Tipo: Minicurso
Prelecionista: Mayron César de Oliveira Moreira - O prof. Mayron Moreira é docente do Departamento de Ciência da Computação da UFLA desde 2015 e pesquisador da área de Pesquisa Operacional. O prof. Mayron possui graduação em Computação pela UFV, e mestrado e doutorado em Computação pela USP, com estágios de pesquisa durante sua pós-graduação na Universidad Politécnica de Valéncia (Valência, Espanha) e no Centre interuniversitaire de recherche sur les réseaux d'entreprise, la logistique et le transport - CIRRELT (Montréal, Canadá).
Carga Horária: 4
Local: DEX17
Vagas Totais: Sem limite de
Participantes Inscritos: 82
Resumo: A vida é repleta de atividades diversas, e certamente, as tarefas ligadas ao seu trabalho ou emprego podem ocupar grande parte da sua semana. Mas como se programar para realizar tantas tarefas, mantendo uma boa qualidade de vida? Nesse curso, desenvolveremos um modelo matemático que servirá como uma ferramenta para auxiliar na otimização de seu tempo! Conteúdo abordado: (i) modelagem matemática; (ii) resolução do modelo através da linguagem de programação Python.
Tipo: Palestra
Prelecionista: Flávia Cristina Duarte Pôssas Grossi -
Carga Horária: 2
Local: Ramalhão
Vagas Totais: Sem limite de
Participantes Inscritos: 87
Resumo: Nesta palestra colocaremos em discussão as disposições teórico-metodológicas, analíticas e político-pedagógicas ao compreender a aprendizagem matemática como apropriação de práticas discursivas. A busca por conhecer melhor o público (real e potencial) da Educação Básica nos conduzirá às considerações de Paulo Freire sobre a constituição de sujeitos sociais e aos estudos do letramento como prática social. Procuraremos compreender como crianças, pessoas jovens, adultas e idosas quando protagonizam práticas discursivas mediadas por sistemas linguísticos que envolvem quantificação, mensuração, ordenação, classificação, organização ou apreciação de formas e espaços – as práticas de numeramento –, atuam pragmaticamente como sujeitos sociais e, como tal, se constituem.
Tipo: Minicurso
Prelecionista: Helvécio Geovani Fargnoli Filho - Possui graduação em Física (2006), mestrado em Física (2008) e doutorado em Física (2012) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Áreas de interesse: teoria quântica de campos. Atualmente é professor no Departamento de Matemática e Matemática Aplicada da UFLA
Carga Horária: 3
Local: Sala do Docente
Vagas Totais: 10
Participantes Inscritos: 70
Vagas Disponíveis: Nenhuma
Resumo: Nos últimos anos, a tecnologia de impressão 3D tornou-se bastante popular com equipamentos e insumos cada vez mais acessíveis. Por sua versatilidade e relativo baixo custo, a técnica é muito promissora para inovação das atividades em sala de aula, em particular para as aulas de Matemática. No entanto, à primeira vista, a tecnologia pode intimidar os iniciantes por parecer ser de difícil uso. No minicurso, iremos desmistificar essa visão aprendendo o passo a passo para a primeira impressão 3D. Também serão discutidas maneiras de utilizar a tecnologia 3D nas aulas de Matemática.
Tipo: Minicurso
Prelecionista: Mayron César de Oliveira Moreira - O prof. Mayron Moreira é docente do Departamento de Ciência da Computação da UFLA desde 2015 e pesquisador da área de Pesquisa Operacional. O prof. Mayron possui graduação em Computação pela UFV, e mestrado e doutorado em Computação pela USP, com estágios de pesquisa durante sua pós-graduação na Universidad Politécnica de Valéncia (Valência, Espanha) e no Centre interuniversitaire de recherche sur les réseaux d'entreprise, la logistique et le transport - CIRRELT (Montréal, Canadá).
Carga Horária: 4
Local: DCC04
Vagas Totais: Sem limite de
Participantes Inscritos: 82
Resumo: A vida é repleta de atividades diversas, e certamente, as tarefas ligadas ao seu trabalho ou emprego podem ocupar grande parte da sua semana. Mas como se programar para realizar tantas tarefas, mantendo uma boa qualidade de vida? Nesse curso, desenvolveremos um modelo matemático que servirá como uma ferramenta para auxiliar na otimização de seu tempo! Conteúdo abordado: (i) modelagem matemática; (ii) resolução do modelo através da linguagem de programação Python.
Tipo: Palestra
Prelecionista: Dayse Haime Pastore -
Carga Horária: 2
Local: Ramalhão
Vagas Totais: Sem limite de
Participantes Inscritos: 83
Resumo: Quando o HIV invade o corpo humano, seu alvo são as células T CD4+ presentes no sistema imunológico. Apresentaremos um modelo de equações diferenciais ordinárias (EDO) que simula o desempenho do sistema de defesa de um indivíduo na presença do HIV. No final de 2019, surgiu em Wuhan, China, um surto de Síndrome Respiratória Aguda Grave causada pelo coronavírus (SARS-CoV-2), popularmente conhecida como COVID-19. O HIV é um vírus de RNA que, como qualquer vírus de RNA, sofre mutação intracelular muito rapidamente. Da mesma forma, o coronavírus também é um vírus de RNA, mas suas mutações ocorrem rapidamente em nível populacional. Vamos apresentar modelos que simulam o comportamento de uma população suscetível infectada por um vírus. Iniciaremos com um modelo simples do tipo suscetíveis-infectados-recuperados (SIR) e, em seguida, evoluiremos para um modelo que descreve a dinâmica viral intracelular.
Tipo: Minicurso
Prelecionista: Helvécio Geovani Fargnoli Filho - Possui graduação em Física (2006), mestrado em Física (2008) e doutorado em Física (2012) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Áreas de interesse: teoria quântica de campos. Atualmente é professor no Departamento de Matemática e Matemática Aplicada da UFLA
Carga Horária: 3
Local: Sala do Docente
Vagas Totais: 10
Participantes Inscritos: 70
Vagas Disponíveis: Nenhuma
Resumo: Nos últimos anos, a tecnologia de impressão 3D tornou-se bastante popular com equipamentos e insumos cada vez mais acessíveis. Por sua versatilidade e relativo baixo custo, a técnica é muito promissora para inovação das atividades em sala de aula, em particular para as aulas de Matemática. No entanto, à primeira vista, a tecnologia pode intimidar os iniciantes por parecer ser de difícil uso. No minicurso, iremos desmistificar essa visão aprendendo o passo a passo para a primeira impressão 3D. Também serão discutidas maneiras de utilizar a tecnologia 3D nas aulas de Matemática.
Tipo: Minicurso
Prelecionista: Davidson Oliveira - Possui Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2003), Especialização em Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2005), Mestrado em Educação Matemática pela Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP (2012) e Doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista - UNESP Rio Claro (2020). Atualmente, é Professor Efetivo do Departamento de Matemática do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET / MG)
Carga Horária: 2
Local: DEX
Vagas Totais: Sem limite de
Participantes Inscritos: 82
Resumo: O estudo dos problemas de contagem começa no Ensino Fundamental e se aprofunda no Ensino Médio, abrangendo questões complexas como a quantidade de anagramas que podem ser formados a partir de uma palavra. De maneira semelhante, Ahmad al-Muncim (?–1228), um estudioso islâmico do século XII, abordou um problema relacionado ao número de palavras que podem ser geradas a partir de um conjunto específico de letras. Além disso, al-Muncim formulou um problema que levou à construção do Triângulo Aritmético e discutiu algumas de suas propriedades. Neste minicurso, pretendemos explorar a solução proposta por al-Muncim para esses dois problemas a partir de uma abordagem pedagógica moderna inspirada pelo Presentismo Pedagógico defendido por Fendler. Essa abordagem permitirá discutir esses problemas em sala de aula, promovendo uma compreensão crítica e destacando a riqueza da matemática não-eurocêntrica.
Tipo: Palestra
Prelecionista: Lucas Reis - Bacharel (2015), Mestre (2016) e Doutor (2018) em Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), os últimos dois sob a supervisão do Prof. Fabio Brochero. Realizei estágio sanduíche na Carleton University (2017) no Canadá, sob a supervisão do Prof. Daniel Panario. Desde 2019 sou Professor Adjunto da UFMG, fazendo parte do quadro docente permanente do programa de Pós-Graduação em Matemática da universidade.
Carga Horária: 2
Local: Ramalhão
Vagas Totais: Sem limite de
Participantes Inscritos: 86
Resumo: o: Os códigos corretores de erros são ferramentas essenciais em comunicação digital e armazenamento de dados, garantindo a integridade das informações transmitidas em canais ruidosos. Esta palestra oferece uma visão geral fundamental dos códigos corretores de erros, explorando seus princípios, tipos e aplicações, e evidenciando a relevância dos corpos finitos no tema. Discutiremos os elementos básicos do tema, focando principalmente na classe dos códigos lineares.
Tipo: Torneio
Prelecionista: Eliza Maria Ferreira -
Carga Horária: 4
Local: Ramalhão
Vagas Totais: Sem limite de
Participantes Inscritos: 78
Resumo: O público alvo da gincana são os alunos da Licenciatura em Matemática, matriculados em qualquer semestre do curso. Serão aceitas inscrições de grupos formados por 3 alunos, que podem ser de períodos diferentes do curso. As atividades propostas envolverão habilidades de raciocínio lógico e matemática básica, de modo que todos os inscritos tenham iguais condições na competição. A gincana terá duas fases: uma de classificação de equipes e outra de eliminação.
Tipo: Mesa Redonda
Carga Horária: 2
Local: Ramalhão
Vagas Totais: Sem limite de
Participantes Inscritos: 88
Resumo: Não definido
* Atividades que ainda possuem vagas.