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Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de Avaliações
Informações de Registro

Número de Registro: 205/2019

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: Boletim Lavrense de Divulgação Matemática

Programa de Extensão: (indefinido)

Resumo da Proposta: Criação de um pequeno jornal informativo, que traga um pouco da história dos matemáticos, as contribuições da matemática nas mais diversas áreas do conhecimento e o impacto das pesquisas em matemática. Além do caráter informativo, desejamos também despertar o interesse das pessoas pela matemática colocando desafios para incentivar o raciocínio lógico. E ainda divulgar eventos e processos seletivos na área.

Área Temática: Comunicação

Instituições Parceiras: .

Número Estimado de Participantes: 0

Locais de Realização: Departamento de Ciências Exatas

Data de Início: 05/03/2020

Data de Término: 31/12/2025

Justificativa: Nos últimos anos as novas tecnologias digitais mudaram a maneira de buscar conhecimento. Informações curtas, de consumo rápido, que não exigem muito tempo nem muita concentração tem se tornado bastante comum. A quantidade de informações a que somos apresentados diariamente é bastante considerável, e apesar disso, notamos que existem muitas informações importantes a respeito da ciência Matemática que não tem chegado ao conhecimento das pessoas de um modo geral, inclusive de alunos e professores de matemática. Por exemplo, nos últimos dias muito tem se falado a respeito do desempenho dos brasileiros no Pisa, o que de fato é preocupante, porém pouco se falou a respeito da conquista do Brasil em 2018, quando foi promovido ao grupo de elite da pesquisa em matemática, chamado Grupo 5, unindo-se às nações mais desenvolvidas na pesquisa da área, como Alemanha, Canadá, China, Estados Unidos, França, Israel, Itália, Japão, Reino Unido e Rússia; poucas pessoas tem conhecimento a respeito da grande contribuição da matemática aos estudos recentes da consciência humana, entre tantos outros avanços promovidos a partir de conhecimentos matemáticos. Acreditamos que conhecer a história de antigos e famosos matemáticos, e também de matemáticos brasileiros e contemporâneos, bem como sobre suas contribuições ao desenvolvimento da matemática e consequentemente ao desenvolvimento de outras áreas do conhecimento tendo a matemática como ferramenta, possa despertar nos indivíduos a curiosidade de pesquisar mais a respeito, e assim adquirir gosto pela leitura e pela matemática.

Caracterização dos Beneficiários: Toda a sociedade, visto que o Boletim está disponível no site do DMM e será distribuído na forma impressa.

Objetivos: O principal objetivo do projeto é despertar a curiosidade e o interesse das pessoas pela matemática, através de pequenos textos acerca de grandes matemáticos, de suas pesquisas, e do legado que deixaram para nós, ou que estão desenvolvendo para deixar para as futuras gerações. Pretendemos divulgar a cada dois meses um boletim informativo, divulgando os principais eventos e processos seletivos da área, desafios para encorajar as pessoas a pensarem sobre problemas que envolvem matemática, e sobretudo sugerir temas para estimular as pessoas a conversarem sobre ciências, e em especial sobre matemática.

Metas: Publicar 4 edições por ano, e obter cada vez mais leitores.

Fundamentação Teórica: A comunidade matemática brasileira conta com alguns jornais e revistas científicas, como é o caso do BOLEMA (Boletim de Educação Matemática), BOCEHM (Boletim Cearense de Educação e História da Matemática), BSPM (Boletim da Sociedade Paranaense de Matemática), Boletim da SBM (Boletim da Sociedade Brasileira de Matemática), RPM (Revista do Professor de Matemática), entre outros. Algumas revistas tratam de temas bem específicos como é o caso do BOLEMA, cujo objetivo é disseminar o conhecimento científico no ensino de matemática e áreas afins. O conteúdo pode incluir resultados de pesquisas empíricas, ensaios e outras formas padrão nesse domínio do conhecimento, ou a RPM, que é uma publicação destinada àqueles que ensinam Matemática, sobretudo nas séries finais do ensino fundamental e no ensino médio. A revista publica artigos de matéria de nível elementar ou avançado, que seja acessível ao professor do ensino médio e a alunos de cursos de Licenciatura em Matemática. Nossa proposta difere das citadas anteriormente, porque visa despertar a curiosidade das pessoas para que essas possam se interessar pelas matemática e pela leitura.

Metodologia: A metodologia passará por algumas etapas:Discussão sobre tema a ser abordado em cada edição. Pesquisa visando obter conhecimento suficiente para expor de maneira clara as contribuições do matemático destaque de cada edição.Elaboração e/ou escolha de desafios, em níveis: fácil, médio e difícil, relacionados ao assunto estudado por tal pesquisador.Pesquisa sobre principais eventos e processos seletivos da área de Matemática que devem ser divulgados.Elaboração e revisão da edição do jornal.Divulgação por meio impresso e online.Reunião para analisar o impacto da edição divulgada e planejamento da próxima edição.A avaliação será feita a partir de questionários entregues aos alunos do curso de Matemática.

Impactos na Formação Discente: Mostrar aos discentes partes da matemática, como história e aplicações, que não são estudadas durante o curso e despertar neles a curiosidade para que possam buscar novas fontes de conhecimento.

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: Esta proposta passa pelos três pilares da universidade: ensino, pesquisa e extensão, uma vez que ao se propor escrever um texto é necessário dedicação e pesquisa a respeito do assunto a ser abordado. Se o assunto for colocado de modo agradável e acessível a todas as pessoas, numa linguagem clara, independente do grau de formação, esse texto pode ultrapassar os limites da universidade e chegar aos professores de ensino fundamental e médio, atingindo assim os alunos e seus familiares. Além do conteúdo matemático, a proposta explora a leitura e a escrita, o que temos percebido que falta a muitos de nossos alunos.

Relação com a Sociedade e Impacto Social: Mostrar através da leitura do Boletim o papel essencial que a ciência e em particular a matemática tem em nossas vidas, mostrar que sem o avanço da matemática muitas das tecnologias atualmente utilizadas não existiria. A matemática e a leitura despertam o senso crítico, e por isso acreditamos que o impacto social ocorre no momento em que a leitura torna os cidadãos pessoas mais conscientes de seus direitos, deveres e do espaço que ocupam na sociedade.

Resultados Esperados: Esperamos com esse trabalho despertar o interesse pela leitura e também pela matemática, inicialmente através de nossos alunos, e a partir deles atingindo toda a comunidade lavrense. Como consequência, acreditamos que esta proposta possa incentivar nossos alunos ajudando também a diminuir a evasão no curso de Matemática.

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação: Número de visualizações no site do Boletim, número de visualizações e curtidas no perfil do Boletim no Instagram, e na divulgação na página da UFLA.

Cronograma: Discussão sobre o tema a ser pesquisado: 25/11 a 15/12Pesquisa: 15/12 a 15/02Escrita e revisão do jornal: 16/02 a 10/03Divulgação por meio impresso e online: 14 de março, Dia do Pi e Dia Internacional da Matemática (proclamado pela UNESCO, em 2019)Avaliação da edição divulgada: 15/03 a 25/03Discussão sobre o tema a ser pesquisado: 15/03 a 20/03Pesquisa: 21/03 a 20/04Escrita e revisão do jornal: 21/04 a 02/04Divulgação por meio impresso e online: 6 de maio, Dia Nacional da Matemática (instituido pela lei n° 12.835, sancionada em 2013 pela presidenta da República, Dilma Roussef)Avaliação da edição divulgada: 07/05 a 20/05Discussão sobre o tema a ser pesquisado: 07/05 a 17/05Pesquisa: 18/07 a 18/09Escrita e revisão do jornal: 19/09 a 10/10Divulgação por meio impresso e online: 15 de outubro, fundação do IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada)Avaliação da edição divulgada: 16/10 a 25/10Discussão sobre o tema a ser pesquisado: 16/10 a 20/10Pesquisa: 20/10 a 10/11Escrita e revisão do jornal: 10/11 a 18/11Divulgação por meio impresso e online: 23 de novembro, Dia de FibonacciAvaliação da edição divulgada: 24/11 a 30/11

Descrição Resumida: O Boletim Lavrense de Matemática é uma iniciativa dos professores do Departamento de Matemática e Matemática Aplicada e tem por objetivo despertar o interesse pela leitura e pela matemática. As reportagens tem como foco principal mostrar o papel relevante da Matemática nas mais diversas áreas de conhecimento, nos mais diversos contextos e períodos históricos, bem como uma pequena biografia dos principais personagens de cada tema discutido.

Equipe:

Alunos de Graduação:

  • JULIA TERRA DE SOUZA - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: 24/01/2022 - Término: 31/12/2022 - Vínculo: Inativo
  • Roberto Miliorelli - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: 21/07/2023 - Vínculo: Inativo

Docentes:

  • HELVECIO GEOVANI FARGNOLI FILHO - Início: 19/12/2019 - Término: 31/12/2022 - Vínculo: Ativo
  • RICARDO EDEM FERREIRA - Início: 19/12/2019 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • ANA CLAUDIA PEREIRA - Início: 19/12/2019 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • GRAZIANE SALES TEODORO - Início: 19/12/2019 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • THAIS PRESSES MENDES - Início: 01/02/2023 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Técnicos Administrativos:

Nenhum


Alunos de Pós-Graduação:

Nenhum


Outros Usuários:

Nenhum

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:

Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
05/03/202231/12/202528/10/2021 - 17:27:49Nenhuma

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: ANA CLAUDIA PEREIRA

Setor: DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E MATEMÁTICA APLICADA

E-mail Institucional: anaclaudia[em]ufla.br

E-mail Alternativo: garciaiff[em]yahoo.com.br

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador em: 19/12/2019 - 19:44:07

Aprovado pela Chefia em: 20/12/2019 - 09:48:28

Aprovado pela PROEEC em: 20/12/2019 - 10:32:21

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • ANA CLAUDIA PEREIRA: De 19/12/2019 em diante.

Histórico de Avaliações

Nenhum histórico de avaliações.


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