Tipo: Palestra
Prelecionista: Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino - Universidade Estadual de Londrina - UEL
Carga Horária: 2
Local: Online - Link no site www.dmm.ufla.br/semat/vsemat
Vagas Totais: Sem limite de
Participantes Inscritos: 200
Resumo: Considerando a importância da comunicação matemática para a produção de significados e para a dinâmica de uma aula de matemática, apresentaremos nessa palestra a comunicação matemática como capacidade transversal à aprendizagem e como uma orientação metodológica. O desenvolvimento da capacidade de comunicação matemática dos alunos envolve não só a ação de expressar suas ideais, mas também interpretar e compreender as ideias que lhes são apresentadas (pelos colegas, professor, materiais didáticos, etc) e participar de modo construtivo das discussões sobre ideias, processos e resultados matemáticos. A comunicação como orientação metodológica está associada a prática do professor de favorecer um discurso matemático significativo, de colocar questões pertinentes, de usar e relacionar representações matemáticas, dentre outros aspectos. Que essa apresentação suscite reflexões sobre diversos aspecto relacionado com a temática da comunicação matemática e os desafios que se impõem ao professor.