Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.
Índice:
Número de Registro: 70/2023
Título: APOIAR: Acompanhamento em Neurologia e Psiquiatria infantil na APAE Lavras
Programa de Extensão: (indefinido)
Resumo da Proposta: O projeto APOIAR surgiu com a ideia de estudantes de medicina da Universidade Federal de Lavras (UFLA), de assistir a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Lavras. O projeto visa dar atenção e acolhimento aos assistidos dessa instituição, no que se refere ao atendimento neurológico, com a possibilidade de expandir os atendimentos de outras especialidades médicas. Além disso, os atendimentos têm um papel de inclusão importantíssimo dentro da APAE, onde muitas famílias não têm condição financeira para oferecerem um acompanhamento longitudinal dentro destas áreas de saúde. É necessário ressaltar também que o projeto não propicia benefícios somente à família dos assistidos, mas também é uma forma de preparar os acadêmicos para lidar com queixas na área de neurologia e sensibilizar o grupo sobre a importância do acompanhamento dos pacientes de forma mais integral e longitudinal. Além disso, é de grande valia para estimular o estudo acerca dessas áreas dentro das reuniões e discussões de caso, além de propiciar um estreitamento entre as relações das instituições favorecendo novos projetos de ajuda mútua.
Área Temática: Saúde
Instituições Parceiras:
Universidade Federal de Lavras- UFLA, Departamento de Medicina. Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Lavras - APAE (Convênio UFLA 144/2017, data de início 24/10/2022 e data de término 24/10/2024). Profissional liberal, médico neuropediatra voluntário na APAE de Lavras, Dr. Natanael Lourenço Mota CRM: 55964 - MG. RQE: 35961; 35961.
Número Estimado de Participantes: 32
Locais de Realização: Organização das atividades e discussão de casos: Universidade Federal de Lavras (UFLA). Execução das atividades: A associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Lavras-MG, localizada no Endereço: Avenida Padre Dehon, 209 - Caixa Postal 22, Lavras MG; E-mail: apaelavras@apaelavras.org.br; Telefone: (35) 3821 1697. Atividades de divulgação, ensino outras poderão ocorrer em locais públicos, dentro da UFLA, dentro do município de Lavras, municípios próximos, ou à distância (EAD) conforme necessidade e parcerias firmadas.
Data de Início: 31/05/2023
Data de Término: 01/06/2025
Justificativa: A implantação do projeto APOIAR contribui para os objetivos da instituição APAE ao interligar Universidade Federal de Lavras (UFLA) a mesma e tem como principal proveito o fornecimento de uma assistência longitudinal e especializada em neurologia para as pessoas assistidas pela APAE-LAVRAS. Fato esse que representa ganhos consideráveis para o desenvolvimento físico, social e psíquico das pessoas com deficiência intelectual e múltipla amparadas pela associação. Como, também, permite a promoção de uma melhoria na qualidade de vida dessas pessoas, buscando com isso assegurar-lhes bem-estar e o pleno exercício da cidadania. O projeto permite ao acadêmico participante adquirir conhecimento na área de neurologia, neuropediatria e a respeito da bioética e dos determinantes do processo saúde-doença envolvidos no atendimento médico, tais como o papel da família na prevenção e reabilitação e a relevância dos fatores socioeconômicos e socioculturais para uma consulta médica de qualidade.
Caracterização dos Beneficiários: O projeto visa dar atenção e acolhimento aos assistidos dessa instituição, no que se refere ao atendimento médico. Além disso, os atendimentos têm um papel de inclusão importantíssimo dentro da APAE, onde muitas famílias não têm condição financeira para oferecerem um acompanhamento longitudinal dentro de diversas áreas de saúde. São pacientes pediátricos, jovens e adultos de ambos os sexos com variados distúrbios neuropsiquiátricos.
Objetivos:
Realizar diagnóstico situacional da instituição em questão; Traçar carências potencialidades em saúde dentro da atuação na instituição; Acompanhar os pacientes da instituição durante consultas de neurologia, podendo expandir o acompanhamento de outras especialidades médicas; Salientar a importância da cidadania, solidariedade e valorização das diferenças socioculturais durante a prática médica, perpassando pelos aspectos bioéticos envolvidos na assistência; Aplicar, na prática, conhecimentos teóricos acerca do processo saúde-doença e dos determinantes envolvidos, como o papel da família, fatores socioeconômicos e assistenciais; Ser um meio de divulgação do trabalho realizado pela instituição em prol das famílias no ambiente acadêmico e outros veículos de comunicação; Proporcionar crescimento pessoal e profissional dos discentes e docentes envolvidos.
Metas:
Realizar atendimentos semanais. Discutir os casos acompanhados com com revisão teórica do assunto mais relevante; Estudar os prontuários dos pacientes para complementar consultas acompanhadas, como, por exemplo, acompanhamentos educacionais e clínicos; Acompanhar os pacientes de forma mais integral e longitudinal. Discutir e atualizar o conhecimento de patologias e dificuldades relacionadas ao atendimento da maioria dos pacientes da APAE-Lavras; Produzir aulas e materiais de livre acesso à comunidade.
Fundamentação Teórica: Para além dos casos de deficiência intelectual, a instituição também atende casos de doença/transtorno mental que tendem a ser relacionados com comprometimento de ordem psíquica, provocando comportamentos inadequados, como tendência à agressão e isolamento, e diminuição da capacidade de socialização, interação e aprendizado com o meio. Assim, também podem-se encontrar nas APAES, pacientes com diagnósticos ditos "psiquiátricos", como autismo e psicose. Especificamente na APAE de Lavras, são atendidas cerca de 400 pessoas, dentre elas bebês, crianças, adolescentes e adultos, e espera-se encontrar entre os principais diagnósticos: Paralisia Cerebral, Síndrome de Down, Autismo, Hidrocefalia, Microcefalia e outras Síndromes raras. Um dos princípios da APAE é o acompanhamento longitudinal de seus frequentadores, caracterizando um acompanhamento do paciente por muitos anos com equipe técnica especializada. Este acompanhamento permite a criação de um vínculo que contribui significantemente para a construção do diagnóstico e estruturação do tratamento (FENAPES, 2011). Esta forma de atendimento corrobora para uma maior adesão ao tratamento, posto que com a convivência do paciente no ambiente e o estímulo ao seu desenvolvimento neuropsicomotor incentivam a prevenção do cuidado tanto no ambiente domiciliar quanto na identificação de alterações no quadro do paciente, além de proporcionarem uma maior inserção social e autonomia destes indivíduos (CUNHA,2009). Isto posto, percebe-se a estruturação de uma rede de auxílio dentro do ambiente da APAE, de modo que a longitudinalidade permite uma análise mais próxima do desenvolvimento e do quadro clínico de cada paciente, permitindo uma abordagem mais específica para cada caso e numa maior confiança dos familiares perante a equipe de tratamento (SANTOS, 2018). Devido à demanda dos pacientes e à estruturação da APAE, o projeto contemplará não apenas acompanhamento de atendimentos nas áreas de neurologia e pediatria, mas também na área de clínica médica, além dos profissionais que constituem a equipe de reabilitação da APAE de Lavras que estejam atendendo o paciente assistido, estendendo sua atuação para todos os assistidos da instituição.
Metodologia: As consultas médicas a serem realizadas no local contarão com anamnese objetiva e na linguagem da família assistida, onde os docentes e o médico conhecerão toda a estrutura familiar e o quadro dos usuários atendidos, finalizando a coleta de informações com o exame físico completo direcionado aos problemas esperados. Todas as consultas serão supervisionadas pelo médico e pelo responsável do paciente. Considerando a dinâmica de atendimento e prestação de serviços da APAE de Lavras, os membros do projeto atuarão em conjunto com as equipes clínica e educacional da APAE que acompanham o paciente assistido, por meio de trocas de informações discussões de interesse mútuo, contribuindo para uma atenção e atendimento mais eficientes. Poderão ainda ser produzidos e apresentados pelos membros do projeto e os professores orientadores materiais de ensino, para posterior divulgação com o intuito de informar, conscientizar, de forma simples e objetiva, acerca das condições neurológicas mais frequentes no paciente atendido na APAE.
Impactos na Formação Discente: O projeto permite ao acadèmico participante adquirir conhecimentos na área de neurologia, a respeito da bioética e dos determinantes processo saúde-doença envolvidos no atendimento médico, tais como o papel da família na prevenção e reabilitação e a relevância dos fatores socioeconômicos e socioculturais, para uma consulta médica de qualidade. Capacitar os discentes envolvidos a realizar diagnósticos o mais precocemente possível de acordo com os critérios determinados pelo conhecimento em neurologia, bem como possibilitar aos mesmos fornecer uma assistência integral ao paciente, considerando todos determinantes do seu processo saúde-doença.
Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: A fruição de práticas em espaços como as APAEs promovem, no estudante, o despertar de uma nova maneira de se encarar a prática médica, embasada na empatia e na ética "(...) no que se refere ao compromisso com o reconhecimento do outro, na atitude de acolhê-lo em suas diferenças, suas dores, suas alegrias, seus modos de viver, sentir e estar na vida" (CARTILHA PNH, 2010). Uma educação médica de qualidade envolve a aplicação prática dos conteúdos aprendidos em sala-de-aula, permitindo, ao futuro médico, contrapor a ciência pura e a prática médica humanizada. O benefício entre o eixo UFLA-APAE irá ser estendido à comunidade por meio da produção de materiais de ensino, produzidos com todo o conhecimento adquirido através de estudos e da vivência proporcionada pelo projeto.
Relação com a Sociedade e Impacto Social: O grupo de deficiências intelectuais e transtornos mentais é extremamente vasto, e pouco conhecido, ou muito estereotipado por grande parte da sociedade. O projeto pode, por meio da vivência e troca de conhecimentos entre as instituições e indivíduos, ajudar a criar formas de esclarecer e desmistificar muitos paradigmas errôneos dessas condições, que podem prejudicar o convívio em sociedade das pessoas com deficiência e seus familiares.
Resultados Esperados: Proporcionar ganhos em saúde para os pacientes e instituição assistida de acordo com as demandas encontradas; Desenvolver visão crítica e preparação para futuras atuações em contextos desafiadores, como da instituição assistida; Aprofundar os conhecimentos acadêmicos, sobretudo no que diz respeito ao confronto do aporte teórico visto em sala de aula com a efetividade do mesmo na prática profissional; Gerar visibilidade da instituição em questão como alicerce da política pública brasileira de saúde mental infantil, juvenil e adulta diante de órgãos municipais, da população, de profissionais de saúde e de instituições acadêmicas; Desenvolver habilidades de comunicação dos discentes envolvidos tanto na relação médico-paciente, quanto como membro de uma equipe multidisciplinar; Propiciar novas abordagens e técnicas para promoção de saúde dos pacientes acompanhados, considerando suas especificidades; Formar profissionais com vivências e conhecimentos na área de neurologia, além dos oferecidos na matriz curricular regular; Fomecer aporte teórico-prático para discentes e docentes desenvolverem projetos, publicações e pesquisas na área.
Indicadores de Acompanhamento e Avaliação: Discussão dos casos acompanhados semanalmente e caráter longitudinal do atendimento, identificando aspectos da evolução do paciente (por meio de marcos do neurodesenvolvimento, relações sociais, capacidades funcionais, dentre outros), e os fatores que interferiram de forma positiva ou negativa.
Cronograma:
Cronograma 31/05/2023 a 19/07/2023 (2023/1) Atendimentos com Dr. Natanael 07/06/2023: Cheyenne dos Reis e Laura Silveira 14/06/2023: Luisa Rodrigues e Danielly Rocha 21/06/2023: Rafaela Vecci e Vitor de Pádua 28/06/2023: Ana Paula e Maria Eduarda 05/07/2023: Alisson Rafael e Gustavo Azevedo 12/07/2023: Virgínia Medina e Bárbara Guedes 19/07/2023: Lucas Freitas e Ludmila Meinberg Cronograma 13/09/2023 a 06/12/2023 (2023/2) Atendimentos com Dr. Natanael 13/09/2023: Letícia Moda e Elyssa Cordeiro 20/09/2023: Julia Origuela e Maria Eduarda Vitorino 27/09/2023: Melina Cambraia e Cheyenne dos Reis 04/10/2023: * 11/10/2023: Mariana Cambraia e Isabela 18/10/2023: * 25/10/2023: Rafaela de Oliveira e Analice 01/11/2023: Rayra Mendonça e * 08/11/2023: Mariana Rangel e * 15/11/2023: * 22/11/2023: * 29/11/2023: * 06/12/2023: * *As datas deixadas intencionalmente em branco devem ser redistribuídas com o novo quadro de membros das ligas, devendo ter participação dos alunos ingressantes no período letivo equivalente. Dessa forma, serão redistribuídas com os futuros membros. Atividades a definir data: Acompanhamento de consultas de outras especialidades, como pediatria, clínica médica, psiquiatria; bem como de outras áreas da saúde, incluindo informações da equipe multidisciplinar da APAE de Lavras que presta serviços ao assistido.
Descrição Resumida: O aluno atuou em atendimentos médicos na APAE-LAVRAS, bem como no acolhimento dentro do setor de Neurologia e Psiquiatria Infantil desta instituição.
Equipe:
Alunos de Graduação:
Docentes:
Técnicos Administrativos:
Nenhum
Alunos de Pós-Graduação:
Outros Usuários:
Renovações de Projetos:
Coordenador do Projeto: FRANCESCA MARIA MESQUITA
Setor: DEPARTAMENTO DE MEDICINA
E-mail Institucional: francesca.mesquitaufla.br
E-mail Alternativo: keka.mesquitabol.com.br
Situação de Aprovação: Registrado
Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 16/06/2023 - 10:45:19
Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 19/06/2023 - 16:45:44
Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: Nenhuma
Histórico de Coordenação:
Voltar para "Consultar Projetos de Extensão"
Universidade Federal de Lavras - UFLA
SIG-UFLA - Versão 1.86.2
Créditos