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Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de Avaliações
Informações de Registro

Número de Registro: 39/2023

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: A Compostagem como Estratégia para a Gestão de Resíduos Sólidos

Programa de Extensão: (indefinido)

Resumo da Proposta: Diariamente, dezenas de milhões de toneladas de resíduos sólidos são destinadas a aterros e lixões por todo o país. Aproximadamente 50% desse montante é composto por matéria orgânica, que possui a particularidade de poder ser reciclada por meio de processos como a compostagem, contribuindo assim com a redução dos passivos ambientais das formas de disposição final habitualmente empregadas. A compostagem termofílica é um processo biológico aeróbico de degradação de matéria orgânica que ocorre naturalmente e cujo produto, designado por composto, pode ser utilizado como corretor de solos, adubo orgânico e, também, auxiliando na recuperação de sólidos pobres ou deteriorados. Nesse sentido, o presente projeto tem por objetivo estimular escolas e estabelecimentos comerciais de Lavras/MG a implementarem a gestão de resíduos sólidos, capacitando professores e funcionários com conhecimentos técnicos sobre a separação de resíduos orgânicos e o processo de compostagem. Com esta iniciativa, pretende-se demonstrar o elevado potencial que tais estabelecimentos têm, tanto na prevenção da produção de resíduos, quanto nas emissões de gases de efeito estufa (provenientes da decomposição dos resíduos orgânicos em condições anaeróbicas), promovendo, assim, a educação ambiental.

Área Temática: Comunicação

Instituições Parceiras: Prefeitura de Lavras por meio da secretaria da educação

Número Estimado de Participantes: 20

Locais de Realização: Escolas municipais e estaduais de Lavras/MG

Data de Início: 25/04/2023

Data de Término: 22/12/2026

Justificativa:

A recuperação de resíduos sólidos, seja com o reuso ou a reciclagem, traz como benefícios tanto a redução da necessidade de se extrair novas matérias primas, quanto a diminuição da geração de gases eliminados na decomposição desses resíduos, que são responsáveis pela poluição do ar e mudanças climáticas. As atividades relacionadas à reciclagem e implementação das composteiras através de parcerias entre a universidade e escolas/estabelecimentos comerciais da cidade contribui para a formação da educação ambiental na comunidade local. Em adição, a implementação e monitoramento dos processos, gera conhecimento para os diversos participantes do projeto, nos diferentes níveis do conhecimento.
O projeto abrangerá desde o ambiente escolar, ampliando suas atividades para a comunidade do entorno e ambiente através do monitoramento de resíduos por aplicativo celular, contemplando os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). O aplicativo de gestão de resíduos irá além dos muros escolares, além das comunidades e pretende chegar aos cidadãos de Lavras. Cada pessoa poderá cadastrar o resíduo e colaborar com ações de pesquisa e gestão da coleta nos municípios.

Caracterização dos Beneficiários: Os potenciais beneficiários deste projeto podem ser divididos em dois grupos: 1) discentes, técnicos e docentes da UFLA, em especial da área de Engenharia Química, com interesse no desenvolvimento de soluções ambientais e destinação final dos resíduos; 2) profissionais pertencentes a estabelecimentos públicos e privados de Lavras/MG e região com demandas envolvendo educação ambiental.

Objetivos:

De forma geral, o presente projeto busca contribuir com a melhoria contínua do sistema de gestão de resíduos sólidos no município de Lavras/MG, utilizando a compostagem termofílica como alternativa para a destinação adequada dos resíduos sólidos orgânicos, priorizando, assim, a reciclagem e o tratamento dos resíduos, bem como o uso do composto produzido como fertilizante orgânico.
Como objetivos específicos têm-se:1) Capacitar, inicialmente, discentes do curso de Graduação em Engenharia Química da UFLA com conhecimentos técnicos sobre a gestão de resíduos sólidos e o processo de compostagem; 2) Através da realização de parcerias com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Secretaria Municipal de Educação de Lavras/MG, e com o auxílio dos discentes da universidade, capacitar profissionais de escolas e outros estabelecimentos da cidade sobre resíduos sólidos e sua correta separação, e auxiliá-los na reciclagem de resíduos orgânicos e na implantação de composteiras; 3) Realçar a importância que as escolas e demais estabelecimentos têm tanto como agentes educadores, como enquanto unidades geradoras de resíduos, divulgando, assim, a educação ambiental. 4) Desenvolvimento de um aplicativo de gestão e monitoramento dos resíduos.

Metas: As metas para alcançar os objetivos deste projeto são: 1) fazer o levantamento contínuo de estabelecimentos em Lavras e região que possuam demandas em áreas relacionadas à gestão dos resíduos; 2) desenvolver projetos em parceria com a comunidade visando aplicar tecnologias a baixo custo na solução de problemas de interesse; 3) realizar minicursos teórico-práticos para discentes, técnicos e docentes sobre o tema; 4) propor treinamentos para o público externo envolvido nos projetos com foco na manutenção e no gerenciamento das ferramentas desenvolvidas em parceria.

Fundamentação Teórica:

De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída pela Lei N° 12.305, de 02 de agosto de 2010, todo material, substância, objeto ou bem descartado, resultante de atividades humanas em sociedade, a cuja destinação final se procede, se propõe proceder ou se está obrigado a proceder, é definido como resíduo sólido. Com a crescente urbanização e industrialização das sociedades modernas, um crescimento exponencial na geração de resíduos sólidos tem sido observado, sendo estes, em sua grande maioria, destinados aos lixões e aterros sanitários. Como consequência da destinação inadequada dos resíduos, impactos ambientais diversos e graves problemas de saúde pública são observados, como a contaminação do solo e de águas subterrâneas pelo chorume, emissão de gases do efeito estufa, mau cheiro e aumento do número de doenças, visto que os lixões atraem animais e vetores de doenças e são frequentemente visitados por uma parcela carente da população para a catação de materiais recicláveis (AZEVEDO, 2022). Assim, é urgente a busca por soluções técnicas com o objetivo de minimizar a quantidade de resíduos gerados, priorizando a reciclagem e o tratamento dos resíduos frente à sua destinação final em lixões e aterros, o que está em consonância com o Artigo 9° da Lei acima citada, que dispõe:
“Na gestão e gerenciamento de resíduos sólidos, deve ser observada a seguinte ordem de prioridade: não geração, redução, reutilização, reciclagem, tratamento dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos.”
No que tange aos resíduos sólidos orgânicos, a Lei, por meio do inciso V, Artigo 36, estabelece como obrigações dos titulares dos serviços públicos de limpeza urbana e manejo de resíduos, a implementação de sistemas de compostagem e a articulação com os agentes econômicos e sociais de formas de utilização do composto produzido. Considerando que em torno de 50% dos resíduos sólidos gerados são constituídos por matéria orgânica (restos de alimentos, restos de frutas, legumes e verduras, aparas de madeira, palha e folhas, etc.), e que a reciclagem desses resíduos não necessita de grandes exigências tecnológicas para ser realizada com segurança, a compostagem torna-se útil para minimizar a quantidade de resíduos destinados aos lixões e aterros sanitários, gerando menos impacto ao meio ambiente. Esse processo tem apresentado grande êxito em ações de educação ambiental associadas com jardinagem e agricultura urbana, empoderando pessoas na reprodução do ciclo da matéria orgânica e auxiliando, de forma geral, na mudança de visão e relação com os resíduos (BRASIL, 2017).
Compostagem é o termo utilizado para definir a decomposição aeróbica da matéria orgânica por diferentes microrganismos, onde os resíduos orgânicos são tratados e estabilizados para produzir o composto orgânico (SILVA, 2016), produto com reconhecida aplicação como fertilizante. O processo geral pode ser dividido em três fases. A primeira, denominada mesofílica, é uma fase curta que se estende por aproximadamente 15 dias. Os microrganismos, especialmente as bactérias, que atuam nesta fase sobrevivem em temperaturas de até 40°C e metabolizam principalmente os compostos facilmente degradáveis da matéria orgânica fresca em moléculas menos complexas como açúcares e polímeros. A segunda fase, chamada de termofílica, é a mais longa e pode se estender por aproximadamente 2 meses. Esta fase é caracterizada pela atuação de fungos e bactérias termofílicos, que sobrevivem em ambientes com temperaturas mais elevadas e atuam sobre a matéria orgânica degradando moléculas de maior complexidade. Como nesta fase a temperatura da pilha de compostagem pode chegar a 65-70°C, o produto da decomposição é considerado higienizado, pois a maior parte das bactérias patogênicas, ovos e cistos de parasitas são destruídos. Na fase de maturação, última do processo, há normalmente uma baixa atividade microbiológica e uma redução gradual da temperatura até se atingir a temperatura ambiente. Nesta fase, que pode durar de um a dois meses, ocorre também a mineralização e a umidificação parcial da matéria orgânica, registrando-se uma profunda transformação com a formação do composto (CORREIA, 2019; FETTI, 2013).
Diante do exposto e tendo em vista o conhecimento já acumulado sobre o processo de compostagem e amplamente divulgado na literatura na forma de trabalhos e manuais (RICCI, 2016; SILVA, 2016; CORREIA, 2019), fica evidente a necessidade de se implementar atividades relacionadas à reciclagem de resíduos sólidos e ao processo de compostagem. Essas atividades vão ao encontro do projeto ‘Ambiente Sustentável’ da Secretaria do Meio Ambiente de Lavras/MG, que possui dentre as ações e metas, a implementação de composteiras caseiras em escolas, a diminuição da quantidade de resíduos orgânicos em aterros sanitários, o incentivo à adoção de hortas caseiras para uso do composto orgânico oriundo da compostagem, dentre outros (Secretaria Municipal de Meio Ambiente, 2022).

Metodologia:

Tipo de iniciativa
- Demonstração de compostagem.
- Compostagem dos resíduos orgânicos produzidos.
Resíduos a compostar
- Resíduos dos espaços verdes.
- Resíduos da confecção de refeições (total ou parcial).
- Resíduos secos / castanhos.
Preparar atividades e definir tarefas
- Quais as turmas envolvidas.
- Definir tarefas para alunos, professores e pessoal auxiliar.
- Informar e envolver a empresa responsável pela gestão da cantina (se existir) e a empresa responsável pela recolha de resíduos (se houver recolha de orgânicos).
Preparar material e equipamentos
- Procurar informação sobre o tipo de iniciativa que se pretende.
- Adquirir/desenvolver recipientes para recolha de orgânicos.
- Adquirir/desenvolver os materiais necessários para o processo de compostagem.
Educação Ambiental
- Ensinar os conceitos.
- Envolver a comunidade escolar na recolha de orgânicos.
- Realizar a compostagem.
- Utilizar o composto (na escola ou através de parcerias com agricultores locais).

Impactos na Formação Discente: No desenvolvimento deste projeto, espera-se que os discentes vinculados aprofundem seus conhecimentos sobre o tema e no uso de tecnologias de baixo custo associadas. Os membros deverão aprender também a agir de forma responsável na solução de problemas de interesse da sociedade, com base em princípios de sustentabilidade, ética e solidariedade, através das experiências vivenciais oriundas da interação entre universidade e comunidade.

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: As ações propostas neste projeto são norteadas pelos três princípios essenciais e complementares presentes nas universidades, denominados de Ensino, Pesquisa e Extensão. O Ensino virá da aprendizagem dos conceitos e tecnologias sobre a gestão de resíduos e educação ambiental, servindo de base de conhecimento para as atividades de Pesquisa e Extensão. A dimensão Pesquisa se relaciona na proposta à aplicação dos conhecimentos adquiridos através da investigação e proposição de soluções, a baixo custo, para problemas reais aplicados na engenharia química. Como terceiro pilar, a Extensão ocorrerá por meio da troca de conhecimentos entre universidade e sociedade, na qual a primeira leva os saberes oriundos do Ensino e Pesquisa desenvolvidos em seus espaços à sociedade, em especial ao público-alvo do projeto composto por estabelecimentos públicos e privados de Lavras/MG e região. A sociedade, por sua vez, permite o retorno desses saberes à universidade, testados e reelaborados, a partir das experiências vivenciais que enriquecem a formação cidadã e profissional de estudantes da UFLA.

Relação com a Sociedade e Impacto Social: O impacto sobre a sociedade se dará por meio da difusão de conhecimentos relativos à gestão de resíduos e sua capacidade de aumentar a eficiência de problemas relacionados a processos químicos. Acreditamos que os estabelecimentos locais, especialmente aqueles de porte reduzido, alcançarão significativos ganhos econômicos, sociais e ambientais com a adoção e o domínio de tecnologias de baixo custo que melhorem e facilitem os seus processos. Esperamos ainda que a interação entre universidade e sociedade desperte o interesse científico e tecnológico da comunidade para temas estudados e pesquisados dentro da UFLA.

Resultados Esperados: Os resíduos orgânicos que resultam da preparação de refeições, bem como os resíduos de jardinagem, representam a maior fração dos resíduos sólidos produzidos nas escolas. O seu correto encaminhamento representa um desafio e uma oportunidade para a comunidade escolar adotar uma postura proativa para reduzir o desperdício alimentar, reduzir a produção de resíduos, separá-los corretamente e reciclar. Reduzir o montante de resíduos encaminhados para lixões e aterros sanitários da cidade e, assim, os custos relacionados a tal disposição; reduzir as emissões de gases de efeito estufa provenientes da decomposição dos resíduos orgânicos em condições anaeróbicas. O projeto também propõe a criação de um aplicativo de monitoramento da quantidade e quais os resíduos são gerados nas escolas de Lavras. É importante destacar que essa iniciativa a ser desenvolvidas nas escolas de Lavras poderão ser estendidas a toda comunidade Lavrense tais como restaurantes, bares, escolas estaduais Universidades e etc.

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação:

A difusão de conhecimentos para a comunidade será avaliada utilizando seguintes indicadores de acompanhamento: 1) quantidade de estabelecimentos atendidos; 2) número de pessoas da comunidade envolvidas diretamente nos projetos desenvolvidos e em desenvolvimento.
O desenvolvimento de soluções tecnológicas para a comunidade será avaliado utilizando os seguintes indicadores de acompanhamento: 1) número de projetos desenvolvidos e em desenvolvimento; 2) impacto social, ambiental e econômico de cada projeto desenvolvido.
A qualificação da participação dos membros envolvidos será avaliada utilizando seguintes indicadores de acompanhamento: 1) quantidade de discentes, docentes e técnicos envolvidos nos projetos; 2) carga horária total de encontros dos membros para a discussão e desenvolvimento dos projetos.

Para avaliar a divulgação de tecnologias de gestão de resíduos aplicados para a comunidade, serão contabilizados o número de minicursos de capacitação oferecidos à comunidade externa e acadêmica.
Esses indicadores serão avaliados semestralmente, ao final de cada período letivo, de modo a orientar as ações no semestre seguinte.

Cronograma:

2023/1: (i) captação de discentes e levantamento de projetos em parceria com a Comunidade;
2023/2: (i) captação de novos discentes e levantamento de novos projetos; (ii) testes iniciais e divulgação de resultados parciais de projetos em andamento; (iii) realização de minicursos e treinamentos.
2024/1 em diante: (i) captação de novos discentes e levantamento de novos projetos; (ii) testes iniciais e divulgação de resultados parciais de projetos em andamento; (iii) realização de minicursos de treinamentos; (iv) implementação de projetos em fase final e divulgação dos respectivos resultados finais.

Descrição Resumida: Projeto de Compostagem como Estratégia para a Gestão de Resíduos Sólidos de baixo custo desenvolvidas por estudantes, técnicos e docentes do curso de Engenharia Química da UFLA, em parceria com escolas municipais e estaduais de Lavras/MG.

Equipe:

Alunos de Graduação:

Nenhum


Docentes:

  • RENATA DE AQUINO BRITO LIMA CORREA - Início: 25/04/2023 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Técnicos Administrativos:

  • FELIPE MOREIRA PINTO - Início: 25/04/2023 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • LUCAS RESENDE MONTREZOR SILVA - Início: 25/04/2023 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Alunos de Pós-Graduação:

Nenhum


Outros Usuários:

Nenhum

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:


Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
Nenhuma renovação do projeto de extensão foi cadastrada

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: TIAGO JOSE PIRES DE OLIVEIRA

Setor: DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUÍMICA E DE MATERIAIS

E-mail Institucional: tiago.pires[em]ufla.br

E-mail Alternativo: tiago.piresoli[em]gmail.com

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador em: 25/04/2023 - 16:48:37

Aprovado pela Chefia em: 08/05/2023 - 15:12:29

Aprovado pela PROEEC em: Nenhuma

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • TIAGO JOSE PIRES DE OLIVEIRA: De 25/04/2023 em diante.

Histórico de Avaliações
Data/HoraDescrição
08/05/2023 - 15:12:29Projeto de Extensão aprovado pelo Chefe de Departamento e enviado para o Colegiado de Extensão para aprovação. (RAFAEL FARINASSI MENDES)
15/05/2023 - 08:35:28Projeto de Extensão registrado. Número de registro: 39/2023 (LEONARDO SCHIASSI)

Universidade Federal de Lavras - UFLA

SIG-UFLA - Versão 1.82.8

Créditos