Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.
Índice:
Número de Registro: 086/2019
Título: Alimentando Conhecimentos-Fase II
Programa de Extensão: (indefinido)
Resumo da Proposta: O projeto Alimentando Conhecimentos pretende oferecer a comunidade lavrense e região dicas e informações sobre os alimentos in natura e industrializados, processos, conservação, compostos bioativos, embalagens, apresentar os frutos da época (durante o período de realização do projeto), bem como as formas de aproveitamento alimentar (resíduo alimentar),higienização/boas práticas de fabricação. A equipe executora se compromete a realizar reuniões elaborando informes para serem publicados nas mídias midiáticas do projeto, com dicas esclarecedoras para a população brasileira e africana conhecerem melhor o que estão produzindo, comercializando e ingerindo. Em um segundo formato o projeto visa oferecer mini-cursos para a comunidade criando um vínculo com nossa instituição. Durante a realização deste projeto a informação será imediata e vai mexer com o dia a dia de toda população, com a fundamentação de profissionais especializados de diferentes áreas que envolvem o DCA, sendo esclarecidas inúmeras dúvidas, dicas e informações que contribuirão para alimentar seus conhecimentos sobre esta ampla área que é a Ciência e Tecnologia de Alimentos por meio de informes, palestras e cartilhas, além de contribuir na escolha de produtos mais saudáveis como consequência uma melhor qualidade de vida ou até mesmo ampliar sua fonte renda.
Área Temática: Tecnologia e Produção
Instituições Parceiras: USP,UNICAMP,UFMT.UFMG,UNIFAL,UFRGS.
Número Estimado de Participantes: 1000
Locais de Realização: Escolas Municipais, Estaduais, Departamento de Ciência dos Alimentos, Site do Departamento de Ciência dos Alimentos,Mídias midiáticas do projeto: Facebook, Linkedin e Instagram.
Data de Início: 01/10/2019
Data de Término: 30/09/2030
Justificativa: O conhecimento científico encontrados em alguns jornais e revistas, por exemplo, também pode influenciar na escolha dos alimentos, pois, por meio dessas informações, as pessoas passam a conhecer quais alimentos são considerados saudáveis e como eles podem ser utilizados da melhor forma,visando obter os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo. E difícil imaginar a vida sem os produtos industrializados, mais práticos e baratos e principalmente os in natura. Vários ingredientes desses alimentos, porém, confundem o consumidor, que precisa analisar o rótulo dos produtos buscando compreender o significado dos elementos químicos que o constitui, por vezes difíceis compreensão pela população, que visa a ingestão de produtos de qualidade e seguros. Neste sentido, o Departamento de Ciência de Alimentos da Universidade de Lavras mais precisamente o curso de Engenharia de Alimentos que engloba a ciência dos alimentos e o aspecto nutricional dos mesmo, ajudando a sociedade a ter aos conhecimentos desenvolvidos pela Universidade nesta àrea, como exemplo esclarecimentos: sobre os componentes nutricionais e bioativos dos alimentos, os processamentos, a conservação,as boas práticas de fabricação,/higienização, controle de qualidade da matéria prima e produto acabado, em uma linguagem acessível a população. Com este projeto a informação será direta e modificar o dia a dia dos consumidores, produtores ,manipuladores de alimentos,repassando as informações dos profissionais especializados nas mais diferentes áreas que envolvem os alimentos e esclarecendo inúmeras dúvidas que contribuirão para “alimentar seus conhecimentos “.
Caracterização dos Beneficiários: Mulheres do campo com renda média e baixa diversificação de renda, baixa escolaridade, pouca infraestrutura e acesso a tecnologia, pouca assessoria técnica e capacitação. Comunidade locais com baixa diversificação de renda, média escolaridade, pouca infraestrutura e acesso a tecnologia, pouca assessoria técnica e capacitação, população africana de renda baixa, alto índice de pobreza, sem escolaridade, sem infraestrutura e alunos de escola pública com baixa renda.
Objetivos: - Realizar atividades semanais como dicas e informes para a comunidade visando a disseminação dos conhecimentos das diferentes áreas que envolvem o Departamento de Ciência dos Alimentos; - Promover a divulgação de assuntos relacionados aos alimentos in natura e industrializados, processamento de produtos de origem animal e vegetal, resíduo de alimentos, conservação, higiene de alimentos, boas práticas de fabricação, controle qualidade; para a comunidade em geral mediante a distribuição de material informativo; - Promover a divulgação do Eixo Tecnológico Produção de Alimentos através da oferta e agendamento de mini-cursos para comunidade;-Fortalecer os laços da Instituição com a comunidade;-Relacionar ensino/pesquisa/extensão;
Metas:
Desenvolver alimentos de baixo custo nutritivo utilizando resíduo de alimentos, bem como ingredientes de baixo custo viabilizando a redução de desperdício e a obtenção de produtos com alto valor nutricional. Transferir conhecimento técnico e multidisciplinar no desenvolvimento e uso de técnicas sobre alimentos visando alimentar o conhecimento das comunidades locais e alunos de escola pública, minimizar a pobreza dos povos africanos por meio de postagem nas mídias midiáticas, minicursos e palestras. Formar e capacitar discentes por meio do desenvolvimento de cartilhas educativas vinculados ao desenvolvimento de ações de extensão universitária, na graduação e pós-graduação.
Fundamentação Teórica: Os alimentos são definidos como substâncias que promovem o crescimento, a reparação do tecido, a produção de energia e o equilíbrio das diversas funções orgânicas e que podem ser ingeridos ‘in natura’, submetidos a processos culinários ou ainda, elaborados industrialmente. Existe hoje, uma enorme variedade de produtos industrializados apetitosos, bem apresentados e com tempo maior de vida de prateleira. Dentre as diversas mudanças que estão ocorrendo na sociedade, ocasionadas em sua maioria pelo fenômeno globalização, muitas já estão modificando a configuração do mercado consumidor atual. Mudanças estas como a entrada da mulher no mercado de trabalho, queda na taxa de natalidade, maior número de famílias monoparentais, a questão da urbanização e o envelhecimento da população e a busca pela qualidade de vida e saudabilidade. Estas mudanças refletem na necessidade de novas políticas públicas e principalmente na criação/adequação de produtos para atender a as novas formas de consumo. No ramo alimentício,estas mudanças parecem ter um impacto maior, pois alterações no estilo de vida da população refletem automaticamente em seus hábitos alimentares.
Metodologia: O preparo e execução das atividades como as palestras/mini-cursos, informes, dicas, bunners,cartilhas serão elaborados pela coordenadora, professores do DCA e bolsistas.Por meio das redes sociais e pelo site do DCA será possível a população de Lavras e região entrar em contado com os profissionais de diferentes áreas, para sanar suas dúvidas em relação aos assuntos abordados semanalmente.
Impactos na Formação Discente: Visamos contribuir na formação acadêmica e profissional dos discentes por meio do aprimoramento de habilidades e competências que qualifiquem o seu conhecimento técnico e científico e que promovam o desenvolvimento social. Objetiva-se que o projeto proporcione aos alunos de graduação e pós-graduação a oportunidade de incorporação de ações práticas, aplicação de conhecimentos teóricos adquiridos, desenvolvimento de uma visão crítica e social, além da participação em eventos científicos e de extensão. O intuito é a formação de profissionais que possam contribuir para o avanço da ciência, tecnologia e inovação atendendo às demandas sociais e econômicas do Brasil e da África.
Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: A difusão de conhecimento e fundamental, já que a experiência demonstra que transmitir as informações dos projetos de pesquisa realizados nas instituições federais de ensino, bem como a difusão do saber/ensino é de grande valia para a comunidade, já que muitas pessoas possuem sua própria fonte de renda por meio da produção e comercialização de alimentos,além da busca por saudabilidade por meio de uma alimentação saudável.
Relação com a Sociedade e Impacto Social: A parceria entre a universidade as mulheres do campo, os comunidades carentes de Lavras, os alunos da rede pública de ensino,a população carente da África permitirá a transferência de conhecimento técnico alimentando seus conhecimentos sobre a Ciência e Tecnologia de Alimentos. Além disso, o projeto visa oferecer uma alternativa de renda extra aos beneficiários.
Resultados Esperados: - Fortalecimento dos laços da Universidade Federal de Lavras com a comunidade;- Difusão dos resultados das pesquisas realizados no DCA para comunidade- Possibilidade dos alunos bolsistas demonstrarem na prática os conteúdos vistos em sala de aula; Interdisciplinaridade; - Promoção do consumo de alimentos de qualidade e saudáveis; - Melhor aproveitamento dos recursos alimentares; - Disseminação do conhecimento técnico; do DCA/UFLA por meio de publicações de cartilhas, informativos, entrevistas, artigos científicos, entre outros;- Reconhecimento da ciência e tecnologia de alimentos no nosso dia-a-dia; - Valorização das diferentes àreas de atuação dos profissionais envolvidos do Departamento de Ciência dos Alimentos;
Indicadores de Acompanhamento e Avaliação:
- Publicação de informes sobre alimentos nas mídias midiáticas do projeto: Instagram, facebook e linkedin havendo interação com a comunidade sobre o assunto exposto. - Divulgação sobre a importância do consumo de alimentos nutritivos. - Orientações de estudantes de graduação de pós-graduação finalizada. - Pesquisa e revisão de trabalhos sobre Ciência e Tecnologia dos Alimentos transformando em uma linguagem mais acessível para a comunidade.
Cronograma: 2019 -Preparação do material a ser divulgado nas redes sociais, rádio,TV, mini-cursos/palestras. Período: de outubro a dezembro. 2020 - Divulgação do material elaborado semanalmente nas diferentes formas propostas e ministração das palestras nas escolas, feiras, exposições. Período: fevereiro a dezembro.2021- Divulgação do material elaborado semanalmente;análise dos resultados esperados,distribuição de cartilhas elaboradas a partir das informações apresentadas em postos específicos na cidade de Lavras.Período: fevereiro e setembro.
Descrição Resumida: O projeto de extensão Alimentando conhecimentos oferece à comunidade informações relevantes sobre os alimentos in natura e industrializados, processos de conservação, embalagens, aproveitamento de resíduo alimentar, higienização, processamento, boas práticas de fabricação e compostos bioativos. A difusão das informações é feita por meio de cursos, palestras e publicações nas redes sociais, Instragram @alimentandoconhecimentosufla e Facebook “Alimentando Conhecimentos-UFLA”.
Equipe:
Alunos de Graduação:
Docentes:
Técnicos Administrativos:
Alunos de Pós-Graduação:
Outros Usuários:
Renovações de Projetos:
Coordenador do Projeto: ELLEN CRISTINA DE SOUZA
Setor: DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DOS ALIMENTOS
E-mail Institucional: ellen.souzaufla.br
E-mail Alternativo: ellencsouhotmail.com
Situação de Aprovação: Registrado
Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 12/08/2019 - 10:10:01
Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 12/08/2019 - 10:43:15
Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: 12/08/2019 - 15:30:56
Histórico de Coordenação:
Voltar para "Consultar Projetos de Extensão"
Universidade Federal de Lavras - UFLA
SIG-UFLA - Versão 1.96.28
Créditos