Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.
Índice:
Número de Registro: 117/2023
Título: Basquete UFLA
Programa de Extensão: Escola de Esportes da UFLA
Resumo da Proposta:
O projeto tem como objetivo a apresentação e treinamento da modalidade, tendo assim duas perspectivas, sendo uma voltada para o meio recreativo, onde iremos visar princípios de vivência coletiva como, companheirismo, educação, comunicação, amizade e principalmente o trabalho coletivo; o pilar não só do basquetebol, como também de todos os esportes. Sua outra perspectiva é voltada e direcionada para a área competitiva, na qual irá focar no esporte de alto rendimento, desempenho e técnica aprimorada dos atletas, podendo assim também levar ao patamar competitivo o nome da Universidade Federal de Lavras.
Área Temática: Saúde
Instituições Parceiras: .
Número Estimado de Participantes: 30
Locais de Realização: Ginásio do Departamento de Educação Física
Data de Início: 01/03/2024
Data de Término: 31/12/2028
Justificativa:
Dados que temos nos treinamentos e jogos. Com a forte cultura do basquete, não só na UFLA, mas no Brasil inteiro, sua grande visibilidade vem trazendo de ano em ano vários atletas para sua modalidade. Percebe-se que tal esporte com o decorrer do tempo vem ganhando espaço e um público que visa estar por dentro da prática do basquetebol. Em vista disso, através de livros e dados coletados, percebemos a proporção que tal esporte agrega para todos os tipos de pessoas, independentemente de seu sexo, gênero, raça, classe social e dentre outros aspectos. O basquete causa a comunhão e agrega pessoas, diante disso, vimos a necessidade de criar um projeto sociocultural que visasse o conhecimento do esporte e dar oportunidades de um treinamento de alto rendimento para aqueles que já conhecem, como também apresentar em forma de iniciação para aqueles que não possuem os fundamentos básicos e sempre quiseram praticar, porém nunca tiveram a oportunidade. O alvo do projeto são, primeiramente os universitários da UFLA, crianças da região de Lavras e cidades vizinhas que tenham disponibilidade de comparecer e que queiram participar dos treinos, tendo como foco o ensino básico do basquete e a formação de não só atletas, como também de pessoas de caráter, visando sempre os princípios da vida, priorizando a integridade e a união entre nossos alunos/atletas, sem perder o espírito competitivo proposto para todas as modalidades.
Caracterização dos Beneficiários: Aberto para toda a comunidade da UFLA e para Lavras e região, maiores de idade e aptos à prática esportiva, com interesse na modalidade.
Objetivos:
Visando a iniciação, como apresentar a modalidade e o primeiro contato com o basquete, o qual estão na fase inicial de aprendizado, para que assim seja possível se familiarizar com o esporte, além de promover equipes competitivas que possam representar a faculdade em torneios e campeonatos futuros de grande nome no Brasil à fora.
Metas:
Primeiramente, atrair o máximo de pessoas interessadas para que tenhamos uma significativa quantidade de alunos praticando, aprovando e compartilhando o projeto, para que assim no futuro tenha a possibilidade de agregar também a população lavrense que não participa da universidade. Tendo metas de jogar representando a instituição.
Fundamentação Teórica:
O projeto de basquete universitário é fundamentado na compreensão do esporte como um meio integral para o desenvolvimento dos estudantes-atletas. Ao promover a prática regular do basquete, almejamos não apenas a melhoria das habilidades físicas, mas também o fomento de aspectos psicossociais e a integração desses elementos ao contexto acadêmico. O basquete, como esporte coletivo, oferece uma plataforma única para o cultivo de habilidades de trabalho em equipe, comunicação e liderança. Estas competências são fundamentais não apenas na quadra, mas também na vida acadêmica e profissional. Além disso, a disciplina exigida pelos treinamentos e competições contribui para a promoção de hábitos de estudo e gestão eficiente do tempo. Estudos indicam que estudantes-atletas engajados em atividades esportivas extracurriculares apresentam um desempenho acadêmico mais satisfatório. A sinergia entre os compromissos esportivos e acadêmicos promove uma abordagem equilibrada à educação, proporcionando uma experiência de aprendizado mais completa. O projeto não se limita ao desenvolvimento físico e acadêmico; ele busca também a formação de caráter. Valores éticos, respeito, trabalho em equipe e perseverança são intrínsecos ao basquete e são reforçados ao longo da participação no programa esportivo. Acreditamos que a construção desses valores contribui para a formação de cidadãos éticos e responsáveis. Além disso, o basquete universitário desempenha um papel crucial na integração social dos estudantes. O apoio da comunidade acadêmica, o espírito de camaradagem e a identificação com a instituição fortalecem a cultura esportiva e promovem um senso de pertencimento à comunidade universitária. Em resumo, o projeto de basquete universitário vai além da prática esportiva, buscando enriquecer a experiência educacional dos participantes. Ao integrar aspectos físicos, psicossociais e acadêmicos, aspiramos contribuir para o desenvolvimento integral dos estudantes-atletas, preparando-os não apenas para os desafios esportivos, mas também para os desafios da vida acadêmica e profissional.
Metodologia:
O projeto será executado no período entre abril de 2023 e abril de 2025, no ginásio da UFLA, contando com materiais e equipamentos fornecidos pela Universidade. Serão formadas 4 equipes, sendo duas delas focadas no lazer, aonde uma equipe será compostas por crianças em geral, aonde iremos apresentar a iniciação, podendo visar futuramente em um time mais novo para competições futuras, outra equipe constituida por pessoas do nível iniciante e que só querem jogar basquete sem compromisso, que queira apenas se descontrair nas quadras e aprender o básico do basquete, visando até mesmo uma futura evolução para jogo, e por final, duas equipes sendo elas uma equipe masculina e outra feminina, que irá focar na parte competitiva do projeto, tendo treinos regularmente durante à semana e se apresentando disposta e compromissada à defender e representar o nome da UFLA em jogos e campeonatos posteriores.
Impactos na Formação Discente: O projeto de basquete universitário visa enriquecer a formação discente ao promover o desenvolvimento físico, acadêmico, social e emocional. Além de melhorar a saúde física e desenvolver habilidades esportivas, o projeto estabelece uma rotina disciplinada, promove valores éticos e fortalece a resiliência. A integração social é fomentada, tanto dentro da equipe como na comunidade universitária. A participação em competições contribui para o desenvolvimento da autoconfiança e prepara os estudantes para desafios futuros, promovendo habilidades transferíveis essenciais para a vida profissional. Em síntese, o projeto transcende a esfera esportiva, impactando positivamente na formação integral dos participantes e enriquecendo a experiência universitária.
Relação Ensino, Pesquisa e Extensão:
1. Pesquisa: o projeto proporciona oportunidades para pesquisas aplicadas no campo do treinamento esportivo, fisiologia do exercício e psicologia esportiva. Isso pode incluir estudos sobre o impacto do treinamento de basquete na saúde física e mental dos estudantes-atletas, otimização de estratégias de treinamento, entre outros. - Colaborações com departamentos acadêmicos podem resultar em pesquisas interdisciplinares, explorando, por exemplo, a relação entre o desempenho acadêmico e a participação em atividades esportivas. 2. Ensino: O projeto se conecta diretamente ao ensino ao oferecer oportunidades de aprendizado prático. Treinadores, muitos dos quais podem ser professores acadêmicos, têm a chance de transmitir conhecimentos não apenas sobre técnicas e táticas de basquete, mas também sobre valores éticos, liderança e gestão de equipes. - Estudantes-atletas têm a oportunidade de aplicar conceitos aprendidos em sala de aula em um contexto prático, promovendo a integração do conhecimento teórico com a experiência prática. 3. Extensão: O projeto de basquete universitário se estende para além dos limites do campus, envolvendo a comunidade local e contribuindo para o desenvolvimento social. Isso pode incluir programas de treinamento para jovens na comunidade, eventos esportivos abertos ao público, clínicas de saúde e atividades de promoção da vida ativa. - A presença da equipe em competições e eventos esportivos representa uma extensão visível da instituição, fortalecendo os laços com a comunidade e promovendo uma imagem positiva da universidade.
Relação com a Sociedade e Impacto Social: O projeto de basquete universitário transcende o ambiente acadêmico, exercendo um impacto significativo na comunidade circundante. Além de promover a atividade física e combater o sedentarismo, o projeto inspira a juventude local, oferecendo programas educacionais e de mentoria. A integração comunitária é fortalecida por meio de eventos esportivos, enquanto o projeto atua como catalisador para o desenvolvimento de talentos locais, inclusive através de parcerias com escolas. A equipe torna-se um símbolo cultural, gerando orgulho e coesão social, enquanto competições e eventos esportivos impulsionam a economia local. A abordagem inclusiva, com equipes masculinas e femininas, promove a equidade de gênero, com ações educativas reforçando valores e a importância da educação. Assim, o projeto não apenas enriquece a experiência acadêmica, mas também contribui significativamente para o bem-estar e o desenvolvimento integral da comunidade.
Resultados Esperados:
Desenvolvimento Físico: Objetiva aprimorar habilidades técnicas e táticas dos estudantes-atletas. Busca o aumento da aptidão física, englobando agilidade, coordenação motora, resistência cardiovascular e força muscular. Desempenho Acadêmico: Almeja a manutenção ou aprimoramento do desempenho acadêmico, evidenciando a viabilidade de conciliar atividades esportivas e acadêmicas. Promove o desenvolvimento de hábitos de estudo e gestão do tempo. Formação de Caráter: Observa e fomenta comportamentos éticos e atitudes positivas, indicando a assimilação dos valores do projeto. Proporciona demonstração de liderança, resiliência e trabalho em equipe dentro e fora da quadra. Integração Social e Comunitária: Estimula a participação ativa da comunidade em eventos esportivos, promovendo um aumento no envolvimento social. Fortalece os laços entre a universidade e a comunidade local. Inspiração e Desenvolvimento de Talentos: Identifica e desenvolve talentos locais, potencialmente contribuindo para o cenário esportivo mais amplo. Inspira jovens da comunidade a se envolverem em atividades esportivas. Promoção da Saúde e Bem-Estar: Incentiva a prática de atividade física na comunidade, com participação em programas de treinamento abertos ao público. Contribui para a conscientização sobre a importância do exercício físico para a saúde. Desenvolvimento de Competências Sociais: Aprimora habilidades de comunicação, cooperação e interação social entre os estudantes-atletas. Envolve os participantes em atividades de extensão e responsabilidade social, destacando o compromisso cívico. Fortalecimento da Identidade Institucional: Estimula o aumento do orgulho e do senso de pertencimento à instituição, evidenciado pelo apoio entusiasmado da comunidade aos eventos esportivos. Reforça a imagem da universidade como uma instituição comprometida com o desenvolvimento integral dos estudantes. Desenvolvimento Econômico Local: Gera um impacto positivo na economia local através do aumento do turismo durante eventos esportivos e possíveis parcerias comerciais. Contribui para a criação de oportunidades econômicas para a comunidade. Equidade de Gênero e Valorização da Educação:
Indicadores de Acompanhamento e Avaliação:
Desenvolvimento Físico:** - Taxa de melhoria nas habilidades técnicas e táticas dos estudantes-atletas. - Resultados em testes físicos regulares para avaliar agilidade, coordenação, resistência cardiovascular e força muscular. Desempenho Acadêmico:** - Média de notas dos estudantes-atletas ao longo do período de participação no projeto. - Taxa de conclusão de créditos acadêmicos em comparação com estudantes não atletas. Integração Social e Comunitária:** - Nível de participação da comunidade em eventos esportivos, medido pelo comparecimento e envolvimento em atividades associadas. - Feedback da comunidade sobre a percepção da universidade e do projeto.
Cronograma:
Ano 1: Estabelecimento e Fundamentação Mês 1-3: Planejamento e Estruturação Elaboração do plano estratégico e operacional. Mês 4-6: Recrutamento de Estudantes-Atletas Realização de seletivas. Divulgação do projeto e seus objetivos. Mês 7-12: Início das Atividades Início dos treinamentos. Desenvolvimento de parcerias com outros setores acadêmicos. Ano 2: Consolidação e Desenvolvimento Mês 1-3: Avaliação do Primeiro Ano e Ajustes Avaliação de desempenho esportivo, acadêmico e de integração comunitária. Ajustes no programa com base nos resultados. Mês 4-6: Expansão das Atividades Ampliação de programas de treinamento abertos à comunidade. Mês 7-12: Desenvolvimento de Parcerias e Patrocínios Busca ativa de parcerias comerciais. Implementação de estratégias de captação de recursos. Ano 3: Crescimento e Aprofundamento Mês 1-3: Avaliação e Expansão de Iniciativas Sociais Avaliação do impacto social. Expansão de programas de responsabilidade social. Mês 4-6: Desenvolvimento de Programas de Mentoria e Educação Implementação de programas de mentoria para estudantes-atletas. Integração de iniciativas educativas ao projeto. Mês 7-12: Participação em Competições Regionais e Nacionais Inscrição em competições universitárias. Fortalecimento da presença da equipe no cenário esportivo regional e nacional. Ano 4: Consolidando Impactos Mês 1-3: Avaliação de Impacto Econômico e Social Avaliação do impacto econômico local. Medição do envolvimento da comunidade e efeitos sobre o turismo. Mês 4-6: Estabelecimento de Programas de Bolsas e Incentivos Acadêmicos Implementação de programas de bolsas para estudantes-atletas. Introdução de incentivos acadêmicos para promover o equilíbrio entre esporte e estudo. Mês 7-12: Expansão de Parcerias Acadêmicas e de Pesquisa Colaborações mais profundas com departamentos acadêmicos. Integração de pesquisas aplicadas ao projeto. Ano 5: Consolidação e Projeção Futura Mês 1-3: Avaliação Global do Projeto e Preparação para o Futuro Preparação para a continuidade e sustentabilidade do projeto. Mês 4-6: Desenvolvimento de Estratégias de Continuidade Estabelecimento de estratégias para garantir a continuidade após o quinto ano. Desenvolvimento de planos para possíveis expansões ou melhorias. Mês 7-12: Celebração e Reconhecimento Evento de celebração dos cinco anos do projeto. Reconhecimento de estudantes-atletas, treinadores e parceiros que contribuíram para o sucesso do projeto.
Descrição Resumida: "O projeto de basquete universitário visa integrar esporte, formação acadêmica e desenvolvimento social, proporcionando aos estudantes-atletas uma experiência enriquecedora que transcende a quadra, promovendo valores, saúde e uma forte ligação com a comunidade local ao longo de cinco anos."
Equipe:
Alunos de Graduação:
Docentes:
Técnicos Administrativos:
Nenhum
Alunos de Pós-Graduação:
Outros Usuários:
Renovações de Projetos:
Coordenador do Projeto: ANDREA DE OLIVEIRA BARRA
Setor: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
E-mail Institucional: andreabarraufla.br
E-mail Alternativo: andreacefetmggmail.com
Situação de Aprovação: Registrado
Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 25/11/2023 - 20:37:33
Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: Nenhuma
Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: Nenhuma
Histórico de Coordenação:
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