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Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de Avaliações
Informações de Registro

Número de Registro: 048/2020

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: Atuação de licenciados na gestão: olhares sobre os processos administrativos/pedagógicos em escolas de Lavras e região

Programa de Extensão: (indefinido)

Resumo da Proposta: Esse projeto justifica-se pela necessidade de fortalecer a formação dos futuros gestores que atuarão na educação básica brasileira e melhorar a atuação dos profissionais que exercem a gestão das escolas, por meio de ações decorrentes de parcerias entre Educação Superior (UFLA). os Sistemas de Ensino (SME, SRE) e as escolas de Educação Básica de Lavras e região. Além disso, visa contribuir para a melhoria da formação dos profissionais que já atuam na gestão de escolas públicas de Lavras, bem como promover a aproximação da UFLA com as instituições públicas de educação básica da cidade, contribuindo para o desenvolvimento institucional por meio da geração de conhecimentos e práticas para o avanço da educação local.

Área Temática: Educação

Instituições Parceiras: Secretaria estadual e municipais de Educação de Lavras e região; escolas de educação básica; Departamento de Educação e UFLA

Número Estimado de Participantes: 30

Locais de Realização: Secretaria estadual e municipais de Educação de Lavras e região; escolas de educação básica; Departamento de Educação e UFLA

Data de Início: 28/05/2020

Data de Término: 28/05/2030

Justificativa: Esse projeto justifica-se pela necessidade de fortalecer a formação dos futuros gestores que atuarão na educação básica brasileira e melhorar a atuação dos profissionais que exercem a gestão das escolas, por meio de ações decorrentes de parcerias entre Educação Superior (UFLA). os Sistemas de Ensino (SME, SRE) e as escolas de Educação Básica de Lavras e região. Além disso, visa contribuir para a melhoria da formação dos profissionais que já atuam na gestão de escolas públicas de Lavras, bem como promover a aproximação da UFLA com as instituições públicas de educação básica da cidade, contribuindo para o desenvolvimento institucional por meio da geração de conhecimentos e práticas para o avanço da educação local.

Caracterização dos Beneficiários: Estudantes das licenciatura da Ufla; profissionais das redes privada e pública de ensino que atuam na gestão dos processos escolares e educacionais; os sistemas de ensino, a universidade pública e a sociedade em geral que, em parceria e interações, qualificam a formação do futuro profissional que atua na gestão e impactam favoravelmente nos processos de ensino e aprendizagem de professores e alunos das escolas e, consequentemente, melhoram a qualidade da educação no município e na região.

Objetivos: a) promover a participação dos licenciandos da Ufla em movimentos de gestão, de políticas de formação e profissionalização de gestores da educação básica; (b) contribuir para a qualificação das ações dos gestores nas escolas públicas do município; (c) propiciar o estabelecimento da gestão democrática nos processos de escolha dos dirigentes das escolas; (d) promover a formação continuada de gestores por meio de oficinas, cursos de base teórica e conceitual que contemplem temáticas relacionadas às dimensões da gestão educacional e escolar; e (f) produzir materiais que possibilitem maior conhecimento dos temas relacionados a gestão educacional e escolar – via páginas ou blog aberto à comunidade lavrense e da região

Metas:

Melhorar a formação inicial e continuada, crítica e reflexiva dos gestores;
Estreitar as relações entre universidade, sistemas de ensino e escolas;
Qualificar os processos de gestão nas escolas;
Produzir materiais que possibilitem maior conhecimento dos temas relacionados a gestão educacional e escolar – via páginas ou blog aberto à comunidade lavrense e da região

Fundamentação Teórica: Para atingir o objetivo de uma formação de gestores com qualidade, partimos do pressuposto de que escola e universidade devem se movimentar em consonância. A escola deixa de ser lócus de aplicação de teorias discutidas na academia e se torna co-formadora; ao mesmo tempo, seu espaço passa a ser de construção e consolidação de conhecimentos profissionais teóricos e práticos. Assim, tendo em vista a formação inicial dos estudantes de cursos de licenciaturas da UFLA que irão atuar no ensino fundamental e médio, coloca-se também como foco pensar os processos pedagógicos que promovam a inserção desses estudantes nas práticas de gestão educacional e escolar, uma vez que poderão desempenhar as funções de coordenadores (Pedagogos) e gestores nas escolas do país. É preciso que sejam valorizados os estudos e as discussões sobre as dimensões que integram o trabalho da equipe gestora, de modo a oportunizar a reflexão sobre a complexidade das práticas desenvolvidas no espaço escolar e desenvolver sujeitos que saibam lidar com as questões inerentes as ações de gestão na escola. Autores como Heloísa Luck, Vitor Paro, Luiz Fernandes Dourado, Naura Carrapeto, Dalila Andrade serão usados como aportes teóricos.

Metodologia:

1.Atuação da gestão escolar: conhecimento da situação das escolas
Descrição e objetivos: Os estudantes serão estimulados a estudar e compreender a prática educativa escolar, por meio de diagnósticos da realidade, mapeando o funcionamento dos estabelecimentos educativos no que tange a sua gestão escolar. Com isso, pretendemos propor processos de seleção e atuação de gestores escolares sob o viés da gestão colegiada e participativa.
2.Registro e divulgação de informações sobre a gestão escolar
Descrição e objetivos: Construção de uma página ou blog para divulgar materiais, registros, vídeos sobre gestão educacional e escolar, visando conscientizar a comunidade sobre a importância do papel do diretor escolar para o bom funcionamento das escolas e sobre a necessidade de um trabalho coletivo para a melhoria da educação no país
3.Organização e oferta de formação de gestores das instituições de ensino da cidade e região
Descrição: A fim de garantir a formação continuada dos profissionais que atuam nas escolas públicas do município, serão promovidos minicursos, oficinas e palestras, em parcerias com a SME e SRE, para a equipe gestora das escolas da rede pública, com temas nas áreas das políticas educacionais e da gestão escolar.
4. Propor o processo de certificação de diretores nas escolas municipais de Lavras e região Descrição: A qualificação da gestão das escolas públicas é um dos objetivos da meta 19 do Plano Nacional de Educação/2014; para isso verifica-se que é necessário garantir mecanismos para a implementação da gestão democrática nas escolas. Para isso, nossa proposta é promover a certificação de profissionais para que possam concorrer através de processos eleitorais à função de diretor nas escolas públicas, garantindo processo de escolha participativo dentro da comunidade escolar e o cumprimento das estratégias previstas no PNE/2014.

Impactos na Formação Discente: Melhorar a formação crítica e reflexiva dos licenciandos dos cursos da Ufla em processos de gestão, ao promover o estreitamento dos laços entre universidade e escolas; oportunizar o estudo, seleção e produção de materiais que possibilitem maior conhecimento dos temas relacionados a gestão educacional e escolar – via páginas ou blog aberto à comunidade lavrense e da região

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: A extensão universitária, juntamente com o ensino e a pesquisa compõem o tripé que constitui o eixo fundamental do ensino superior no Brasil. Sob essa perspectiva, acredito que com esse projeto a formação continuada de gestores seja repensada no município, evidenciando a atuação dos mesmos nos processos de qualificação da educação. Além disso, com base nas atividades de ensino desenvolvidas sobre os temas da gestão educacional e escolar os licenciandos possam escolher atuar na gestão conscientes da complexidade do trabalho e da necessidade de aprofundar seus estudos sobre as dimensões que integram o campo de trabalho. Também, verifica-se que ações de pesquisa estão imbrincadas nesse projeto pois será preciso conhecer aspectos da realidade local sobre os processos de seleção de dirigentes e promover reflexões sobre os referenciais teóricos da área, sobre as ações desenvolvidas e o alcance dos resultados que se espera do projeto. Ainda, pretende-se que trabalhos de conclusão de curso, de iniciação científica componham o presente projeto, garantindo a robustez que o tripé ensino, pesquisa e extensão conferem as ações da universidade junto à comunidade.

Relação com a Sociedade e Impacto Social: Estreitar as relações entre universidade, sistemas de ensino e escolas, contribuindo para a melhoria dos processos de gestão, ensino e de aprendizagem. Com isso, os profissionais e estudantes ao atuarem como agentes transformadores crescem em capacidade crítica e se tornam mais atentos às questões sociais, humanas e educacionais.

Resultados Esperados:

1.Atuação da gestão escolar: conhecimento da situação das escolas
Resultados esperados: Conhecer a realidade escolar da escola; refletir e propor ações que auxiliem o desenvolvimento de práticas colegiadas na gestão das escolas.
2.Registro e divulgação de informações sobre a gestão escolar
Resultados esperados: Ampliar o acesso da comunidade sobre o papel do diretor escolar, contribuindo para a valorização da gestão nos municípios.
3.Organização e oferta de formação de gestores das instituições públicas de ensino da cidade e região
Resultados esperados: Fomentar a formação continuada dos profissionais das escolas públicas a partir da discussão de temas que contribuam para qualificar a sua atuação.
4. Propor o processo de certificação de diretores nas escolas municipais de Lavras e região
Resultados esperados: Espera-se que todos os diretores das escolas publicas sejam eleitos para o exercício da função de gestão, com a participação da comunidade escolar e que possuam qualificação profissional para sua atuação na escola.

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação: Monitoramento das metas indicadas, por meio de sondagens e levantamentos das percepções e dos impactos das intervenções realizadas nas escolas; a partir das observações dos bolsistas a elaboração de sugestões de intervenções possíveis nas práticas de gestão realizadas nas escolas; visitas e contato com os gestores e escolas para conhecimento das necessidades institucionais; quantidade de acessos aos materiais disponibilizados

Cronograma: Encontros semanais para orientação das atividades do projeto;Visitas mensais as instituições de ensino conveniadas para verificação das necessidades locais e organização do planejamento das ações de extensão;Reuniões mensais entre coordenação, gestores e estudantes; Socialização semestral pelos bolsistas das atividades desenvolvidas no período, por meio de relatórios, artigo científico, participação em eventos; Participação anual no Ufla faz extensão para apresentar o projeto à comunidade local e regional.

Descrição Resumida:

Equipe:

Alunos de Graduação:

Nenhum


Docentes:

Nenhum


Técnicos Administrativos:

Nenhum


Alunos de Pós-Graduação:

Nenhum


Outros Usuários:

Nenhum

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:


Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
Nenhuma renovação do projeto de extensão foi cadastrada

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: GIOVANNA RODRIGUES CABRAL

Setor: DEPARTAMENTO DE GESTÃO EDUCACIONAL, TEORIAS E PRÁTICAS DE ENSINO

E-mail Institucional: giovanna.cabral[em]ufla.br

E-mail Alternativo: giovannacabral2[em]oi.com.br

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 28/05/2020 - 12:12:49

Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 03/06/2020 - 20:40:14

Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: 08/06/2020 - 09:37:00

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • GIOVANNA RODRIGUES CABRAL: De 28/05/2020 em diante.

Histórico de Avaliações

Nenhum histórico de avaliações.


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