Tipo: Oficina online
Prelecionista 1: Luciana Azevedo Rodrigues - Doutora em Educação, estudiosa da linguagem cinematográfica e da linguagem do movimento corporal que tem se dedicado ao tema da interferência das telas digitais nos processos de formação humana. Professora Associada do Departamento de Educação da Universidade Federal de Lavras, vice coordenadora do Projeto Cinema ComVida e coordenadora do Subprojeto do Pibid Interdisciplinar Filosofia e Pedagogia da UFLA
Prelecionista 2: Márcio Norberto Farias - Doutor em Sociologia, estudioso da linguagem midiática e das questões da educação do corpo no contexto das telas digitais. Professor associado do Departamento de Educação Física, coordenador do núcleo de estudos Paidéia, do Projeto de extensão Uniginga, do Projeto de extensão Cinema ComVida, e colaborador do Subprojeto do Pibid Filosofia e Pedagogia da Universidade Federal de Lavras.
Prelecionista 3: Ana Lúcia Faria e Azevedo - Professora aposentada da RMEBH. Mestrado e Doutorado em Educação (FAE/UFMG).Pesquisadora do grupo MUTUM: Educação, Cinema e Docência (UFSJ). Membro da coordenação da Rede Kino: Rede Latino-americana de Estudos e Pesquisas sobre Cinema e Audiovisual. Autora do livro Fora do Quadro: discursos sobre Educação e Cinema na Argentina e no Brasil. Coautora do livro“ Pessoas em Situação de Deficiência no Cinema: representações em mapa noturno.”
Prelecionista 4: Bruno Teixeira Paes - Doutor em Educação pela UFRJ e licenciado em Educação Artística. Seus estudos e práticas exploram o pensamento e metodologias que articulam a linguagem artística como potência dentro do campo da educação, em suas diversas vertentes e abordagens.
Carga Horária: 4
Local: ANP
Vagas Totais: 200
Participantes Inscritos: 55
Vagas Disponíveis: 145
Resumo: A proposta desta oficina é estudar coletivamente aspectos técnicos e poéticos transformadores da sensibilidade e da realidade educacional que compõem a linguagem cinematográfica. Através de planos, enquadramentos, movimentos de câmera e efeitos de luz/sombra, buscaremos descobrir como cada escolha visual carrega em si um universo de significados. Convidamos, especialmente, professores/as e estudantes de licenciatura a se apropriarem dessas ferramentas como recursos didáticos, e como instrumentos de ampliação de perspectivas. Pois, confiamos que os fundamentos da linguagem audiovisual podem ser aliados na construção de leituras mais profundas e sensíveis do mundo, tanto em sala de aula quanto na vida.
* Atividades que ainda possuem vagas.