Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.
Índice:
Número de Registro: 143/2019
Título: A formação em Engenharia Florestal
Programa de Extensão: (indefinido)
Resumo da Proposta: A profissão de Engenharia Florestal não é tão difundida e grande parte da sociedade não tem conhecimento acerca do que faz este profissional. Portanto, pretende-se melhorar a divulgação do curso para a sociedade, principalmente por meio de iniciativas criativas no UFLA de Portas Abertas, assim como montar uma rede de contatos e discussão com os egressos do curso na Universidade Federal de Lavras
Área Temática: Comunicação
Instituições Parceiras: .
Número Estimado de Participantes: 500
Locais de Realização: Universidade Federal de Lavras e Grupos em plataformas on line
Data de Início: 27/08/2019
Data de Término: 31/07/2026
Justificativa: Ambos os objetivos vão de encontro a objetivos e metas que uma universidade pública e gratuita deve buscar no seu dia a dia. Se por um lado, um ingressante melhor informado tem menor chance de abandonar o curso, pode se formar mais rapidamente, num tempo mais curto e consequentemente, num custo mais baixo, por outro, podemos ter a informação de qual o sucesso dos nossos egressos, onde estão, quais suas experiências. Estas informações são de suma importância, inclusive em índices que avaliam a qualidade das universidades.
Caracterização dos Beneficiários: .
Objetivos: Melhorar a divulgação do curso de Engenharia Florestal na sociedade e criar uma rede de contatos e monitoramento com os egressos do curso de Engenharia Florestal da UFLA
Metas: .
Fundamentação Teórica: Uma das grandes dificuldades enfrentadas pelo curso de graduação em Engenharia Florestal é o desconhecimento que grande parte dos ingressantes têm a respeito do que faz o profissional desta área. Com isso, existe uma procura menor em relação a cursos consagrados e conhecidos pela população. Além disso, tem-se um aumento da evasão do curso, principalmente relacionada às disciplinas básicas inerentes a um curso de Engenharia. Por outro lado, ingressantes em outros cursos acabam criando o interesse por transferir para Engenharia Florestal, pois vêem neste curso o que acharam que encontraria em outros, tais como a Engenharia Ambiental. Atrelado ao fato de desconhecimento do ingressante, está o caso dos egressos que se formam e perdem o contato com sua instituição de origem, contato este que poderia ser benéfico para ambos os lados, tanto do profissional formado, quanto daqueles que permanecem na instituição (docentes, técnicos e discentes). A possibilidade de troca de informações, capacitação constante, disponibilidade vagas de empregos e ou estágios, reuniões temáticas, científicas, culturais são algumas das possibilidades que uma rede de contatos com os egressos do curso pode trazer.
Metodologia: Para a melhor divulgação do curso de Graduação em Engenharia Florestal, serão pensadas iniciativas simples, porém eficazes para aumentar o número de visitantes no estande da Engenharia Florestal no UFLA de Portas Abertas, evento que já ocorre anualmente na instituição e que em sua última edição alcançou o número de 18000 inscritos. Além do aumentar o número de visitantes, pretende-se estudar meios de tornar a apresentação do curso mais atrativa e que realmente apresente as inúmeras possibilidade profissionais de atuação.Com relação à rede de contatos, pretende-se criar meios para formar um grupo de discussão com todos os egressos do curso de Graduação em Engenharia Florestal da UFLA. A principio, buscaremos os contatos iniciais para que sejam feitos os convites de participação, criando regras a fim de que o maior número de pessoas possa participar. Com o grupo formado, inúmeras iniciativas podem ser planejadas, tais como: reuniões de confraternização; reuniões técnicas; grupos de trabalho; grupos de discussão; dentre inúmeras outras possibilidades, que hoje estão pulverizadas.
Impactos na Formação Discente: .
Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: A extensão é a base dessa proposta. No entanto, por meio da melhor divulgação e contato com egressos, melhorias serão atingidas no ensino e pesquisa, por meio de possibilidades de incorporação dos benefícios de um ingressante mais bem informado, assim como as inúmeras possibilidades que os egressos podem disponibilizar em itens para aprimorar o ensino, mas principalmente nas parcerias para pesquisas.
Relação com a Sociedade e Impacto Social: .
Resultados Esperados: Espera-se ter ingressantes mais conscientes e certos de sua escolha no curso, reduzindo os níveis de desistência e transferências para outros cursos, além de ter um estudante mais ávido por aprender a Engenharia Florestal.Por outro lado, pretende-se ter uma ampla rede de comunicação com os egressos do curso na UFLA, aumentando as informações sobre estes profissionais e buscando meios de melhorar ainda mais a formação de nossos discentes por meio da troca de informações e discussões com profissionais que podem ter mais de 30 anos de experiência no mercado de trabalho.
Indicadores de Acompanhamento e Avaliação: .
Cronograma: O trabalho será constante durante todo o período do projeto. Anualmente é realizado o UFLA de Portas Abertas, o qual é planejado com seis meses de antecedência à sua realização, que ocorre em maio. Com relação aos egressos, as buscas já se iniciaram e o intuito que nos primeiros doze meses sejam conseguidos o maior número possível de egressos interessados em participar. A partir daí, será iniciada a segunda fase que é a discussão e formação de grupos de interesse e discussão
Descrição Resumida: Criar uma rede de contatos e discussão com os egressos do curso de Eng.Florestal através de plataformas digitais, formulários online, grupos no WhatsApp e Telegram. Foram elaboradas planilhas de acompanhamento, criação de oportunidades de emprego, pitch de divulgação e mapeamento de localização dos egressos. O projeto fortaleceu a rede e promoveu a integração na área da Eng. Florestal, melhorando a divulgação do curso para a sociedade por meio de iniciativas criativas no UFLA de Portas Abertas.
Equipe:
Alunos de Graduação:
Docentes:
Nenhum
Técnicos Administrativos:
Alunos de Pós-Graduação:
Outros Usuários:
Renovações de Projetos:
Coordenador do Projeto: LUCAS AMARAL DE MELO
Setor: DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS FLORESTAIS
E-mail Institucional: lucas.amaralufla.br
E-mail Alternativo: samelinhoyahoo.com.br
Situação de Aprovação: Registrado
Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 27/08/2019 - 22:36:19
Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 27/08/2019 - 22:51:58
Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: 28/08/2019 - 15:50:36
Histórico de Coordenação:
Nenhum histórico de avaliações.
Voltar para "Consultar Projetos de Extensão"
Universidade Federal de Lavras - UFLA
SIG-UFLA - Versão 1.89.1
Créditos