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Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de Avaliações
Informações de Registro

Número de Registro: 132/2021

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: Ações de extensão no parque ecológico do Rio Bonito

Programa de Extensão: (indefinido)

Resumo da Proposta: O projeto tem como objetivo realizar um diagnóstico da situação atual do Parque Ecológico Quedas do Rio Bonito - PEQRB, visando elaborar proposta de ações para a revitalização e ampliação de ações nas suas instalações. Será realizado, nesta etapa do projeto, um diagnóstico das condições ambientais com objetivos de propor ações para restauração ecológica, conservação de solo, prevenção de incêndios e adequação de um plano de manejo, com objetivos de proteger o ambiente natural do local, que é de significativa importância local e regional. Também será realizado um diagnóstico da percepção da comunidade lavrense a cerca do Parque, visando compreender o conhecimento e a relação das pessoas com as atividades de lazer e educação proporcionadas. Por fim, com base nos diagnósticos, será elaborada uma proposta de ações para serem implantadas na unidade, visando proporcionar a maior proteção do ambiente local e também de um melhor aproveitamento do local pela comunidade lavrense, em particular em atividades de lazer e educação ambiental, dentre outras oportunidades.

Área Temática: Meio Ambiente

Instituições Parceiras: Fundação Abraham Kasinski

Número Estimado de Participantes: 5

Locais de Realização: Parque Ecológico Quedas do Rio Bonito, cidade de Lavras e campus do Ufla.

Data de Início: 01/09/2021

Data de Término: 31/08/2025

Justificativa:

O Parque Ecológico Quedas do Rio Bonito é o único espaço do município de Lavras e região que protege ecossistemas locais e possui infraestrutura completa para a visitação, proporcionado atividades de lazer junto à natureza e também possibilidades de atividades culturais e educativas.
A Ufla está em fase de assinatura de um Acordo de Cooperação com a Fundação Abraham Kasinski, gestora do PEQRB, com objetivo de dar apoio, por meio de seu corpo técnico, para a ampliação das oportunidades de atividades educativas e culturais, bem como de propostas de ações para a melhoria dos aspectos ecológicos e de conservação dos ecossistemas locais.

Caracterização dos Beneficiários: Serão beneficiados a população lavrense e de outros municípios da região, por meio da ampliação das oportunidades de atividades culturais e educativas.

Objetivos:

O projeto tem como objetivo apoiar a gestão do PEQRB, no sentido de promover um diagnóstico inicial das necessidades atuais do parque, visando propor ações para sua adequação do ponto de vista ambiental, bem como a ampliação das oportunidades de lazer e cultura junto à natureza.
Na primeira etapa do projeto serão realizados um diagnóstico ambiental, objetivando identificar ações necessárias para promover a adequada proteção dos recursos ambientais do local, bem como um diagnóstico do conhecimento e da percepção da comunidade a respeito do parque.
Nesta fase, já terá início a parceria para pesquisas na área do parque e também será elaborada uma proposta de revitalização do paisagismo nas áreas de uso intensivo.

Metas:

Nesta proposta serão abordadas duas metas:
1. Elaboração de um diagnóstico dos meios físico e biótico do parque, com objetivo de avaliar a adequação ambiental e propor possíveis ações corretivas necessárias, particularmente relativas à prevenção de incêndios, conservação do solo e restauração ecológica.
2. Elaboração de um diagnóstico sobre o conhecimento e percepção da comunidade lavrense sobre o parque, bem como sobre as intenções e atividades realizadas pelos visitantes.

Fundamentação Teórica:

As Unidades de Conservação são definidas pela Lei no 9.985, de 18 de julho de 2000 (SNUC, 2000) como um espaço territorial e seus recursos ambientais, incluindo as águas jurisdicionais, com características naturais relevantes, legalmente instituído pelo Poder Público, com objetivos de conservação e limites definidos, sob regime especial de administração, ao qual se aplicam garantias adequadas de proteção. Esses territórios tem dentre seus objetivos: contribuir para a manutenção da diversidade biológica e dos recursos genéticos; proteger as espécies ameaçadas de extinção; contribuir para a preservação e a restauração da diversidade de ecossistemas naturais; promover a utilização dos princípios e práticas de conservação da natureza no processo de desenvolvimento; proteger paisagens naturais e pouco alteradas de notável beleza cênica; proteger as características relevantes de natureza geológica, geomorfológica, espeleológica, arqueológica, paleontológica e cultural; proteger e recuperar recursos hídricos e edáficos; recuperar ou restaurar ecossistemas degradados; proporcionar meios e incentivos para atividades de pesquisa científica, estudos e monitoramento ambiental; valorizar econômica e socialmente a diversidade biológica e favorecer condições e promover a educação e interpretação ambiental, a recreação em contato com a natureza e o turismo ecológico;
Para que o manejo de uma unidade seja o mais adequado, permitindo atingir os objetivos propostos, a área protegida deve estar ambientalmente adequada. Ainda, para que possa proporcionar os benefícios diretos para a sociedade, como educação e interpretação ambiental, recreação em contato com a natureza e o turismo ecológico, é necessários que a comunidade conheça os propósitos e se envolva efetivamente nas atividades propostas.
No que se refere à proteção dos recursos naturais devem ser observados possíveis danos existentes em um local, oriundos de causas naturais ou antrópicas, a fim de proporcionar meios para a restauração do ecossistema local. A restauração ecológica é definida, de acordo com a Sociedade Internacional de Restauração Ecológica - SER (2004) como o processo de auxílio ao restabelecimento de um ecossistema que foi degradado, danificado ou destruído.
Entre as causas de degradação ambiental que ocorrem podem ser destacados os incêndios e processos erosivos, principalmente aqueles oriundos de ações antrópicas, mesmo que de forma indireta.
Os incêndios causam danos à fauna, à flora e ao solo, provocando muitas vezes perdas irreversíveis. Ações de prevenção são essenciais, tanto àquelas realizadas diretamente no local, quanto às ações educativas dos funcionários, visitantes e proprietários de terras visinhas.
Os danos aos solos, oriundos de ações antrópicas, de modo geral são provenientes de intervenções como obras, estradas e outros usos inadequados. Também a alteração do uso do solo, particularmente em locais de solo frágeis, mais suscetíveis à erosão, podem provocar processos erosivos que culminam com o carreamento do solo para o leito dos cursos d´água, causando assoreamento.
Portanto, para que a unidade protegida consiga atingir todos os objetivos é necessário que a mesma esteja adequada ambientalmente e que a comunidade tenha interesse na visitação para participação em atividades recreativas, educativas e culturais.

Metodologia:

1. A elaboração do diagnóstico dos meios físico e biótico do parque será realizada por meio de um mapeamento baseado em imagens aéreas. Deverão ser delimitadas as diferentes tipologias vegetais, bem como declividade e condições de solo. A partir do mapeamento serão realizadas coletas de dados em campo para corrigir e completar os itens identificados nas imagens. Após a produção do mapa da área serão discutidos com a equipe as possíveis ações corretivas necessárias, particularmente relativas à prevenção de incêndios, conservação do solo e restauração ecológica. Este diagnóstico será também utilizado para discutir aspectos do plano de manejo da unidade de conservação.
2. A elaboração do diagnóstico sobre o conhecimento e percepção da comunidade sobre o parque será realizada por meio de questionário semiestruturado a ser aplicado em amostra da população lavrense representativa dos diversos segmentos que sejam identificados como potenciais usuários do PEQRB. Os visitantes do parque também serão entrevistados visando conhecer as atividades realizadas bem como sobre sua percepção sobre a infraestrutura e atividades propostas.

Impactos na Formação Discente: O desenvolvimento das atividades previstas para os discentes promoverá o desenvolvimento de habilidades e competências vinculadas à atuação de um profissional nas áreas de ecologia, manejo de unidades de conservação, restauração ecológica, geoprocessamento, extensão e educação ambiental, dentre outros.

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: Na área do PEQRB poderão ser desenvolvidas atividades de pesquisa, bem como aulas práticas, nas áreas de ecologia, manejo de unidades de conservação, restauração ecológica, geoprocessamento, extensão e educação ambiental, dentre outros.

Relação com a Sociedade e Impacto Social: A proposta tem relação direta com a sociedade uma vez que os principais propósitos de uma unidade de conservação são a proteção dos recursos naturais, a promoção da educação ambiental e da recreação na natureza, o que impacta diretamente a vida da população.

Resultados Esperados: Elaborar os diagnósticos ambiental e social, do potenciais usuários do parque, para propor ações ambientais, educativas, recreativas, culturais e sociais para a revitalização do PEQRB. Nas etapas posteriores serão planejadas e implantadas as ações propostas.

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação: Como indicadores para acompanhamento e avaliação das atividades serão utilizados: 1. Elaboração e apresentação do diagnóstico ambiental; 2. Elaboração e apresentação do diagnóstico sobre a relação da sociedade com o PEQRB. Para os dois indicadores serão avaliados a elaboração, conclusão e qualidade do diagnóstico apresentado.

Cronograma:

Para o período de 01/09/2021 a 31/12/2021 estão previstas as seguintes atividades:
Setembro/2021: Elaboração do mapa básico da área do parque; Elaboração do questionário e análise da população para a qual será aplicado.
Outubro/2021: Análise de campo para detalhamento do diagnóstico ambiental; Coleta dos dados sobre a percepção e conhecimento da comunidade sobre o parque.
Novembro/2021: Análise dos dados e discussão com a equipe sobre ações corretivas necessárias e sobre propostas de ações potencias para ampliação das atividades no parque.
Dezembro/2021: Finalização do relatórios dos diagnósticos ambiental e social.

Descrição Resumida: O projeto, com objetivos de elaborar diagnóstico dos meios físico e biótico do Parque Ecológico Quedas do Rio Bonito e diagnóstico sobre o conhecimento e percepção da comunidade lavrense sobre o parque, visa propor possíveis ações corretivas necessárias, particularmente relativas à prevenção de incêndios, conservação do solo, restauração ecológica e conservação ambiental, bem como propor atividades educativas, recreativas e culturais.

Equipe:

Alunos de Graduação:

  • ANA JULIA SIDIO - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: 19/01/2023 - Término: 31/12/2023 - Vínculo: Inativo
  • ANA JULIA SIDIO - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: 15/01/2024 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • Andreane Santos - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: 31/12/2023 - Vínculo: Inativo
  • Eliza de Fátima Pereira - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: 03/04/2023 - Vínculo: Inativo
  • Eliza de Fátima Pereira - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: 12/05/2022 - Término: 31/12/2022 - Vínculo: Inativo
  • Paloma Carvalho Diniz - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: 16/01/2022 - Término: 31/12/2021 - Vínculo: Ativo
  • VINICIUS XAVIER NOGUEIRA DOS REIS - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: 31/12/2023 - Vínculo: Inativo
  • Wigor Deivid de Melo Santos - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: 24/01/2022 - Término: 31/12/2021 - Vínculo: Inativo

Docentes:

Nenhum


Técnicos Administrativos:

Nenhum


Alunos de Pós-Graduação:

Nenhum


Outros Usuários:

Nenhum

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:


Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
Nenhuma renovação do projeto de extensão foi cadastrada

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: SORAYA ALVARENGA BOTELHO

Setor: DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS FLORESTAIS

E-mail Institucional: sbotelho[em]ufla.br

E-mail Alternativo: botelhosoraya[em]gmail.com

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 16/08/2021 - 16:49:39

Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 16/08/2021 - 16:52:49

Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: 19/08/2021 - 08:22:22

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • SORAYA ALVARENGA BOTELHO: De 16/08/2021 a 31/08/2023.
  • SORAYA ALVARENGA BOTELHO: De 29/11/2023 em diante.

Histórico de Avaliações
Data/HoraDescrição
16/08/2021 - 16:52:49Projeto de Extensão enviado para a PROEC para aprovação. (LUIS ANTONIO COIMBRA BORGES)
19/08/2021 - 08:22:22Projeto de Extensão foi aprovado pela PROEC e registrado com sucesso. (DANTON DIEGO FERREIRA)
29/11/2023 - 16:48:50A situação do Projeto de Extensão foi alterada pela PROEC de 'Finalizado' para 'Registrado'. (DIEGO FELIPE ALVES DE ALMEIDA)

Universidade Federal de Lavras - UFLA

SIG-UFLA - Versão 1.82.16

Créditos