 12,00 |
Processos no SEI monitorados, atribuídos, encaminhados, executados e/ou arquivados | • Monitoramento diário dos
processos no SEI. • Atribuição dos processos por assunto aos responsáveis. • Execução das etapas pertinentes aos processos sob
responsabilidade do SERG. • Conclusão e arquivamento dos processos finalizados, garantindo
rastreabilidade e conformidade. • Recebimento, registro e arquivamento de processos sigilosos nos
assentamentos estudantis.
• Registro de acompanhamento, por semestre letivo, dos processos
sigilosos em planilha on-line do setor. | 01/01/2026 | Planejada | - | 20,00 | 20,00 |
Atendimento ao público de forma online ou presencial. | • Prestar informações e
orientações a candidatos e discentes ou egressos de cursos de graduação por
meio dos canais institucionais (telefone, e-mail e chat) e presencialmente; • Esclarecer dúvidas sobre procedimentos de matrícula e registro
acadêmico. • Encaminhar demandas específicas a outros setores quando
necessário.
• Registrar e acompanhar os atendimentos realizados nos sistemas
institucionais, garantindo a rastreabilidade e a qualidade do serviço. | 01/01/2026 | Planejada | - | 20,00 | 20,00 |
Atendimentos via telefone, e-mail e chat institucionais realizados. | • Prestar informações e
orientações a candidatos e discentes ou egressos de cursos de graduação por
meio dos canais institucionais (telefone, e-mail e chat). • Prestar informações acadêmicas ao 8º Batalhão da Polícia Militar
(BPM) sobre discentes ou egressos de cursos de graduação candidatos a ingresso
na Polícia Militar. • Esclarecer dúvidas sobre procedimentos de matrícula e registro
acadêmico. • Encaminhar demandas específicas a outros setores quando
necessário. • Registrar e acompanhar os atendimentos realizados nos sistemas
institucionais, garantindo a rastreabilidade e a qualidade do serviço. | 01/01/2026 | Planejada | - | 20,00 | 20,00 |
Atualização de visto no SIG e outros atendimentos à DRI realizados | • Realização da atualização da
validade de vistos no SIG-UFLA conforme protocolo de controle da Polícia
Federal encaminhado pela DRI. • Comunicação das atualizações realizadas ao setor demandante. • Análise e atendimento às demandas da DRI relacionadas a
registros acadêmicos de estudantes estrangeiros. | 01/01/2026 | Planejada | - | 4,00 | 4,00 |
Matrícula em Mobilidade Acadêmica ALUNOS INTERNOS (MAN, MAI e NAC) e ALUNOS EXTERNOS (MAN, MAI, PEC-PLE E PEC-G) efetuada. | • Recebimento das
solicitações de matrícula em Mobilidade Acadêmica, tanto de alunos internos
quanto externos.
• Se necessário, análise das informações e
documentos apresentados pelos estudantes, verificando conformidade com normas
institucionais.
• Efetivação das matrículas nos sistemas
acadêmicos, garantindo a correta inclusão dos estudantes nos cursos e semestres
letivos correspondentes.
• Comunicação aos estudantes e/ou às áreas
demandantes sobre a efetivação das matrículas.
• Registro de acompanhamento, por semestre letivo,
das matrículas em Mobilidade Acadêmica efetivadas em planilha on-line do setor. | 01/01/2026 | Planejada | - | 40,00 | 40,00 |
Consultas e demandas de Comissões de investigação de fraudes em Vagas Reservadas respondidas | • Recebimento das consultas e demandas encaminhadas pelas comissões de investigação. • Fornecimento de dados e documentos de registro acadêmico de discentes ou ex-discentes de cursos de graduação e, quando aplicável, de pareceres proferidos pelas comissões de vagas reservadas em processos seletivos. | 01/01/2026 | Planejada | - | 4,00 | 4,00 |
Editais de processos seletivos, no que compete ao SERG/DRCA, revisados | • Recebimento das demandas de
revisão de editais de processos seletivos encaminhadas pela Coordenadoria Geral
de Processos Seletivos - COPS. • Análise dos prazos e do conteúdo dos editais no que compete ao
SERG/DRCA. • Realização de verificações quanto à conformidade com normas
acadêmicas, procedimentos internos e legislação federal no que compete ao
SERG/DRCA.. • Sugestões de ajustes nos editais, se necessário.
• Comunicação das revisões ao demandante. | 01/01/2026 | Planejada | - | 8,00 | 8,00 |
Relatório de quem não participou na Recepção de Calouros sintetizado e enviado à PROGRAD para expedição de Portaria de desligamento | • Recebimento das listas de estudantes que não justificaram a ausência na Recepção de Calouros, enviadas pelas Secretarias Integradas via SEI ou e-mail, até a data-limite estabelecida no Cronograma Acadêmico da PROGRAD. • Execução da Portaria PROGRAD: registro da situação “Desistiu do curso” no SIG-UFLA, com observação padrão, garantindo rastreabilidade e conformidade normativa. • Inserção de despacho no SEI informando a execução da Portaria e conclusão do processo.
| 01/01/2026 | Planejada | - | 4,00 | 4,00 |
Adiantamento de notas e conceitos processado | • Recebimento das solicitações de
adiantamento de notas e conceitos. • Conferência da conformidade das informações encaminhadas pelos
docentes. • Processamento dos dados no sistema acadêmico (SIG-UFLA). • Validação dos registros efetuados. • Registro de acompanhamento, por semestre letivo, das alterações
processadas em planilha on-line do setor. • Comunicação aos demandantes, confirmando o adiantamento
efetivado ou solicitando adequação. | 01/01/2026 | Planejada | - | 7,00 | 7,00 |
Informações para elaboração de Relatórios do Censo fornecidas ao Procurador Educacional Institucional (PEI) | • Recebimento das solicitações de
informações para elaboração de relatórios do Censo. • Levantamento e análise dos dados necessários junto aos sistemas
acadêmicos. • Elaboração e fornecimento das informações solicitadas ao
Procurador Educacional Institucional (PEI).
• Correção de dados e situações dos estudantes, se necessário. | 01/01/2026 | Planejada | - | 20,00 | 20,00 |
Suporte às Secretarias Integradas prestado | • Recebimento de dúvidas gerais e
de questões sobre atividades descentralizadas encaminhadas pelas Secretarias
Integradas ao SERG. • Análise das questões apresentadas e verificação das normas,
procedimentos e informações aplicáveis. • Elaboração de respostas claras e precisas às solicitações
recebidas.
• Comunicação das orientações às Secretarias Integradas.
| 01/01/2026 | Planejada | - | 8,00 | 8,00 |
Total: | 412 | 412 |
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