Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.
Índice:
Número de Registro: 097
Título: ACOMPANHAMENTO NUTRICIONAL DE PACIENTES EM TERAPIA NUTRICIONAL DOMICILIAR
Programa de Extensão: (indefinido)
Resumo da Proposta: A Terapia Nutricional Domiciliar (TND) deve se reservar àqueles pacientes que não podem suprir suas necessidades energéticas por meio da ingestão oral e que não precisem de hospitalização. Entretanto, no momento da alta hospitalar há a recuperação total do estado nutricional ou da capacidade plena do indivíduo se alimentar e realizar a utilização biológica dos nutrientes, sendo que o paciente em atendimento domiciliar pode encontrar-se já em estado de desnutrição ou pode tornar-se desnutrido durante a atenção domiciliar. Dessa maneira, a atenção às necessidades alimentares especiais e o acompanhamento nutricional dos indivíduos devem fazer parte dos cuidados no âmbito domiciliar. As visitas domiciliares fornecem uma oportunidade para revisar as técnicas aprendidas pela família e continuar a educação e treinamento frente à TND. Sendo assim, o objetivo deste projeto será realizar acompanhamento nutricional de pacientes em terapia enteral domiciliar do Município de Lavras-MG. As atividades propostas para serem realizadas contemplam: Orientações para os cuidados na manipulação da fórmula nutricional e de métodos e cuidados na infusão da nutrição enteral, realização de cálculos das recomendações e estimativas das necessidades nutricionais dos pacientes e monitoramento e avaliação da terapia nutricional no domicílio.
Área Temática: Saúde
Instituições Parceiras: Coordenação de PSFs - Secretaria de Saúde - Prefeitura Municipal de Lavras
Número Estimado de Participantes: 0
Locais de Realização: Domicílios de pacientes que recebem Terapia Nutricional Domiciliar
Data de Início: 01/01/2018
Data de Término: 30/12/2024
Justificativa: As visitas domiciliares fornecem uma oportunidade para revisar as técnicas aprendidas pela família e continuar a educação e treinamento frente à TND. Além disso, muitas das complicações decorrentes da TND podem ser resolvidas no próprio domicílio pela família e cuidador se bem orientadas por um profissional capacitado (Brasil, 2015). A incidência de complicações e, principalmente, o estresse familiar e do paciente podem ser reduzidos com as visitas em domicílio (Hirschfeld, 2013).
Caracterização dos Beneficiários: serão beneficiados com esse projeto, os pacientes com uso de TND, bem como seus familiares e cuidadores. Além disso, a Prefeitura Municipal de Lavras, também será beneficiada pelo suporte à Nutricionista responsável pela TND, além dos estudantes participantes pelos conhecimentos adquiridos
Objetivos: Realizar acompanhamento nutricional de pacientes em terapia enteral domiciliar do Município de Lavras-MG.
Metas: Realizar o acompanhamento de no mínimo 80% dos pacientes demandados pela Nutricionista do Município.
Fundamentação Teórica: A Sociedade Americana de Nutrição Parenteral e Enteral (ASPEN, 2002) recomenda que a Terapia Nutricional Domiciliar (TND) deva se reservar àqueles pacientes que não podem suprir suas necessidades energéticas por meio da ingestão oral e que não precisem de hospitalização. A TND pode ser instituída em regime oral, enteral ou parenteral e deve ser parte do acompanhamento clínico de pacientes de média e alta complexidade. Todos os pacientes devem ser avaliados para que se determine a indicação da TND, e na maioria dos casos, os pacientes são identificados como candidatos durante a internação hospitalar (SBNPE, 2011). A alta hospitalar nem sempre ocorre quando há a recuperação total do estado nutricional ou da capacidade plena de se alimentar e realizar a utilização biológica dos nutrientes (Brasil, 2015). Segundo a Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral (2011) o paciente em atendimento domiciliar pode encontrar-se já em estado de desnutrição ou pode tornar-se desnutrido durante a atenção domiciliar. Dessa maneira, a atenção às necessidades alimentares especiais e o acompanhamento nutricional dos indivíduos devem fazer parte dos cuidados no âmbito domiciliar. A TND promove melhor qualidade de vida aos indivíduos com necessidades alimentares especiais após alta hospitalar (Paccagnella et al., 2007) sendo que a educação e treinamento apropriado para o paciente, para a família e cuidadores constroem a base de tal sucesso. Cabe destacar que para tal é necessário um processo permanente de relação entre profissionais de saúde e cuidador (Brasil, 2015).
Metodologia: Trata-se de projeto de extensão que será realizado por meio de visitas domiciliares a pacientes em regime de TND, atendidos pela Prefeitura Municipal de Lavras. Será utilizado o protocolo de Nutrição Enteral adotado pelo Município. As atividades propostas para serem realizadas contemplam: Orientações para os cuidados na manipulação da fórmula nutricional (esclarecimento sobre as etapas de seleção, preparação, higienização, administração, manipulação e controle das fórmulas nutricionais); Métodos e cuidados na infusão da nutrição enteral (bolos ou intermitente); Cálculos das recomendações e estimativas das necessidades nutricionais dos pacientes (a fim de se verificar a adequação da TND); sendo que a ação principal do projeto consiste no Monitoramento e avaliação da terapia nutricional no domicílio. As atividades contempladas na fase de monitoramento são as preconizadas pelo Ministério da Saúde (BRASIL, 2015), que define os parâmetros que devem ser avaliados nas consultas/visitas com objetivo de reduzir as complicações e promover a manutenção ou melhora do estado nutricional: Avaliação do estado nutricional: indicadores antropométricos, dietéticos, laboratoriais, clínicos e funcionais; Dados clínicos e relativos à administração da fórmula nutricional: volume/kcal prescritos, volume/kcal infundidos, densidade calórica, fracionamento e avaliação do decúbito; Funcionamento gastrintestinal: resíduo gástrico, náuseas, vômitos, distensão abdominal, evacuações (número e consistência); Exames laboratoriais: sempre que necessário avaliar a albumina, glicemia, hemograma, eletrólitos, uréia, creatinina, perfil lipídico, testes de função hepática e outros conforme a necessidade do diagnóstico clínico.As atividades serão realizadas por discentes do Curso de Nutrição da Universidade Federal de Lavras (UFLA) que participam do Núcleo de Estudos em Nutrição Clínica (Departamento de Nutrição, UFLA), sob coordenação das docentes responsáveis pelo Núcleo.
Impactos na Formação Discente:
1 – Conhecer a rotina do funcionamento do serviço de visitas domiciliares 2- Aprimorar conhecimentos em avaliação nutricional de pacientes acamados 3 – Capacitar habilidades em orientação e manipulação da terapia nutricional domiciliar 4 - Aprimorar o aprendizado quanto aos cálculos nutricionais referentes à TNE
Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: Por meio do projeto os alunos irão vivenciar na prática todo o conhecimento adquirido durante as aulas sobre avaliação nutricional e terapia nutricional. O projeto contará com um banco de dados a fim de serem digitados os dados coletados nas visitas para redação de resultados do projeto. A Extensão Universitária é bem clara nesse projeto, já que os alunos atenderão uma parcela significativa de pacientes que dependem da TND e das dietas fornecidas pelo SUS para se manterem, fornecendo orientações que propiciem melhor qualidade de vida dos mesmos.
Relação com a Sociedade e Impacto Social: Este projeto tem impacto ao poder proporcionar melhorias nas condições de oferta e manipulação da nutrição enteral para pacientes domiciliares.
Resultados Esperados: Redução do risco nutricional ou desnutrição, adequação do aporte energético/proteico recebido pelos pacientes, melhora dos hábitos de higiene relacionados à manipulação e administração da TND, redução das complicações relacionadas à TND
Indicadores de Acompanhamento e Avaliação: Reuniões semanais serão realizadas para discussão de casos, e o devido acompanhamento do projeto. Além disso, todas as fichas de atendimentos serão armazenadas em repositório específico do projeto, bem como todos os dados serão digitados em banco específico, para geração de indicadores.
Cronograma: Trata-se de projeto de fluxo contínuo que se iniciou em 2015.O cronograma de atividades é feito da seguinte forma:- Atualização da lista de pacientes que recebem TND: quinzenal- Visitas domiciliares: Semanal- Cálculos para determinação do estado nutricional e adequação da TND: Semanal- Reunião para discussão dos casos com os professores orientadores: Semanal- Elaboração da ficha de evolução nutricional dos pacientes visitados: Semanal- Digitação das informações em banco de dados: Semanal- Elaboração de resumos científicos para congressos: Semestral
Descrição Resumida: O objetivo deste projeto é realizar acompanhamento nutricional de pacientes em terapia enteral domiciliar de Lavras-MG. As atividades contemplam: orientações para manipulação da fórmula nutricional e de métodos e cuidados na infusão da nutrição enteral; realização de cálculos das recomendações e estimativas das necessidades nutricionais dos pacientes; e monitoramento e avaliação da terapia nutricional no domicílio.
Equipe:
Alunos de Graduação:
Docentes:
Técnicos Administrativos:
Nenhum
Alunos de Pós-Graduação:
Outros Usuários:
Renovações de Projetos:
Coordenador do Projeto: LIVIA GARCIA FERREIRA
Setor: DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO
E-mail Institucional: livia.ferreiraufla.br
E-mail Alternativo: liviagfgmail.com
Situação de Aprovação: Registrado
Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 20/04/2021 - 17:20:20
Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 20/04/2021 - 18:36:04
Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: 23/04/2021 - 09:47:38
Histórico de Coordenação:
Nenhum histórico de avaliações.
Voltar para "Consultar Projetos de Extensão"
Universidade Federal de Lavras - UFLA
SIG-UFLA - Versão 1.83.1
Créditos