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Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de Avaliações
Informações de Registro

Número de Registro: 23/2024

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: Ações para a formação continuada de professores e gestores da Educação Básica da área de Ciências da Natureza e Matemática

Programa de Extensão: Promoção do desenvolvimento sócio regional por meio da estruturação de ações de extensão em interface com a pesquisa nos cursos

Resumo da Proposta: O Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PPGECEM) iniciou suas atividades em 2019 e tem, dentre vários objetivos, promover a formação continuada de professores da Educação Básica, por meio de investigações que envolvam a aplicação de produtos educacionais (sequências didáticas, cursos de formação para docentes, jogos, tecnologias educacionais, entre outros), voltados ao público da Educação Básica (professores, estudantes, gestores). Dessa maneira, evidencia-se o caráter extensionista das ações do Programa. Neste sentido, para além da investigação das propostas construídas, é importante que elas sejam difundidas nas escolas, sendo este o foco do presente projeto. Por meio de parcerias com escolas das redes pública municipal e estadual de Lavras e outras regiões do estado de Minas Gerais, pretende-se ofertar ações de divulgação das produções desenvolvidas no programa por meio de cursos e oficinas de formação continuada com professores em exercício.

Área Temática: Educação

Instituições Parceiras: Secretaria Estadual de Educação de MG / Secretarias Municipais de Educação de Lavras e região / Instituições da educação básica da rede privada

Número Estimado de Participantes: 300

Locais de Realização: Campus da UFLA e dependências das escolas das redes municipais e estadual de Educação.

Data de Início: 03/06/2024

Data de Término: 31/01/2027

Justificativa: Entendemos que um dos fatores que contribui para melhorias na Educação Básica é a qualidade da formação de professores e dos materiais didáticos (não só produzidos, mas disponibilizados). Nesse sentido, o PPGECEM da UFLA tem essas metas em sua concepção pedagógica e as atividades do programa são direcionadas para a articulação entre Ensino, Pesquisa e Extensão, complementando políticas públicas já fomentadas pelas redes municipal, estadual e federal.

Caracterização dos Beneficiários: Professores e gestores da educação básica da rede pública e privada de educação de Minas Gerais e licenciandos das áreas de Ciências da Natureza e Matemática.

Objetivos: Este projeto tem como objetivos: i) Contribuir na formação continuada de professores de Ciências da Natureza e Matemática por meio de ações conjuntas entre a universidade e as escolas, desenvolvendo competências pedagógicas e sensibilidade para questões inclusivas, de gênero, étnicas, de diversidade, direitos humanos e ambientais. ii) Desenvolver com os professores da educação básica conhecimentos e habilidades necessários para um ensino contextualizado e adequado aos desafios presentes nas salas de aula; iii) Promover a reflexão sobre a prática docente e a melhoria da qualidade da educação; iv) Construir uma rede de colaboração entre professores e gestores da educação básica e pesquisadores formadores de professores; v) Divulgar a produção técnica do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da UFLA.

Metas:

Promover cursos e oficinas de formação continuada para professores e gestores da educação básica;
Divulgar os produtos educacionais publicados ou em desenvolvimento no âmbito do PPGECEM;
Ampliar as ações relacionando o Ensino, Pesquisa e Extensão envolvendo docentes e alunos do PPGECEM.

Fundamentação Teórica:

A proposta extensionista do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PPGECEM) coaduna-se com as Políticas Públicas implementadas pelo Ministério da Educação no sentido de priorizar ações voltadas para a melhoria da formação inicial e continuada de professores. Nesse sentido, reitera-se que a viabilização da formação de professores de qualidade é, atualmente, um compromisso público assumido pela União e por diversas instâncias do poder público, sobretudo nos Estados e Municípios, onde se buscam melhorias efetivas nas condições de acessibilidade dos cidadãos à rede escolar, assim como buscam-se novas formas de garantir ao público uma educação de qualidade que seja um meio para inserção do indivíduo na sociedade tecnológica moderna.
Nesse sentido, destacamos alguns dos princípios que balizam o programa de pós-graduação citado e as ações que serão desenvolvidas: 1)A escola deve ser vista como um território que oportuniza a continuidade da formação dos profissionais que nela atuam, bem como território multicultural e que possui a sua própria cultura. 2) A formação de professores é um processo contínuo que se dá ao longo da profissão. 3) O ensino de ciências e matemática deve ser praticado nas escolas e é fundamental para a formação do cidadão. 4) O ensino de ciências e matemática favorece a autonomia do indivíduo na sociedade, preparando-o para a tomada de decisões sobre questões e temas sociocientíficos.

Metodologia: De modo geral, o delineamento metodológico abrange: i) definição dos temas que vão integrar os cursos e oficinas de formação continuada; ii) planejamento e desenvolvimento dos cursos e oficinas de formação continuada de professores; iii) encontros formativos envolvendo os integrantes do projeto.

Impactos na Formação Discente: O projeto envolve a participação de discentes do curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PPGECEM) propiciando momentos de reflexão e prática sobre a sua atuação profissional, o que pode impactar sua atuação como professor.

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: O projeto integra a tríade Ensino, Pesquisa e Extensão em todo o seu desenvolvimento. O processo de elaboração dos produtos educacionais e planejamento dos cursos de formação continuada de professores e gestores está atrelado aos estudantes do PPGECEM. A extensão, como eixo principal, é entendida como a oferta dos cursos de formação continuada, integrando professores da UFLA, da educação básica e estudantes da pós-graduação. A pesquisa está ligada a várias ações, desde as reflexões para o planejamento dos cursos até a investigação dos processos que ocorreram durante as aplicações envolvendo servidores da educação básica do estado de Minas Gerais.

Relação com a Sociedade e Impacto Social: O projeto tem relação direta com a sociedade vinculando professores e gestores da educação básica com os materiais/cursos desenvolvidos na UFLA, mais especificamente no PPGECEM. Podendo ter um grande impacto social voltado a qualidade da educação básica, pois almeja-se contribuir com a formação continuada de professores e gestores.

Resultados Esperados: Espera-se que ao longo do projeto possamos contribuir para melhorias na educação básica por meio de ações na formação continuada de professores e gestores. E ampliar a visibilidade do PPGECEM através da divulgação dos produtos educacionais desenvolvidos durante o curso.

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação:

- Reuniões com os integrantes para reflexão sobre as ações planejadas e realizadas;
- Aplicações de questionários de avaliação para feedback dos participantes dos cursos e oficinas;
Destacando que a avaliação do projeto será processual e ocorrerá ao longo do planejamento e desenvolvimento das ações.

Cronograma:

Planejamento dos cursos e oficinas de formação continuada - junho/24 a junho/26
Desenvolvimento dos cursos e oficinas de formação continuada - janeiro/25 a agosto/26
Encontros formativos reflexivos com os integrantes do projeto - durante todo o período

Descrição Resumida: Ações para a formação continuada de professores e gestores da Educação Básica da área de Ciências e Matemática envolvendo o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PPGECEM)

Equipe:

Alunos de Graduação:

Nenhum


Docentes:

  • PAULO RICARDO DA SILVA - Início: 27/05/2024 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • JOSE ANTONIO ARAUJO ANDRADE - Início: 27/05/2024 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • IRAZIET DA CUNHA CHARRET - Início: 27/05/2024 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • JEFFERSON ADRIANO NEVES - Início: 27/05/2024 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Técnicos Administrativos:

Nenhum


Alunos de Pós-Graduação:

Nenhum


Outros Usuários:

Nenhum

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:


Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
Nenhuma renovação do projeto de extensão foi cadastrada

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: MARIANNA MEIRELLES JUNQUEIRA

Setor: DEPARTAMENTO DE QUÍMICA

E-mail Institucional: marianna.junqueira[em]ufla.br

E-mail Alternativo: maryannamj[em]hotmail.com

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 27/05/2024 - 12:41:27

Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: Nenhuma

Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: Nenhuma

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • MARIANNA MEIRELLES JUNQUEIRA: De 27/05/2024 em diante.

Histórico de Avaliações
Data/HoraDescrição
11/06/2024 - 12:00:16Projeto de Extensão aprovado pelo Coordenador do Programa e enviado para o Colegiado de Extensão para aprovação. (ELAINE MARIA SELES DORNELES)
17/06/2024 - 14:52:46Projeto de Extensão registrado. Número de registro: 23/2024 (MARIANA ESTEVES MANSANARES)

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