Tipo: Mesa Redonda
Prelecionista 1: Fernando Gontijo Resende Souza -
Prelecionista 2: Natália Sayuri Sugimura -
Prelecionista 3: Djerlly Marques -
Carga Horária: 3
Local: PV4
Resumo: Apresentar a DENEM, o CAMBaPe, os eventos da executiva e dentro disso, o Mini-EREM, reforçando a importância deste para comunicação com a local e fortalecimento do trabalho de base. Esclarecer a importância do movimento estudantil a nível de representatividade, resistência e mudança social. Fazer deste espaço de abertura um momento também para aumentar o contato entre os participantes e trazer uma discussão em grupos sobre a executiva, o movimento estudantil na saúde e, com isso, discutir a determinação social do processo de saúde-doença.
Tipo: Mesa Redonda
Prelecionista 1: Adilson Adriano Miranda Braga -
Prelecionista 2: Maria Eduarda Camilo Peixoto -
Prelecionista 3: Ana Luiza Garcia Campos -
Carga Horária: 3
Local: PV4
Resumo: “O que (não) aprendemos com Brumadinho: capitalismo, crimes ambientais e a voz dos que resistem". Desejamos que o expositor discorra acerca do crime ambiental ocorrido em Brumadinho, analisando as questões econômicas e sociais que estão por trás da relação que temos travado entre desenvolvimento e meio ambiente. Recomendamos, também, que sejam abordadas as questões de saúde das populações atingidas por crimes como este, enfocando, sobretudo, no ocorrido em Brumadinho, e também que se fale da importância da luta e da organização popular observada nos movimentos de vítimas que resistem frente à realidade perversa que é colocada.
Tipo: Mesa Redonda
Prelecionista 1: Adilson Adriano Miranda Braga -
Prelecionista 2: Maria Camila Lima -
Prelecionista 3: Alexandre Filordi de Carvalho -
Carga Horária: 3
Local: PV4
Resumo: Apresentar brevemente as teorias que embasaram a luta antimanicomial e que trouxeram uma mudança no entendimento das relações entre os doentes mentais e a sociedade. Realizar um breve histórico da luta antimanicomial no Brasil, falando sobre os manicômios que aqui funcionavam. Abordar os principais avanços conquistados pelo SUS e apontar questões que ainda permanecem em luta. Discutir as dificuldades da luta antimanicomial com a existência de serviços privados e solidários de igrejas/ONGs (comunidades terapêuticas) que ainda resguardam características de manicômios e desumanização no cuidado com os doentes mentais. Discutir sobre judicialização da saúde com a determinação da internação compulsória de milhares de pessoas com "desvios de conduta". Contextualizar com a dificuldade da sociedade em realizar essa mudança de paradigma não só na saúde, mas em todas as instâncias do poder público.
Tipo: Oficina
Prelecionista: Rízia Cristiane Correa -
Carga Horária: 2
Local: PV6
Resumo: A Medicina Tradicional Chinesa é um conjunto de conhecimentos formado pela fisiologia, semiologia, propedêutica, diagnostico e tratamento em todas suas formas e técnicas como ventosas, moxicombustão, sangrias, eletroestímulo, massoterapia, dietoterapia e acupuntura. Para essa medicina, uma doença será sempre o resultado do desequilibrio entre duas categorias energéticas Yin e Yang, podendo ser causada por diversos agentes (mecanicos, fisicos, quimicos, biologicos, geneticos e imunologicos). Uma das formas de reestabelecer esse equilibrio é por meio da acupuntura, que consiste na aplicação de agulhas para tonificar ou dispersar energia nos pontos do corpo, que, por meio de canais e colaterais conduzem essa energia para orgãos e tecidos afetados. Sendo assim, o objetivo dessa oficina é conhecer as bases teóricas dessa terapia, observar e aprender algumas aplicações práticas da acunpuntura, além de entender evidências e indicações clínicas dessa prática.
Tipo: Oficina
Prelecionista: William Colvara -
Carga Horária: 2
Local: PV6
Resumo: A Zumba mistura dança com exercícios aeróbicos e seu ritmo varia entre Salsa, Samba, Funk entre outros estilos. Assim, a oficina consiste no trabalho aeróbico através de passos de dança que resultam em coreografias animadas de músicas da atualidade que variam de ritmo e estilos musicais.
Tipo: Oficina
Prelecionista: Roseli Bull -
Carga Horária: 2
Local: PV6
Resumo: A Massoterapia é um termo que engloba diversas técnicas terapêuticas, cujo objetivo é melhorar a saúde de um indivíduo e prevenir alguns desequilíbrios corporais, através do toque de regiões do corpo de uma pessoa. A prática, baseada em técnicas de massagens relaxantes, estéticas ou terapêuticas inspiradas no oriente e no ocidente, tem o objetivo de promover o bem-estar físico e mental. Com base nisso, a oficina tem como objetivo conhecer as bases teóricas dessa terapia, além de observar e aprender algumas manobras básicas da massoterapia para aplicações práticas.
Tipo: Oficina
Prelecionista: Caio César Quintiliano Ferreira -
Carga Horária: 2
Local: PV6
Resumo: A Osteopatia consiste em conhecimentos teóricos e práticos de técnicas e métodos terapêuticos que utilizam o movimento humano e exercícios como tratamento de patologias ortopédicas, neurológicas e posturais. Sua prática consiste em técnicas de manipulação que variam de palpação suave a alta pressão ou manipulação rápida e vigorosa. Com base nisso, a oficina tem como objetivo conhecer as bases teóricas dessa terapia, observar algumas aplicações práticas e aprender a desenvolver um raciocínio crítico para identificação de situações em que pode ser aplicada.
Tipo: Oficina
Prelecionista: Raul Assunção -
Carga Horária: 2
Local: PV6
Resumo: O Yoga é considerado uma filosofia de vida, ao enfatizar um estado de atenção plena, passando pela consciência respiratória, relaxamento muscular, ásanas, pranayamas, mantras e meditações, objetivando uma melhor qualidade de vida. Sendo assim, o objetivo da oficina é conhecer uma introdução ao conhecimento do Yoga, seus fundamentos e princípios, promover uma compreensão do yoga e sua relação com a ética da vida e vivenciá-lo como uma prática corporal fundamentada no auto-conhecimento e na experiência de totalidade (integração corpo-mente-emoção-espírito).
Tipo: Debate
Prelecionista 1: Thais Gonçalves Bebiano -
Prelecionista 2: Mirian Montagner Gonzales -
Prelecionista 3: Marina Corrêa Salem -
Prelecionista 4: Ana Clara Resende Meirelles Nascimento -
Carga Horária: 2
Local: PV6
Resumo: Falar sobre o Grupo de Estudos em Pesquisa e Extensão do Cárcere (GEPEC), desenvolvido por discentes do curso de Direito da UFLA. Explanar o trabalho feito no presídio feminino de Três Corações (Minas Gerais) e como se atua dentro da política de redução de danos. Mostrar como o GEPEC promove o empoderamento feminino de mulheres em situação de cárcere que sofreram com a violência doméstica e que estão sujeitas às condições desumanas proporcionadas pelo cárcere.
Tipo: Debate
Prelecionista 1: Larissa do Vale Teixeira -
Prelecionista 2: Maria Montenegro Ramessés -
Prelecionista 3: Amanda Caroline Vieira Costa -
Prelecionista 4: Thiago Henrique de Souza Silva -
Carga Horária: 2
Local: PV6
Resumo: Apresentar como a estrutura hetenormativa e de gênero produz o genocídio da população LGBTIQ+ assim como a inequidade no acesso à saúde e à cidadania enquanto sujeitos de direito. Dialogar a partir da realidade e experiências do grupo como as diferentes identidades e sexualidades fora da norma afetam o processo saúde-doença das pessoas. Pensar ainda, estrátegias e possibilidade de resistência na atual conjuntura de Governo Bolsonaro, demarcado por retrocessos nas políticas públicas de promoção à equidade.
Tipo: Debate
Prelecionista 1: Quéfrem Artur de Freitas Vieira -
Prelecionista 2: Julia Brandi -
Prelecionista 3: Fernanda Maria Lopes Moraes -
Carga Horária: 2
Local: PV6
Resumo: Apresentar como se deu o processo de expansão das escolas médicas no país, refletindo sobre as reais condições nas quais essas escolas foram construídas - do ponto de vista infraestrutural, do ensino e da relação ensino-serviço de saúde nos três níveis de atenção do SUS. Refletir sobre a abertura acelerada de escolas médicas pagas e como isso impacta os cenários de prática - principalmente o internato - da universidade pública. Questionar a terceirização e a privatização da gestão dos hospitais universitários - locais de prática do internato - e a implementação de um modelo de gestão empresarial que mina o tripé universitário.
Tipo: Debate
Prelecionista 1: Naomi Sordan Borghi -
Prelecionista 2: Gabriela Fiorini Siqueira -
Prelecionista 3: Guilherme Henrique da Costa -
Prelecionista 4: Luiza de Souza Tranzilo -
Carga Horária: 2
Local: PV6
Resumo: Apresentar como a estrutura universitária – que reproduz as estruturas da sociedade – contribui para o adoecimento estudantil. Refletir sobre a lógica produtivista, em que não cabem as subjetividades e o adoecer. Questionar a “resiliência” como qualidade e como ela silencia o sofrimento psíquico. Ponderar as estratégias a curto e longo prazo que possam ser tomadas em cada universidade.
Tipo: Debate
Prelecionista 1: Rosemeire Aparecida Oliveira -
Prelecionista 2: Francisca Helena de Paula Antônio -
Carga Horária: 2
Local: PV6
Resumo: Apresentar como o adoecimento se dá de forma diferente para a população negra e sobre o quanto essa temática é negligenciada na nossa formação. Discutir como o Racismo Estrutural e Histórico da sociedade brasileira determina a saúde e o adoecimento das pessoas negras e como o Racismo Insitucional produz violências nos serviços de atenção à saúde. Propor uma reflexão sobre o que é o adoecimento e porque ele ocorre de forma mais intensa em diferentes recortes.
Tipo: Mesa Redonda
Prelecionista 1: Fernando Gontijo Resende Souza -
Prelecionista 2: Natália Sayuri Sugimura -
Prelecionista 3: Djerlly Marques -
Carga Horária: 3
Local: Centro de Integração Universitária - CIUNI
Resumo: Apresentar a DENEM, o CAMBaPe, os eventos da executiva e dentro disso, o Mini-EREM, reforçando a importância deste para comunicação com a local e fortalecimento do trabalho de base. Esclarecer a importância do movimento estudantil a nível de representatividade, resistência e mudança social. Fazer deste espaço de abertura um momento também para aumentar o contato entre os participantes e trazer uma discussão em grupos sobre a executiva, o movimento estudantil na saúde e, com isso, discutir a determinação social do processo de saúde-doença.