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Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de Avaliações
Informações de Registro

Número de Registro: 085/2021

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: Capoeira Angola e Manifestações Culturais Afro-Brasileiras no Município de Lavras – MG

Programa de Extensão: (indefinido)

Resumo da Proposta: A capoeira, por meio de sua prática e história de resistência cultural frente às racionalidades hegemônicas, desempenha papéis relevantes para a difusão da cultura afro-brasileira, acompanhando as mudanças históricas, culturais, científicas e tecnológicas da sociedade. A Escola de Capoeira Angola Resistência, criada pelo Mestre Topete, em Campinas-SP, vem da linhagem de saberes da Capoeira Angola de Mestre Pastinha e Mestre João Pequeno, prezando por aspectos corporais, rituais e musicais da capoeira para desenvolver a consciência física, a expressão artística, compreensão histórica e reflexiva sobre o Brasil e o mundo. A Escola de Capoeira Angola Resistência (ECAR) tem suas raízes e fundamentos no Centro Esportivo de Capoeira Angola criado em 23 de fevereiro de 1941 na cidade de Salvador – Bahia por, Mestre Pastinha, um dos principais responsável pelo conhecimento, preservação e instituição de um modelo de capoeira. A ECAR expandiu para a região metropolitana de Campinas e o Sul de Minas Gerais nas cidade de Poços de Caldas, Caldas e Lavras. Assim, a extensão dessas atividades para o município de Lavras proporcionará um trabalho de capoeira angola na região, uma vez que o município não possui trabalhos nessa modalidade de Capoeira.

Área Temática: Cultura

Instituições Parceiras: não se aplica

Número Estimado de Participantes: 30

Locais de Realização: Terreiro de Umbanda Castelo São Jorge Nagô - Rua Alfredo Marani, nº 124, bairro: Cruzeiro do Sul

Data de Início: 01/05/2019

Data de Término: 01/05/2025

Justificativa: A capoeira hoje é uma das principais manifestações da arte e da cultura afro-brasileira, em sua origem, era utilizada como forma de defesa na fuga do cativeiro por negros escravizados. Nas palavras do Mestre Pastinha “a capoeira é a luta de libertação do negro escravo em ânsia de liberdade”. Ela nasce no Brasil a partir de contribuições de diferentes elementos culturais trazidos da diáspora africana, como o ritual africano nomeado Ngolo. Através da capoeira são realizadas formas integradoras para trabalhar a diversidade etária, étnico-racial, de crença, de gênero, linguística ou de origem. É reconhecida pelo Instituto Brasileiro do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN, 2008) e considerada como Patrimônio Imaterial Nacional; reconhecida como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultural (UNESCO). Nos registros oficiais da Capoeira como Patrimônio Cultural da Humanidade, destacou-se a prática como origem de resistência contra a discriminação e hoje favorece a convivência entre pessoas de diversos contextos. A capoeira, arte que já foi criminalizada e ainda sofre preconceitos na sociedade, após a década de 30 do século passado, se expandiu por diversas regiões, formando grupos adeptos e contribuindo para a difusão, fortalecimento e valorização da diáspora africana. Atualmente é reconhecida através de duas tradições, entre as quais a capoeira angola que tem em Vicente Ferreira Pastinha (Mestre Pastinha, 1889-1981) sua principal referência. Como fortes contribuições ao favorecimento da manifestação da capoeira, a Lei 10.639/03 que prevê o ensino da cultura africana e afrobrasileira nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio. Art. 26 . Nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, torna-se obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira.§ 1ª – O Conteúdo programático a que se refere o caput deste artigo incluirá o estudo da História da África e dos Africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e políticas pertinentes à História do Brasil. A UFLA, como instituição de ensino superior de grande influência na região, tem como dever implícito promover atividades que integrem o desenvolvimento social, incluindo este aspecto.

Caracterização dos Beneficiários: Adultos e crianças de uma comunidade urbana no município de Lavras

Objetivos: O objetivo principal é disseminar a Capoeira Angola como um dos elementos centrais para o debate acerca da cultura africana e afrobrasileira.- Fomentar o debate sobre a valorização da diversidade cultural no Brasil.- Estimular a cultura de paz, respeito aos Direitos Humanos e a educação antirracista.- Contribuir para a difusão de conhecimentos relacionados a cultura africana e afro-brasileira na comunidade de Lavras e região.-Através da educação e do acesso à cultura promover a defesa e o respeito aos direitos e garantias fundamentais da população negra e outros segmentos étnico-raciais da sociedade brasileira;-Promoção da igualdade étnica e racial no Município, assim como para o envolvimento das comunidades locais, visando despertar a consciência pública para a necessidade de combate ao racismo e à discriminação racial Valorização da cultura popular;-Promover Encontro para acompanhamento, divulgação e interlocução dos grupos de capoeira no município visando a Salvaguarda e Incentivo à Capoeira.

Metas: Aumentar o compartilhamento de experiências entre participantes; resgatar atividades culturais afro-brasileiras com uso da ferramenta da Capoeira Angola; Aproximar crianças e adolescentes dessa comunidade do ambiente universitário.

Fundamentação Teórica: A capoeira, por meio de sua prática e história de resistência cultural frente às racionalidades hegemônicas, desempenha papéis relevantes para a difusão da cultura afro-brasileira, acompanhando as mudanças da sociedade. Perseguida desde os tempos da escravidão, a capoeira já foi considerada crime no código penal de 1890 até a década de 1930. Nessa época, Mestres Pastinha se voltapara a sistematização da capoeira angola e em seus manuscritos, escreveu sobre os seus fundamentos. Mestre Pastinha analisa a capoeira angola como filosofia e se preocupa com os aspectos éticos e educacionais de sua prática, com a valorização da cultura afro-brasileira. Ensina que “a base fundamental do nosso centro é a boa conduta, educação social, solidariedade humana e, sobretudo a prática do bem, não usando a arma poderosa da capoeira a não ser em legítima defesa”. A capoeira “de pernas para o ar”, subverte o olhar, com seu caráter de contestação do estabelecido, e pode articular essas práticas da roda com a vida cotidiana em sociedade. Contribui para o enfrentamento das dificuldades e obstáculos da vida e para a construção da própria cidadania e da autonomia do indivíduo. Através da consciência crítica e reflexiva sobre a realidade, instaurada e ressignificada a partir da memória das tradições populares, a capoeira, caracterizada enquanto luta de libertação e contra opressão, contribui para a autoestima e autonomia de seus praticantes. A capoeira tem ação terapêutica, em um processo de libertação corporal e mental, frutos de mecanismos disciplinadores e de controle social. A realização da roda de capoeira propicia o despertar das experiências artísticas de libertação e expressão corporal, musical, gestual, marcial, terapêutica e espiritual e é fundamental para o aprendizado do/a capoeirista; ali participando do ritual com o canto, toque e jogo. A Escola de Capoeira Angola Resistência (ECAR) teve início em setembro de 2009, em Campinas – SP, fundada por Valdisinei R Lacerda (Mestre Topete); expande para o Sul de Minas Gerais nas cidade de Poços de Caldas, Caldas e Lavras. Diversas atividades culturais e eventos envolvendo a Capoeira Angola, Maculelê, Samba de Roda, Maracatu, dentre outras manifestações afro-brasileiras são proporcionadas pela ECAT, além das tradicionais rodas de capoeira. A extensão dessas atividades para o município de Lavras proporcionará um trabalho de capoeira angola na região, uma vez que o município não possui trabalhos com essa modalidade de Capoeira.

Metodologia: As atividades realizadas pela Escola de Capoeira Angola Resistência - Núcleo Lavras MG envolvem: oficinas para confecção e manutenção dos instrumentos utilizados na bateria; aprendizagem, aprimoramento e manejo dos instrumentos da bateria de capoeira angola; ensino de canções e os fundamentos da capoeira angola; ensino para domínio dos movimentos e exercícios da capoeira angola; realização periódica de rodas para a prática do jogo da capoeira angola, exibição de filmes, documentários e outros materiais que auxiliem nos estudos e aprofundamentos sobre a capoeira angola e cultura afro-brasileira.Os treinos são realizados três vezes por semana dentro do Terreiro de Umbanda Castelo de São Jorge Nagô, em uma parceria com a comunidade do Terreiro, sendo terças e quintas das 18:30 às 19:30 para crianças e das 19:30 às 22:00 para adultos e aos sábados das 14:00 às 17:horasLocal: Castelo de São Jorge Nagô, Rua Alfredo Marani, nº 124, bairro: Cruzeiro do Sul

Impactos na Formação Discente: Contato com epistemologias afrobrasileiras de interpretar a realidade; desenvolvimento de habilidades necessárias a popularização da ciencia; capacitar quanto ao retorno do conhecimento desenvolvido no ambiente universitário para a comunidade em geral

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: A capoeira é um importante instrumento pedagógico para a formação e o desenvolvimento de crianças, adolescentes e adultos. Accurso (2009) afirma que não basta apenas ensinar a capoeira, hoje é preciso uma metodologia de cultura popular, para compreender história e a identidade dos/as brasileiros/as. A capoeira faz parte do nosso plano histórico-sócio-político-econômico.

Relação com a Sociedade e Impacto Social: Melhora da autoestima dos participantes do projeto; incentivo para maior educação formal; resgate e manutenção da cultura afrobrasileira local

Resultados Esperados: Espera-se alcançar os objetivos descritos quanto a valorização da diversidade cultura; estimular a cultura de paz aos direitos humanos e educação antirracista e contribuir para a difusão de conhecimentos relacionados a cultura africana e afro-brasileira na comunidade de Lavras e região.Já houve um evento de formalização e confraternização do projeto, incluindo a vinda do mestre Topete e contra-mestre Fernando (Campinas - SP) em julho/2019, um mês após o início dos treinos. Com a participação da comunidade local, mestres e contra-mestres e capoeiristas de Lavras e de outros municípios.

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação: Ações junto com os participantes; realização de treinos e eventos de capoeira; realização de cinema temático e rodas de leitura e conversa

Cronograma: >Os treinos são realizados três vezes por semana dentro do Terreiro de Umbanda Castelo de São Jorge Nagô, em uma parceria com a comunidade do Terreiro, sendo terças e quintas das 18:30 às 19:30 para crianças e das 19:30 às 22:00 para adultos e aos sábados das 14:00 às 17:horas, desde maio/2019.Local: Castelo de São Jorge Nagô, Rua Alfredo Marani, nº 124, bairro: Cruzeiro do Sul> Exibição mensal de documentários relacionados a Capoeira Angola e atividades manifestações africanas e afro-brasileiras;> Realização de rodas de Capoeira Angola mensais em área pública a partir de jan/2020;>Realização de eventos em datas comemorativas e de importância para a ECAR-Núcleo Lavras, para a comunidade do Terreiro de Umbanda Castelo de São Jorge Nagô e comunidade circundante e em datas de importância para a cultura afro-brasileira a nível nacional.

Descrição Resumida: A Capoeira Angola pode servir como ferramenta de aproximação e resgate de comunidades que enfrentam problemas socio-economicos com o ambiente universitário e a educação formal. Sendo assim, esse projeto se propoe a acompanhar uma comunidade urbana do município de Lavras. Com a realização de treinos e rodas de capoeira angola, rodas de conversa, cinema temático e leituras. Visando aumentar a autoestima e ampliar as oportunidades e bem-estar físico e mental de seus participantes.

Equipe:

Alunos de Graduação:

  • BÁRBARA LUYSE MARQUES DUARTE - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: 21/10/2020 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • LAÍS GONÇALVES BARBOSA - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: 21/10/2020 - Término: 30/04/2021 - Vínculo: Inativo

Docentes:

Nenhum


Técnicos Administrativos:

  • KARLA KAROLINE MARCIANO - Início: 01/01/2022 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • RENATA FERREIRA SILVA - Início: 01/01/2022 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Alunos de Pós-Graduação:

Nenhum


Outros Usuários:

  • Emerson Ferreira de Oliveira - Início: 01/05/2019 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • a - Início: 01/01/2022 - Término: 01/01/2022 - Vínculo: Inativo

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:


Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
Nenhuma renovação do projeto de extensão foi cadastrada

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: SUZANA MARIA DOS SANTOS COSTA

Setor: DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA

E-mail Institucional: suzana.costa[em]ufla.br

E-mail Alternativo: suzanamscosta[em]gmail.com

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 26/03/2021 - 15:01:54

Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 30/03/2021 - 15:17:57

Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: 31/03/2021 - 11:00:39

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • SUZANA MARIA DOS SANTOS COSTA: De 20/09/2019 em diante.

Histórico de Avaliações

Nenhum histórico de avaliações.


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