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Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de Avaliações
Informações de Registro

Número de Registro: 58/2023

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: CELPE-BRAS: CERTIFICADO DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA PORTUGUESA PARA ESTRANGEIROS

Programa de Extensão: (indefinido)

Resumo da Proposta: Capacitar discentes de graduação e de pós-graduação, especialmente dos cursos de licenciatura em Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras, para aplicarem o exame CELPE-BRAS e, posteriormente, contribuírem com outras iniciativas institucionais, relacionadas à internacionalização da UFLA.

Área Temática: Educação

Instituições Parceiras: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e Ministério da Educação (MEC)

Número Estimado de Participantes: 30

Locais de Realização: Dependências do Departamento de Estudos da Linguagem (DEL). Capacitações remotas, oferecidas pelo INEP/MEC.

Data de Início: 21/05/2023

Data de Término: 01/01/2033

Justificativa: CELPE-BRAS é o certificado de proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros, desenvolvido e outorgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP). O exame é aplicado no Brasil e em outros países, com o apoio do Ministério das Relações Exteriores (MRE) do Brasil. A UFLA tornou-se centro aplicador do exame CELPE-BRAS, de acordo com a PORTARIA DA REITORIA Nº 762, de 22 de agosto de 2022. Como Coordenadora Titular do posto aplicador, sou responsável pela formação e treinamento da equipe necessária para a aplicação do exame em dois períodos distintos: abril e outubro. Portanto, a capacitação da equipe, em fluxo contínuo, torna-se imprescindível para que a aplicação do exame ocorra bianualmente, em consonância com os procedimentos de avaliação definidos pelo INEP/MEC.

Caracterização dos Beneficiários: Discentes de graduação e de pós-graduação da UFLA, principalmente dos cursos de licenciaturas em Letras e PPGL (Programa de Pós-Graduação em Letras).

Objetivos: Formar e capacitar discentes de graduação e de pós-graduação dos cursos de Letras para a aplicação do CELPE-BRAS, tendo como objetivos principais: (i) o conhecimento de todas as etapas do processo de aplicação do exame; (ii) o entendimento do constructo teórico que fundamenta o CELPE-BRAS; (iii) capacitação para aplicação da parte escrita; (iv) capacitação para aplicação e avaliação da prova oral; (v) aplicação do exame na UFLA, bianualmente (abril e outubro).

Metas: Garantir, através de formação discente continuada, que os procedimentos de segurança, padronizados pelo INEP/MEC, para a aplicação do exame CELPE-BRAS, sejam corretamente operacionalizados. A confiabilidade do exame e a manutenção da UFLA como posto aplicador depende da formação continuada da equipe de aplicação.

Fundamentação Teórica: A fundamentação teórica deste Programa de Extensão vai ao encontro do constructo teórico do exame de proficiência CELPE-BRAS. Nele, a Língua Portuguesa é concebida como "prática social" e é mobilizada "por meio de tarefas que privilegiam a integração das práticas de linguagem"; já que o conceito de proficiência que perpassa o exame é "entendido [...] como a capacidade do aprendiz de usar adequadamente a língua para desempenhar ações no mundo, em diferentes contextos, e sempre com um propósito social [...). O agir no mundo, por meio da língua, portanto, pressupõe a mobilização de variadas capacidades que envolvem a compreensão das situações, dos códigos sociolinguísticos e dos contextos sócio-históricos nos quais se dão as interações. Assim, ao aprender uma língua, aprende-se também um modo de ser e de viver, que é marcado culturalmente, uma vez que ela passa a ser um vetor de interpretação do mundo para o sujeito que a aprende." (BRASIL, 2020, p. 29). Referência: BRASIL. Documento-base do Exame CELPE-Bras. Inep. 2020. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/avaliacoes_e_exames_da_educacao_basica/documento_base_do_exame_celpe_bras.pdf Acesso em: 10 maio 2023.

Metodologia: Metodologias ativas de aprendizagem serão utilizadas durante o processo formativo, à luz das especificidades das tarefas propostas no exame CELPE-BRAS, considerando-se suas duas partes: oral e escrita.

Impactos na Formação Discente: O impacto direto na formação dos alunos de Letras decorre da capacitação específica, voltada para o entendimento do constructo teórico do exame CELPE-BRAS e de sua concepção de língua. A oportunidade de formação continuada na UFLA e, posteriormente, através de capacitações remotas, oferecidas pelo INEP/MEC, ampliam as possibilidades de ensino, pesquisa e extensão.

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: O exame de proficiência CELPE-BRAS é uma das linhas de pesquisa, ensino e extensão, contemplada pela área de Português Língua Estrangeira. Portanto, este percurso formativo pode contribuir para ampliar a formação dos discentes de Letras, expandindo horizontes e oportunidades, relacionados não só à extensão, ao ensino, mas também à pesquisa.

Relação com a Sociedade e Impacto Social: Discentes, especialistas no exame CELPE-BRAS, podem contribuir com as aplicações e avaliações das provas orais e escritas, tanto em postos aplicadores nacionais, quanto internacionais.

Resultados Esperados: Espera-se que a capacitação discente continuada contribua para a aplicação bianual do exame CELPE-BRAS na UFLA, garantindo sua confiabilidade.

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação: Geração de dados, através de formulários, gráficos e tabelas, mapeando o desempenho dos alunos.

Cronograma: Seleção e formação da equipe local de aplicação. Oferta de cursos de formação em fluxo contínuo. Inserção dos participantes em cursos de formação, realizados remotamente pelo INEP/MEC anualmente, em dois períodos distintos. Aplicação do exame CELPE-BRAS na UFLA, duas vezes ao ano.

Descrição Resumida: Capacitar discentes de graduação e de pós-graduação, especialmente dos cursos de licenciatura em Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras, para aplicarem o exame CELPE-BRAS e, posteriormente, contribuírem com outras iniciativas institucionais, relacionas à internacionalização da UFLA

Equipe:

Alunos de Graduação:

  • LAIANE DA SILVA - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: 07/08/2024 - Vínculo: Inativo

Docentes:

Nenhum


Técnicos Administrativos:

Nenhum


Alunos de Pós-Graduação:

Nenhum


Outros Usuários:

Nenhum

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:


Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
Nenhuma renovação do projeto de extensão foi cadastrada

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: DEBORA RACY SOARES

Setor: DEPARTAMENTO DE ESTUDOS DA LINGUAGEM

E-mail Institucional: debora.soares[em]ufla.br

E-mail Alternativo: debora_racy[em]yahoo.com.br

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 19/05/2023 - 16:59:49

Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 19/05/2023 - 17:08:05

Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: Nenhuma

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • DEBORA RACY SOARES: De 19/05/2023 em diante.

Histórico de Avaliações
Data/HoraDescrição
19/05/2023 - 17:08:05Projeto de Extensão aprovado pelo Chefe de Departamento e enviado para o Colegiado de Extensão para aprovação. (RODRIGO GARCIA BARBOSA)
22/05/2023 - 19:12:14Projeto de Extensão registrado. Número de registro: 58/2023 (ANDRE CHAGAS FERREIRA DE SOUZA)

Universidade Federal de Lavras - UFLA

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