Tipo: Curso
Prelecionista: Letícia Silva Ferreira -
Carga Horária: 2
Local: Secretaria Municipal de Educação de Lavras-MG
Resumo: Este encontro inaugural tem como objetivo acolher as participantes, apresentar a proposta formativa e promover uma escuta ativa das experiências e expectativas das gestoras em relação à Educação Infantil. A partir de um espaço de diálogo e construção coletiva, serão introduzidos os eixos norteadores do curso – infâncias, espaços e relações – como fundamentos para uma gestão comprometida com o desenvolvimento integral das crianças. Também serão compartilhadas reflexões iniciais sobre os desafios e as potencialidades da gestão pedagógica e administrativa nas instituições de Educação Infantil, lançando as bases para os encontros seguintes.
Tipo: Workshop
Prelecionista: Apolliane Xavier Moreira dos Santos -
Carga Horária: 5
Local: Secretaria Municipal de Educação de Lavras-MG
Resumo: Descrição: Este encontro propõe uma reflexão sobre os caminhos históricos da Educação Infantil no Brasil, com foco nas transformações das concepções de infância e suas implicações nas práticas pedagógicas contemporâneas. A partir de uma abordagem histórico-sociológica, serão discutidos os sentidos atribuídos à infância ao longo do tempo e como esses sentidos influenciam o modo de organizar o trabalho pedagógico nas instituições. O encontro também abordará a Pedagogia de Projetos como metodologia que favorece a escuta das crianças, a aprendizagem significativa e a construção coletiva do conhecimento. Ao final, as gestoras serão convidadas a elaborar, de forma colaborativa, propostas de projetos de trabalho que possam ser desenvolvidos nas práticas institucionais, fortalecendo a articulação entre teoria e prática na gestão pedagógica.
Tipo: Workshop
Prelecionista: Lídia Gória Viana -
Carga Horária: 5
Local: Secretaria Municipal de Educação de Lavras-MG
Resumo: Este encontro tem como foco a análise das dimensões espaço-temporais na Educação Infantil como elementos estruturantes das práticas pedagógicas. Serão discutidos o papel do espaço enquanto promotor de interações, brincadeiras e experiências significativas, bem como a importância de pensar o tempo a partir do ritmo das crianças e das necessidades do grupo. A formação também abordará o planejamento e a avaliação sob a ótica da escuta sensível e da documentação pedagógica, compreendendo esses processos como instrumentos de reflexão, escuta e valorização das aprendizagens infantis. O encontro visa contribuir para que as gestoras ampliem seus repertórios sobre a organização da rotina e das experiências pedagógicas, favorecendo práticas intencionais e respeitosas com as infâncias.
Tipo: Workshop
Prelecionista: Danuza Roberta Pereira Lima -
Carga Horária: 5
Local: Secretaria Municipal de Educação de Lavras-MG
Resumo: Este encontro tem como objetivo aprofundar o entendimento sobre o brincar como direito fundamental das crianças e eixo estruturante da prática pedagógica na Educação Infantil. A formação abordará o papel dos brinquedos, dos jogos e da organização dos espaços sob a perspectiva da diversidade, da inclusão e das culturas infantis. Serão discutidas também as diferentes modalidades de brincadeira – do brincar livre à brincadeira intencional – e suas potencialidades no desenvolvimento integral das crianças. À luz das legislações e documentos oficiais, o encontro convida as gestoras a refletirem sobre sua responsabilidade na garantia de tempos, espaços e condições que favoreçam experiências lúdicas significativas nas creches e pré-escolas.
Tipo: Workshop
Prelecionista: Cristiane Roque Pereira Botelho -
Carga Horária: 5
Local: Secretaria Municipal de Educação de Lavras-MG
Resumo: Este encontro tem como objetivo aprofundar o entendimento sobre as múltiplas linguagens como formas essenciais de expressão, comunicação e aprendizagem das crianças pequenas. A partir de uma análise dos principais documentos que orientam a Educação Infantil no Brasil (BNCC, DCNEI e RCNEI), será discutida a importância das diferentes linguagens, como a corporal, musical, plástica, oral, escrita, entre outras, no processo de desenvolvimento integral. O encontro também oferecerá subsídios práticos para que gestoras possam apoiar e inspirar suas equipes na criação de contextos ricos, diversos e inclusivos, nos quais as crianças possam ampliar suas formas de expressão e de interação com o mundo.
Tipo: Workshop
Prelecionista: Elisangela Brum Cardoso Xavier -
Carga Horária: 5
Local: Secretaria Municipal de Educação de Lavras-MG
Resumo: Este encontro tem como objetivo refletir sobre a importância de uma relação ética, respeitosa e colaborativa entre famílias e instituições de Educação Infantil, compreendendo os saberes e práticas que cada uma carrega em sua trajetória. A partir de uma concepção ampliada de família e da valorização da diversidade, serão discutidas estratégias de escuta ativa, comunicação e construção conjunta de projetos educativos, fortalecendo o vínculo entre escola e comunidade. A formação também abordará o papel da gestão na mediação desses processos, destacando práticas que favorecem a participação das famílias na vida institucional e no desenvolvimento integral das crianças. Inspirado em propostas como o projeto “Escola e Famílias: saberes e práticas em diálogo”, o encontro busca provocar reflexões e inspirar ações que promovam uma educação mais democrática, participativa e sensível às realidades locais.
Tipo: Mesa Redonda
Prelecionista: Elisangela Brum Cardoso Xavier -
Carga Horária: 3
Local: Secretaria Municipal de Educação de Lavras-MG
Resumo: Esta mesa redonda marca o encerramento do curso de formação, reunindo as gestoras e participantes para refletirem coletivamente sobre os aprendizados, desafios e ressignificações vivenciados ao longo dos encontros. A proposta é promover um espaço de escuta e diálogo que valorize as múltiplas vozes da gestão na Educação Infantil, reconhecendo os saberes construídos na prática e a potência da formação como processo coletivo. A partir das experiências compartilhadas, será possível (re)pensar os papéis, as relações e as possibilidades da gestão comprometida com os direitos das crianças, com a escuta ativa e com a construção de ambientes educativos que acolham, desafiem e respeitem as infâncias.