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Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de Avaliações
Informações de Registro

Número de Registro: 133/2019

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: BRINQUEDOTECA UNIVERSITÁRIA DO CURSO DE PEDAGOGIA: FORMAÇÃO DOCENTE COMPROMETIDA COM OS BRINCARES

Programa de Extensão: (indefinido)

Resumo da Proposta: O projeto Brinquedoteca Universitária do Curso de Pedagogia: Formação docente comprometida com os Brincares tem com objetivo oportunizar uma formação inicial e continuada de professores/as comprometidas com os brincares e com o desenvolvimento da criança, da infância e da cultura infantil. Busca potencializar a articulação entre teoria e prática no percurso da formação docente, privilegiando práticas pedagógicas que favoreçam o protagonismo infantil e processos de ensino e de aprendizagem mais qualitativos. O projeto conta com atendimento no espaço da brinquedoteca do Curso de Pedagogia à grupos escolares envolvendo crianças de 2 a 6 anos. O atendimento é realizado por estudantes e docentes do Curso de Pedagogia, por meio da organização e desenvolvimento de atividades brincantes, tendo como princípio a articulação entre a teoria e a prática na atuação do pedagogo. O projeto conta ainda, com momentos de formação destinados à docentes das redes públicas e particulares do Município de Lavras e região, numa perspectiva de aproximação entre a universidade e a escola.

Área Temática: Educação

Instituições Parceiras: Escolas da rede pública e privada do Município de Lavras e Região; Núcleo de Educação Infantil da UFLA – NEDI/UFLA; Curso de Pedagogia UFLA.

Número Estimado de Participantes: 1000

Locais de Realização: Brinquedoteca do Curso de Pedagogia da UFLA

Data de Início: 25/08/2019

Data de Término: 31/12/2026

Justificativa: A Brinquedoteca nos cursos de formação de professores e Pedagogos está em consonância com o Art. 61 da Lei de Diretrizes e Bases para a Educação Nacional – LDBEN 9394/96, a qual destaca queA formação de profissionais da educação, de modo a atender aos objetivos dos diferentes níveis e modalidades de ensino e às características de cada fase do desenvolvimento do educando, terá como fundamentos: a associação entre teorias e práticas, inclusive mediante a capacitação em serviço; aproveitamento da formação e experiências anteriores em instituições de ensino e outras atividades. (BRASIL, 1996, P.26).O desenvolvimento de projetos que envolvam os brincares ou ainda a brinquedoteca está pautada nas exigências postas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia/2007, a qual determina que sejam criados, ainda na formação docente pela Instituição de Educação Superior, espaços e ações que cercam o brincar, seja por meio de brinquedotecas ou afins.

Caracterização dos Beneficiários: .

Objetivos: - Busca potencializar a articulação entre teoria e prática no percurso da formação inicial e continuada de docentes privilegiando práticas pedagógicas que favoreçam o brincar, o protagonismo infantil e processos de ensino e de aprendizagem mais qualitativos.- Realizar atendimentos periódicos de grupos escolares de 2 a 6 anos (crianças e docentes); e de crianças da comunidade de 2 a 6 anos acompanhados de seus familiares ao espaço da Brinquedoteca de forma que possam ter contatos com propostas diversificadas envolvendo o brincar.- Estreitar a relação universidade-escola-comunidade por meio de ações realizadas pela/na Brinquedoteca, potencializado o diálogo entre esses diferentes espaços formativos, bem como pela articulação ensino-pesquisa-extensão.

Metas: .

Fundamentação Teórica: A presença da Brinquedoteca no curso de Pedagogia, revela-se um campo fértil para a promoção de uma formação docente que se comprometa com o desenvolvimento infantil e com o brincar. Revela-se, ainda, um espaço em que a criança, suas necessidades formativas e experiências relacionadas ao brincar ganham destaque, dando sentido e redirecionamento à formação docente no âmbito da graduação e para além dele.A Brinquedoteca enquanto laboratório de práticas pedagógicas busca ampliar as ações desenvolvidas na formação de educadores, sobretudo de futuras pedagogas, possibilitando experiências formativas que oferecem e viabilizam uma formação comprometida com os brincares. Partindo da ideia que só se aprende a brincar brincando não só para as crianças, mas também as futuras professoras, o espaço da brinquedoteca universitária oferece conhecimento acerca da cultura infantil e experiências com elementos lúdicos estabelecendo uma articulação teórica e prática, constituindo-se em uma intervenção formativa verdadeiramente comprometida com as infâncias e orientadas pelo/para o brincar.No campo da formação docente, não se pretende oferecer modelos ou caminhos prontos, mas provocar reflexões e oportunidades de atuação que levem criativamente e criticamente futuras educadoras a construírem e desenvolverem práticas pedagógicas comprometidas com a qualidade da educação infantil, com as linguagens expressivas da criança e com o brincar.Entendemos, apoiados em estudos de Vigotski (1984), Leontiev (2006), Gobbi e Pinazza (2014) Kishimoto (1996) que o brincar é fundamental para o desenvolvimento infantil e promoção da infância. É brincando que a criança se desenvolve nos aspectos físicos, psicológicos, emocionais e sociais, ampliando o conhecimento de si e do mundo que a cerca. Entendido como um direito e como atividade principal da criança (Leontiev, 2006), o brincar provoca o desenvolvimento da imaginação, da identidade e do protagonismo infantil. Nessa perspectiva, tratar desse tema na formação docente faz-se necessário para a promoção das interações e desenvolvimento da criança no e pelo brincar.

Metodologia: As ações contarão com encontros de formação em parceria com o projeto Oficina do Brincar tendo como público alvo estudantes do Curso de Pedagogia para atuação no espaço da Brinquedoteca do Departamento. Após a participação no curso de formação, os estudantes atuarão nas ações de estudo, planejamento, organização e desenvolvimento de práticas pedagógicas envolvendo os brincares, contemplando as diferentes linguagens infantis. Os estudantes serão responsáveis, ainda, juntamente com a coordenação do projeto pelo acompanhamento do agendamento às escolas para visitação, atendimento à comunidade, divulgação das atividades realizadas na brinquedoteca e manutenção do site numa perspectiva de formação continuada para professores/as das redes públicas e particulares interessados nos temas afetos ao brincar. As ações contarão ainda com momento de formação docente promovidas pela equipe da Brinquedoteca tanto para os estudantes da Pedagogia quanto para professores das redes públicas e particulares interessados em ampliar os estudos e práticas pedagógicas que envolvam o brincar. As ações formativas poderão contar ainda com especialistas convidados para somar as discussões e práticas brincantes. O acompanhamento e registro serão contínuos por meio de imagens, filmagens e registros escritos pelos participantes e coordenação do projeto, buscando apreender não só o público atendido, mas ações realizadas, os resultados das intervenções e possíveis necessidades e demandas a serem cuidadas em outras ações. Os registros permitirão a avaliação processual do projeto e, ao mesmo tempo, possíveis reorganizações de rotas e novos encaminhamentos

Impactos na Formação Discente: .

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: As ações da Brinquedoteca PED/UFLA tiveram início no ano de 2017, tendo como premissa o desenvolvimento de ações pautadas no tripé ensino, pesquisa e extensão. Sob a coordenação da Professora Francine de P. Martins Lima e articulados às atividades do Grupo de Pesquisa sobre a formação docente e práticas Pedagógicas – FORPEDI, no que se refere às questões de ensino, as ações da brinquedoteca articulam-se com componentes curriculares que dialogam diretamente com o desenvolvimento infantil e linguagens expressivas na infância, além de outros componentes que dão suporte ao entendimento da ação pedagógica no contexto da educação básica diretamente articulada com questões afetas ao brincar. No que se refere à pesquisa, a ações desenvolvidas permitem a investigação e qualificação de questões que cercam o brincar, a criança e a infância, numa dimensão potencializadora de elaboração de conhecimentos profissionais a partir de elaborações e investigações teóricas (realizadas na graduação e pós-graduação) emergindo a produção de novos conhecimentos. Já no que tange à dimensão extensionista, a brinquedoteca permite a articulação entre a universidade e a escola, numa perspectiva formativa para as futuras professoras e com o contato real com as crianças da comunidade, de qualificação da formação das professoras da educação básica e na veiculação dos conhecimentos produzidos que se estendem à comunidade em forma de práticas e provocações brincantes.

Relação com a Sociedade e Impacto Social: .

Resultados Esperados: Espera-se que ao final do Projeto: - Os/as Estudantes do Curso de Pedagogia possam reconhecer a importância de práticas pedagógicas que considerem o brincar como linguagem primordial para o desenvolvimento infantil, reconhecendo ainda os ganhos da potencialização de espaços e tempos brincantes para a promoção da infância, bem como a necessária articulação teoria e prática para o desenvolvimento de práticas pedagógicas de maior qualitativas; Que os docentes das redes públicas e particulares de Lavras e região possam reconhecer a Brinquedoteca do Curso de Pedagogia como um espaço de formação continuada, ampliando seus conhecimentos sobre as práticas pedagógicas comprometidas com o brincar e a infância. Que a interlocução e aproximação universidade escola estejam mais consolidadas, numa perspectiva de necessária parceria para o avanço dos processos formativos desempenhados pelas diferentes instâncias formativas. Que as crianças da comunidade possam ter experimentado diferentes possibilidades que cercam o brincar e as linguagens expressivas infantis.

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação: .

Cronograma: setembro/2019 a dezembro de 2022 – Formação teórico e prática dos brincantes, alunos da graduação, participantes do projeto ( encontro semanal) - setembro/2019 a dezembro de 2022 – Atendimento à grupos escolares e comunidade por meio do desenvolvimento de ações brincantes no espaço da brinquedoteca da UFLA; setembro/2019 a dezembro/2019: Divulgação das ações desenvolvidas ao longo de 2018 na Brinquedoteca – Divulgação em Congressos e eventos da área de educação; Outubro de 2019/2020/2021/2022 – Organização de ação /evento comemorativo de aniversário da Brinquedoteca. setembro/2019 a dezembro de 2022: Formação para docentes da rede pública e particular – Encontros Periódicos (no mínimo uma vez ao Semestre); Julho e Dezembro de 2019/2020/2021/2022: Avaliação processual do Projeto - Elaboração de relatório semestral; Dezembro de 2022: Elaboração de relatório final do projeto.

Descrição Resumida: .

Equipe:

Alunos de Graduação:

  • ANNA SOPHIA PEREIRA RIBEIRO PESSOA - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: 16/06/2024 - Vínculo: Inativo
  • GABRIELA RIBEIRO MACEDO - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • Isabel Cristina Dornelas da Costa - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • Isadora de Fátima Santos - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: 21/10/2020 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • JULIA RIBEIRO NOGUEIRA - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • MARIA RITA DA SILVA RIBEIRO - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • Miguel Vieira Tavares Costa - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: 11/01/2022 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • Nathália Garcia Fernandes - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: 21/10/2020 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • Nayane Aparecida Souza Prado - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • PAMELA JULIANA FIGUEIREDO - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • Taís Nazaré de Carvalho Nascimento - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: 07/08/2023 - Vínculo: Inativo
  • Vitória Regina Costa - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: 08/09/2020 - Término: 31/12/2020 - Vínculo: Inativo
  • Vitória Regina Costa - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: 02/03/2021 - Término: 31/12/2021 - Vínculo: Inativo
  • Yasmim Hélen Quirino - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: 31/12/2021 - Vínculo: Ativo

Docentes:

Nenhum


Técnicos Administrativos:

Nenhum


Alunos de Pós-Graduação:

Nenhum


Outros Usuários:

Nenhum

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:


Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
Nenhuma renovação do projeto de extensão foi cadastrada

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: FRANCINE DE PAULO MARTINS LIMA

Setor: DEPARTAMENTO DE GESTÃO EDUCACIONAL, TEORIAS E PRÁTICAS DE ENSINO

E-mail Institucional: francine.lima[em]ufla.br

E-mail Alternativo: francinedepaulo[em]uol.com.br

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador em: 25/08/2019 - 18:09:03

Aprovado pela Chefia em: 25/08/2019 - 19:17:19

Aprovado pela PROEEC em: 26/08/2019 - 15:42:13

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • FRANCINE DE PAULO MARTINS LIMA: De 25/08/2019 a 31/12/2022.
  • FRANCINE DE PAULO MARTINS LIMA: De 08/02/2023 em diante.

Histórico de Avaliações
Data/HoraDescrição
08/02/2023 - 17:05:57A situação do Projeto de Extensão foi alterada pela PROEC de 'Finalizado' para 'Registrado'. (DANTON DIEGO FERREIRA)

Universidade Federal de Lavras - UFLA

SIG-UFLA - Versão 1.82.10

Créditos