Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.
Índice:
Número de Registro: 15/2024
Título: Clube do Livro: estratégia de aproximação ensino médio/universidade.
Programa de Extensão: (indefinido)
Resumo da Proposta: O Clube do Livro tem o intuito de reunir estudantes das escolas públicas estaduais de Lavras e vinculados ao programa BIC Jr da UFLA para a leitura e discussão de obras literárias, mensalmente. O objetivo é que através da leitura possam ampliar sus capacidades e desta forma, despertar o interesse pelo ingresso no ensino superior. Além disso, a leitura e os encontros de discussão auxiliarão no preparo destes estudantes para os processos seletivos (ENEM, PAS e outros). Os encontros serão em espaços públicos do município (Biblioteca Municipal, Casa da Cultura, etc) e também nas dependências da Ufla e mediados por professores do Núcleo de Alternativas Didáticas (NAD+/UFLA) - Profa. Luciana Lopes Silva Pereira (DQI/ICN/UFLA) e Prof. Chrystian Araújo Pereira (DME/FCS/UFLA) e por discentes de graduação bolsistas vinculados ao Programa Institucional de Apoio à Produção de Material Didático (PROMAD/UFLA).
Área Temática: Educação
Instituições Parceiras:
UFLA FAPEMIG (Programa BIC Jr) Secretaria de Educação de Lavras pelo contato com as Bibliotecas Municipais
Número Estimado de Participantes: 150
Locais de Realização:
UFLA Espaços Públicos Municipais (Biblioteca, Praças, Casa de Cultura)
Data de Início: 26/04/2024
Data de Término: 31/12/2025
Justificativa: A leitura exerce um papel fundamental no desenvolvimento intelectual, emocional e social dos jovens. Principalmente nesta fase, ler promove desenvolvimento da capacidade cognitiva, expansão do vocabulário e melhoria da escrita, estímulo à criatividade e imaginação, desenvolvimento do pensamento crítico e no contexto de inspirar a inserção de jovens na universidade, a preparação para o futuro acadêmico e profissional. A capacidade de ler e compreender textos complexos é essencial para o sucesso acadêmico. A leitura frequente durante o ensino médio prepara os estudantes para os desafios que enfrentarão na faculdade, no mercado de trabalho e na vida em geral. Antes disso, é uma ferramenta importantíssima para que os estudantes consigam ingressar na universidade, já que precisa passar pelos processos seletivos (ENEM, PAS, etc).
Caracterização dos Beneficiários:
Os beneficiários serão os estudantes das escolas públicas estaduais vinculados ao programa BIC JR da Ufla. A importância da leitura por esse grupo se dá pela idade e fase do desenvolvimento, estão desenvolvendo sua identidade e autonomia. Alguns podem estar se preparando para ingressar na faculdade ou universidade, enquanto outros podem estar planejando entrar diretamente no mercado de trabalho. A leitura desempenha um papel importante na realização dessas metas, independentemente do caminho escolhido. No entanto, aos que desejam entrar na universidade, o hábito da leitura ajuda na preparação para o ingresso e também no desempenho na vida acadêmica e desta forma, um apoio no sentido de evitar a evasão.
Objetivos:
Criar um ambiente de apoio e pertencimento, oferecendo um espaço seguro e acolhedor onde os estudantes se sintam apoiados e valorizados. Isso pode ser especialmente importante para os estudantes perceberem a UFLA como um espaço público e coletivo e inspirá-los a fazer parte da comunidade acadêmica como graduandos. Promover a alfabetização e a competência na leitura, incentivando-os a lerem regularmente, desenvolvendo assim suas habilidades de leitura e compreensão. Isso é fundamental para o ingresso no ensino superior e o sucesso acadêmico em todas as disciplinas, minimizando a evasão. Fomentar o gosto pela leitura, oferecendo uma variedade de livros que cativem os interesses, desde clássicos da literatura até obras contemporâneas relevantes para suas vidas e experiências. O objetivo seria criar um ambiente onde os estudantes se sintam empolgados para explorar novos livros e descobrir o prazer da leitura. Desenvolver habilidades de pensamento crítico e análise, interpretação de texto através de discussões estruturadas sobre os livros selecionados. Isso não apenas os ajudará em seus estudos, mas também os capacitará como cidadãos críticos e informados. Fomentar a expressão e a comunicação. Ao participar de discussões em um clube de leitura, os estudantes poderão desenvolver suas habilidades de expressão oral e comunicação. Eles terão a oportunidade de articular suas ideias, argumentar seus pontos de vista e ouvir as perspectivas dos outros, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais importantes. Explorar questões relevantes e atuais, como diversidade, inclusão, justiça social e saúde mental. Isso pode ajudar os estudantes a ampliar sua compreensão do mundo ao seu redor e a desenvolver empatia por diferentes pontos de vista e experiências.
Metas:
Aumentar o número de estudantes interessados na leitura. Melhorar as habilidades de leitura e compreensão, medida pelo aumento da proficiência na análise e interpretação de textos literários. Expandir o repertório literário dos estudantes. Auxiliar os estudantes a criarem uma rotina de leitura (estudo) e organização do tempo. De uma forma mais ampla, inspirar os estudantes a cursarem uma graduação, auxiliar pela leitura, a prepará-los para os processos seletivos e auxiliar na diminuição da evasão (pela organização do tempo e leitura diários).
Fundamentação Teórica:
O que influencia os estudantes a lerem e a continuarem lendo? Por que eles desistem de ler um livro? Tais questionamentos são abordados no artigo Eu, tu, ele, ela, nós e o narrador: conversas sobre leitura a partir de Percy Jackson, publicado no periódico Signo, Santa Cruz do Sul, v. 47, n. 90, p. 73-84, set./dez. 2022. Os autores atribuem à literatura como meio de instrumentalização de leitores a fim de torná-los críticos e autores conscientes das reflexões necessárias para que, de forma livre e crítica, tomem suas decisões frente ao contexto em que estão inseridos. MOURA, J. S. N. . O desenvolvimento de letramento e de habilidades acadêmicas a partir da leitura de Harry Potter em uma turma de 7o ano do Ensino Fundamental. In: Congresso Internacional de Linguagem e Interação 3, 2015, São Leopoldo. Congresso Internacional Linguagem e Interação 3. São Leopoldo: Casa Leiria, 2015. p. 200-201. Este trabalho teve por objetivo discutir a relevância da leitura da literatura na formação humana, bem como a importância de se abordar textos literários no ambiente escolar através de um trabalho diferenciado e significativo. O projeto buscou uma proposta que, partindo dos interesses de leitura dos alunos, pudesse levá-los a se desenvolverem intelectualmente e virem a ler textos mais complexos. Adolescentes e o livro: internet como mediadora de novas práticas de leitura. (2019). Novos Olhares, 8(2), 64-75. https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2019.162144. Este artigo analisa usos e apropriações do livro por adolescentes, de modo a entender os impactos dos suportes digitais nas formas de leitura.
Metodologia:
Para um clube de leitura eficaz é importante uma metodologia que seja envolvente, acessível e que promova a participação ativa dos alunos. Para atingir tal objetivo será realizada a seleção de livros diversificados (é importante garantir que os livros selecionados sejam acessíveis em termos de linguagem e disponibilidade). Agenda de leitura e reuniões regulares: serão definidas datas para a leitura dos livros selecionados, e, após este prazo estipulado, será realizada a reunião presencial de discussão. Essas reuniões ocorrerão mensalmente. Durante o prazo destinado à leitura, o estudante bolsista PROMAD, por meio de um grupo de whatsapp, fará interferências no sentido de acompanhar o processo de leitura e incentivar a participação. Durante as reuniões de discussão, serão feitas perguntas orientadoras para ajudar os alunos a explorar os temas, personagens e mensagens dos livros de forma mais profunda. Para tornar a experiência mais interativa e dinâmica, serão realizadas atividades de engajamento que incluirão debates, jogos, dramatizações de trechos do livro, entre outros. Avaliação e feedback serão coletados regularmente sobre as experiências no clube de leitura, incluindo o que eles gostaram, o que acharam útil e quais sugestões eles têm para melhorias.
Impactos na Formação Discente:
Os impactos na formação discente deverão ser considerados em 2 âmbitos: 1 - Discentes do Núcleo de alternativas Didáticas (NAD+) e bolsistas do PROMAD que farão a condução do grupo de whatsapp e mediação das reuniões presenciais mensais: desenvolvimento de habilidades como a comunicação oral, planejamento, identificar pontos-chave importantes a serem discutidos além de logística para organização dos encontros. 2 - Discentes do ensino médio das escolas públicas estaduais e participantes do Programa Fapemig BIC Jr: incentivo da leitura e consequentemente da melhora do vocabulário, interpretação de texto, gerenciamento do tempo, concentração e comunicação escrita e oral (nas discussões presenciais).
Relação Ensino, Pesquisa e Extensão:
Como atividade de ensino, os mediadores do clube, sejam professores e discentes de graduação desempenharão o papel de facilitadores do aprendizado, compartilhando informações sobre os livros selecionados, orientando discussões e fornecendo feedback aos participantes. Quanto à pesquisa, informações coletadas a respeito do interesse dos estudantes, gênero de leitura com mais engajamento, e métricas das participações podem gerar publicações a serem apresentadas em congressos e simpósios. A extensão é a aplicação prática do conhecimento adquirido por meio do ensino e da pesquisa para beneficiar a comunidade em geral. No contexto do clube de leitura, a extensão pode assumir várias formas, como a organização de eventos literários abertos à comunidade, a realização de atividades de leitura em escolas locais ou bibliotecas. A extensão é o mote principal deste projeto, trazendo os estudantes das escolas públicas estaduais para os espaços da Ufla e levando os discentes da Ufla para os espaços públicos municipais.
Relação com a Sociedade e Impacto Social: A iniciativa contribui para promover o hábito da leitura dentro da sociedade. Isso pode ter um impacto positivo no desenvolvimento intelectual e cultural dos participantes, bem como na comunidade em geral. Os discentes participantes do projeto podem perpetuar o interesse pelos livros para os demais colegas na escola e também para os familiares. Isso pode ajudá-los a desenvolver habilidades sociais, como comunicação eficaz, empatia, trabalho em equipe e respeito pelas opiniões dos outros, que são fundamentais para uma participação cidadã saudável na sociedade.
Resultados Esperados: Melhora no desempenho na escola, pelo desenvolvimento de habilidades de leitura, escrita, análise e pensamento crítico que são essenciais para o sucesso escolar. Como consequência, esperamos contribuir para um maior interesse por parte destes estudantes em ingressar no ensino superior e numa perspectiva futura, estarem mais preparados para compreenderem as disciplinas que irão cursar, numa tentativa de ajudar a minimizar a evasão.
Indicadores de Acompanhamento e Avaliação:
Acompanhamento do número de estudantes que participam regularmente das reuniões. Desta forma, avaliar o nível de engajamento e identificar possíveis áreas de melhoria na programação ou na divulgação das atividades. Coletar feedback dos estudantes sobre suas experiências no clube de leitura, incluindo o que eles gostaram, o que acharam útil e quais sugestões têm para melhorias. Monitorar o desempenho acadêmico dos estudantes, incluindo notas, frequência escolar e participação em outras atividades extracurriculares.
Cronograma:
Planejamento mensal das atividades Semana 1: Divulgação do projeto e reunião de apresentação aos estudantes BIC Jr. Semana 2: Seleção do livro para o primeiro mês. Semana 3: Diálogos e incentivos à leitura via grupo de whatsapp. Semana 4: Reunião presencial de discussão do livro e confraternização entre os membros.
Descrição Resumida: A capacidade de ler e compreender textos complexos é essencial para o sucesso acadêmico. A leitura frequente durante o ensino médio prepara os estudantes para os desafios que enfrentarão na faculdade, no mercado de trabalho e na vida em geral. Antes disso, é uma ferramenta importantíssima para que os estudantes consigam ingressar na universidade, já que precisa passar pelos processos seletivos (ENEM, PAS, etc).
Equipe:
Alunos de Graduação:
Docentes:
Técnicos Administrativos:
Alunos de Pós-Graduação:
Nenhum
Outros Usuários:
Renovações de Projetos:
Coordenador do Projeto: LUCIANA LOPES SILVA PEREIRA
Setor: DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
E-mail Institucional: luciana.pereiraufla.br
E-mail Alternativo: lucianalspyahoo.com.br
Situação de Aprovação: Registrado
Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 24/04/2024 - 11:39:28
Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 24/04/2024 - 11:56:42
Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: Nenhuma
Histórico de Coordenação:
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Universidade Federal de Lavras - UFLA
SIG-UFLA - Versão 1.86.2
Créditos