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Índice:
Número de Registro: 100/2019
Título: Ações de popularização da Ciência no Museu de História Natural da UFLA.
Programa de Extensão: (indefinido)
Resumo da Proposta: O Museu de História Natural (MHN) da UFLA é um importante espaço voltado à difusão e educação científica. O espaço conta com diversos objetos e projetos que remetem principalmente às Ciências Naturais (Biologia, Física e Química) e recebe visitas do público interno à UFLA e, prioritariamente, do público externo (principalmente de escolas de Lavras e região). Adicionalmente, o MHN contribui para a formação de professores, por meio do desenvolvimento e reflexão sobre ações educativas que ocorrem neste espaço. Portanto, este projeto visa contribuir para o fortalecimento das ações no MHN e, consequentemente, maior ligação entre a UFLA e a comunidade lavrense e adjacências.
Área Temática: Educação
Instituições Parceiras: .
Número Estimado de Participantes: 5
Locais de Realização: Museu de História Natural da UFLA.
Data de Início: 19/08/2019
Data de Término: 31/12/2028
Justificativa: O Museu de História Natural (MHN) da UFLA é um importante espaço voltado à difusão e educação científica. O espaço conta com diversos objetos e projetos que remetem principalmente às Ciências Naturais (Biologia, Física e Química) e recebe visitas do público interno à UFLA e, prioritariamente, do público externo (principalmente de escolas de Lavras e região). Dessa maneira, justifica-se o fortalecimento das ações desenvolvidas neste espaço, por meio do envolvimento de docentes da UFLA e graduandos, de maneira a ampliar o acesso da população lavrense ao espaço e, consequentemente, estreitar as relações entre Universidade e Sociedade.
Caracterização dos Beneficiários: .
Objetivos: - Contribuir para a ampliação do acesso da população às exposições do MHN e ao conhecimento científico;- Promover maior diálogo entre a Universidade e a população geral;- Contribuir para novas práticas educativas no âmbito do Ensino de Ciências.
Metas: .
Fundamentação Teórica: Durante a década de 1980, com base em princípios democráticos e respeito aos direitos humanos, a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) assumiu um compromisso internacional no que diz respeito à Educação em Ciências, disseminando a ideia de “ciência para todos” e ao longo da vida (Nascimento, 2011). Esses discursos visando a educação e o desenvolvimento da ciência e da tecnologia evidenciam a relação entre a inclusão social e a popularização das ciências. Neste sentido, os novos museus e centros de ciência têm se preocupado em dar acesso a toda população. No esforço de se aproximarem do público, passaram a adotar estratégias inovadoras representadas, muitas vezes, pela substituição dos objetos históricos por aparatos didáticos para demonstrar fenômenos científicos (Valente, 2005).Apesar da expansão de ações relacionadas à divulgação científica no Brasil (como a criação de museus e centros de ciências, surgimento de revistas e sítios da internet especializados, publicação de livros e organização de eventos), boa parte da população brasileira ainda não possui amplo acesso à educação científica e à informação qualificada sobre ciência e tecnologia (Moreira, 2006).O Museu de História Natural da UFLA caracteriza-se como um espaço não formal de Educação, uma vez que preza pelo desenvolvimento de ações educativas, além de contribuir para a divulgação científica e para a formação de professores (tanto acadêmico-profissional como continuada)
Metodologia: Inicialmente pretende-se envolver docentes e graduandos da UFLA para maior conhecimento do espaço e para ampliar as práticas educativas desenvolvidas neste espaço, por meio de oficinas e, possivelmente, a criação de um grupo de estudos sobre espaços não formais no próprio MHN.Posteriormente, serão desenvolvidos novos materiais e exposições, visando o atendimento contínuo ao público (interno e externo à UFLA), por meio de visitas espontâneas e agendadas.As exposições serão divulgadas nas mídias, de maneira que a comunidade lavrense tenha conhecimento das ações desenvolvidas no museu e participe das mesmas.Em relação a avaliação, pretende-se aplicar questionários de satisfação aos visitantes, com o intuito de compreender os limites e potencialidades das ações, bem como para a escolha de novos temas/exposições.
Impactos na Formação Discente: .
Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: Por ser um projeto que visa a divulgação científica no espaço do MHN para os diversos públicos, a extensão é evidenciada principalmente no que diz respeito à aproximação de um espaço universitário com a população geral, com foco no público escolar. O ensino e a pesquisa de manifestam no sentido de envolvimento de docentes e (principalmente) graduandos na organização do espaço e na condução das visitas, uma vez que os futuros professores terão a oportunidade de desenvolver novos conhecimentos e habilidades, diretamente ligados ao exercício da docência, bem como a análise da percepção do público em relação às ações desenvolvidas no espaço.
Relação com a Sociedade e Impacto Social: .
Resultados Esperados: - Aproximação com a população geral e mais especificamente, com o público escolar;- Criação de conteúdo a ser abordado no espaço físico do MHN;- Estímulo à formação continuada de professores da Educação Básica;- Fortalecimento do MHN e planejamento de ações educativas no espaço físico, que resultem em novas pesquisas (aprendizagem conceitual, percepção pública; formação de professores);- Apresentação de trabalhos no CONEX e outros eventos científicos da área de Educação em Ciências.
Indicadores de Acompanhamento e Avaliação: .
Cronograma: - Outubro a dezembro de 2019 - desenvolvimento de oficinas formativas com estudantes bolsistas e voluntários;- Outubro de 2019 a abril de 2022 - Estudo e desenvolvimento de conteúdos e formas de abordagem conceitual para o público visitante;- Divulgação das ações do MHN - ao longo de todo o período de vigência do projeto;- Recebimento de público - ao longo de todo o período de vigência do projeto, de segunda à sexta;- Aplicação de questionários de satisfação ao público visitante - durante todo o período de vigência do projeto.
Descrição Resumida: O Museu de História Natural (MHN) da UFLA é um importante espaço voltado à difusão e educação científica. O espaço conta com diversos objetos e projetos que remetem principalmente às Ciências Naturais e recebe visitas do público interno à UFLA e, prioritariamente, do público externo (principalmente de escolas de Lavras e região). Portanto, este projeto visa contribuir para o fortalecimento das ações no MHN e maior ligação entre a UFLA e a comunidade lavrense e adjacências.
Equipe:
Alunos de Graduação:
Docentes:
Nenhum
Técnicos Administrativos:
Alunos de Pós-Graduação:
Outros Usuários:
Renovações de Projetos:
Coordenador do Projeto: PAULO RICARDO DA SILVA
Setor: DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
E-mail Institucional: pauloricardo.silvaufla.br
E-mail Alternativo: ds_pauloricardoyahoo.com.br
Situação de Aprovação: Registrado
Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 20/08/2019 - 10:26:36
Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 20/08/2019 - 10:31:40
Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: 23/08/2019 - 11:20:21
Histórico de Coordenação:
Nenhum histórico de avaliações.
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SIG-UFLA - Versão 1.82.16
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