Tipo: Palestra online
Prelecionista 1: Geanne dos Santos Cabral Coe - Graduada como bacharel em Letras, com habilitação em português-hebraico e respectivas literaturas. Pós-graduada em Metodologia do Ensino de Português e Língua Estrangeira, nível de especialização Latu sensu. Pós-graduada Latu sensu em conhecimentos e práticas de filosofia. Mestra na linha de pesquisa Linguística Aplicada ao final do Mestrado Profissional em Educação. Professora de língua portuguesa no ensino fundamental, médio e superior.
Prelecionista 2: Guilherme Henrique de Melo Silva -
Carga Horária: 2
Local: Salas Virtuais
Vagas Totais: 200
Participantes Inscritos: 58
Vagas Disponíveis: 142
Resumo: Neste encontro, se propõe uma viagem no tempo para compreender como se deu a origem da produção de textos no espaço escolar, assim como as suas mudanças durante os anos e como devemos incentivar nossos alunos à prática de uma escrita autoral, em conformidade com a realidade em que estamos inseridos. Vale lembrar, também, que é por meio dos recursos tecnológicos que os alunos mais produzem textos no cotidiano, pois, em sua grande maioria, estão imersos em redes sociais. Então, fica a pergunta: como isso impacta nosso modo de trabalhar a produção textual?
Tipo: Palestra online
Prelecionista 1: Ana Paula Geliole Rodrigues - Residente RP/CAPES e graduanda do 7º período de Letras pela UFLA. Tem interesse em estudos na área da Morfossintaxe da Língua Portuguesa, mais especificamente sobre as funções atribuídas ao conectivo e em textos multimodais.
Prelecionista 2: Camila Lessa do Carmo - Residente RP/CAPES e graduanda do 9° período em Letras pela UFLA. Possui formação técnica em Administração pelo o Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Integrante do grupo de estudos e pesquisa Textualiza (Cnpq- UFLA).
Prelecionista 3: Janaína Ferreira da Silva - Residente RP/CAPES e graduanda do 7º período de Letras pela UFLA. Possui interesse em estudos na área de Linguística Aplicada, mais especificamente com o uso de HQ como ferramenta para a prática de leitura crítica nas aulas de Língua Inglesa.
Prelecionista 4: Rafaela Rocha Lizardo - Residente RP/CAPES e graduanda do 8º período de Letras pela UFLA. Foi bolsista pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIDID) de 2018 a 2020. Possui experiência com ensino-aprendizagem de Língua Inglesa.
Prelecionista 5: Kleissiely de Castro - Graduanda do curso de licenciatura em Letras - Português/Inglês pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Bolsista do Programa de Residência Pedagógica e do Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica (PIVIC). Integrante do grupo de estudos e pesquisa Textualiza, na UFLA. Tem interesse na área de Linguística Aplicada.
Prelecionista 6: Suely Mendes Andrade Monteiro - Professora preceptora da Residência Pedagógica (Letras/UFLA), especialista em Processos de Ensino e Aprendizagem da Língua Portuguesa, licenciada em Letras e professora de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental II.
Carga Horária: 2
Local: Sala Virtual 01
Vagas Totais: Sem limite de
Participantes Inscritos: 31
Resumo: Esta palestra tem como objetivo propor um panorama geral sobre a origem e o desenvolvimento da produção textual no Brasil e suas contribuições para o ensino de Língua Portuguesa, além de apresentar e discutir sobre a importância das etapas de produção textual, desde o planejamento até a revisão e reescrita do texto e, por fim, analisar a abordagem da produção textual no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
Tipo: Palestra online
Prelecionista 1: Bianca de Souza Gomes - Graduanda em Letras - Português/Inglês e suas literaturas pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Foi bolsista pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), entre 2018 e 2020. Atualmente, atua como bolsista residente no Programa de Residência Pedagógica (RP) da UFLA. Possui experiência com ensino-aprendizagem de língua portuguesa.
Prelecionista 2: Diovana Aparecida Rocha - Graduanda em Letras - Português, Inglês e suas Literaturas pela Universidade Federal de Lavras - UFLA. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência - PIBID subprojeto: Língua Inglesa (2018-2020) na UFLA. Bolsista do Programa de Residência Pedagógica - RP subprojeto: Língua Portuguesa (2020-2022) na UFLA.
Prelecionista 3: Guilherme Henrique de Melo Silva - Graduando em Letras (Português, Inglês e suas Literaturas) pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Bolsista do Programa de Residência Pedagógica (RP-CAPES/UFLA) - Língua Portuguesa e do Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica (PIVIC/UFLA). Membro do grupo de estudos e pesquisa Textualidades em Gêneros Multissemióticos e Formação de Professores de Língua Portuguesa (Textualiza/UFLA).
Prelecionista 4: Kleissiely de Castro - Graduanda do curso de licenciatura em Letras - Português/Inglês pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Bolsista do Programa de Residência Pedagógica e do Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica (PIVIC). Integrante do grupo de estudos e pesquisa Textualiza, na UFLA. Tem interesse na área de Linguística Aplicada.
Carga Horária: 2
Local: Sala Virtual 01
Vagas Totais: Sem limite de
Participantes Inscritos: 31
Resumo: Esta palestra tem como objetivo apresentar e discutir a prática de produção de textos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para isso, serão analisadas as concepções de escrita presentes no documento, o trabalho com os gêneros discursivos e a forma como as etapas de revisão e reescrita são propostas.
Tipo: Palestra online
Prelecionista 1: Tânia Magalhães - Graduada em Letras e doutora em Letras/Estudos Linguísticos pela Universidade Federal Fluminense
Prelecionista 2: Diovana Aparecida Rocha -
Prelecionista 3: Bianca de Souza Gomes -
Carga Horária: 2
Local: Sala Virtual 04
Vagas Totais: Sem limite de
Participantes Inscritos: 31
Resumo: Não definido
* Atividades que ainda possuem vagas.