Tipo: Mesa Redonda
Prelecionista 1: Letícia Silva Ferreira - Pedagoga, Especialista em Educação Ambiental e Mestra em Desenvolvimento Sustentável e Extensão. Professora EBTT atuando como Assessora Pedagógica no Nedi da UFLA.
Prelecionista 2: Olga Maria de Araújo Soares - Graduada em Educação Infantil pela UFV. Pós-graduada em Gênero e Diversidade na Escola pela UFLA. Mestre em Economia Doméstica pela UFV. Integra o Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Infâncias e Educação Infantil -NEPI/UFLA e o grupo de pesquisa Contextos da Infância, Adolescência e Juventude e sua inter-relação na Família e na Sociedade – CIAJIFS/UFV. Atualmente é professora do Núcleo de Educação da Infância da Universidade Federal de Lavras/UFLA.
Prelecionista 3: Franciane Sousa Ladeira Aires - Pedagoga, Graduada em Filosofia, e em Normal Superior, Especialista em Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na Educação Básica, Mídias na Educação e Educação Empreendedora, Psicopedagogia e Mestra em Educação. Professora EBTT no Nedi UFLA.
Prelecionista 4: Kátia Batista Martins - Pedagoga, Especialista em Gênero e Diversidade na Escola, Mestra em Educação. Professora EBTT no Nedi da UFLA.
Carga Horária: 5
Local: Plataforma virtual Google Meet
Resumo: A transição das crianças da Educação Infantil para o Ensino Fundamental é um momento em que é preciso muita atenção para que ocorram integração e continuidade no processo de desenvolvimento e aprendizagem desses sujeitos, numa perspectiva de não ruptura e sim de continuidade e equilíbrio. Portanto vamos refletir sobre o brincar como expressão da especificidade do ser criança, assim como a importância das interações no processo de construção de conhecimento para ambas as etapas.
Tipo: Mesa Redonda
Prelecionista 1: Juliana Azi Martins Achá - Graduada em História, graduanda em Pedagogia, especialista em Supervisão e Inspeção Escolar, pós graduanda em Gestão Escolar, na Universidade de São Paulo, professora da Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais, onde possui mais de 15 anos de experiência nos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular, Educação de Jovens e Adultos, Integral e Técnico.
Prelecionista 2: Maria Betânia de Castro Nunes Santos - Mestre em Educação pela Universidade Federal de Lavras. Professora de Matemática. Coordenadora Pedagógica dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de Lavras -MG
Prelecionista 3: Letícia Silva Ferreira - Pedagoga, Especialista em Educação Ambiental e Mestra em Desenvolvimento Sustentável e Extensão. Professora EBTT atuando como Assessora Pedagógica no Nedi da UFLA.
Prelecionista 4: Danuza Roberta Pereira Lima - Pedagoga, Especialista em Gestão Escolar, Especialista em Mídias na Educação e Mestranda em Educação. Professora EBTT no Nedi da UFLA.
Carga Horária: 5
Local: Plataforma virtual Google Meet
Resumo: Reconhecer os marcos legais da BNCC.Entender a organização da BNCC.Identificar as referências teóricas da BNCC. Reconhecer o sujeito pretendido pela BNCC: anos iniciais do Ensino Fundamental. Habilidades e Competências. Ser criança e ter infância.
Tipo: Mesa Redonda
Prelecionista 1: Apolliane Xavier Moreira dos Santos - Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV – 2007), especialista em Psicopedagogia pela Faculdade Vale do Piranga (FAVAPI – 2007) e mestra em Educação pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ – 2010). Professora do Núcleo de Educação da Infância (Nedi) da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Integra o Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Infâncias e Educação Infantil (Nepi/UFLA).
Prelecionista 2: Cristiane Fátima Silveira - Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ – 2017), especialista em Arte-Educação pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI – 2020) e mestra em Educação pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ – 2020). Professora na rede pública municipal da cidade de Prados/MG. Integra o Grupo de Pesquisa em Educação, Filosofia e Imagem (GEFI/UFSJ).
Prelecionista 3: Rita Cássia de Oliveira - Possui o curso técnico de habilitação ao Magistério (CNEC – 1997), graduada em Filosofia (UNILAVRAS – 2000), especialista em Educação (UFLA – 2004), especialista em Mídias na Educação (UFJF – 2019) e mestra em Educação (UFLA – 2019). Participa do Núcleo de Estudos em Linguagens, Leitura e Escrita (NELLE/UFLA). É professora da rede pública municipal de Lavras desde 2001, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Atualmente também é professora de uma escola particular do município.
Prelecionista 4: Kátia Batista Martins - Pedagoga, Especialista em Gênero e Diversidade na Escola e Mestra em Educação. Professora EBTT no Nedi da UFLA.
Prelecionista 5: Elisangela Brum Cardoso Xavier - Pedagoga, Especialista em Psicopedagogia e Mestra em Educação. Professora EBTT no Nedi da UFLA.
Carga Horária: 5
Local: Plataforma virtual Google Meet
Resumo: O presente encontro tem como objetivo discutir o planejamento e a avaliação nos anos iniciais do Ensino Fundamental com ênfase nos aspectos políticos e didáticos. Nesse sentido, aborda os parâmetros legais e práticos do planejamento, bem como os instrumentos de avaliação e as avaliações nacionais realizadas nessa etapa da Educação Básica. Percorre os desafios que surgem para o/a professor/a na ação de planejar e avaliar – refletir criticamente sobre a própria prática, tornar-se pesquisador e considerar os saberes e as especificidades da criança.
Tipo: Mesa Redonda
Prelecionista 1: Juliana Paula de Oliveira - Pedagoga pela UNOPAR. Pós-graduada em Alfabetização e Letramento e Gênero e Diversidade na Escola (UFLA). Mestre em Educação pela UFLA. Professora Alfabetizadora atuando no 1º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Nossa Senhora de Lourdes em Lavras. Docente Voluntária no curso de Pedagogia (UFLA) na disciplina: Linguagem Oral e Escrita e também como Docente no curso de Pedagogia da Fagammon com a disciplina: Didática 1 e Alfabetização e Letramento na Faculdade Presbiteriana Gammon.
Prelecionista 2: Agatha Eleuterio Paulo - Pedagoga pela UEMG . Mestranda em Educação pela UFLA e Professora Alfabetizadora da rede particular e professora de Atendimento Educacional Especializado da rede Estadual do município de Barbacena. Especialista em Psicologia Organizacional, Formação de Docentes: Educação Infantil, Alfabetização e Educação Especial e Psicopedagogia Institucional, Clínica e Educação Especial pela FAVENI.
Prelecionista 3: Olga Maria de Araújo Soares - Licenciada em Educação Infantil, Especialista em Gênero e Diversidade na Escola e Mestra em Economia Doméstica. Professora EBTT no Nedi UFLA
Prelecionista 4: Adriana Pryscilla Duarte de Melo - Especialista em Educação Infantil, Psicopedagogia, Atendimento Educacional Especializado, Design Instrucional e Mestra em Letras. Professora EBTT no Nedi da UFLA
Carga Horária: 5
Local: Plataforma virtual Google Meet
Resumo: Reflexão teórico-prática sobre os conceitos de alfabetização e letramento; Ponderações sobre os métodos de alfabetização. Organização do trabalho docente para que o processo de alfabetização seja efetivo e significativo. Reflexão: o ensino não é mecânico – práticas reais.
Tipo: Mesa Redonda
Prelecionista 1: Bárbara Marta da Silva - Graduação em Letras pela UFSJ (2014); graduação em Normal Superior pela Universidade Presidente Antônio Carlos (2009). Pós-Graduação em Alfabetização e Letramento pela UNINTER (2018). Pós-Graduação em Educação Inclusiva e Especial pela FAVENI (2020). Atuou no Ensino Médio e nos anos finais do Ensino Fundamental ministrando a diciplina de Língua Portuguesa. Tem experiência na Educação Infantil. Atualmente, é professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Prados - MG.
Prelecionista 2: Letícia Silva Ferreira - Pedagoga, Especialista em Educação Ambiental e Mestra em Desenvolvimento Sustentável e Extensão. Professora EBTT atuando como Assessora Pedagógica no Nedi da UFLA.
Prelecionista 3: Ana Paula Coelho Silva - Pedagoga e Mestra em Gestão e Avaliação da Educação Pública. Profa. EBTT atuando como Coordenadora do Nedi da UFLA.
Prelecionista 4: Apolliane Xavier Moreira dos Santos - Pedagoga, Especialista em Psicopedagogia e Mestra em Educação. Professora EBTT no Nedi da UFLA.
Carga Horária: 5
Local: Plataforma virtual Google Meet
Resumo: Diante dos inúmeros desafios e possibilidades ocorridos nas experiências educacionais faz-se relevante tecer um olhar crítico e social em cada prática escolar. O processo de alfabetização e letramento deve ser condizente com as especificidades das crianças, porque cada educando é único e individual e como tal deve ser valorizado em seu potencial.