Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.
Índice:
Número de Registro: 98/2023
Título: CINEPET
Programa de Extensão: (indefinido)
Resumo da Proposta:
A atividade será desenvolvida pelo PET Engenharia Agrícola, sob o acompanhamento direto da tutora do grupo, profa. Mirléia Aparecida de Carvalho. A proposta do projeto parte do princípio que os filmes são ferramentas atraentes para o discente porque trazem maior dinamicidade e praticidade para o ensino e, portanto, são instrumentos que podem complementar o conhecimento, pois contribuem para o desenvolvimento cultural, intelectual e pessoal, além de promover a integração entre os envolvidos. Pensando nisso, o objetivo deste projeto é utilizar os filmes como forma de conhecimento; disposição didática; estudos culturais; aspectos sensíveis e criativos; produtor de sentidos; e instrumento de integração. A atividade será realizada mensalmente. Os filmes serão escolhidos previamente pelos membros do PET Engenharia Agrícola e serão exibidos no Anfiteatro de Engenharia Agrícola, da Escola de Engenharia, da Universidade Federal de Lavras. Logo após a exibição todos os participantes serão convidados para participar de uma mesa redonda. A expectativa é que o momento reservado promova discussões, sob diferentes olhares e percepções, sobre temas considerados relevantes para boa formação do estudante. Todo processo será norteado pela tutora e por convidados.
Área Temática: Educação
Instituições Parceiras: UFLA
Número Estimado de Participantes: 25
Locais de Realização: Anfiteatro de Engenharia Agrícola, da Escola de Engenharia, da Universidade Federal de Lavras
Data de Início: 01/10/2023
Data de Término: 31/03/2025
Justificativa:
A proposta do projeto parte do princípio que os filmes são ferramentas atraentes para o discente porque trazem maior dinamicidade e praticidade para o ensino e, portanto, são instrumentos que podem complementar o conhecimento, pois contribuem para o desenvolvimento cultural, intelectual e pessoal, além de promover a integração entre os estudantes. Vale salientar que é comprovado que quanto maior a integração entre os estudantes de uma instituição menor o índice de evasão.
Caracterização dos Beneficiários: Comunidade acadêmica e comunidade externa.
Objetivos: Utilizar os filmes como forma de conhecimento; disposição didática; estudos culturais; aspectos sensíveis e criativos; produtor de sentidos e instrumento de integração.
Metas:
Entre a comunidade acadêmica: - Trazer maior dinamicidade e praticidade para o ensino. Entre todos os participantes: - Despertar a atenção à medida que traz, de modo diferenciado, conteúdos necessários à formação curricular, sendo apresentados por uma linguagem interativa e que tende a sensibilizar quem está assistindo. - Promover o conhecimento; disposição didática; estudos culturais; aspectos sensíveis e criativos; e integração. - Aprender, entre outros benefícios, o domínio da linguagem cinematográfica para que possam transitar com facilidade nos diferentes campos sociais. - Desenvolver a percepção, aguçando suas funções sensoriais. - Interação.
Fundamentação Teórica:
O ensino de literatura através do cinema deve ser visto como facilitador do conhecimento, visto que filmes são ferramentas atraentes para o aluno porque trazem maior dinamicidade e praticidade para o ensino. Fonte: TRABALHO_EV117_MD1_SA15_ID10922_16092018163255.pdf (editorarealize.com.br). O cinema é constituído por imagem em movimento, as quais estão relacionadas diretamente com o cotidiano de cada indivíduo, ou seja, com a cultura, com a identidade e tudo aquilo que ele representa na sociedade. É importante trabalhar o cinema e a linguagem cinematográfica no cotidiano escolar com crianças e adolescentes, seja em ambiente formal ou não formal de ensino, porque eles precisam aprender, entre outros benefícios, o domínio da linguagem cinematográfica para que possam transitar com facilidade nos diferentes campos sociais. Fonte: Cinema na Escola - Brasil Escola (uol.com.br). Por outro lado, o filme contribui para despertar a atenção dos estudantes à medida que traz, de modo diferenciado, conteúdos necessários à formação curricular, sendo apresentados por uma linguagem interativa e que tende a sensibilizar quem está assistindo. Até porque as imagens e o som estimulam mais facilmente o cérebro dos alunos, facilitando a compreensão do tema passado. Fonte: Cinema na escola: saiba a importância e como usar essa estratégia (imaginie.com.br). O cinema na escola é, sem dúvida, uma das estratégias para ampliar o conhecimento dos alunos. A importância disso fez com que o Ministério da Educação incluísse um item específico na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que determina a exibição de filmes produzidos no Brasil por duas horas por mês (pelo menos). Pesquisas feitas para fundamentar a mudança sinalizam que a atividade tende a desenvolver a percepção dos estudantes, aguçando suas funções sensoriais. Fonte: Como o cinema na escola pode melhorar o desempenho dos alunos (jornadaedu.com.br)
Metodologia: A atividade será realizada mensalmente. Os filmes serão escolhidos previamente pelos membros do PET Engenharia Agrícola e serão exibidos no Anfiteatro de Engenharia Agrícola. Logo após a exibição todos os participantes serão convidados para participar de uma mesa redonda. A expectativa é que o momento reservado promova discussões de temas relevantes sob diferentes olhares e entendimentos. Todo processo será norteado pela tutora e por convidados
Impactos na Formação Discente:
- Trazer maior dinamicidade e praticidade para o ensino. - Aprender, entre outros benefícios, o domínio da linguagem cinematográfica para que possam transitar com facilidade nos diferentes campos sociais. - Despertar a atenção à medida que traz, de modo diferenciado, conteúdos necessários à formação curricular, sendo apresentados por uma linguagem interativa e que tende a sensibilizar quem está assistindo. - Desenvolver a percepção, aguçando suas funções sensoriais. - Promover o conhecimento; disposição didática; estudos culturais; aspectos sensíveis e criativos; e integração.
Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: A atividade será aberta ao público em geral (comunidade acadêmica e externa). E serão analisados os resultados quanto o uso da linguagem cinematográfica como forma de conhecimento; disposição didática; estudos culturais; aspectos sensíveis e criativos; produtor de sentidos e instrumento de integração. Portanto, as atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão estarão intimamente relacionadas neste projeto.
Relação com a Sociedade e Impacto Social: A atividade visa complementar a formação discente contribuindo para o desenvolvimento cultural, intelectual e pessoal de futuros profissionais que passarão a contribuir positivamente com a sociedade.
Resultados Esperados: A expectativa é que o momento reservado promova discussões sobre temas considerados relevantes para boa forma do estudante sob diferentes olhares e entendimentos e contribua para o desenvolvimento cultural, intelectual e pessoal, além de promover a integração entre os estudantes.
Indicadores de Acompanhamento e Avaliação: Dar-se-á por meio da avaliação das respostas ou reações dos envolvidos sobre a atividade e da verificação do número de participantes.
Cronograma: Apresentação mensal com início em outubro de 2023 até março de 2025.
Descrição Resumida: A proposta do projeto parte do princípio que os filmes são ferramentas atraentes para o discente porque trazem maior dinamicidade e praticidade para o ensino e, portanto, são instrumentos que podem complementar o conhecimento, pois contribuem para o desenvolvimento cultural, intelectual e pessoal, além de promover a integração entre os envolvidos.
Equipe:
Alunos de Graduação:
Nenhum
Docentes:
Técnicos Administrativos:
Alunos de Pós-Graduação:
Outros Usuários:
Renovações de Projetos:
Coordenador do Projeto: MIRLEIA APARECIDA DE CARVALHO
Setor: DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA
E-mail Institucional: mirleiaufla.br
E-mail Alternativo: mirleiaapdeg.ufla.br
Situação de Aprovação: Registrado
Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 12/09/2023 - 17:15:30
Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 13/09/2023 - 11:52:44
Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: Nenhuma
Histórico de Coordenação:
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Universidade Federal de Lavras - UFLA
SIG-UFLA - Versão 1.86.2
Créditos