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Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de Avaliações
Informações de Registro

Número de Registro: 117/2023

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: Basquete UFLA

Programa de Extensão: Escola de Esportes da UFLA

Resumo da Proposta:

O projeto tem como objetivo a apresentação e treinamento da modalidade,
tendo assim duas perspectivas, sendo uma voltada para o meio recreativo, onde
iremos visar princípios de vivência coletiva como, companheirismo, educação,
comunicação, amizade e principalmente o trabalho coletivo; o pilar não só do
basquetebol, como também de todos os esportes. Sua outra perspectiva é voltada e
direcionada para a área competitiva, na qual irá focar no esporte de alto rendimento,
desempenho e técnica aprimorada dos atletas, podendo assim também levar ao
patamar competitivo o nome da Universidade Federal de Lavras.

Área Temática: Saúde

Instituições Parceiras: .

Número Estimado de Participantes: 30

Locais de Realização: Ginásio do Departamento de Educação Física

Data de Início: 01/03/2024

Data de Término: 31/12/2028

Justificativa:

Dados que temos nos treinamentos e jogos. Com a forte cultura do basquete,
não só na UFLA, mas no Brasil inteiro, sua grande visibilidade vem trazendo de ano
em ano vários atletas para sua modalidade. Percebe-se que tal esporte com o
decorrer do tempo vem ganhando espaço e um público que visa estar por dentro da
prática do basquetebol.
Em vista disso, através de livros e dados coletados, percebemos a proporção
que tal esporte agrega para todos os tipos de pessoas, independentemente de seu
sexo, gênero, raça, classe social e dentre outros aspectos. O basquete causa a
comunhão e agrega pessoas, diante disso, vimos a necessidade de criar um projeto
sociocultural que visasse o conhecimento do esporte e dar oportunidades de um
treinamento de alto rendimento para aqueles que já conhecem, como também
apresentar em forma de iniciação para aqueles que não possuem os fundamentos
básicos e sempre quiseram praticar, porém nunca tiveram a oportunidade.
O alvo do projeto são, primeiramente os universitários da UFLA, crianças da
região de Lavras e cidades vizinhas que tenham disponibilidade de comparecer e que
queiram participar dos treinos, tendo como foco o ensino básico do basquete e a
formação de não só atletas, como também de pessoas de caráter, visando sempre os
princípios da vida, priorizando a integridade e a união entre nossos alunos/atletas,
sem perder o espírito competitivo proposto para todas as modalidades.

Caracterização dos Beneficiários: Aberto para toda a comunidade da UFLA e para Lavras e região, maiores de idade e aptos à prática esportiva, com interesse na modalidade.

Objetivos:

Visando a iniciação, como apresentar a modalidade e o primeiro contato com o
basquete, o qual estão na fase inicial de aprendizado, para que assim seja possível se
familiarizar com o esporte, além de promover equipes competitivas que possam
representar a faculdade em torneios e campeonatos futuros de grande nome no
Brasil à fora.

Metas:

Primeiramente, atrair o máximo de pessoas interessadas para que tenhamos
uma significativa quantidade de alunos praticando, aprovando e compartilhando o
projeto, para que assim no futuro tenha a possibilidade de agregar também a
população lavrense que não participa da universidade. Tendo metas de jogar
representando a instituição.

Fundamentação Teórica:

O projeto de basquete universitário é fundamentado na compreensão do esporte como um meio integral para o desenvolvimento dos estudantes-atletas. Ao promover a prática regular do basquete, almejamos não apenas a melhoria das habilidades físicas, mas também o fomento de aspectos psicossociais e a integração desses elementos ao contexto acadêmico.

O basquete, como esporte coletivo, oferece uma plataforma única para o cultivo de habilidades de trabalho em equipe, comunicação e liderança. Estas competências são fundamentais não apenas na quadra, mas também na vida acadêmica e profissional. Além disso, a disciplina exigida pelos treinamentos e competições contribui para a promoção de hábitos de estudo e gestão eficiente do tempo.

Estudos indicam que estudantes-atletas engajados em atividades esportivas extracurriculares apresentam um desempenho acadêmico mais satisfatório. A sinergia entre os compromissos esportivos e acadêmicos promove uma abordagem equilibrada à educação, proporcionando uma experiência de aprendizado mais completa.

O projeto não se limita ao desenvolvimento físico e acadêmico; ele busca também a formação de caráter. Valores éticos, respeito, trabalho em equipe e perseverança são intrínsecos ao basquete e são reforçados ao longo da participação no programa esportivo. Acreditamos que a construção desses valores contribui para a formação de cidadãos éticos e responsáveis.

Além disso, o basquete universitário desempenha um papel crucial na integração social dos estudantes. O apoio da comunidade acadêmica, o espírito de camaradagem e a identificação com a instituição fortalecem a cultura esportiva e promovem um senso de pertencimento à comunidade universitária.

Em resumo, o projeto de basquete universitário vai além da prática esportiva, buscando enriquecer a experiência educacional dos participantes. Ao integrar aspectos físicos, psicossociais e acadêmicos, aspiramos contribuir para o desenvolvimento integral dos estudantes-atletas, preparando-os não apenas para os desafios esportivos, mas também para os desafios da vida acadêmica e profissional.

Metodologia:

O projeto será executado no período entre abril de 2023 e abril de 2025, no
ginásio da UFLA, contando com materiais e equipamentos fornecidos pela
Universidade. Serão formadas 4 equipes, sendo duas delas focadas no lazer, aonde
uma equipe será compostas por crianças em geral, aonde iremos apresentar a
iniciação, podendo visar futuramente em um time mais novo para competições
futuras, outra equipe constituida por pessoas do nível iniciante e que só querem
jogar basquete sem compromisso, que queira apenas se descontrair nas quadras e
aprender o básico do basquete, visando até mesmo uma futura evolução para jogo, e
por final, duas equipes sendo elas uma equipe masculina e outra feminina, que irá
focar na parte competitiva do projeto, tendo treinos regularmente durante à semana e
se apresentando disposta e compromissada à defender e representar o nome da
UFLA em jogos e campeonatos posteriores.

Impactos na Formação Discente: O projeto de basquete universitário visa enriquecer a formação discente ao promover o desenvolvimento físico, acadêmico, social e emocional. Além de melhorar a saúde física e desenvolver habilidades esportivas, o projeto estabelece uma rotina disciplinada, promove valores éticos e fortalece a resiliência. A integração social é fomentada, tanto dentro da equipe como na comunidade universitária. A participação em competições contribui para o desenvolvimento da autoconfiança e prepara os estudantes para desafios futuros, promovendo habilidades transferíveis essenciais para a vida profissional. Em síntese, o projeto transcende a esfera esportiva, impactando positivamente na formação integral dos participantes e enriquecendo a experiência universitária.

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão:

1. Pesquisa: o projeto proporciona oportunidades para pesquisas aplicadas no campo do treinamento esportivo, fisiologia do exercício e psicologia esportiva. Isso pode incluir estudos sobre o impacto do treinamento de basquete na saúde física e mental dos estudantes-atletas, otimização de estratégias de treinamento, entre outros.
- Colaborações com departamentos acadêmicos podem resultar em pesquisas interdisciplinares, explorando, por exemplo, a relação entre o desempenho acadêmico e a participação em atividades esportivas.

2. Ensino: O projeto se conecta diretamente ao ensino ao oferecer oportunidades de aprendizado prático. Treinadores, muitos dos quais podem ser professores acadêmicos, têm a chance de transmitir conhecimentos não apenas sobre técnicas e táticas de basquete, mas também sobre valores éticos, liderança e gestão de equipes.
- Estudantes-atletas têm a oportunidade de aplicar conceitos aprendidos em sala de aula em um contexto prático, promovendo a integração do conhecimento teórico com a experiência prática.

3. Extensão: O projeto de basquete universitário se estende para além dos limites do campus, envolvendo a comunidade local e contribuindo para o desenvolvimento social. Isso pode incluir programas de treinamento para jovens na comunidade, eventos esportivos abertos ao público, clínicas de saúde e atividades de promoção da vida ativa.
- A presença da equipe em competições e eventos esportivos representa uma extensão visível da instituição, fortalecendo os laços com a comunidade e promovendo uma imagem positiva da universidade.

Relação com a Sociedade e Impacto Social: O projeto de basquete universitário transcende o ambiente acadêmico, exercendo um impacto significativo na comunidade circundante. Além de promover a atividade física e combater o sedentarismo, o projeto inspira a juventude local, oferecendo programas educacionais e de mentoria. A integração comunitária é fortalecida por meio de eventos esportivos, enquanto o projeto atua como catalisador para o desenvolvimento de talentos locais, inclusive através de parcerias com escolas. A equipe torna-se um símbolo cultural, gerando orgulho e coesão social, enquanto competições e eventos esportivos impulsionam a economia local. A abordagem inclusiva, com equipes masculinas e femininas, promove a equidade de gênero, com ações educativas reforçando valores e a importância da educação. Assim, o projeto não apenas enriquece a experiência acadêmica, mas também contribui significativamente para o bem-estar e o desenvolvimento integral da comunidade.

Resultados Esperados:

Desenvolvimento Físico:
Objetiva aprimorar habilidades técnicas e táticas dos estudantes-atletas.
Busca o aumento da aptidão física, englobando agilidade, coordenação motora, resistência cardiovascular e força muscular.
Desempenho Acadêmico:
Almeja a manutenção ou aprimoramento do desempenho acadêmico, evidenciando a viabilidade de conciliar atividades esportivas e acadêmicas.
Promove o desenvolvimento de hábitos de estudo e gestão do tempo.
Formação de Caráter:

Observa e fomenta comportamentos éticos e atitudes positivas, indicando a assimilação dos valores do projeto.
Proporciona demonstração de liderança, resiliência e trabalho em equipe dentro e fora da quadra.
Integração Social e Comunitária:

Estimula a participação ativa da comunidade em eventos esportivos, promovendo um aumento no envolvimento social.
Fortalece os laços entre a universidade e a comunidade local.
Inspiração e Desenvolvimento de Talentos:

Identifica e desenvolve talentos locais, potencialmente contribuindo para o cenário esportivo mais amplo.
Inspira jovens da comunidade a se envolverem em atividades esportivas.
Promoção da Saúde e Bem-Estar:

Incentiva a prática de atividade física na comunidade, com participação em programas de treinamento abertos ao público.
Contribui para a conscientização sobre a importância do exercício físico para a saúde.
Desenvolvimento de Competências Sociais:
Aprimora habilidades de comunicação, cooperação e interação social entre os estudantes-atletas.
Envolve os participantes em atividades de extensão e responsabilidade social, destacando o compromisso cívico.
Fortalecimento da Identidade Institucional:
Estimula o aumento do orgulho e do senso de pertencimento à instituição, evidenciado pelo apoio entusiasmado da comunidade aos eventos esportivos.
Reforça a imagem da universidade como uma instituição comprometida com o desenvolvimento integral dos estudantes.
Desenvolvimento Econômico Local:
Gera um impacto positivo na economia local através do aumento do turismo durante eventos esportivos e possíveis parcerias comerciais.
Contribui para a criação de oportunidades econômicas para a comunidade.
Equidade de Gênero e Valorização da Educação:

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação:

Desenvolvimento Físico:**
- Taxa de melhoria nas habilidades técnicas e táticas dos estudantes-atletas.
- Resultados em testes físicos regulares para avaliar agilidade, coordenação, resistência cardiovascular e força muscular.
Desempenho Acadêmico:**
- Média de notas dos estudantes-atletas ao longo do período de participação no projeto.
- Taxa de conclusão de créditos acadêmicos em comparação com estudantes não atletas.
Integração Social e Comunitária:**
- Nível de participação da comunidade em eventos esportivos, medido pelo comparecimento e envolvimento em atividades associadas.
- Feedback da comunidade sobre a percepção da universidade e do projeto.

Cronograma:

Ano 1: Estabelecimento e Fundamentação
Mês 1-3: Planejamento e Estruturação
Elaboração do plano estratégico e operacional.
Mês 4-6: Recrutamento de Estudantes-Atletas
Realização de seletivas.
Divulgação do projeto e seus objetivos.
Mês 7-12: Início das Atividades
Início dos treinamentos.
Desenvolvimento de parcerias com outros setores acadêmicos.
Ano 2: Consolidação e Desenvolvimento
Mês 1-3: Avaliação do Primeiro Ano e Ajustes
Avaliação de desempenho esportivo, acadêmico e de integração comunitária.
Ajustes no programa com base nos resultados.
Mês 4-6: Expansão das Atividades
Ampliação de programas de treinamento abertos à comunidade.
Mês 7-12: Desenvolvimento de Parcerias e Patrocínios
Busca ativa de parcerias comerciais.
Implementação de estratégias de captação de recursos.
Ano 3: Crescimento e Aprofundamento
Mês 1-3: Avaliação e Expansão de Iniciativas Sociais
Avaliação do impacto social.
Expansão de programas de responsabilidade social.
Mês 4-6: Desenvolvimento de Programas de Mentoria e Educação
Implementação de programas de mentoria para estudantes-atletas.
Integração de iniciativas educativas ao projeto.
Mês 7-12: Participação em Competições Regionais e Nacionais
Inscrição em competições universitárias.
Fortalecimento da presença da equipe no cenário esportivo regional e nacional.
Ano 4: Consolidando Impactos
Mês 1-3: Avaliação de Impacto Econômico e Social
Avaliação do impacto econômico local.
Medição do envolvimento da comunidade e efeitos sobre o turismo.
Mês 4-6: Estabelecimento de Programas de Bolsas e Incentivos Acadêmicos
Implementação de programas de bolsas para estudantes-atletas.
Introdução de incentivos acadêmicos para promover o equilíbrio entre esporte e estudo.
Mês 7-12: Expansão de Parcerias Acadêmicas e de Pesquisa
Colaborações mais profundas com departamentos acadêmicos.
Integração de pesquisas aplicadas ao projeto.
Ano 5: Consolidação e Projeção Futura
Mês 1-3: Avaliação Global do Projeto e Preparação para o Futuro
Preparação para a continuidade e sustentabilidade do projeto.
Mês 4-6: Desenvolvimento de Estratégias de Continuidade
Estabelecimento de estratégias para garantir a continuidade após o quinto ano.
Desenvolvimento de planos para possíveis expansões ou melhorias.
Mês 7-12: Celebração e Reconhecimento
Evento de celebração dos cinco anos do projeto.
Reconhecimento de estudantes-atletas, treinadores e parceiros que contribuíram para o sucesso do projeto.

Descrição Resumida: "O projeto de basquete universitário visa integrar esporte, formação acadêmica e desenvolvimento social, proporcionando aos estudantes-atletas uma experiência enriquecedora que transcende a quadra, promovendo valores, saúde e uma forte ligação com a comunidade local ao longo de cinco anos."

Equipe:

Alunos de Graduação:

  • EDUARDO PEREIRA AILTON - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: 27/11/2024 - Vínculo: Inativo

Docentes:

  • RUBENS ANTONIO GURGEL VIEIRA - Início: 24/09/2024 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • ANDREA DE OLIVEIRA BARRA - Início: 24/09/2024 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Técnicos Administrativos:

Nenhum


Alunos de Pós-Graduação:

Nenhum


Outros Usuários:

Nenhum

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:


Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
Nenhuma renovação do projeto de extensão foi cadastrada

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: ANDREA DE OLIVEIRA BARRA

Setor: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

E-mail Institucional: andreabarra[em]ufla.br

E-mail Alternativo: andreacefetmg[em]gmail.com

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 25/11/2023 - 20:37:33

Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: Nenhuma

Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: Nenhuma

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • RUBENS ANTONIO GURGEL VIEIRA: De 25/11/2023 a 16/12/2024.
  • ANDREA DE OLIVEIRA BARRA: De 16/12/2024 em diante.

Histórico de Avaliações
Data/HoraDescrição
18/12/2023 - 10:08:45Projeto de Extensão registrado. Número de registro: 117/2023 (CHRYSTIAN ARAUJO PEREIRA)

Universidade Federal de Lavras - UFLA

SIG-UFLA - Versão 1.86.2

Créditos