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Número de Registro: 58/2023
Título: CELPE-BRAS: CERTIFICADO DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA PORTUGUESA PARA ESTRANGEIROS
Programa de Extensão: (indefinido)
Resumo da Proposta: Capacitar discentes de graduação e de pós-graduação, especialmente dos cursos de licenciatura em Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras, para aplicarem o exame CELPE-BRAS e, posteriormente, contribuírem com outras iniciativas institucionais, relacionadas à internacionalização da UFLA.
Área Temática: Educação
Instituições Parceiras: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e Ministério da Educação (MEC)
Número Estimado de Participantes: 30
Locais de Realização: Dependências do Departamento de Estudos da Linguagem (DEL). Capacitações remotas, oferecidas pelo INEP/MEC.
Data de Início: 21/05/2023
Data de Término: 01/01/2033
Justificativa: CELPE-BRAS é o certificado de proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros, desenvolvido e outorgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP). O exame é aplicado no Brasil e em outros países, com o apoio do Ministério das Relações Exteriores (MRE) do Brasil. A UFLA tornou-se centro aplicador do exame CELPE-BRAS, de acordo com a PORTARIA DA REITORIA Nº 762, de 22 de agosto de 2022. Como Coordenadora Titular do posto aplicador, sou responsável pela formação e treinamento da equipe necessária para a aplicação do exame em dois períodos distintos: abril e outubro. Portanto, a capacitação da equipe, em fluxo contínuo, torna-se imprescindível para que a aplicação do exame ocorra bianualmente, em consonância com os procedimentos de avaliação definidos pelo INEP/MEC.
Caracterização dos Beneficiários: Discentes de graduação e de pós-graduação da UFLA, principalmente dos cursos de licenciaturas em Letras e PPGL (Programa de Pós-Graduação em Letras).
Objetivos: Formar e capacitar discentes de graduação e de pós-graduação dos cursos de Letras para a aplicação do CELPE-BRAS, tendo como objetivos principais: (i) o conhecimento de todas as etapas do processo de aplicação do exame; (ii) o entendimento do constructo teórico que fundamenta o CELPE-BRAS; (iii) capacitação para aplicação da parte escrita; (iv) capacitação para aplicação e avaliação da prova oral; (v) aplicação do exame na UFLA, bianualmente (abril e outubro).
Metas: Garantir, através de formação discente continuada, que os procedimentos de segurança, padronizados pelo INEP/MEC, para a aplicação do exame CELPE-BRAS, sejam corretamente operacionalizados. A confiabilidade do exame e a manutenção da UFLA como posto aplicador depende da formação continuada da equipe de aplicação.
Fundamentação Teórica: A fundamentação teórica deste Programa de Extensão vai ao encontro do constructo teórico do exame de proficiência CELPE-BRAS. Nele, a Língua Portuguesa é concebida como "prática social" e é mobilizada "por meio de tarefas que privilegiam a integração das práticas de linguagem"; já que o conceito de proficiência que perpassa o exame é "entendido [...] como a capacidade do aprendiz de usar adequadamente a língua para desempenhar ações no mundo, em diferentes contextos, e sempre com um propósito social [...). O agir no mundo, por meio da língua, portanto, pressupõe a mobilização de variadas capacidades que envolvem a compreensão das situações, dos códigos sociolinguísticos e dos contextos sócio-históricos nos quais se dão as interações. Assim, ao aprender uma língua, aprende-se também um modo de ser e de viver, que é marcado culturalmente, uma vez que ela passa a ser um vetor de interpretação do mundo para o sujeito que a aprende." (BRASIL, 2020, p. 29). Referência: BRASIL. Documento-base do Exame CELPE-Bras. Inep. 2020. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/avaliacoes_e_exames_da_educacao_basica/documento_base_do_exame_celpe_bras.pdf Acesso em: 10 maio 2023.
Metodologia: Metodologias ativas de aprendizagem serão utilizadas durante o processo formativo, à luz das especificidades das tarefas propostas no exame CELPE-BRAS, considerando-se suas duas partes: oral e escrita.
Impactos na Formação Discente: O impacto direto na formação dos alunos de Letras decorre da capacitação específica, voltada para o entendimento do constructo teórico do exame CELPE-BRAS e de sua concepção de língua. A oportunidade de formação continuada na UFLA e, posteriormente, através de capacitações remotas, oferecidas pelo INEP/MEC, ampliam as possibilidades de ensino, pesquisa e extensão.
Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: O exame de proficiência CELPE-BRAS é uma das linhas de pesquisa, ensino e extensão, contemplada pela área de Português Língua Estrangeira. Portanto, este percurso formativo pode contribuir para ampliar a formação dos discentes de Letras, expandindo horizontes e oportunidades, relacionados não só à extensão, ao ensino, mas também à pesquisa.
Relação com a Sociedade e Impacto Social: Discentes, especialistas no exame CELPE-BRAS, podem contribuir com as aplicações e avaliações das provas orais e escritas, tanto em postos aplicadores nacionais, quanto internacionais.
Resultados Esperados: Espera-se que a capacitação discente continuada contribua para a aplicação bianual do exame CELPE-BRAS na UFLA, garantindo sua confiabilidade.
Indicadores de Acompanhamento e Avaliação: Geração de dados, através de formulários, gráficos e tabelas, mapeando o desempenho dos alunos.
Cronograma: Seleção e formação da equipe local de aplicação. Oferta de cursos de formação em fluxo contínuo. Inserção dos participantes em cursos de formação, realizados remotamente pelo INEP/MEC anualmente, em dois períodos distintos. Aplicação do exame CELPE-BRAS na UFLA, duas vezes ao ano.
Descrição Resumida: Capacitar discentes de graduação e de pós-graduação, especialmente dos cursos de licenciatura em Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras, para aplicarem o exame CELPE-BRAS e, posteriormente, contribuírem com outras iniciativas institucionais, relacionas à internacionalização da UFLA
Equipe:
Alunos de Graduação:
Docentes:
Nenhum
Técnicos Administrativos:
Alunos de Pós-Graduação:
Outros Usuários:
Renovações de Projetos:
Coordenador do Projeto: DEBORA RACY SOARES
Setor: DEPARTAMENTO DE ESTUDOS DA LINGUAGEM
E-mail Institucional: debora.soaresufla.br
E-mail Alternativo: debora_racyyahoo.com.br
Situação de Aprovação: Registrado
Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 19/05/2023 - 16:59:49
Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 19/05/2023 - 17:08:05
Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: Nenhuma
Histórico de Coordenação:
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Universidade Federal de Lavras - UFLA
SIG-UFLA - Versão 1.86.2
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