Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.
Índice:
Número de Registro: 072/2021
Título: CHOICE: Feira de Oportunidades
Programa de Extensão: (indefinido)
Resumo da Proposta: A Feira de Oportunidades “Choice” é um projeto que tem por objetivo facilitar a interface aluno-empresa promovendo o contato entre estes, junto a Universidade Federal de Lavras, oferecendo a chance dos discentes analisarem e terem discernimento das diversas áreas que poderão atuar profissionalmente. A efetivação destas parcerias dar-se-á pelo convite, da comissão organizadora e da Universidade Federal de Lavras, às empresas, previamente analisadas, para a participação na feira e apresentação do perfil do profissional que a empresa almeja. A demonstração da empresa poderá ser feita em formas como estandes, workshops, palestras e minicursos, todos realizados pelas empresas em espaços disponibilizados pela universidade. Desta forma, os discentes têm a oportunidade de se cadastrarem e aderirem aos projetos de estágio obrigatório, estágios não supervisionados, programas de trainee e treinamentos que as empresas possam oferecer.Para fazer isso, a Feira conta com apoio de grupos de docentes, além de alunos participantes de EJs, núcleos de estudos, PETs, CAs e demais entidades vinculadas a UFLA para mediar o contato com empresas necessárias e proporcionar a realização do evento.A ideia de criação e a busca de inspiração para a realização desse projeto vêm por meio da observação e conhecimento de casos de sucesso similares em outras universidades por parte tanto dos docentes, quando dos discentes atuantes da equipe, que perceberam que tal atividade é importante não só para a formação profissional do aluno, como também para agregar benefícios à universidade, como na criação de projetos, extensões, apoios, credibilidade e renome à instituição de ensino.
Área Temática: Comunicação
Instituições Parceiras: Além da Universidade Federal de Lavras, instituições de ensino regionais e empresas nacionais e internacionais.
Número Estimado de Participantes: 1000
Locais de Realização: Universidade Federal de Lavras e ambiente virtual
Data de Início: 25/02/2021
Data de Término: 31/12/2030
Justificativa:
Como já reforçado anteriormente, uma das grandes importâncias do evento é a de trazer a interface aluno-empresa para dentro da universidade, proporcionando para estudantes tanto do primeiro período quanto do último a visão real do mercado, das possibilidades de emprego, além das oportunidades de melhoria profissional que essas empresas trarão ao corpo discente, a partir das palestras, minicursos, treinamentos, estágios obrigatórios, estágios não supervisionados, dentre várias gamas de possibilidades. Todavia, esse é só um dos lados do evento, estando as empresas junto a instituição, há também a possibilidade dos professores de conseguir parcerias, projetos, apoios e financiamentos para pesquisas, além de benefícios para a própria universidade sede como concretização de parcerias e fortalecimento do nome da instituição. Benefícios fora da instituição também são gerados com a presença do evento, devido ao fluxo de pessoas na cidade e no comércio, consequentemente com maior fluxo financeiro, além do conhecimento da cidade pelas empresas. Acarretará, também, uma aproximação da UFLA com outras instituições de ensino da região, pois como a feira é aberta, ela beneficia a comunidade acadêmica externa a universidade sede, o que gera também uma maior visibilidade no mercado.
Caracterização dos Beneficiários: O público-alvo visado ao evento são os discentes, professores, servidores, e outros membros que compõe a comunidade acadêmica da UFLA, além de toda a comunidade que puder se beneficiar com o contato e disponibilidade das empresas e do evento, tal como produtores e comerciantes da região, universidades e institutos federais, alunos de universidades privadas e demais que possam comparecer.
Objetivos: A Feira de Oportunidades “Choice” tem como objetivo principal estabelecer o contato aluno-empresa, proporcionar o conhecimento à comunidade discente das áreas de atuação e meios mais efetivos de recrutamento para empresas, e assim, criar um ecossistema propício para o crescimento e desenvolvimento pessoal e empresarial dos participantes. Como objetivos secundários o evento visa a elaboração de projetos de parcerias que possibilitem a elaboração de atividades de pesquisa e extensão na universidade ao aproximar as empresas do ambiente acadêmico.
Metas: CHOICE: Feira de Oportunidades visa aumentar o engajamento acadêmico com as empresas e expandir o número de alunos contratados tanto efetivamente quanto para processos de estágio.
Fundamentação Teórica:
A Feira de Oportunidade já é um evento popular em outras localidades, sejam próximas a Lavras ou em outros estados. Pode- se citar a Feira de Oportunidades que ocorre na UFMG, o “Mercado em Conexão”. A UFSCar também realiza essa feira há anos, na sua 12ª edição, realizada em 2015, conseguiu atingir mais de 7000 estudantes. A PUCRS, durante seis edições de eventos reuniu 35000 visitantes, com 137 palestras e 106 empresas diferentes participaram, outro dado de extrema relevância que é fornecido é que 56% das empresas participantes são de grande porte, 21% de médio porte e 23% de pequeno porte. A CHOICE: Feira de Oportunidades realizou dois eventos 2018 e 2019, com um grande público atendendo a comunidade de Lavras e região. Ambas ocorreram cadastramento de estudantes para convites em entrevistas para estágio e conhecimento dos discentes sobre as empresas participantes e formas de ingresso como estagiários e possíveis contratações.
Metodologia: Atividades serão iniciadas em 2021, em ambiente virtual, devido o período de distanciamento social, com atividades distribuidas ao longo dos anos que o projeto está proposto; e havendo a possibilidade do retorno presencial no campus o evento será contemplado com a presença das empresas de forma anual, na Universidade Federal de Lavras. Empresas e temas sobre conteúdos específcos serão convidados para um diálogo com a comunidade acadêmica e externa. Além disso, oficinas de capacitação, e desenvolvimento de habilidades e competências em cada área de formação serão realizadas para auxílio na formação dos futuros profissionais.
Impactos na Formação Discente: Esperamos trazer maior visibilidade para a Universidade Federal de Lavras, e, em consequência disto, gerar mais oportunidades aos discentes e maior vinculação de projetos externos com a universidade, de forma a aumentar o número de contratações e publicações da instituição. Estes impacto já foram avaliados de forma positiva, pois nas duas edições que ocorreram 2018 e 2019, muitos dos graduandos dos diversos cursos da comunidade acadêmica foram cadastrados e selecionas em processos de estágios nas empresas presentes e outras devido as capacitações que ocorreram ao longo dos anos.
Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: Uma das grandes importâncias do evento é a de trazer a interface aluno-empresa para dentro da universidade, proporcionando para estudantes tanto do primeiro período quanto do último a visão real do mercado, das possibilidades de emprego, além das oportunidades de melhoria profissional que essas empresas trarão ao corpo discente, a partir das palestras, minicursos, treinamentos, estágios obrigatórios, estágios não supervisionados, dentre várias gamas de possibilidades. Todavia, esse é só um dos lados do evento, estando as empresas junto a instituição, há também a possibilidade dos professores de conseguir parcerias, projetos, apoios e financiamentos para pesquisas, além de benefícios para a própria universidade sede como concretização de parcerias e fortalecimento do nome da instituição.Benefícios fora da instituição também são gerados com a presença do evento, devido ao fluxo de pessoas na cidade e no comércio, consequentemente com maior fluxo financeiro, além do conhecimento da cidade pelas empresas. Acarretará, também, uma aproximação da UFLA com outras instituições de ensino da região, pois como a feira é aberta, ela beneficia a comunidade acadêmica externa a universidade sede, o que gera também uma maior visibilidade no mercado.
Relação com a Sociedade e Impacto Social:
O evento visa trazer empresas, instituições, agências e demais entidades públicas e privadas, participantes do meio coorporativo externo a universidade e junto a tal dar espaço para as próprias entidades vinculadas a universidade sede, como Empresas Juniores e Núcleos de Estudo, tendo espaços de exposição, palestras,minicursos, oficinais e demais atividades reservadas da maneira como decidido em negociação entre as partes. Também é previsto que os parceiros trarão materiais para suas palestras e Workshops e, caso queiram dar apoio ao evento, será em forma de produto e não de auxílio financeiro direto. Prevê-se, também, condições de contrato entre evento-empresa que visa beneficiar a comunidade acadêmica a fim de intercâmbio de produto-publicações, estreitando os laços com as empresas parceiras e afins, criando material acadêmico para os discentes da universidade sede. Visa-se que as empresas participantes gerem vínculo e parcerias com o evento, participando de outras edições e estreitando laços tanto com o evento quanto com as outras partes que se beneficiarem de tal.
Resultados Esperados: Considerando as propostas apresentadas neste projeto, esperamos trazer maior visibilidade para a Universidade Federal de Lavras, e, em consequência disto, gerar mais oportunidades aos discentes e maior vinculação de projetos externos com a universidade, de forma a aumentar o número de contratações e publicações da instituição.
Indicadores de Acompanhamento e Avaliação: Indicadores sobre índice de satisfação serão aplicados no dia do evento, bem como análises com o uso da ferramenta Net Promoter Score, ou NPS, que é uma métrica desenvolvida para medir o grau de satisfação e lealdade de clientes com sua empresa ou marca. O NPS é utilizado pelas maiores empresas do mundo como um indicador de satisfação de seus clientes. A métrica serve também para comparar o desempenho de diferentes áreas de uma empresa, abrindo caminho para perguntas mais específicas sobre a experiência do cliente e outras ações pontuais para melhoria dos processos de atendimento.
Cronograma: Atividades serão iniciadas em 2021, em ambiente virtual, devido o período de distanciamento social, com atividades distribuidas ao longo dos anos que o projeto está proposto; e havendo a possibilidade do retorno presencial no campus o evento será contemplado com a presença das empresas de forma anual, na Universidade Federal de Lavras.
Descrição Resumida:
A CHOICE: Feira de Oportunidades tem como objetivo principal estabelecer o contato aluno-empresa, proporcionar o conhecimento à comunidade discente das áreas de atuação e meios mais efetivos de recrutamento para empresas, e assim, criar um ecossistema propício para o crescimento e desenvolvimento pessoal e empresarial dos participantes.
Equipe:
Alunos de Graduação:
Docentes:
Técnicos Administrativos:
Nenhum
Alunos de Pós-Graduação:
Outros Usuários:
Renovações de Projetos:
Coordenador do Projeto: JOELMA REZENDE DURAO PEREIRA
Setor: DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA
E-mail Institucional: joelma.duraoufla.br
E-mail Alternativo: jo_duraohotmail.com
Situação de Aprovação: Registrado
Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 24/02/2021 - 18:42:02
Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 19/03/2021 - 12:36:27
Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: 19/03/2021 - 14:36:43
Histórico de Coordenação:
Nenhum histórico de avaliações.
Voltar para "Consultar Projetos de Extensão"
Universidade Federal de Lavras - UFLA
SIG-UFLA - Versão 1.86.2
Créditos