Tipo: Palestra online
Prelecionista: Vítor Fabrício Machado Souza - Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (FEUSP - 2020), Mestre em Ensino de Ciências, modalidade, ensino de Física pela Universidade de São Paulo (IFUSP - 2012); Bacharel em Filosofia pela Universidade Federal do ABC. (UFABC - 2018); Bacharel em Ciências e Humanidades pela Universidade Federal do ABC (UFABC - 2016) e Licenciado em Física no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP - 2009). É professor substituto da Universidade Federal do Maranhão, no curso
Carga Horária: 2
Local: canal youtube do DFM
Vagas Totais: Sem limite de
Participantes Inscritos: 91
Resumo: Qual é o papel pedagógico e político dos projetos integradores? O que significa uma metodologia de projetos integradores interdisciplinares? Como surgiu e se desenvolveu, para a atual conjuntura da educação brasileira - de implementação da BNCC e da Reforma do ensino médio -, a produção de livros didáticos de projetos integradores de ciências? Neste encontro, as perguntas acima e outras serão respondidas com vistas à uma defesa em favor dos projetos integradores enquanto princípio educacional fundamental e elucidação dos seus caminhos possíveis para a escola. Sem, entretanto, traçar uma severa crítica à maneira pela qual os "Projetos integradores" foram incorporados ao Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) na perspectiva da BNCC e da reforma do ensino médio.
Tipo: Palestra online
Prelecionista: Paulo Ricardo da Silva - Graduado em Licenciatura em Química pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2011), Mestre (2014) e Doutor (2019) em Química, subárea Educação Química, pela mesma instituição. Atualmente é Professor do quadro permanente do Departamento de Química da Universidade Federal de Lavras, atuando no Ensino de Química. Atuou como coordenador de área do PIBID-Química (2017-2018), da Residência Pedagógica-Química (2018-2020) e atualmente coordena novamente o PIBID-Química (2020-2022).Tem interesse nas ár
Carga Horária: 2
Local: canal youtube do DFM
Vagas Totais: Sem limite de
Participantes Inscritos: 92
Resumo: Nesta palestra serão discutidos aspectos relacionados à formação docente a partir da BNCC, com foco na relação entre disciplina e área de conhecimento. Serão apresentados alguns dilemas no âmbito da Química (enquanto disciplina do Ensino Médio e campo específico de formação de professores), algumas experiências de formação inicial e continuada no que tange à interdisciplinaridade, bem como reflexões sobre possíveis impactos e direcionamentos para a formação docente.
Tipo: Palestra online
Prelecionista: Antônio Marcelo Martins Maciel - Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Federal Fluminense (1995), graduação em Bacharelado em Física pela Universidade Federal Fluminense (1990), mestrado em Física pela Universidade Federal Fluminense (1993) e doutorado em Física pela Universidade Federal Fluminense (1998). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Lavras. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física Nuclear, atuando principalmente com reações de íons pesados abaixo da barreira
Carga Horária: 2
Local: canal youtube do DFM
Vagas Totais: Sem limite de
Participantes Inscritos: 104
Resumo: Prevista na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) acaba de entrar em nossas escolas. Nesta conversa pretende-se apresentar os objetivos da Base e observar, brevemente, a trajetória de sua construção, destacando alguns marcos, como as metas do PNE de 2014, com a finalidade de refletirmos sobre o discurso e a prática. Num segundo momento, será apresentada a estrutura da BNCC para o Ensino Médio (ou Novo Ensino Médio), destacando o que é considerado como comum (básico, essencial) e o que é apresentado como diferencial. Mediante a visão geral, concentraremos a atenção na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, apontando o que é solicitado e vislumbrando possibilidades para o favorecimento do ensino de Biologia, Física e Química e para as práticas docentes dos professores destas três áreas do conhecimento. https://www.youtube.com/watch?v=zP1WSsNkppg&list=PLlfvGT7ncnXptmTuO40XsakDlU4QDcF9k&index=2
Tipo: Mesa Redonda online
Prelecionista 1: Daiane Manoelina Lopes Freitas - Graduada em Física Licenciatura pela Universidade Federal de São João Del-Rei (2010). Tem experiência como professora de Física no ensino fundamental, médio e superior. Professora efetiva com dois cargos no Estado de Minas Gerais. Mestranda do Programa de Pós-Graduação Ensino de Ciências e Educação Matemática da UFLA.
Prelecionista 2: Felipe Moreira Pinto - Professor de química da educação básica.
Prelecionista 3: Graziela Borges Ferreira - Professora de biologia e diretora da E. E. Azarias Ribeiro, em Lavras, MG.
Carga Horária: 2
Local: canal youtube do DFM
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Participantes Inscritos: 107
Resumo: Nos últimos anos diversas discussões vêm acontecendo acerca da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que acaba de entrar em nossas escolas. Buscando contextualizar nossas discussões e ouvir os principais responsáveis por implementá-las efetivamente em sala de aula, os professores, nessa mesa redonda, ouviremos três professores da área de Ciências da Natureza, que discutirão “Como os professores da educação básica estão vendo a BNCC Ciências da Natureza?” Pretendemos destacar as potencialidades e os desafios para essa implementação, que passa por pensar, planejar e refletir as ações em sala de aula diante dessa nova perspectiva. https://www.youtube.com/watch?v=VV-IUHCqC50&list=PLlfvGT7ncnXptmTuO40XsakDlU4QDcF9k&index=1
* Atividades que ainda possuem vagas.