Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.
Índice:
Número de Registro: 76/2022
Título: Arte, Cultura e Educacao Estética
Programa de Extensão: (indefinido)
Resumo da Proposta: Este projeto de extensão visa a promover, por meio de ações, oficinas, espetáculos, performances de diferentes vertentes, eventos e exposições, expressões artísticas que colaborem para o desenvolvimento sociocultural de (futuros) professores, bem como de interessados da comunidade acadêmica e externa. O referido projeto dialoga com grupos de pesquisas “identidades do docente de línguas” (IDOLIN) e literatura, linguagem, tradução intersemiótica e formação docente (Intersignos), respectivamente coordenados pelas professoras Tania R.S. Romero e Dalva de Souza Lobo, as quais desenvolvem pesquisa nas temáticas ligadas a arte, cultura e formação docente.
Área Temática: Cultura
Instituições Parceiras: Não definido
Número Estimado de Participantes: 30
Locais de Realização: Campus da Universidade. Adicionalmente, se utilizará meios de comunicação virtual ou remotos. A veiculação será feita a partir da UFLA.
Data de Início: 21/11/2022
Data de Término: 20/11/2024
Justificativa:
A distância geográfica de grandes centros urbanos do país dificulta o acesso a manifestações culturais diversas. Apesar disso, o contexto universitário congrega talentos e conhecimentos multifacetados e com rico potencial pouco explorado que podem contribuir para o desenvolvimento sociocultural a partir de uma educação estética que contemple tanto a comunidade acadêmica, quanto a extra-acadêmica. Além disso, considera-se a dimensão artístico-cultural fundamental para a formação dos sujeitos sociais, e que se configura também pela articulação entre ensino, pesquisa e a extensão. Nessa esteira, a possibilidade de acesso e difusão de diversas e diferentes formas de expressão artística e cultural se mostra fundamental para se participar e agir no mundo. Consequentemente, é premente que conhecimentos e práticas artísticas e culturais diversas complementem a formação acadêmica e profissional, sem perder de vista a dimensão humana, a ética e a estética nelas implicada.
Caracterização dos Beneficiários: O beneficiário imediato é a comunidade acadêmica, ou seja, graduandos, pós-graduandos, pesquisadores, técnicos administrativos e professores. Entretanto, dada a caracterização do projeto, interessados fora da comunidade acadêmica podem participar e se beneficiar das ações propostas, já que essas são alimentadas e realizadas na e por meio da interação com diversos saberes e práticas culturais e artísticas.
Objetivos:
Geral: promover o desenvolvimento sociocultural a partir de uma educação estética. Os objetivos específicos são: (a) difundir expressões artísticas e culturais; (b) refletir sobre o papel da cultura e da arte no desenvolvimento humano, acadêmico e profissional; (c) conhecer diferentes expressões artísticas e culturais; (d) desenvolver competência social, artística e cultural.
Metas: As metas são: (a) Realizar oficinais e interações para desenvolvimento artístico e cultural da comunidade acadêmica e local; (b) Realizar eventos, apresentações, exposições e manifestações artísticas e culturais; (c) Promover e difundir expressões artísticas na comunidade acadêmica e na cidade; (d) Desenvolver pesquisa sobre a relação entre a arte e o desenvolvimento humano, acadêmico e profissional.
Fundamentação Teórica:
O desenvolvimento artístico e cultural, calcado em um entendimento plural da sociedade, tem sido uma demanda formativa para inserção em contextos locais e globais em nossos tempos. Sendo essa uma premência atual de ações educativas para todas as áreas de conhecimento, a questão é ainda mais relevante para futuros educadores e profissionais (SILVA e MONTEIRO, 2019). Tal perspectiva alinha-se a documentos oficiais tais como a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017), bem como a tendências teórico-práticas contemporâneas discutidas por educadores nacionais, tais como Celani (2004), Moita Lopes (2008), Paiva (2013), Cruvinel e Gimenez (2016) e internacionais que enfocam aspectos do desenvolvimento identitário do professor em cenários inter e multiculturais (BLOCK, 2010; KRAMSCH, 2012; NORTON, 2013; WONG e HYLAND, 2017). Caminha-se, ademais, nos passos de teorias vygotskianas do desenvolvimento humano, segundo as quais a aprendizagem e a própria constituição dinâmica da pessoa se dão dialeticamente por meio de e na interação social (ROMERO, 2010, 2020; LANTOLF e THORNE, 2006). Decorre daí que, ao se enriquecer o contexto social e acadêmico, subsidiado por discussões multimodais, inter e multiculturais, especialmente com oportunidades reais e significativas de interação, há possibilidades aumentadas de transformação conceitual e prática do futuro profissional. Nesse viés, o objetivo de nosso projeto é promover eventos, encontros e oportunidades de interação artístico-culturais que sejam construídos colaborativamente. Será, portanto, um projeto com foco em construção conjunta e crítica de conhecimentos por meio de interação com diferentes saberes e práticas artísticas e culturais.
Metodologia:
O enfoque metodológico alicerça-se na pesquisa crítico-colaborativa (MAGALHÃES e FIDALGO, 2017), segundo a qual o ser humano se desenvolve na interação, por meio da linguagem própria de cada comunidade, respeitando as diferenças culturais locais e globais. As linguagens organizam as relações dialéticas, provocando transformações em si e no outro, gerando parceria e investigações conjuntas. Inicialmente serão planejadas ações, com foco semestral em diferentes formas de expressão artística (canto, teatro, pintura, escultura, performances, danças etc). Em seguimento ao planejamento semestral, será feita chamada dentro da comunidade acadêmica e na região para participantes, que terão reuniões e, se necessário, oficinas para que as realizações sejam apraesentadas em eventos específicos e difundidas.
Impactos na Formação Discente:
Alargar a visão de mundo; conscientizar-se sobre diferentes formas de expressão artística, perspectivas e culturas diversas; compreendendo-as e respeitando-as, desenvolver competência cultural. Cabe ressaltar que esses impactos são esperados não somente no âmbito da formação dos discentes, mas também de toda a comunidade acadêmica e extra-acadêmica, considerando, inclusive, os alcançados pelas mídias.
Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: Este projeto de extensão está diretamente ligado ao grupo de Pesquisa “Identidades do Docente de Línguas”, registrado no CnPQ. e ao Grupo de Pesquisa “Intersignos” já mencionado acima, também registrado no CnPQ. Estando, ambos, também inseridos em disciplinas e pesquisas que vêm sendo ou foram desenvolvidas nos Programas de Pós-Graduação em Educação e Letras, resultando em publicações diversas.
Relação com a Sociedade e Impacto Social: Uma sociedade que se pretende plural precisa compreender, respeitar e refletir sobre o diverso, sobre as distintas maneiras de agir e expressar do ser humano de modo a promover a ética, a estética e a cultura de forma democrática. Assim, esse projeto visa a, mediante as ações propostas, promover essas metas, de modo a contribuir para a transformação do conhecimento e das práticas sociais internas à comunidade acadêmica e regionalmente.
Resultados Esperados:
Gerar mais conhecimentos sobre arte e culturas; Promover alargamento da consciência cultural; Desenvolver competência artística e cultural de modo a promover a dimensão ética e a estética consideradas em tal competência. Incentivar desenvolvimento de pesquisas sobre impactos de encontros e conhecimentos artísticos e culturais na construção identitária do acadêmico e profissional; Divulgar de pesquisas sobre identidades; culturas, estética e artes Realizar publicações resultantes das pesquisas.
Indicadores de Acompanhamento e Avaliação:
Comentários e sugestões nas redes sociais; Adesão de voluntários e interessados em participar do projeto; Avaliações dos participantes a cada semestre; Participação em congressos e eventos locais, regionais, nacionais e internacionais; Publicações em livros e periódicos da área.
Cronograma: No primeiro mês serão concentrados planejamentos sobre as expressões artísticas a serem enfocadas a cada semestre, as necessidades de material físico, humano e de veiculação. No mês seguinte, será feito um levantamento de potenciais talentos e saberes na comunidade acadêmica e na região. No terceiro, quarto e quinto mês o enfoque será na preparação para apresentação em eventos pertinentes. Ao final de cada etapa serão realizados eventos para cada expressão artística enfocada, ou grupos delas. Concomitantemente e até a finalização do Projeto serão desenvolvidas pesquisas que culminem em apresentações em congressos e publicações em revistas e livros da área de humanas e da linguística aplicada.
Descrição Resumida: O projeto busca promover e difundir talentos, saberes e conhecimentos sobre diferentes formas de expressão artístico-cultural visando a educação estética. A realização será feita mediante interações e eventos com artistas experientes e/ou em desenvolvimento da UFLA e região. As realizações gerarão estudos, pesquisa e divulgação acadêmica em eventos nacionais e internacionais, além de publicações em revistas científicas da área de humanas, linguística aplicada, literatura e performances.
Equipe:
Alunos de Graduação:
Docentes:
Técnicos Administrativos:
Nenhum
Alunos de Pós-Graduação:
Outros Usuários:
Renovações de Projetos:
Coordenador do Projeto: TANIA REGINA DE SOUZA ROMERO
Setor: DEPARTAMENTO DE ESTUDOS DA LINGUAGEM
E-mail Institucional: taniaromeroufla.br
E-mail Alternativo: taniaromerouol.com.br
Situação de Aprovação: Registrado
Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 04/11/2022 - 07:56:48
Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: Nenhuma
Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: Nenhuma
Histórico de Coordenação:
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Universidade Federal de Lavras - UFLA
SIG-UFLA - Versão 1.83.1
Créditos