Tipo: Ação Social
Prelecionista: CLAUDIO LUCIO MENDES -
Carga Horária: 2
Local: Sala on-lne do Google Meet
Vagas Totais: 12
Participantes Inscritos: 11
Vagas Disponíveis: 1
Resumo: Neste evento on-line discute-se – sob a influência das tecnologias digitais e das mídias a elas atreladas – a fluidez contemporânea das fronteiras entre o público e o privado, procurando-se apontar algumas repercussões dos currículos culturais sobre o currículo escolar no contexto da pandemia de COVID, especialmente relacionada ao ensino híbrido e uma séria de discursos a promovê-lo sem o necessário cuidado histórico, social, cultural e político. Os Estudos Culturais nos alertaram que se fazia necessário entender novas práticas educativas externas às escolas, mas que estão interferindo cada vez mais nas configurações curriculares. O objetivo é problematizar questões sobre artefatos que não faziam ou pouco faziam parte do ambiente escolar, passando, a partir da década de 1990, a constituir currículos culturais, interferindo também no currículo escolar cotidianamente, e sendo empregados no ensino híbrido com uma força hercúlea durante a pandemia e, aparentemente, pós-pandemia.