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Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de Avaliações
Informações de Registro

Número de Registro: 068

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: Apoio Educacional para o ENEM

Programa de Extensão: (indefinido)

Resumo da Proposta:

O projeto de extensão consiste na ministração de aulas em expositivo dialogado sobre temas de atualidades com enfoque geopolítico, com base na análise de demandas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), meio de ingresso em universidades públicas, bem como seleção de bolsas em universidades particulares.
O tema escolhido será administrado por duas ou mais pessoas, podendo ser uma encarregada do desenvolvimento oral das aulas ou ambas, de acordo com a dinâmica a ser efetuada com os alunos.
Disponibilizar-se-á material complementar sobre o tema, abordando seus principais aspectos, com o objetivo de preparar e ambientar os estudantes ao tema que será trabalhado. Busca-se com esta ação, tornar o aprendizado e entendimento do tema mais concisos e profundos.

Área Temática: Comunicação

Instituições Parceiras: Não definido

Número Estimado de Participantes: 100

Locais de Realização: Não presencial (online).

Data de Início: 22/09/2020

Data de Término: 30/06/2025

Justificativa:

O contexto vivenciado em 2020 não pode ser ignorado, já que as disrupções causadas pela pandemia da COVID-19 foram e são altíssimas, prejudicando sobremaneira os alunos que se preparavam para o ENEM. Dadas as dificuldades com o estudo e o consequente distanciamento dos estudantes com a universidade, o projeto surge como uma forma de enfrentar os obstáculos atuais e fortalecer o comprometimento com a educação, porquanto, principalmente, em momentos críticos, o apoio acadêmico e o compromisso com a extensão devem ser preservados.
O NEDRi realiza estudos na área da geopolítica, portanto, o projeto de extensão constitui um meio para aplicar os conhecimentos adquiridos pelos estudantes e aprofundar a competência no conteúdo a ser ministrado. Dessa maneira, é possível a articulação entre a comunidade acadêmica e a sociedade, de modo a mitigar as possíveis lacunas em assuntos de Ciências Humanas e suas tecnologias.
Conforme análise feita pela companhia ZBS Analytics quanto o resultado do ENEM 2019e a partir da base de dados do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), em uma perspectiva nacional referente as instituições de ensino que obtiveram melhores resultados percentuais na prova, dentre as 80 primeiras escolas no Brasil, 75 pertencem exclusivamente a rede privada.
Diante disso, tem-se a evidência da discrepância entre o desempenho da rede pública de ensino e o da rede privada. Os alunos de escolas públicas ainda possuem resultados baixo, sobretudo no âmbito de conhecimentos gerais, no qual se inserem as questões de atualidades geopolíticas.
O projeto apresenta uma possibilidade de ajudar no nivelamento do desempenho dos alunos da rede pública de Lavras na prova do ENEM e, consequentemente, no ingresso em universidades públicas como a UFLA. Por não constar diretamente na grade disciplinar das escolas públicas, a análise de atualidades apresentada sob a perspectiva dialogada de alunos que estudam as relações internacionais, tende a se tornar um diferencial na prova de ciências humanas e, possivelmente, na redação.
Em face disso, tem-se que um dos resultados esperados pela efetivação do projeto é que este seja capaz de melhorar o desempenho dos alunos da rede pública abarcados pelos aulões em questões de conhecimentos gerais, aumentando suas chances de ingressar em uma universidade pública ou mesmo conseguir benefícios como o PROUNI (Programa Universidade para Todos).
Quanto à relevância do projeto para o NEDRI, é válido ressaltar que a extensão é um meio de consolidação da pesquisa universitária, um dos principais objetivos do núcleo. O projeto apresenta-se como uma oportunidade de gerar impactos positivos na sociedade com o conhecimento e o estudo realizados em anos de pesquisas. O resultado esperado é benéfico para ambas as partes envolvidas, tanto os alunos que assistirão aos aulões quanto aos que ministrarão o conteúdo.
É necessário ressaltar ainda que, embora seja vasta a oferta de conteúdos preparatórios na internet, o projeto tem o intuito claro de oferecer formas de estudo alternativas por meio dos materiais complementares, assim como de ministrar as temáticas sob a perspectiva de estudo do direito e das relações internacionais, ampliando a base argumentativa dos alunos para a redação.

Caracterização dos Beneficiários: Estudantes vulneráveis que realizarão o Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM no ano de 2021 e que tiveram sua preparação prejudicada pela pandemia.

Objetivos:

Pretende-se com o projeto, aplicar e disseminar conhecimentos adquiridos pelo Núcleo de Estudos em Direito e Relações Internacionais - NEDRi, em pesquisas sobre temas do direito internacional e das relações internacionais de modo a contribuir no desempenho e preparação de estudantes para o ENEM.

Objetivos específicos

a- Preparação dos alunos para possíveis questões de geopolítica na prova do ENEM 2020;
b- Ampliação da base argumentativa dos alunos para a redação;
c- Percepção do impacto do projeto no desempenho dos alunos participantes na prova de ciências humanas e na redação.

Metas:

a- Atingir entre 50 e 100 estudantes vulneráveis da região de Lavras, contribuindo para a preparação destes para o ENEM;
b- Trabalhar 4 grandes temas de geopolítica recorrentes nesse tipo de exame;
c- Contribuir para que os estudantes envolvidos alcancem um aproveitamento de, no mínimo, 80 por cento nas questões relacionadas aos temas trabalhados.

Fundamentação Teórica:

Prevista na Constituição Federal de 1988, a educação constitui direito social e conta com o apoio da sociedade para o seu desenvolvimento. Nesse sentido, a comunidade acadêmica, em razão do lugar que ocupa, deve retribuir à coletividade, agindo como uma entidade socialmente responsável.
Assim, o projeto de extensão tem o intuito de estabelecer uma aproximação entre a universidade e a sociedade, de modo a contribuir na área da educação, mais especificamente, no caso do Aulão de Atualidades, em assuntos atinentes à geopolítica.
Conforme preleciona Freire (1983), o conhecimento exige uma ação transformadora sobre a realidade e o processo de aprendizagem requer a apropriação do aprendido, e é com tal intento que o projeto busca promover um diálogo com os participantes, além de contribuir para com a formação de cidadãos interventores da realidade.
Destarte, a partir do compartilhamento do conhecimento, o Aulão visa ao preparo de competências para a resolução de questões do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Metodologia:

Os temas das aulas foram selecionados através de um mapeamento das questões de 2013 a 2020 do Exame Nacional do Ensino Médio, sendo os escolhidos aqueles com maior recorrência. As aulas serão ministradas por meio de videoconferência pelos estudantes do NEDRi, tendo a duração de duas horas. O conteúdo será transmitido por meio de aula expositiva dialogada. Será disponibilizado aos estudantes material de apoio composto por mapa mental, questões e notícias sobre o assunto estudado. Pode candidatar-se à vaga qualquer interessado em aprender sobre o tema, devendo-se salientar que o foco do Aulão é o participante do ENEM.
Sobre o controle dos resultados, deverão ser elaborados relatórios sobre cada etapa da execução do projeto e, ao final, as questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias do ENEM 2021 serão analisadas. Por fim, será aplicado um questionário para que os alunos possam opinar sobre as aulas e dar sugestões.

Impactos na Formação Discente:

A experiência do projeto de extensão em parceria com o pré-uni, possibilita aos discentes participantes um aprofundamento do aprendizado. Isso ocorre vez que os alunos terão que pesquisar assiduamente sobre o conflito de Israel e da Palestina, situação dos refugiados, organizações internacionais, integração regional, o desenvolvimento sustentável e as minúcias quanto às questões relacionadas à agua para que possam elaborar o material de apoio, por intermédio de uma etapa de estudo intensa, visando a ministração das aulas com todas as informações necessárias.
Posto isso, cabe ressaltar, também, como a experiência de extensão permite um contato maior com a atividade de ensino, proporcionando aos discentes a possibilidade de atuarem no âmbito da docência.
Diante dessa perspectiva, é indubitável que tal prática serve como ferramenta que dará perspectiva aos alunos, proporcionando a exploração de uma futura e possível carreira profissional. Nesse sentido, se torna imprescindível citar como tal função pode auxiliar os membros a se desafiarem, viabilizando também um crescimento pessoal e das habilidades prementes à lógica docente.
Para mais, insta salientar que o projeto viabiliza a manutenção da extensão e o fortalecimento das relações existentes entre a Universidade e a sociedade. Entrementes, vislumbra-se que a ministração de aulas e a construção do conteúdo concernente ao material de apoio, com o fito de aprofundar a carga teórica dos discentes que almejam ingressar no meio acadêmico, cumprem com a função de levar as perspectivas do ensino superior ao ensino médio.

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: Ao buscar a ação próxima à sociedade, em especial com estudantes vulneráveis que realizarão o Exame Nacional do Ensino Médio, o projeto permitirá o compartilhamento com esse público externo do conhecimento adquirido no âmbito do ensino e da pesquisa na universidade. O conhecimento desenvolvido que será trabalhado nas atividades do projeto é fruto das pesquisas contínuas realizadas pelo Núcleo de Estudos em Direito e Relações Internacionais - NEDRi, que se dedica à investigação, entre outros, dos temas de geopolítica exigidos no ENEM. Por fim, a própria dinâmica do projeto envolve atividades de ensino, como ministração de aulas e elaboração de material didático, que serão desenvolvidas pelos membros do grupo sob orientação e supervisão do docente responsável pelo núcleo e com o apoio da equipe pedagógica do Pré-Uni.

Relação com a Sociedade e Impacto Social: A extensão consiste em uma maneira de transmitir para a sociedade o conhecimento obtido através de inúmeros estudos na universidade. Nesse contexto, uma vez que o objetivo central deste projeto é possibilitar aos alunos do ensino médio da rede pública de Lavras uma maior compreensão acerca de temas referentes às Ciências Humanas e suas Tecnologias, seu impacto social tenderá a ser demasiadamente positivo, no intuito de aprimorar o desempenho dos referidos estudantes no ENEM e, consequentemente, facilitar sua entrada em uma instituição de ensino superior. O projeto visa a reduzir, na medida do possível, o impacto social negativo das dificuldades enfrentadas no contexto hodierno - mediante à pandemia do COVID-19 -, o qual pode ser diretamente observado no âmbito da educação, especialmente ao considerarmos os alunos que vinham se preparando há tempo considerável para realizar a prova do ENEM e precisaram suspender seus estudos. Desse modo, as atividades realizadas no escopo deste projeto visam, sobretudo, a repercutir de maneira proveitosa na vida desses jovens e também na sociedade como um todo, na medida em que buscam facilitar e concretizar o acesso a uma educação de qualidade, bem como formar cidadãos mais preparados e conscientes dos fenômenos que os cercam.

Resultados Esperados: Almeja-se que o projeto seja um instrumento capaz de preparar os estudantes para realizar as questões sobre geopolítica atual do ENEM, relativas ao campo de Ciências Humanas e suas Tecnologias. Busca-se, também, que o projeto possa melhorar a base argumentativa dos alunos para a redação, a qual embora não seja possível prever o tema, valoriza a capacidade de relacionar informações de áreas diversas do conhecimento ao tema proposto. Ademais, espera-se que os participantes do NEDRi adquiram experiência na área da educação, na oratória e na preparação de material escrito sobre os temas elegidos. Dessa forma, o projeto será um meio para que os membros efetivem o conhecimento adquirido nos anos de pesquisa do núcleo, através do compartilhamento desse estudo. Descrição dos possíveis resultados e impactos gerados junto à comunidade, através da demonstração de número de ações, atendimentos e questionários de avaliação com os envolvidos.

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação:

Considerando que o objetivo principal do projeto consiste na preparação dos estudantes para o ENEM, e este, por sua vez, é uma prova que mede os conhecimentos de seus participantes, pretende-se analisar as notas obtidas no teste. Salienta-se que, como as aulas a serem ministradas possuem o caráter maior de geopolítica, e assim não possuem uma nota específica a ser conferida pela prova, estudar-se-á principalmente os resultados obtidos por cada aluno em relação a grande área de Ciências Humanas e da Redação.
Ademais, como o presente projeto lida diretamente com os estudantes que irão realizar a prova, almeja-se, acima de tudo, conversar com aqueles e acompanhar, de maneira geral, como está sendo o retorno entre aulas. Desse modo será possível adaptar o material, ou mesmo a didática a serem utilizados durante a ocorrência do curso.
Serão aplicados formulários de avaliação do projeto com os envolvidos para verificação das metas propostas, tanto de número de participantes atingidos, qualidade dos temas desenvolvidos e resultado obtido no exame.

Cronograma:

- Elaboração do material para a aula: 22/09/20 - 20/10/20;
- Coleta de notícias: 01/10/20 - 20/10/20;
- Seleção de questões: 22/09/20 - 15/10/20;
- Elaboração do mapa mental: 01/10/20 - 25/10/20;
- Entrega do material aos estudantes: 01/11/20 - 07/11/20;
- Ministração das aulas: 12/12.
- Acompanhamento dos resultados do ENEM 2020: 15/01/21 - 31/01/21;
- Elaboração do fluxo contínuo de aulas para ENEM 2021: 01/02/21 - 30/03/21;
- Articulação com escolas e cursinhos preparatórios para divulgação das ações: 01/04/21 - 30/04/21;
- Elaboração de material e conteúdo: 01/05/21 - 30/06/21
- Revisão de conteúdo e confirmação de datas: 01/07/21 - 31/07/21
- Ministração das aulas: 01/08/21 - 15/12/21
- Acompanhamento dos resultados do ENEM 2021: 01/01/22 - 15/02/22;
- Elaboração dos certificados e relatório final: 15/02/22 - 15/03/22;
- Avaliação e planejamento para continuidade das ações: 15/03/22 - 22/04/22

Descrição Resumida: Projeto de ministração de aulas, realização de oficinas e elaboração de material complementar sobre temas de atualidades com enfoque geopolítico, com base na análise de demandas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), voltado para alunos da rede pública de Lavras e região e em parceria com essas escolas, com o intuito de estimular o interesse e ampliar os mecanismos de preparação para o ingresso no ensino superior.

Equipe:

Alunos de Graduação:

  • AMANDA CLARA MONIZ CARVALHO - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • Ana Carolina Aparecida da Rocha - Tipo: Voluntário - Início: 21/10/2020 - Término: 01/03/2021 - Vínculo: Inativo
  • Ana Júlia Alberico Freitas - Tipo: Voluntário - Início: 21/10/2020 - Término: 01/12/2022 - Vínculo: Inativo
  • Catharine Oliveira Chaves Valle - Tipo: Voluntário - Início: 22/10/2020 - Término: 21/07/2021 - Vínculo: Inativo
  • Clara Margotti Simas - Tipo: Voluntário - Início: 20/10/2020 - Término: 24/03/2023 - Vínculo: Inativo
  • DANIELLY LACERDA ROCHA DE JESUS - Tipo: Voluntário - Início: 22/08/2024 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • Fernanda Maria Peres - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: 31/12/2022 - Vínculo: Ativo
  • Gabriela Campos Resende - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: 31/12/2022 - Vínculo: Inativo
  • GUSTAVO HENRIQUE FURTADO MONTEIRO - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: 01/03/2021 - Vínculo: Inativo
  • Isabel Gonçalves Cabral - Tipo: Voluntário - Início: 29/10/2021 - Término: 01/12/2022 - Vínculo: Inativo
  • Julia Cavalcanti de Oliveira - Tipo: Voluntário - Início: 22/10/2020 - Término: 14/03/2023 - Vínculo: Inativo
  • Ketelin Rampazzo - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: 01/04/2022 - Vínculo: Inativo
  • MARIA FERNANDA PEREIRA BORGES - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: 01/05/2023 - Vínculo: Inativo
  • Paula Gabrielle Klein Ribeiro - Tipo: Voluntário - Início: 21/10/2020 - Término: 30/03/2021 - Vínculo: Inativo
  • Thifani Emily de Freitas Prata - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: 25/01/2021 - Término: 01/06/2021 - Vínculo: Inativo
  • Yasmim Vilas Boas de Araújo - Tipo: Voluntário - Início: 20/10/2020 - Término: 31/05/2022 - Vínculo: Inativo

Docentes:

Nenhum


Técnicos Administrativos:

Nenhum


Alunos de Pós-Graduação:

Nenhum


Outros Usuários:

Nenhum

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:

Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
23/04/202230/03/202409/04/2022 - 15:57:4011/04/2022 - 17:52:14
31/03/202430/06/202531/05/2023 - 09:43:0714/06/2023 - 17:57:33

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: PEDRO IVO RIBEIRO DINIZ

Setor: DEPARTAMENTO DE DIREITO

E-mail Institucional: pedrodiniz[em]ufla.br

E-mail Alternativo: pedro[em]cedin.com.br

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador em: 25/01/2021 - 14:46:55

Aprovado pela Chefia em: 18/02/2021 - 09:51:08

Aprovado pela PROEEC em: 20/10/2020 - 14:03:32

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • PEDRO IVO RIBEIRO DINIZ: De 22/09/2020 em diante.

Histórico de Avaliações
Data/HoraDescrição
04/05/2022 - 18:41:48A situação do Projeto de Extensão foi alterada pela PROEC de 'Registrado' para 'Finalizado'. (KETELIN RAMPAZZO)
05/05/2022 - 10:24:53A situação do Projeto de Extensão foi alterada pela PROEC de 'Finalizado' para 'Registrado'. (DANTON DIEGO FERREIRA)

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