Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.
Índice:
Número de Registro: 41/2024
Título: BRINQUEDOTECA UNIVERSITÁRIA DO CURSO DE PEDAGOGIA: FORMAÇÃO DOCENTE COMPROMETIDA COM OS BRINCARES
Programa de Extensão: (indefinido)
Resumo da Proposta: O projeto Brinquedoteca Universitária do Curso de Pedagogia: Formação docente comprometida com os Brincares tem com objetivo oportunizar uma formação inicial e continuada de professores/as comprometidas com os brincares e com o desenvolvimento da criança, da infância e da cultura infantil. Busca potencializar a articulação entre teoria e prática no percurso da formação docente, privilegiando práticas pedagógicas que favoreçam o protagonismo infantil e processos de ensino e de aprendizagem mais qualitativos. O projeto conta com atendimento no espaço da brinquedoteca do Curso de Pedagogia à grupos escolares envolvendo crianças de 1 a 10 anos. O atendimento é realizado por estudantes e docentes do Curso de Pedagogia, por meio da organização e desenvolvimento de atividades brincantes, tendo como princípio a articulação entre a teoria e a prática na atuação do pedagogo. O projeto conta ainda, com momentos de formação destinados à docentes das redes públicas e particulares do Município de Lavras e região, numa perspectiva de aproximação entre a universidade e a escola.
Área Temática: Educação
Instituições Parceiras: Escolas da rede pública e privada do Município de Lavras e Região; Curso de Pedagogia e demais licenciaturas; Mestrado profissional em Educação
Número Estimado de Participantes: 1000
Locais de Realização: Brinquedoteca do Curso de Pedagogia da UFLA
Data de Início: 30/01/2023
Data de Término: 31/12/2026
Justificativa: A Brinquedoteca nos cursos de formação de professores e Pedagogos está em consonância com o Art. 61 da Lei de Diretrizes e Bases para a Educação Nacional – LDBEN 9394/96, a qual destaca queA formação de profissionais da educação, de modo a atender aos objetivos dos diferentes níveis e modalidades de ensino e às características de cada fase do desenvolvimento do educando, terá como fundamentos: a associação entre teorias e práticas, inclusive mediante a capacitação em serviço; aproveitamento da formação e experiências anteriores em instituições de ensino e outras atividades. (BRASIL, 1996, P.26).O desenvolvimento de projetos que envolvam os brincares ou ainda a brinquedoteca está pautada nas exigências postas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia/2007, a qual determina que sejam criados, ainda na formação docente pela Instituição de Educação Superior, espaços e ações que cercam o brincar, seja por meio de brinquedotecas ou afins.
Caracterização dos Beneficiários: Busca potencializar a articulação entre teoria e prática no percurso da formação inicial e continuada de docentes privilegiando práticas pedagógicas que favoreçam o brincar, o protagonismo infantil e processos de ensino e de aprendizagem mais qualitativos.- Realizar atendimentos periódicos de grupos escolares de 2 a 6 anos (crianças e docentes); e de crianças da comunidade de 2 a 6 anos acompanhados de seus familiares ao espaço da Brinquedoteca de forma que possam ter contatos com propostas diversificadas envolvendo o brincar.- Estreitar a relação universidade-escola-comunidade por meio de ações realizadas pela/na Brinquedoteca, potencializado o diálogo entre esses diferentes espaços formativos, bem como pela articulação ensino-pesquisa-extensão.
Objetivos: Busca potencializar a articulação entre teoria e prática no percurso da formação inicial e continuada de docentes privilegiando práticas pedagógicas que favoreçam o brincar, o protagonismo infantil e processos de ensino e de aprendizagem mais qualitativos.- Realizar atendimentos periódicos de grupos escolares de 2 a 6 anos (crianças e docentes); e de crianças da comunidade de 2 a 6 anos acompanhados de seus familiares ao espaço da Brinquedoteca de forma que possam ter contatos com propostas diversificadas envolvendo o brincar.- Estreitar a relação universidade-escola-comunidade por meio de ações realizadas pela/na Brinquedoteca, potencializado o diálogo entre esses diferentes espaços formativos, bem como pela articulação ensino-pesquisa-extensão.
Metas:
- Ampliar o espaços brincantes no contexto da UFLA e da comunidade Lavrense - Potencializar a formação docente comprometida com os brincares e a infância - Fortalecer a produção de conhecimento acerca da formação docente, o brincar e sua estreita relação com o desenvolvimento infantil e a infância.
Fundamentação Teórica: A presença da Brinquedoteca no curso de Pedagogia, revela-se um campo fértil para a promoção de uma formação docente que se comprometa com o desenvolvimento infantil e com o brincar. Revela-se, ainda, um espaço em que a criança, suas necessidades formativas e experiências relacionadas ao brincar ganham destaque, dando sentido e redirecionamento à formação docente no âmbito da graduação e para além dele.A Brinquedoteca enquanto laboratório de práticas pedagógicas busca ampliar as ações desenvolvidas na formação de educadores, sobretudo de futuras pedagogas, possibilitando experiências formativas que oferecem e viabilizam uma formação comprometida com os brincares. Partindo da ideia que só se aprende a brincar brincando não só para as crianças, mas também as futuras professoras, o espaço da brinquedoteca universitária oferece conhecimento acerca da cultura infantil e experiências com elementos lúdicos estabelecendo uma articulação teórica e prática, constituindo-se em uma intervenção formativa verdadeiramente comprometida com as infâncias e orientadas pelo/para o brincar.No campo da formação docente, não se pretende oferecer modelos ou caminhos prontos, mas provocar reflexões e oportunidades de atuação que levem criativamente e criticamente futuras educadoras a construírem e desenvolverem práticas pedagógicas comprometidas com a qualidade da educação infantil, com as linguagens expressivas da criança e com o brincar.Entendemos, apoiados em estudos de Vigotski (1984), Leontiev (2006), Gobbi e Pinazza (2014) Kishimoto (1996) que o brincar é fundamental para o desenvolvimento infantil e promoção da infância. É brincando que a criança se desenvolve nos aspectos físicos, psicológicos, emocionais e sociais, ampliando o conhecimento de si e do mundo que a cerca. Entendido como um direito e como atividade principal da criança (Leontiev, 2006), o brincar provoca o desenvolvimento da imaginação, da identidade e do protagonismo infantil. Nessa perspectiva, tratar desse tema na formação docente faz-se necessário para a promoção das interações e desenvolvimento da criança no e pelo brincar.
Metodologia: As ações contarão com encontros de formação em parceria com o projeto Oficina do Brincar tendo como público alvo estudantes do Curso de Pedagogia para atuação no espaço da Brinquedoteca do Departamento. Após a participação no curso de formação, os estudantes atuarão nas ações de estudo, planejamento, organização e desenvolvimento de práticas pedagógicas envolvendo os brincares, contemplando as diferentes linguagens infantis. Os estudantes serão responsáveis, ainda, juntamente com a coordenação do projeto pelo acompanhamento do agendamento às escolas para visitação, atendimento à comunidade, divulgação das atividades realizadas na brinquedoteca e manutenção do site numa perspectiva de formação continuada para professores/as das redes públicas e particulares interessados nos temas afetos ao brincar. As ações contarão ainda com momento de formação docente promovidas pela equipe da Brinquedoteca tanto para os estudantes da Pedagogia quanto para professores das redes públicas e particulares interessados em ampliar os estudos e práticas pedagógicas que envolvam o brincar. As ações formativas poderão contar ainda com especialistas convidados para somar as discussões e práticas brincantes. O acompanhamento e registro serão contínuos por meio de imagens, filmagens e registros escritos pelos participantes e coordenação do projeto, buscando apreender não só o público atendido, mas ações realizadas, os resultados das intervenções e possíveis necessidades e demandas a serem cuidadas em outras ações. Os registros permitirão a avaliação processual do projeto e, ao mesmo tempo, possíveis reorganizações de rotas e novos encaminhamentos
Impactos na Formação Discente: As experiências e vivências empreendidas no projeto permitem aos discentes a ampliação e fortalecimento da formação profissional em uma perspectiva humana, ética, estética e política, aprofundando os conhecimentos profissionais daqueles que atuam com crianças no contexto da escola - sala de aula ou espaços educadores, de forma respeitosa e comprometida com o desenvolvimento do outro de forma qualitativa e lúdica.
Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: As ações da Brinquedoteca PED/UFLA tiveram início no ano de 2017, tendo como premissa o desenvolvimento de ações pautadas no tripé ensino, pesquisa e extensão. Sob a coordenação da Professora Francine de P. Martins Lima e articulados às atividades do Grupo de Pesquisa sobre a formação docente e práticas Pedagógicas – FORPEDI, no que se refere às questões de ensino, as ações da brinquedoteca articulam-se com componentes curriculares que dialogam diretamente com o desenvolvimento infantil e linguagens expressivas na infância, além de outros componentes que dão suporte ao entendimento da ação pedagógica no contexto da educação básica diretamente articulada com questões afetas ao brincar. No que se refere à pesquisa, a ações desenvolvidas permitem a investigação e qualificação de questões que cercam o brincar, a criança e a infância, numa dimensão potencializadora de elaboração de conhecimentos profissionais a partir de elaborações e investigações teóricas (realizadas na graduação e pós-graduação) emergindo a produção de novos conhecimentos. Já no que tange à dimensão extensionista, a brinquedoteca permite a articulação entre a universidade e a escola, numa perspectiva formativa para as futuras professoras e com o contato real com as crianças da comunidade, de qualificação da formação das professoras da educação básica e na veiculação dos conhecimentos produzidos que se estendem à comunidade em forma de práticas e provocações brincantes.
Relação com a Sociedade e Impacto Social: Na medida em que atuamos com a formação de futuros professores e professores experientes, no contexto da graduação e da escola, assim como com as crianças da comunidade beneficiamos a todos com experiências formativas que permitem a ampliação da visão de mundo, de si e do outro na relação objetiva e subjetiva das ações ofertadas pelo projeto em tela. Aos discentes promovemos uma formação colada com a realidade; aos docentes da educação básica, a oportunidade de ressignificação dos conhecimentos e práticas que cercam o brincar e para as crianças, a oportunidade de vivências qualitativas envolvendo o brincar nas suas diferentes formas. Tal interlocução favorece o fortalecimento das práticas educadoras para a comunidade - dentro e fora da escola.
Resultados Esperados: Espera-se que ao final do Projeto: - Os/as Estudantes do Curso de Pedagogia possam reconhecer a importância de práticas pedagógicas que considerem o brincar como linguagem primordial para o desenvolvimento infantil, reconhecendo ainda os ganhos da potencialização de espaços e tempos brincantes para a promoção da infância, bem como a necessária articulação teoria e prática para o desenvolvimento de práticas pedagógicas de maior qualitativas; Que os docentes das redes públicas e particulares de Lavras e região possam reconhecer a Brinquedoteca do Curso de Pedagogia como um espaço de formação continuada, ampliando seus conhecimentos sobre as práticas pedagógicas comprometidas com o brincar e a infância. Que a interlocução e aproximação universidade escola estejam mais consolidadas, numa perspectiva de necessária parceria para o avanço dos processos formativos desempenhados pelas diferentes instâncias formativas. Que as crianças da comunidade possam ter experimentado diferentes possibilidades que cercam o brincar e as linguagens expressivas infantis.
Indicadores de Acompanhamento e Avaliação:
O acompanhamento e registro serão contínuos por meio de imagens, filmagens e registros escritos pelos participantes e coordenação do projeto, buscando apreender não só o público atendido, mas ações realizadas, os resultados das intervenções e possíveis necessidades e demandas a serem cuidadas em outras ações. Os registros permitirão a avaliação processual do projeto e, ao mesmo tempo, possíveis reorganizações de rotas e novos encaminhamentos- Serão consideradas ainda com indicadores: -Número de ações realizadas por mês/semestre/ano; - Número de atendimentos por ação; - Número de formações de professores - inicial e continuada - realizadas - Parcerias estabelecidas - Produção de conhecimento e práticas pedagógicas envolvendo a temática do projeto - participação em eventos, trabalhos apresentados; produções - artigo, TCCs, capítulos de livros, documentos orientadores etc; - Articulações com a graduação e pós-graduação;
Cronograma: Janeiro de 2023 a dezembro de 2026 – Formação teórico e prática dos brincantes, alunos da graduação, participantes do projeto -Janeiro de 2023 a dezembro de 2026 – Atendimento à grupos escolares e comunidade por meio do desenvolvimento de ações brincantes no espaço da brinquedoteca da UFLA; fevereiro de 2023: Divulgação das ações desenvolvidas ao longo de 2018 na Brinquedoteca – Divulgação em Congressos e eventos da área de educação; Outubro de 2023;2024;2025;2026 – Organização de ação /evento comemorativo de aniversário da Brinquedoteca. fevereiro 2023 a dezembro de 2026: Formação para docentes da rede pública e particular – Encontros Periódicos (no mínimo uma vez ao Semestre); Julho e janeiro de 2023 a 2026: Avaliação processual do Projeto - Elaboração de relatório semestral; Dezembro de 2026: Elaboração de relatório final do projeto.
Descrição Resumida: O projeto Brinquedoteca Universitária do Curso de Pedagogia: Formação docente comprometida com os Brincares tem com objetivo oportunizar uma formação inicial e continuada de professores/as comprometidas com os brincares e com o desenvolvimento da criança, da infância e da cultura infantil. O projeto conta com atendimento às crianças da comunidade e com momentos de formação destinados à docentes.
Equipe:
Alunos de Graduação:
Nenhum
Docentes:
Técnicos Administrativos:
Alunos de Pós-Graduação:
Outros Usuários:
Renovações de Projetos:
Coordenador do Projeto: FRANCINE DE PAULO MARTINS LIMA
Setor: DEPARTAMENTO DE GESTÃO EDUCACIONAL, TEORIAS E PRÁTICAS DE ENSINO
E-mail Institucional: francine.limaufla.br
E-mail Alternativo: francinedepaulouol.com.br
Situação de Aprovação: Registrado
Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 30/01/2023 - 17:07:05
Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 30/01/2023 - 17:19:36
Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: Nenhuma
Histórico de Coordenação:
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SIG-UFLA - Versão 1.86.2
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