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Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de Avaliações
Informações de Registro

Número de Registro: 15/2024

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: Clube do Livro: estratégia de aproximação ensino médio/universidade.

Programa de Extensão: (indefinido)

Resumo da Proposta: O Clube do Livro tem o intuito de reunir estudantes das escolas públicas estaduais de Lavras e vinculados ao programa BIC Jr da UFLA para a leitura e discussão de obras literárias, mensalmente. O objetivo é que através da leitura possam ampliar sus capacidades e desta forma, despertar o interesse pelo ingresso no ensino superior. Além disso, a leitura e os encontros de discussão auxiliarão no preparo destes estudantes para os processos seletivos (ENEM, PAS e outros). Os encontros serão em espaços públicos do município (Biblioteca Municipal, Casa da Cultura, etc) e também nas dependências da Ufla e mediados por professores do Núcleo de Alternativas Didáticas (NAD+/UFLA) - Profa. Luciana Lopes Silva Pereira (DQI/ICN/UFLA) e Prof. Chrystian Araújo Pereira (DME/FCS/UFLA) e por discentes de graduação bolsistas vinculados ao Programa Institucional de Apoio à Produção de Material Didático (PROMAD/UFLA).

Área Temática: Educação

Instituições Parceiras:

UFLA
FAPEMIG (Programa BIC Jr)
Secretaria de Educação de Lavras pelo contato com as Bibliotecas Municipais

Número Estimado de Participantes: 150

Locais de Realização:

UFLA
Espaços Públicos Municipais (Biblioteca, Praças, Casa de Cultura)

Data de Início: 26/04/2024

Data de Término: 31/12/2025

Justificativa: A leitura exerce um papel fundamental no desenvolvimento intelectual, emocional e social dos jovens. Principalmente nesta fase, ler promove desenvolvimento da capacidade cognitiva, expansão do vocabulário e melhoria da escrita, estímulo à criatividade e imaginação, desenvolvimento do pensamento crítico e no contexto de inspirar a inserção de jovens na universidade, a preparação para o futuro acadêmico e profissional. A capacidade de ler e compreender textos complexos é essencial para o sucesso acadêmico. A leitura frequente durante o ensino médio prepara os estudantes para os desafios que enfrentarão na faculdade, no mercado de trabalho e na vida em geral. Antes disso, é uma ferramenta importantíssima para que os estudantes consigam ingressar na universidade, já que precisa passar pelos processos seletivos (ENEM, PAS, etc).

Caracterização dos Beneficiários:

Os beneficiários serão os estudantes das escolas públicas estaduais vinculados ao programa BIC JR da Ufla.
A importância da leitura por esse grupo se dá pela idade e fase do desenvolvimento, estão desenvolvendo sua identidade e autonomia. Alguns podem estar se preparando para ingressar na faculdade ou universidade, enquanto outros podem estar planejando entrar diretamente no mercado de trabalho. A leitura desempenha um papel importante na realização dessas metas, independentemente do caminho escolhido. No entanto, aos que desejam entrar na universidade, o hábito da leitura ajuda na preparação para o ingresso e também no desempenho na vida acadêmica e desta forma, um apoio no sentido de evitar a evasão.

Objetivos:

Criar um ambiente de apoio e pertencimento, oferecendo um espaço seguro e acolhedor onde os estudantes se sintam apoiados e valorizados. Isso pode ser especialmente importante para os estudantes perceberem a UFLA como um espaço público e coletivo e inspirá-los a fazer parte da comunidade acadêmica como graduandos.
Promover a alfabetização e a competência na leitura, incentivando-os a lerem regularmente, desenvolvendo assim suas habilidades de leitura e compreensão. Isso é fundamental para o ingresso no ensino superior e o sucesso acadêmico em todas as disciplinas, minimizando a evasão.
Fomentar o gosto pela leitura, oferecendo uma variedade de livros que cativem os interesses, desde clássicos da literatura até obras contemporâneas relevantes para suas vidas e experiências. O objetivo seria criar um ambiente onde os estudantes se sintam empolgados para explorar novos livros e descobrir o prazer da leitura.
Desenvolver habilidades de pensamento crítico e análise, interpretação de texto através de discussões estruturadas sobre os livros selecionados. Isso não apenas os ajudará em seus estudos, mas também os capacitará como cidadãos críticos e informados.
Fomentar a expressão e a comunicação. Ao participar de discussões em um clube de leitura, os estudantes poderão desenvolver suas habilidades de expressão oral e comunicação. Eles terão a oportunidade de articular suas ideias, argumentar seus pontos de vista e ouvir as perspectivas dos outros, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais importantes.
Explorar questões relevantes e atuais, como diversidade, inclusão, justiça social e saúde mental. Isso pode ajudar os estudantes a ampliar sua compreensão do mundo ao seu redor e a desenvolver empatia por diferentes pontos de vista e experiências.

Metas:

Aumentar o número de estudantes interessados na leitura.
Melhorar as habilidades de leitura e compreensão, medida pelo aumento da proficiência na análise e interpretação de textos literários.
Expandir o repertório literário dos estudantes.
Auxiliar os estudantes a criarem uma rotina de leitura (estudo) e organização do tempo.
De uma forma mais ampla, inspirar os estudantes a cursarem uma graduação, auxiliar pela leitura, a prepará-los para os processos seletivos e auxiliar na diminuição da evasão (pela organização do tempo e leitura diários).

Fundamentação Teórica:

O que influencia os estudantes a lerem e a continuarem lendo? Por que eles desistem de ler um livro? Tais questionamentos são abordados no artigo Eu, tu, ele, ela, nós e o narrador: conversas sobre leitura a partir de Percy Jackson, publicado no periódico Signo, Santa Cruz do Sul, v. 47, n. 90, p. 73-84, set./dez. 2022. Os autores atribuem à literatura como meio de instrumentalização de leitores a fim de torná-los críticos e autores conscientes das reflexões necessárias para que, de forma livre e crítica, tomem suas decisões frente ao contexto em que estão inseridos.

MOURA, J. S. N. . O desenvolvimento de letramento e de habilidades acadêmicas a partir da leitura de Harry Potter em uma turma de 7o ano do Ensino Fundamental. In: Congresso Internacional de Linguagem e Interação 3, 2015, São Leopoldo. Congresso Internacional Linguagem e Interação 3. São Leopoldo: Casa Leiria, 2015. p. 200-201. Este trabalho teve por objetivo discutir a relevância da leitura da literatura na formação humana, bem como a importância de se abordar textos literários no ambiente escolar através de um trabalho diferenciado e significativo. O projeto buscou uma proposta que, partindo dos interesses de leitura dos alunos, pudesse levá-los a se desenvolverem intelectualmente e virem a ler textos mais complexos.

Adolescentes e o livro: internet como mediadora de novas práticas de leitura. (2019). Novos Olhares, 8(2), 64-75. https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2019.162144. Este artigo analisa usos e apropriações do livro por adolescentes, de modo a entender os impactos dos suportes digitais nas formas de leitura.

Metodologia:

Para um clube de leitura eficaz é importante uma metodologia que seja envolvente, acessível e que promova a participação ativa dos alunos. Para atingir tal objetivo será realizada a seleção de livros diversificados (é importante garantir que os livros selecionados sejam acessíveis em termos de linguagem e disponibilidade).
Agenda de leitura e reuniões regulares: serão definidas datas para a leitura dos livros selecionados, e, após este prazo estipulado, será realizada a reunião presencial de discussão. Essas reuniões ocorrerão mensalmente.
Durante o prazo destinado à leitura, o estudante bolsista PROMAD, por meio de um grupo de whatsapp, fará interferências no sentido de acompanhar o processo de leitura e incentivar a participação.
Durante as reuniões de discussão, serão feitas perguntas orientadoras para ajudar os alunos a explorar os temas, personagens e mensagens dos livros de forma mais profunda.
Para tornar a experiência mais interativa e dinâmica, serão realizadas atividades de engajamento que incluirão debates, jogos, dramatizações de trechos do livro, entre outros.
Avaliação e feedback serão coletados regularmente sobre as experiências no clube de leitura, incluindo o que eles gostaram, o que acharam útil e quais sugestões eles têm para melhorias.

Impactos na Formação Discente:

Os impactos na formação discente deverão ser considerados em 2 âmbitos:
1 - Discentes do Núcleo de alternativas Didáticas (NAD+) e bolsistas do PROMAD que farão a condução do grupo de whatsapp e mediação das reuniões presenciais mensais: desenvolvimento de habilidades como a comunicação oral, planejamento, identificar pontos-chave importantes a serem discutidos além de logística para organização dos encontros.
2 - Discentes do ensino médio das escolas públicas estaduais e participantes do Programa Fapemig BIC Jr: incentivo da leitura e consequentemente da melhora do vocabulário, interpretação de texto, gerenciamento do tempo, concentração e comunicação escrita e oral (nas discussões presenciais).

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão:

Como atividade de ensino, os mediadores do clube, sejam professores e discentes de graduação desempenharão o papel de facilitadores do aprendizado, compartilhando informações sobre os livros selecionados, orientando discussões e fornecendo feedback aos participantes.
Quanto à pesquisa, informações coletadas a respeito do interesse dos estudantes, gênero de leitura com mais engajamento, e métricas das participações podem gerar publicações a serem apresentadas em congressos e simpósios.
A extensão é a aplicação prática do conhecimento adquirido por meio do ensino e da pesquisa para beneficiar a comunidade em geral. No contexto do clube de leitura, a extensão pode assumir várias formas, como a organização de eventos literários abertos à comunidade, a realização de atividades de leitura em escolas locais ou bibliotecas. A extensão é o mote principal deste projeto, trazendo os estudantes das escolas públicas estaduais para os espaços da Ufla e levando os discentes da Ufla para os espaços públicos municipais.

Relação com a Sociedade e Impacto Social: A iniciativa contribui para promover o hábito da leitura dentro da sociedade. Isso pode ter um impacto positivo no desenvolvimento intelectual e cultural dos participantes, bem como na comunidade em geral. Os discentes participantes do projeto podem perpetuar o interesse pelos livros para os demais colegas na escola e também para os familiares. Isso pode ajudá-los a desenvolver habilidades sociais, como comunicação eficaz, empatia, trabalho em equipe e respeito pelas opiniões dos outros, que são fundamentais para uma participação cidadã saudável na sociedade.

Resultados Esperados: Melhora no desempenho na escola, pelo desenvolvimento de habilidades de leitura, escrita, análise e pensamento crítico que são essenciais para o sucesso escolar. Como consequência, esperamos contribuir para um maior interesse por parte destes estudantes em ingressar no ensino superior e numa perspectiva futura, estarem mais preparados para compreenderem as disciplinas que irão cursar, numa tentativa de ajudar a minimizar a evasão.

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação:

Acompanhamento do número de estudantes que participam regularmente das reuniões. Desta forma, avaliar o nível de engajamento e identificar possíveis áreas de melhoria na programação ou na divulgação das atividades.
Coletar feedback dos estudantes sobre suas experiências no clube de leitura, incluindo o que eles gostaram, o que acharam útil e quais sugestões têm para melhorias.
Monitorar o desempenho acadêmico dos estudantes, incluindo notas, frequência escolar e participação em outras atividades extracurriculares.

Cronograma:

Planejamento mensal das atividades
Semana 1: Divulgação do projeto e reunião de apresentação aos estudantes BIC Jr.
Semana 2: Seleção do livro para o primeiro mês.
Semana 3: Diálogos e incentivos à leitura via grupo de whatsapp.
Semana 4: Reunião presencial de discussão do livro e confraternização entre os membros.

Descrição Resumida: A capacidade de ler e compreender textos complexos é essencial para o sucesso acadêmico. A leitura frequente durante o ensino médio prepara os estudantes para os desafios que enfrentarão na faculdade, no mercado de trabalho e na vida em geral. Antes disso, é uma ferramenta importantíssima para que os estudantes consigam ingressar na universidade, já que precisa passar pelos processos seletivos (ENEM, PAS, etc).

Equipe:

Alunos de Graduação:

  • ANA BEATRIZ DE PAULA MOREIRA - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • SARA PEREIRA SOUZA - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: 05/07/2024 - Vínculo: Inativo

Docentes:

  • CHRYSTIAN ARAUJO PEREIRA - Início: 26/04/2024 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • PAULO RICARDO DA SILVA - Início: 23/07/2024 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Técnicos Administrativos:

  • DANIELE CARVALHO - Início: 02/05/2024 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Alunos de Pós-Graduação:

Nenhum


Outros Usuários:

Nenhum

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:


Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
Nenhuma renovação do projeto de extensão foi cadastrada

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: LUCIANA LOPES SILVA PEREIRA

Setor: DEPARTAMENTO DE QUÍMICA

E-mail Institucional: luciana.pereira[em]ufla.br

E-mail Alternativo: lucianalsp[em]yahoo.com.br

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 24/04/2024 - 11:39:28

Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 24/04/2024 - 11:56:42

Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: Nenhuma

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • LUCIANA LOPES SILVA PEREIRA: De 23/04/2024 em diante.

Histórico de Avaliações
Data/HoraDescrição
24/04/2024 - 11:56:42Projeto de Extensão aprovado pelo Chefe de Departamento e enviado para o Colegiado de Extensão para aprovação. (JONAS LEAL NETO)
02/05/2024 - 09:27:30Projeto de Extensão registrado. Número de registro: 15/2024 (MARIANA ESTEVES MANSANARES)

Universidade Federal de Lavras - UFLA

SIG-UFLA - Versão 1.86.2

Créditos