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Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de Avaliações
Informações de Registro

Número de Registro: 088/2019

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: Avaliação institucional da escola e o projeto político pedagógico

Programa de Extensão: (indefinido)

Resumo da Proposta: O projeto se constitui em um curso de carga horário de 60 horas, sendo 40 horas de atividades de formação presencial (5 encontros de 8 horas cada), 30 horas a serem desenvolvidas em atividades nas escolas e 20 horas de atividades de leituras e elaboração de relatório.O objetivo principal do curso é o de promover, por meio do uso dos Indicadores da Qualidade da Educação, processos de autoavaliação institucional nas escolas de educação infantil e ensino fundamental, anos iniciais, da rede municipal de Lavras. A avaliação institucional, no contexto da formação, se articulará aos principíos de uma gestão democrática e servirá como diagnóstico para promover a reflexão sobre o projeto político pedagógico de cada escola, sinalizando a importância do projeto pedagógico ser reformulado e estar em consonância com as prioridades e necessidades de cada instituição educacional.Para o desenvolvimento do projeto serão utilizados, como ferramentas de autoavaliação institucional, os Indicadores da Qualidade da Educação (Educação Infantil e Ensino Fundamental), além de serem trabalhados durante as atividades presenciais aspectos teóricos, normativos e metodológicos relacionados a avaliação institucional, gestão escolar democrática e projeto político pedagógico.

Área Temática: Educação

Instituições Parceiras: Secretaria Municipal de Educação de Lavras

Número Estimado de Participantes: 93

Locais de Realização: Secretaria Municipal de Educação de LavrasEscola Municipal Padre Dehon

Data de Início: 11/09/2019

Data de Término: 30/04/2029

Justificativa: No caso da educação básica, ao se falar em avaliação institucional está se falando em avaliação da escola, em se tomar a escola, enquanto instituição encarregada de ofertar o ensino a todos os estudantes que a ele tem direito, como objeto de avaliação. Tomar a instituição escolar como objeto de avaliação significa considerar que a qualidade do ensino passa pela qualidade da instituição que o oferta, sendo, portanto, a avaliação institucional um importante mecanismo para a garantia do padrão de qualidade, como indicado na LDB.A escola é uma instituição extremamente complexa e dinâmica, seu trabalho possui uma dimensão política, administrativa e pedagógica, envolve diferentes atores, com propósitos e perspectivas distintas e está inserida em um determinado contexto social, político, econômico e cultural. A avaliação institucional precisa ser estruturada dentro de um determinado marco legal e conceitual, que norteará a elaboração de parâmetros que serão definidos e acordados por aqueles que estão diretamente nela envolvidos.Além disso, a avaliação institucional da escola implica na avaliação do seu projeto político pedagógico com o propósito de analisar se as ações propostas estão cumprindo seus objetivos, identificar as dificuldades nos casos em que os objetivos não estejam sendo alcançados e propor novas ações que garantam que a escola cumpra sua função social.O Plano Nacional de Educação – PNE 2014/2024 (Lei Federal n° 13.005, 25 de junho de 2014) apresenta como um dos seus objetivos e prioridades a melhoria da qualidade do ensino em todos os níveis de ensino e a democratização da gestão do ensino público.Além das determinações normativas explicitadas na LDB e no PNE, visando o desenvolvimento da avaliação institucional das instituições educativas, foram elaborados os Indicadores da Qualidade da Educação (Indique) que se constituem em um conjunto de instrumentos e proposta metodológica cujo propósito principal é subsidiar a realização de processos de autoavaliação de escolas da educação básica. Portanto, o arcabouço legal e à disponibilidade de material produzido justificam a realização de formação que possibilite aos atores escolares a cumprirem com as determinações legais, assim como atender aos princípios da gestão democrática da educação e da garantia do padrão de qualidade.

Caracterização dos Beneficiários: .

Objetivos: 1. Conceituar avaliação institucional, autoavaliação e avaliação externa.2. Identificar os aspectos normativos que tratam da avaliação institucional (LDB, PNE e PDME).3.Compreender a importância da avaliação institucional e suas contribuições para a avaliação do projeto político pedagógico, na construção da gestão escolar democrática e para a melhoria da qualidade do ensino.4.Conhecer as dimensões, processos e procedimentos para a implementação da avaliação institucional nas instituições de ensino.5. Apresentar e analisar os Indicadores da Qualidade da Educação (Educação Infantil e Ensino Fundamental) como ferramentas para a implementação da avaliação institucional nas instituições de ensino da educação básica.6.Desenvolver nas escolas dos participantes da formação processos de autoavaliação institucional.

Metas: .

Fundamentação Teórica: A abordagem de avaliação institucional no curso se centrará na concepção de autoavaliação institucional, na qual os atores escolares e demais integrantes da comunidade são os responsáveis por conduzir, por meio de comissões mistas, o processo de autoavaliação. Esse processo de autoavaliação se fundamentará na metodologia e nos instrumentos propostos nos Indicadores da Qualidade da Educação (Indique), elaborados por diversas instituições vinculadas à área da educação e que contou também com a participação do Ministério da Educação e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep).Os autores nos quais a formação se fundamenta quanto às concepções e práticas de avaliação institucional são: Almerindo Janela Afonso, Antonio Bolívar, Cláudia de Oliveira Fernandes, Dias Sobrinho, Luiz Carlos de Freitas, Maria Teresa Esteban, Maria Estrela Araújo Fernandes, Moacyr Gadotti, Sandra Zákia Lian de Sousa, entre outros autores que se dedicam ao estudo da avaliação institucional no Brasil e em outros países.

Metodologia: O curso se constituirá de atividades presenciais durante as quais serão desenvolvidos os conteúdos teóricos e dadas as orientações para a implementação do uso dos Indicadores da Qualidade da Educação para o desenvolvimento dos processos de autoavaliação institucional nas escolas de educação infantil e ensino fundamental da rede municipal de Lavras. A metodologia aplicada se efetivará por meio de aulas expositivas, desenvolvidas de forma dialogada, e se fará uso de estudos de caso, análise de situações problema e de experiências vivenciadas pelos participantes em suas escolas.O curso se destinará a professores, coordenadores pedagógicos, vice-diretores, diretores, supervisores,funcionários, pais ou responsáveis de estudantes da rede de ensino municipal de Lavras, que deverão, a partir das atividades de formação, implementar em suas respectivas instituições educativas a autoavaliação institucional. A avaliação se baseará na participação e cumprimento das atividades propostas, que juntamente com a frequência contará como critério para certificação. Um dos critérios para certificação será a apresentação pelos participantes em forma de relatório circunstanciado da autoavaliação institucional desenvolvida por eles como parte prática das atividades de formação.Tais relatórios servirão tanto para a avaliação dos participantes no curso, como também serão utilizadoscomo material de pesquisa sobre a avaliação institucional na rede municipal de Lavras, mantendo-se o anonimato de participantes e instituições educativas.

Impactos na Formação Discente: .

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: O tema tratado no curso de extensão, avaliação institucional e projeto político pedagógico, se relaciona com o ensino por meio dos conteúdos abordados nas disciplinas ministradas pelo coordenador do projeto: Gestão Educacional Fundamentos (GDE-197) e Avaliação Educacional (GDE - 167), ambas disciplinas do curso de Pedagogia, 4º e 7º períodos respectivamente. Quanto à pesquisa, o projeto de extensão se relaciona à área de atuação do coordenador, que investiga avaliação em larga escala, avaliação institucional e avaliação da aprendizagem. Portanto, o projeto visa incidir tanto sobre a gestão escolar como nas práticas de avaliação e melhoria da qualidade da educação desenvolvidas no interior de escolas de educação infantil e ensino fundamental da rede municipal de Lavras.

Relação com a Sociedade e Impacto Social: .

Resultados Esperados: Com este projeto de extensão espera-se: a) Promover entre os profissionais da rede municipal de Lavras o conhecimento sobre os processos de avaliação institucional, mais precisamente processos de autoavaliação utilizando os Indicadores da Qualidade da Educação. b) Estimular que as escolas de educação infantil e ensino fundamental de Lavras implementem e desenvolvam práticas de autoavaliação institucional que sirvam para a melhoria e democratização da gestão escolar e para a promoção de uma cultura de avaliação institucional nas escolas da rede municipal. c) Utilizar os processos de avaliação institucional como estratégias para a reformulação dos projetos pedagógicos das escolas da rede municipal.

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação: .

Cronograma: 1º Encontro: 10 de setembro – 07 às 11 horas, das 13 às 17 horasa) Conceituar projeto político pedagógico, gestão democrática, qualidade da educação e avaliação institucional (autoavaliação e avaliação externa).b) Identificar os aspectos normativos que tratam do projeto político pedagógico, da gestão democrática e da avaliação institucional (LDB, PNE e PDME).c) Compreender a importância da avaliação institucional e suas contribuições para a avaliação do projeto político pedagógico, na construção da gestão escolar democrática e para a melhoria da qualidade do ensino. 2º Encontro: 25 de setembro – 07 às 11 horas, das 13 às 17 horas.a) Apresentar e analisar os Indicadores da Qualidade da Educação (Educação Infantil e Ensino Fundamental) como ferramentas para a implementação da avaliação institucional nas instituições de ensino da educação básica.b) Conhecer as dimensões, processos e procedimentos para a implementação da avaliação institucional nas instituições de ensino.3º Encontro: 01 de outubro – 07 às 11 horas, das 13 às 17 horas.a) Exercitar, por meio de atividades de simulação, a aplicação dos Indicadores da Qualidade da Educação (Educação Infantil e Ensino Fundamental).b) Orientar procedimentos e processos de autoavaliação institucional nas escolas dos participantes da formação. 4º Encontro: 30 de outubro – 07 às 11 horas, das 13 às 17 horas.a) Orientar procedimentos e processos de autoavaliação institucional nas escolas dos participantes da formação.b) Orientar a elaboração de relatórios sobre como se deu o processo de autoavaliação institucional nas escolas dos participantes da formação.5º Encontro: 12 de novembro – 07 às 11 horas, das 13 às 17 horas.a) Analisar como se desenvolveu nas escolas dos participantes da formação os processos de autoavaliação institucional.b) Orientar encaminhamentos para a implementação e monitoramento dos planos de ação elaborados.c) Orientar procedimentos para a revisão do projeto político pedagógico.Observação: nas semanas em que não ocorrerão atividades de formação presencial, os participantes estarão desenvolvendo as atividades preparatórias e implementando os processos de autoavaliação nas escolas com a comunidade (professores, funcionários, pais ou responsáveis pelos estudantes e estudantes). Além disso, estarão desenvolvendo atividades de leitura e elaboração de relatórios que se constituem em atividades relativas à formação e que serão consideradas no processo de avaliação e certificação.

Descrição Resumida: .

Equipe:

Alunos de Graduação:

  • THAISA KARLLA MESSIAS - Tipo: Voluntário - Início: 27/08/2019 - Término: 30/04/2020 - Vínculo: Inativo

Docentes:

  • REGILSON MACIEL BORGES - Início: 06/08/2019 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Técnicos Administrativos:

Nenhum


Alunos de Pós-Graduação:

Nenhum


Outros Usuários:

Nenhum

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:

Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
12/12/202330/04/202927/11/2023 - 16:31:1205/03/2024 - 10:37:27

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: PAULO HENRIQUE ARCAS

Setor: DEPARTAMENTO DE GESTÃO EDUCACIONAL, TEORIAS E PRÁTICAS DE ENSINO

E-mail Institucional: paulo.arcas[em]ufla.br

E-mail Alternativo: paulohenriquearcas[em]gmail.com

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador em: 06/08/2019 - 16:44:12

Aprovado pela Chefia em: 07/08/2019 - 20:58:51

Aprovado pela PROEEC em: 12/08/2019 - 15:53:35

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • PAULO HENRIQUE ARCAS: De 06/08/2019 a 30/04/2020.
  • PAULO HENRIQUE ARCAS: De 05/03/2024 em diante.

Histórico de Avaliações

Nenhum histórico de avaliações.


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