UFLA SIG

Sistema Integrado de Gestão
SGV - Superintendência de Governança/Reitoria
DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação

Exibir Projeto de Extensão

Ajuda

Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de Avaliações
Informações de Registro

Número de Registro: 19/2023

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: Boletins de qualidade do ar na cidade de Lavras-MG: Integração universidade e sociedade para melhoria da qualidade de vida

Programa de Extensão: (indefinido)

Resumo da Proposta: O objetivo do presente trabalho é desenvolver uma análise e diagnóstico de focos de incêndio, bem como áreas queimadas no perímetro urbano do município de Lavras-MG. Esta análise será realizada através do estudo de dados durante o período na qual existirem dados referentes a denúncias, disponibilizados pela secretaria de meio ambiente do município. A análise levará em consideração ao ano, bairro, logradouro, bem como indicação se a ocorrência foi registrada em período úmido ou seco do bioma em que se encontra a cidade, considerando um recorte espacial na qual a cidade está inserida. O trabalho terá como principal objetivo o diagnóstico dos focos de incêndio através da produção de mapas de focos de incêndio a partir de dados obtidos do banco de dados de queimadas do INPE bem como dados oriundos das denúncias obtidas pela secretaria de meio ambiente. Os resultados auxiliarão na identificação do aumento de focos de incêndio no período seco bem como identificar os bairros com maiores ocorrências e suas causas.. Os mapas de uso e cobertura da terra poderão auxiliar no entendimento das causas dos focos.

Área Temática: Meio Ambiente

Instituições Parceiras:

Universidade Federal de Lavras (UFLA);
Prefeitura municipal de Lavras-MG.

Número Estimado de Participantes: 29

Locais de Realização:

Laboratórios de informática da UFLA;
Laboratórios de prospecção da UFLA;
Laboratório de Microscopia da UFLA;
Laboratório de poluição do ar da UFLA;
Instalações da Prefeitura Municipal de Lavras.

Data de Início: 01/03/2023

Data de Término: 01/03/2033

Justificativa:

A presente pesquisa se justifica nas necessidades emergentes de ações que visem melhoria das condições ambientais, tais como qualidade do solo, água e ar. Quanto a este último elemento, a qualidade do ar é um tema prioritário do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e está inserido no âmbito da Agenda Nacional de Qualidade Ambiental Urbana. Vale lembrar que um dos objetivos do MMA é a promoção de diferentes ações para melhoria da gestão bem como qualidade do ar no país.
Uma das ações para atingir este objetivo foi a criação da Rede Nacional de Monitoramento e o Sistema Nacional de Monitoramento da Qualidade do Ar que visa prover estações de monitoramento de qualidade do ar aos estados que ainda não dispõem de monitoramento. Em busca de aplicar os esforços para obtenção de melhores resultados nesta temática, algumas cidades obtiveram através de recursos próprios suas estações para monitoramento da qualidade do ar.
No caso do Estado de Minas Gerais, temos como exemplo cidades como Paracatu, Pirapora, Conceição de Mato Dentro, Betim, Jardim das Alterosas, Brumadinho entre outras. Essas ações, além de ajudarem o programa nacional, auxiliam diretamente em ações para melhoria da qualidade de vida da população. Lavras, cidade de médio porte, possui sua economia baseada em atividades agroindustriais além de atividades extrativistas, sendo elas majoritariamente minerais.
Este tipo de extração pode promover aumento dos índices de poluição do ar, em especial quanto aos particulados. Diante o exposto, a presente pesquisa visa a colaboração da UFLA com a Prefeitura Municipal de Lavras para monitoramento da qualidade do ar visando a criação de um boletim mensal da qualidade do ar bem como dos focos de incêndio.

Caracterização dos Beneficiários:

A presente proposta visa beneficiar diretamente a sociedade lavrense, seguido da comunidade acadêmica da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Os munícipes da cidade de Lavras poderão ter acesso aos focos de incêndio através de boletins mensais. Essas ações, junto com um programa de conscientização, farão com que a população tenha maior conhecimento sobre focos de incêndio em perímetro urbano, seus riscos e ações para evitar e mitigar seus efeitos (diretos e indiretos).
Quanto a comunidade acadêmica da UFLA, esta será beneficiada através da possibilidade de utilização dos dados do boletim para para produção de artigos científicos, correlação dos dados para estudos multidisciplinares com informações de diferentes áreas (como da saúde), criação de novas disciplinas e complementação de informações de disciplinas já ministradas bem como participação de núcleos de estudo, pesquisa e extensão nas ações ligadas a esta proposta.

Objetivos: A presente pesquisa visa a colaboração da UFLA com a Prefeitura Municipal de Lavras para monitoramento da qualidade do ar, visando a criação de um boletim mensal da qualidade do ar, bem como dos focos de incêndio.

Metas: A presente pesquisa tem como meta a determinação dos focos de incêndio no perímetro urbano da cidade de Lavras-MG, identificando a correlação dos focos com as estações do ano bem como identificando possíveis correlações entre os casos e as condições climáticas e locais de cada foco. Tendo em vista a potencialidade de emprego desses dados por outras áreas do conhecimento, com estes dados, será realizado um boletim mensal para divulgação dos dados para a população.

Fundamentação Teórica: Queimadas e incêndios podem ocorrer de diferentes formas, sendo estes classificados na literatura como eventos que podem ocorrer de forma natural, antropogênicas acidentais e intencionais. As queimadas em perímetro urbano são compostas pelas três classificações apresentadas. Em geral, estas queimadas ocorrem por motivos como descontrole de queimadas controladas, previstas em legislação para finalidades agrícolas, além de ações irregulares e criminosas como instrumento para limpeza de terrenos, restos de corte e poda de vegetação, bem como queima de resíduos sólidos. A origem desses eventos estão diretamente correlacionadas ao etnoconhecimento, em especial a sabedoria popular sobre a utilização do fogo, educação ambiental e falta de fiscalização efetiva

Metodologia:

A presente proposta será desenvolvida através de levantamentos de dados registrados pela secretaria municipal de meio ambiente do município de Lavras-MG bem como a unidade local do corpo de bombeiros. Visando melhorar a obtenção de registros, será proposto a criação de um canal de denúncias para aumentar a coleta de registros. Após coleta dos pontos, será realizado um mapeamento através de georeferenciamento visando identificar os pontos levando em consideração o ano, mês do registro, o bairro e logradouro. Posteriormente esses dados serão correlacionados com informações socioeconômicas da região. Estes pontos serão implementados em um software de avaliação de movimentação de massas de ar para melhor entendimento do efeito dos focos na distribuição de poluentes (fumaça, fuligem e particulados) na cidade de Lavras-MG.
Mensalmente estes dados serão reportados através de boletins divulgados pela Prefeitura municipal de Lavras e por redes sociais dos grupos de estudo e extensão envolvidos na presente pesquisa. Atividades de divulgação também serão realizadas em ambientes públicos e escolas municipais.

Impactos na Formação Discente: Incêndios em ambientes rurais e urbanos, sendo estes naturais ou não, são temáticas abordadas em diferentes cursos de formação superior da Universidade Federal de Lavras (UFLA). O desenvolvimento da presente proposta permite uma proximidade entre as atividades teóricas abordadas em disciplinas com a situação real, diariamente e fretado pela população. Essa ação de curricularização da extensão sob esta temática permitirá aos discentes um olhar crítico sobre as causas dos focos de incêndio e seus impactos. Com as ações de pesquisa novos grupos de estudo, pesquisa e extensão poderão ser criados para desenvolvimento de atividades direta e indiretamente ligadas às ações oriundas desse projeto.

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: A proposta apresentada possui uma elevada permeabilidade entre as ações de ensino, pesquisa e extensão.

Relação com a Sociedade e Impacto Social: É de fundamental importância que uma universidade com o prestígio e reconhecimento da UFLA promova constante retorno à sociedade através de ações extensionistas. Essas ações se tornam mais importantes diante um cenário na qual a cidade de Lavras se encontra. Sendo uma cidade de médio porte (com população acima de 100 mil habitantes), Lavras apresenta um acelerado crescimento populacional e de ocupação urbana, gerando diversos impactos ambientais. Somado às atividades industriais, a cidade apresenta hoje uma série de problemas que não são devidamente investigados, tais como diagnóstico das queimadas bem como o seu efeito na qualidade de vida da população. Algumas das atividades ocorrem a poucos metros de grandes centros comerciais e residenciais, à luz do dia. O baixo número de denúncias apresentado pela secretaria de meio ambiente do município não condiz com os casos observados diariamente, em especial entre os meses de junho e outubro. Dessa forma, é possível entender que não apenas existem falhas nas políticas públicas de combate e prevenção das queimadas, mas também uma cultura de normalização e aceitação das queimadas. Diante o exposto, a presente proposta se faz necessária como um mecanismo de alerta e educação para a população. Além das ações de informação, através da divulgação de boletins informativos mensais, serão realizadas ações educativas em escolas e ambientes públicos para conscientização da população quanto às queimadas e seus efeitos. Espera-se que o impacto social das ações citadas promovam um aumento da conscientização populacional bem como uma futura redução dos focos de queimadas a médio e longo prazo. Além disso, a população poderá se aproximar de ações de pesquisa e extensão da UFLA, entendendo seu papel no desenvolvimento da cidade e região.

Resultados Esperados: Espera-se que com o presente projeto a sociedade possa entender melhor o efeito das queimadas em perímetro urbano bem como se atentar às questões legais e ambientais, tais como normas de queimadas controladas, impactos direto e indireto, formas de evitar e mitigar focos de queimadas.

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação: Entende-se que o indicador mais eficiente para a presente proposta é a elaboração de boletins que indiquem para a população os dados de queimadas em cada mês.

Cronograma:

2022 - Obtenção de dados, processamento e desenvolvimento de diagnóstico e divulgação dos dados referentes a focos de incêndio;
2023 - Obtenção de dados, processamento e desenvolvimento de diagnóstico e divulgação dos dados referentes a focos de incêndio;
2024 - Obtenção de dados, processamento e desenvolvimento de diagnóstico e divulgação dos dados referentes a focos de incêndio. Debate popular sobre as ações do projeto;
2025 - Obtenção de dados, processamento e desenvolvimento de diagnóstico e divulgação dos dados referentes a focos de incêndio;
2026 - Obtenção de dados, processamento e desenvolvimento de diagnóstico e divulgação dos dados referentes a focos de incêndio;
2027- Obtenção de dados, processamento e desenvolvimento de diagnóstico e divulgação dos dados referentes a focos de incêndio. Debate popular sobre as ações do projeto;
2028 - Obtenção de dados, processamento e desenvolvimento de diagnóstico e divulgação dos dados referentes a focos de incêndio;
2029 - Obtenção de dados, processamento e desenvolvimento de diagnóstico e divulgação dos dados referentes a focos de incêndio;
2030 - Obtenção de dados, processamento e desenvolvimento de diagnóstico e divulgação dos dados referentes a focos de incêndio. Debate popular sobre as ações do projeto;
2031 - Obtenção de dados, processamento e desenvolvimento de diagnóstico e divulgação dos dados referentes a focos de incêndio;
2032 - Obtenção de dados, processamento e desenvolvimento de diagnóstico e divulgação dos dados referentes a focos de incêndio;
2033 - Obtenção de dados, processamento e desenvolvimento de diagnóstico e divulgação dos dados referentes a focos de incêndio. Debate popular sobre as ações do projeto;

Descrição Resumida: O presente projeto visa o desenvolvimento de uma ação extensionista cujo propósito é incentivar a pesquisa desenvolvimento e divulgação de ações que visem o diagnóstico e divulgação de informações relacionadas aos focos de incêndio em perímetro urbano da cidade de Lavras-MG

Equipe:

Alunos de Graduação:

Nenhum


Docentes:

  • SAULO ROCHA FERREIRA - Início: 01/03/2023 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • MARCELO VIEIRA DA SILVA FILHO - Início: 01/03/2023 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Técnicos Administrativos:

Nenhum


Alunos de Pós-Graduação:

  • ARTHUR BOARI - Tipo: Voluntário - Início: 08/02/2023 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • FABRÍCIO REZENDE FONTENELLE - Tipo: Voluntário - Início: 08/02/2023 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Outros Usuários:

  • a - Início: 08/02/2023 - Término: 08/02/2023 - Vínculo: Inativo

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:


Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
Nenhuma renovação do projeto de extensão foi cadastrada

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: SAULO ROCHA FERREIRA

Setor: DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA

E-mail Institucional: saulo.ferreira[em]ufla.br

E-mail Alternativo: ferreira.sr[em]hotmail.com

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 08/02/2023 - 16:05:06

Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 16/03/2023 - 15:58:57

Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: Nenhuma

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • SAULO ROCHA FERREIRA: De 27/01/2023 em diante.

Histórico de Avaliações
Data/HoraDescrição
16/03/2023 - 15:58:57Projeto de Extensão aprovado pelo Chefe de Departamento e enviado para o Colegiado de Extensão para aprovação. (RAFAEL FARINASSI MENDES)
23/03/2023 - 15:03:59Projeto de Extensão registrado. Número de registro: 19/2023 (LEONARDO SCHIASSI)

Universidade Federal de Lavras - UFLA

SIG-UFLA - Versão 1.86.2

Créditos