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Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de Avaliações
Informações de Registro

Número de Registro: 078/2021

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: Brincando e Aprendendo

Programa de Extensão: PROGRAMA DE EXTENSÃO EM PARADESPORTO E RECREAÇÃO - PREPARE

Resumo da Proposta: O Projeto visa oferecer a introdução da prática de recreação/lazer dentro de projetos gratuitos de iniciação esportiva do município de Lavras, buscando a não especialização precoce de crianças e jovens ao treinamento desportivo, abrangendo diversas atividades lúdicas e jogos, com acompanhamento dos treinamentos específicos, aproximando o máximo possível da situação esportiva, de forma que o aluno sinta prazer na realização das atividades e desenvolva as suas habilidades motoras básicas necessárias, bem como os ganhos intelectuais, emocionais e psicossociais. O projeto atenderá a crianças e jovens de Lavras, compreendendo a realização de parcerias com projetos de iniciação esportiva, introduzindo os métodos recreacionais, com avaliação pré e pós-introdução das atividades recreacionais na iniciação esportiva. O projeto também realizará pesquisas na área de avaliação psicossocial dos atletas, visando a aplicação dos resultados na própria prescrição do treinamento para crianças e jovens.

Área Temática: Saúde

Instituições Parceiras:

Prefeitura Municipal de Lavras
CRIA - Centro Regional de Iniciação ao Atletismo

Número Estimado de Participantes: 40

Locais de Realização: Ginásio poliesportivo da UFLA e parcerias

Data de Início: 01/07/2013

Data de Término: 30/09/2030

Justificativa:

O aspecto cultural é um fator importante para determinar as atividades a serem selecionadas para as aulas de Educação Física. Cada aluno tem um estilo próprio e identifica-se com as modalidades que vão ao encontro dos seus interesses e características. MACHADO e PRESOTO (2001) defendem a iniciação esportiva, como parte de um Programa de Educação Física que deve ser abordada como aprendizagem e desenvolvimento motor, com táticas e regras básicas e sem muita exigência técnica, física ou tática, tendo como objetivo cooperar para a formação integral do aluno (físico, cognitivo e afetivo-social), podendo, a partir daí ser uma preparação técnica para os esportes escolares.
O esporte cada vez mais vem revolucionando as escolas do país. A primeira preocupação educativa deve ser uma organização correta da percepção e do controle do próprio corpo. Visando à importância do esporte na educação, no desenvolvimento humano, e em consequência do curso de Educação Física na Universidade Federal de Lavras (UFLA) pensamos em um dialogo teórico-prático, isto é, oportunizar aos graduandos do curso uma experiência entre as abordagens estudadas em sala de aula (sendo o foco na abordagem recreativa ) e a execução destas abordagens para crianças que participam de projetos de extensão na UFLA.

Caracterização dos Beneficiários: Alunos de escolas do município.

Objetivos:

O Projeto visa oferecer a introdução da prática de recreação/lazer dentro de projetos gratuitos de iniciação esportiva do município de Lavras, buscando a não especialização precoce de crianças e jovens ao treinamento desportivo, abrangendo diversas atividades lúdicas e jogos, com acompanhamento dos treinamentos específicos, aproximando da situação esportiva, de forma que os alunos sintam prazer na realização das atividades e desenvolvam as suas habilidades motoras básicas necessárias, bem como ganhos intelectuais, emocionais e psicossociais.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Oportunizar a vivência lúdica orientada e diversificar as atividades da Educação Física;
- Democratizar a prática de atividades lúdicas e incentivar a participação em jogos e brincadeiras;
- Promover a integração entre os alunos do curso de Educação Física com as atividades realizadas no Campus.

Metas: Atender crianças do município de Lavras com práticas lúdicas em programas de iniciação esportiva.

Fundamentação Teórica:

Educação Física e o lúdico
A Educação Física (EF) trabalha com o corpo e o movimento, com as formas de expressão corporal, uma comunicação através do corpo, à maneira mais dinâmica de se expressar. Seus conteúdos se dão através de jogos, esportes, danças, ginásticas e lutas (ANTUNES, 2002). É a partir de jogos ou brincadeiras que passamos a conhecer o próprio corpo, sua função e principalmente sua importância para o desenvolvimento corporal.
A EF corresponde a uma nova expectativa, como linguagem e conhecimento a ser sistematizado. É através do movimento e da reflexão que auxiliam na construção do ser humano integral, crítico, criativo, independente, autônomo e cooperativo, que conseguimos perceber a importância que o movimento representa nessa formação (SOLER, 2003). Um de seus objetivos deve ser o desenvolvimento de atitudes e conceitos, como participação, cooperação, solidariedade, autonomia, criatividade, fraternidade, dentre tantos outros (ANTUNES, 2002).
Por vários motivos, a formação lúdica possibilita ao educador conhecer-se como pessoa, saber de suas possibilidades, desbloquear resistências e ter uma visão clara sobre a importância do jogo e do brinquedo para a vida da criança, do jovem e do adulto (ALMEIDA, 2006). Para obter essas características nas aulas, o professor poderá trabalhar o ensino com o movimento, incluindo o aspecto lúdico, que não se caracteriza apenas por jogos ou brincadeiras, mas sim um aprendizado. E o que trás a ludicidade para a sala de aula seria o engajamento e iniciativa do próprio agente pedagógico (o educador): a “atitude lúdica” do educador e dos educandos, a forma de expressão e de comunicação utilizada nas dinâmicas de aula. Porém, muitas escolas não aproveitam o lúdico como um instrumento para facilitar o aprendizado da criança. Mas se a atividade lúdica for criada com vista a estimular certos tipos de aprendizagem no desenvolvimento infantil, irá permitir a ação intencional, a afetividade, a construção de representações mentais, os aspectos lógicos e cognitivos, a manipulação de objetos e o desenvolvimento de ações sensório-motoras e também as trocas nas interações sociais, a qual ajudará no convívio com a sociedade e com outras crianças.
A ludicidade muda o comportamento infantil, buscando a autonomia da criança e valorizando a afetividade que envolve o processo do aprender. Brincando, as crianças aprendem a cooperar com os companheiros, a obedecer as regras do jogo, a respeitar os direitos dos outros, a assumir responsabilidade, a dar oportunidades aos demais; enfim, a viver em sociedade (ROJAS, 2006).

Experiências do fazer pedagógico
Os professores precisam “assumir-se enquanto produtores de sua formação” busca-se argumentar que essa “formação passa por processos de investigação, diretamente articulados com as práticas educativas”. (NÓVOA, 1992, p. 28). Nesse sentido, a construção da identidade profissional do futuro educador físico se desenvolverá na confluência entre momentos de formação e momentos de prática profissional, situados na dinâmica de um projeto onde o professor, enquanto sujeito da própria formação, constrói seus saberes ancorados na superação da fragmentação do conhecimento, favorecendo a visão e o trabalho compartilhado no contexto educacional. A formação do graduado em Educação Física deve assegurar a indissociabilidade teoria-prática por meio da prática como componente curricular. Nesse sentido, articular a teoria e a prática muitas vezes, se torna uma tarefa difícil, uma realidade muito visível no Curso de Educação Física. Diante do exposto pode-se salientar que tanto a teoria, como a prática, alicerçam aulas mais significativas, enquanto aprendizado e construção do trabalho pedagógico do professor. Na inter-locução da práxis pedagógica Dalla Corte (2010, p. 175) define que “a teoria tem a finalidade de ordenar, organizar, significar e explicar os fatos emergentes do contexto vivido, porém sem a prática a teoria seria apenas o retrato de idéias soltas e abstratas”. Nesta perspectiva, este projeto visa oportunizar aos alunos do curso de Educação Física a vivência da sala de aula em práticas esportivas recreativas de forma orientada.

Metodologia: O Projeto será realizado no decorrer no ano letivo nas dependências esportivas da Universidade Federal de Lavras. Para o bom desenvolvimento do projeto, fazem-se necessárias reuniões de planejamento, bem como a organização do material e do espaço a ser usado. Serão planejadas as atividades recreativas a ser trabalhadas com crianças que estarão envolvidas no projeto. Os alunos do curso de Educação Física serão os bolsistas de Extensão que irão executar o projeto e o público alvo serão crianças que participam de projetos esportivos de extensão da Universidade Federal de Lavras.

Impactos na Formação Discente: Articular a teoria e a prática muitas vezes, se torna uma tarefa difícil, uma realidade muito visível no Curso de Educação Física. Diante do exposto pode-se salientar que tanto a teoria, como a prática, alicerçam aulas mais significativas, enquanto aprendizado e construção do trabalho pedagógico do professor. Na inter-locução da práxis pedagógica Dalla Corte (2010, p. 175) define que “a teoria tem a finalidade de ordenar, organizar, significar e explicar os fatos emergentes do contexto vivido, porém sem a prática a teoria seria apenas o retrato de idéias soltas e abstratas”. Nesta perspectiva, este projeto visa oportunizar aos alunos do curso de Educação Física a vivência da sala de aula em práticas esportivas recreativas de forma orientada.

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão:

O projeto pretende conduzir mudanças significativas nos
processos de ensino e aprendizagem, colaborando efetivamente
para a formação profissional dos discentes de graduação do
curso de Educação Física, e demais graduandos e pósgraduandos
dos cursos de saúde, pela transmissão de
conhecimentos para o público alvo. Para isto, a relação ensino,
pesquisa e extensão, acontecerá pela oportunidade de vivenciar,
ensinar e aprender novas metodologias de ensino da prática
recreativa e pelo constante contato com crianças.

Relação com a Sociedade e Impacto Social: Inclusão de crianças ao convívio da universidade estreitando assim laços entre a comunidade e academia.

Resultados Esperados:

Os produtos gerados com o desenvolvimento do projeto serão: 1)
Promoção de saúde (biopsicossocial) aos participantes; 2)
Confecção de manual específico para atuação do profissional de
educação em recreação e esportes adaptados; 3) Publicação de
resultados encontrados em forma de resumos, estudo de caso e
artigos científicos; 4) Participação em eventos científicos; 5)
Promoção de eventos de iniciação esportiva; e 6) Participação e realização de
cursos especializados de formação.

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação: Reuniões, entrevistas com participantes, realização de festivais esportivos.

Cronograma:

As atividades a serem desenvolvidas no cronograma são: 1-
Observação das atividades nas instituições parceiras 2-
Encontros semanais de práticas recreativas 3- Planejamento
e organização das atividades do encontro 4- Estudo e formação
teórica sobre jogos e brincadeiras 5- Publicação de
resultados em forma de resumos, estudo de caso e artigos
científicos

Descrição Resumida: O Projeto oferece a introdução da prática de recreação/lazer dentro de projetos gratuitos de iniciação esportiva do município de Lavras, buscando a não especialização precoce de crianças e jovens ao treinamento desportivo, abrangendo diversas atividades lúdicas e jogos, de forma que os alunos sintam prazer na realização das atividades e desenvolvam as suas habilidades motoras básicas necessárias, bem como ganhos intelectuais, emocionais e psicossociais.

Equipe:

Alunos de Graduação:

  • ANA CLÁUDIA CARVALHO - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: 29/07/2013 - Término: 31/08/2014 - Vínculo: Inativo
  • Bruno de Araújo Ferraz - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: 17/12/2014 - Término: 31/01/2016 - Vínculo: Inativo
  • Caroline da Silva Faria - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: 03/05/2021 - Término: 30/04/2021 - Vínculo: Inativo
  • Caroline da Silva Faria - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: 06/05/2021 - Término: 31/12/2021 - Vínculo: Ativo
  • Cleyson Duarte - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: 28/09/2014 - Término: 01/10/2018 - Vínculo: Inativo
  • Diogo Patez Lima - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: 22/08/2013 - Término: 01/09/2013 - Vínculo: Inativo
  • Eduarda Honda Kagan - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: 30/06/2020 - Vínculo: Inativo
  • Eduarda Honda Kagan - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: 13/04/2021 - Término: 30/04/2021 - Vínculo: Inativo
  • Eduarda Honda Kagan - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: 20/04/2021 - Término: 30/04/2020 - Vínculo: Inativo
  • EVELYN SANTOS OLIVEIRA - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: 24/07/2013 - Término: 31/08/2014 - Vínculo: Inativo
  • Gabriel Wisky Silva - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: 01/02/2016 - Vínculo: Inativo
  • Gláucia Aparecida de Oliveira - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: 28/10/2014 - Término: 09/04/2015 - Vínculo: Inativo
  • JULIO HENRIQUE DE CASSIA - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: 18/06/2014 - Término: 31/05/2015 - Vínculo: Inativo
  • Karen Monaliza da Silva - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: 31/08/2014 - Vínculo: Inativo
  • LARISSA CRISTINA FREITAS - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: 16/12/2014 - Término: 24/02/2016 - Vínculo: Inativo
  • Lucas Macedo - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: 28/04/2022 - Vínculo: Inativo
  • Lucas Macedo - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: 28/04/2022 - Vínculo: Inativo
  • Lucas Macedo - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: 01/03/2022 - Término: 31/12/2021 - Vínculo: Inativo
  • Lucas Macedo - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: 28/04/2022 - Término: 31/12/2021 - Vínculo: Inativo
  • Lucas Macedo - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: 28/04/2022 - Término: 30/04/2021 - Vínculo: Inativo
  • LUCCAS APARECIDO PEDROSO DE ASSIS - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: 29/05/2015 - Vínculo: Inativo
  • Michel de Melo Mendes - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: 30/06/2020 - Vínculo: Inativo
  • Michel de Melo Mendes - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: 01/09/2021 - Vínculo: Inativo
  • Michel de Melo Mendes - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: 31/12/2021 - Vínculo: Ativo
  • Patrese Pires Barbosa - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: 03/08/2016 - Término: 01/08/2017 - Vínculo: Inativo
  • RAFAEL HENRIQUE DO PRADO ALVES - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • RAFAEL HENRIQUE DO PRADO ALVES - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: 19/05/2022 - Término: 31/12/2022 - Vínculo: Inativo
  • RAFAEL HENRIQUE DO PRADO ALVES - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: 23/10/2023 - Término: 31/12/2023 - Vínculo: Inativo
  • Rodrigo de Souza Alves - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: 30/04/2021 - Vínculo: Inativo
  • Rodrigo de Souza Alves - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: 31/12/2021 - Vínculo: Ativo
  • ULISSES CARDOSO PEREIRA - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • VITÓRIA IZABELA AUGUSTO - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Docentes:

Nenhum


Técnicos Administrativos:

Nenhum


Alunos de Pós-Graduação:

Nenhum


Outros Usuários:

Nenhum

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:

Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
01/04/201931/03/202420/03/2019 - 14:55:3208/10/2020 - 09:40:17

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: MARIA RACHEL VITORINO

Setor: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

E-mail Institucional: mrachel[em]ufla.br

E-mail Alternativo: mrachel[em]def.ufla.br

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador em: 22/03/2021 - 15:14:38

Aprovado pela Chefia em: 22/03/2021 - 20:01:47

Aprovado pela PROEEC em: 23/03/2021 - 11:01:15

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • MARIA RACHEL VITORINO: De 24/03/2017 a 30/06/2017.
  • MARIA RACHEL VITORINO: De 06/07/2017 a 31/07/2017.
  • MARIA RACHEL VITORINO: De 29/08/2017 a 31/07/2018.
  • MARIA RACHEL VITORINO: De 03/04/2019 em diante.

Histórico de Avaliações

Nenhum histórico de avaliações.


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