UFLA SIG

Sistema Integrado de Gestão
SGV - Superintendência de Governança/Reitoria
DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação

Atividades do Plano de Trabalho Nº 766

Ajuda

A tabela a seguir apresenta a lista de Atividades de um Plano de Trabalho cadastradas no sistema.

Opções de Busca

 

Plano de Trabalho

Período: 17/07/2025 a 01/01/2026

Situação: Aprovado

Servidor: ISABEL CRISTINA DA SILVA VENCESLAU

Unidade de Execução: DIRETORIA DE REGISTRO E CONTROLE ACADÊMICO

Setor do Servidor: DIRETORIA DE REGISTRO E CONTROLE ACADÊMICO

Modalidade do PGD: Teletrabalho Parcial

Carga Horária Total (h): 824

Carga Horária Planejada (h): 824

Carga Horária Registrada (h): 0

Página 1/2

 

CódigoEntrega/Unidade VinculadaAtividadeHoras EstimadasPrazoTempo GastoSituaçãoOpções
5798Desligamento de alunos estrangeiros e MAN (externos) ao fim de cada semestre executados

• Criação de evento de lembrete na agenda institucional para acompanhamento do período de desligamento.

• Recebimento de comunicações das Secretarias Integradas (SIs) e/ou da Diretoria de Relações Internacionais (DRI) sobre renovações de MAI e MAN.

• Verificação da necessidade de desligamento caso não haja comunicação de renovação até duas a três semanas após o encerramento do semestre.

• Processamento do desligamento no sistema acadêmico, lançando a situação inativa “CONCLUIU A MOBILIDADE ACADÊMICA”.

4001/01/2026-Planejada
Exibir
5812Informações sobre a instituição e o curso de origem de ingressantes por TCS (tipo externo) registradas no SIG.

Análise das informações contidas no histórico escolar de graduação apresentado pelo estudante no ato da matrícula por Transferência de Curso Superior (tipo externo), quanto à instituição, curso, ano/período de ingresso e forma de ingresso na instituição de origem.

• Registro das informações no SIG-UFLA ao final do período de matrículas, garantindo a correta atualização dos dados acadêmicos do estudante.

1601/01/2026-Planejada
Exibir
5813Marcação na Agenda Google das atividades relacionadas ao SERG, conforme Cronograma Acadêmico da PROGRAD, realizadas

Planejamento das atividades do SERG/DRCA de acordo com o Cronograma Acadêmico da PROGRAD.

• Marcação das atividades na Agenda Google institucional, com definição de datas, horários e responsáveis.

• Atualização, acompanhamento e execução das atividades registradas na agenda, garantindo que os prazos e etapas sejam cumpridos.

• Comunicação sobre a execução das atividades às áreas envolvidas.

801/01/2026-Planejada
Exibir
5810Desistência de curso, a pedido do estudante, realizada

Recebimento das solicitações de desistência de curso enviadas pelos estudantes via SEI.

• Análise das informações prestadas no requerimento e da documentação apresentada.

• Comunicação à Biblioteca Universitária para para verificação da existência de débitos ou de materiais emprestados e não devolvidos pelo estudante.

• Processamento da desistência no sistema acadêmico, se liberado pela Biblioteca Universitária, atualizando a situação do registro acadêmico.

• Comunicação da conclusão do processo ao estudante e às áreas internas pertinentes.

• Registro de acompanhamento, por semestre letivo, das desistências processadas em planilha on-line do setor.

1601/01/2026-Planejada
Exibir
5814Subsídios para emissão de Nada Consta de servidores docentes pela PROGRAD fornecidos

Recebimento das solicitações de Nada Consta, exclusivamente de servidores docentes, enviadas via e-mail pela PROGRAD.

• Verificação da situação do docente nos relatórios de ocupação docente e nos diários de classe do semestre imediatamente anterior ao corrente, a fim de assegurar que não há pendência de fechamento de diário de classe pelo docente.

• Emissão de subsídios para a elaboração do Nada Consta pela PROGRAD.

• Extração periódica da planilha “relatório de ocupação de docente” do SIG, no início de cada semestre letivo, para consulta e verificação.

1601/01/2026-Planejada
Exibir
5821Trancamento de matrícula de estudantes ausentes na colação de grau efetuado

Recebimento do relatório enviado pelo Setor de Expedição e Registro de Diploma (SERD) contendo a relação de estudantes ausentes na colação de grau.

• Verificação do histórico de trancamentos dos estudantes listados, assegurando que não ultrapasse o limite de quatro trancamentos, consecutivos ou não, previsto na Resolução CEPE.

• Execução do trancamento manual no SIG, excluindo a situação “Conclusão dos requisitos acadêmicos” e cadastrando a situação “Trancamento Geral no Curso” no semestre vigente.

• Comunicação por e-mail ao SERD sobre a execução do trancamento.

• Alinhamento com a equipe SERD em casos de estudantes que atingiram o limite de trancamentos, para verificar possibilidade de colação especial ou desligamento conforme normativa aplicável.

1601/01/2026-Planejada
Exibir
5801Migração de Matriz Curricular efetuada

 

• Recebimento das solicitações relacionadas à migração de matriz curricular.

• Efetivação da migração no sistema acadêmico, atualizando os registros dos estudantes.

• Comunicação aos setores demandantes sobre a migração realizada.

• Registro de acompanhamento, por semestre letivo, das migrações de matriz curricular efetivadas em planilha on-line do setor.

2401/01/2026-Planejada
Exibir
5822Solicitações relacionadas ao arquivo central atendidas

 Verificação dos documentos arquivados e/ou registros disponíveis no SIG.

• Conferência das informações referentes a ex-discentes.

• Resposta formal ao solicitante.

801/01/2026-Planejada
Exibir
5797Chamados à DGTI e outros setores sobre assuntos relacionados ao SERG abertos e acompanhados

• Abertura de chamados, via sistema GLPI, junto à DGTI e demais setores competentes sobre demandas do SERG.

• Acompanhamento do andamento das solicitações registradas.

• Comunicação das respostas e soluções recebidas à equipe e às áreas demandantes.

• Registro e/ou atualização das informações nos sistemas internos e/ou externos.


1601/01/2026-Planejada
Exibir
5799Instruções Específicas para a Matrícula Inicial (IEMI) e cronogramas internos de matrícula elaborados

• Análise das diretrizes institucionais e normativas vigentes para matrícula inicial em cursos de graduação.

• Planejamento e elaboração das Instruções Específicas para a Matrícula Inicial (IEMI) de todos os processos seletivos.

• Planejamento e elaboração dos cronogramas internos de matrícula de todos os processos seletivos, considerando prazos e etapas do semestre letivo previstos no Calendário e Cronograma Acadêmico da PROGRAD, constando as datas de divulgação das chamadas, de conferência dos documentos pela DRCA e pelas comissões, os prazos para entrevista de candidatos, interposição de recursos, entre outros.

• Compartilhamento das instruções e cronogramas internos de todos os processos seletivos aos setores/comissões envolvidos na matrícula (Comissão de Renda, Comissão de Heteroidentificação, Comissão PcD e DCOM).

• Publicação das IEMI e dos cronogramas de matrícula de cada processo seletivo na página da DRCA.

• Registro e acompanhamento da execução das IEMI e dos cronogramas internos para controle e rastreabilidade.

• Alterações nas IEMI e nos cronogramas de matrícula, se necessário.

4001/01/2026-Planejada
Exibir
5802Procedimentos de matrícula inicial de ingressantes, por processo seletivo e semestre letivo, executados

• Atualização dos pareceres de indeferimento e recurso, das respostas padronizadas e das perguntas frequentes relacionadas à matrícula inicial.

• Criação dos processos seletivos, por semestre letivo, na página da DRCA.

• Realização de testes no ambiente de homologação, por solicitação da COPS, antes da importação oficial da lista de candidatos para o SIG-UFLA.

• Definição dos documentos de matrícula por tipo de modalidade de concorrência em cada processo seletivo.

• Criação das chamadas, convocação de candidatos por processo seletivo, curso e modalidade de concorrência e publicação das chamadas no SIG-UFLA.

• Criação e alimentação de planilhas de conferência de matrícula por processo seletivo (DRCA E COMISSÕES). 

• Download dos documentos de candidatos da matrícula inicial e transferência para o drive institucional.

• Conferência de documentos de matrícula inicial por processo seletivo - AMPLA CONCORRÊNCIA E VAGAS RESERVADAS. 

• Cadastramento de pendências documentos ou informações aos candidatos no SIG-UFLA.

• Monitoramento dos prazos e dos pareceres que devem ser emitidos por cada comissão, conforme modalidade de concorrência do candidato.

• Criação das pastas dos processos seletivos no drive da DRCA (por semestre letivo, processo seletivo, campus, chamada, modalidade de concorrência).

• Geração matrícula e aproveitamento de conceitos anteriores, observando o Cronograma Acadêmico da PROGRAD.

• Migração de vagas não ocupadas entre processos seletivos a fim de aproveitamento da lista de espera do mesmo curso. 

• Convocação de candidatos além do limite das vagas (excedentes), considerando cada modalidade de reserva de vagas, a fim de tornar mais eficiente o processo de ocupação de vagas.

• Monitoramento de candidatos excedentes e vagas ociosas, conforme processo seletivo, curso e modalidade de concorrência.

 

29001/01/2026-Planejada
Exibir
5803Procedimentos Operacionais Padronizados (POPs) para as atividades da equipe elaborados

• Levantamento das atividades desempenhadas pela equipe.

• Análise dos procedimentos existentes e identificação de melhorias necessárias.

• Elaboração dos Procedimentos Operacionais Padronizados (POPs) para cada atividade da equipe.

• Comunicação e disponibilização dos POPs aos membros da equipe e áreas envolvidas.

• Atualização e acompanhamento da aplicação dos POPs, garantindo conformidade e controle interno.

 

2401/01/2026-Planejada
Exibir
5815Processos no SEI monitorados, atribuídos, encaminhados, executados e/ou arquivados

• Monitoramento diário dos processos no SEI.

• Atribuição dos processos por assunto aos responsáveis.

• Execução das etapas pertinentes aos processos sob responsabilidade do SERG.

• Conclusão e arquivamento dos processos finalizados, garantindo rastreabilidade e conformidade.

• Recebimento, registro e arquivamento de processos sigilosos nos assentamentos estudantis.

• Registro de acompanhamento, por semestre letivo, dos processos sigilosos em planilha on-line do setor.

4001/01/2026-Planejada
Exibir
5819Atendimento ao público de forma online ou presencial.

• Prestar informações e orientações a candidatos e discentes ou egressos de cursos de graduação por meio dos canais institucionais (telefone, e-mail e chat) e presencialmente;

• Esclarecer dúvidas sobre procedimentos de matrícula e registro acadêmico.

• Encaminhar demandas específicas a outros setores quando necessário.

• Registrar e acompanhar os atendimentos realizados nos sistemas institucionais, garantindo a rastreabilidade e a qualidade do serviço.

4001/01/2026-Planejada
Exibir
5809Atendimentos via telefone, e-mail e chat institucionais realizados.

• Prestar informações e orientações a candidatos e discentes ou egressos de cursos de graduação por meio dos canais institucionais (telefone, e-mail e chat).

• Prestar informações acadêmicas ao 8º Batalhão da Polícia Militar (BPM) sobre discentes ou egressos de cursos de graduação candidatos a ingresso na Polícia Militar.

• Esclarecer dúvidas sobre procedimentos de matrícula e registro acadêmico.

• Encaminhar demandas específicas a outros setores quando necessário.

• Registrar e acompanhar os atendimentos realizados nos sistemas institucionais, garantindo a rastreabilidade e a qualidade do serviço.

4001/01/2026-Planejada
Exibir

Total: 23 Atividades

 



Universidade Federal de Lavras - UFLA

SIG-UFLA - Versão 1.95.8

Créditos