Tipo: Seminário online
Prelecionista: KLEYTON VINICYUS GODOY -
Carga Horária: 1
Local: Transmissão no canal do Youtube do PPGECEM - https://www.youtube.com/channel/UCUzSShXjW52jDCxm_64Ss5g
Vagas Totais: 200
Participantes Inscritos: 52
Vagas Disponíveis: 148
Resumo: Diversas pesquisas em Educação Matemática relatam a abstrusidade dos estudantes em compreender conteúdos matemáticos. Visando minimizar essa dificuldade, a Educação Matemática tem como uma de suas finalidades, incorporar elementos de determinados procedimentos metodológicos no desenvolvimento de atividades em sala de aula. Em meio a diversas possibilidades, destaca-se a História da Matemática como um recurso para abordar tópicos em Matemática. Assim posto, essa atividade irá se apoiar principalmente nas classificações de Fried (2014), em que considera elementos culturais, curriculares e motivacionais para relacionar a História da Matemática e a Educação Matemática. Para exemplificar, iremos utilizar a obra do matemático Gabriel Cramer (1704-1752), intitulada “Introdução à Análise das Linhas Curvas Algébricas” (Introduction à l'analyse des lignes courbes algébriques), publicada em 1750, abordando elementos em uma perspectiva histórica, para trabalhar a Regra de Cramer em sala de aula.