Tipo: Oficina
Prelecionista: LUIZ FERNANDO RODRIGUES PIRES -
Carga Horária: 4
Local: Departamento de Educação em Ciências Física e Matemática
Vagas Totais: 20
Participantes Inscritos: 2
Vagas Disponíveis: 18
Resumo: O evento tem como objetivo discutir e refletir sobre estratégias de ensino e aprendizagem para o ensino da divisão de frações, integrando a Atividade Orientadora de Ensino e os princípios da Pedagogia Histórico-Crítica. Está voltado para professores da educação básica, pesquisadores e estudantes de licenciatura, o curso busca promover um diálogo sobre práticas pedagógicas que favoreçam a compreensão conceitual e a autonomia dos estudantes por meio do conhecimento e saberes no processo de aprendizagem.
Durante o evento, serão apresentadas experiências práticas e teóricas que demonstram como a Atividade Orientadora de Ensino, aliada à perspectiva histórico-crítica, pode contribuir para a superação das dificuldades tradicionalmente associadas ao ensino de frações. Serão abordados temas como a historicidade dos conceitos matemáticos, a importância da mediação
docente e o desenvolvimento do conhecimento de forma reflexiva e crítica.