Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.
Índice:
Número de Registro: 086/2021
Título: A Cidade do Insetos
Programa de Extensão: (indefinido)
Resumo da Proposta: O projeto tem por finalidade instigar estudantes de escolas públicas e privadas e Lavras e municípios vizinhos a questionarem sobre a função dos insetos, o grupo de animais mais numeroso do planeta; promover a capacitação de professores dos ensinos básico, fundamental e médio, por meio de treinamentos e experiências transmitidas por profissionais formados nas diversas áreas contempladas; contribuir para a formação de estudantes de graduação e pós-graduação por meio da participação de atividades de extensão; estimular e capacitar interessados por meio de cursos e oficinas voltadas à criação de insetos para fins comerciais.
Área Temática: Educação
Instituições Parceiras: FAPEMIGUFLA
Número Estimado de Participantes: 1000
Locais de Realização: Universidade Federal de Lavras, bem como escolas municipais e particulares dos municípios de Lavras e região, praça Dr.Augusto Silva, e outros locais públicos onde se possa receber e acolher pessoas da comunidade.
Data de Início: 19/01/2021
Data de Término: 18/01/2031
Justificativa: O projeto se justifica uma vez que visa demonstrar para a sociedade a importância dos insetos para o homem e o ambiente e estimular e conscientizar a população com as questões de proteção e conservação de insetos; estimular os estudantes do ensino básico, fundamental e médio sobre a necessidade de investir em ciência e tecnologia com temas relacionados à entomologia, engenharias, ciência dos alimentos, nutrição, biologia, ciência do solo, agricultura, educação, entre outros; conscientizar os visitantes sobre a importância da conservação dos ambientes terrestres, do subsolo, cavernícolas e aquáticos para a manutenção da biodiversidade; proporcionar aos professores do ensino básico, fundamental e médio o uso de um museu vivo e interativo na ministração das disciplinas de biologia; dar suporte à formação e aperfeiçoamento de profissionais do ensino básico, fundamental e médio proporcionando melhorias da qualidade dos ensinamentos na grande área de Ciências da Vida e da Terra; estimular e capacitar os interessados por meio de cursos e oficinas voltadas à criação de insetos para fins comerciais; divulgar a importância dos insetos relacionados com a saúde do homem, dos animais e das plantas, além de seu papel na produção de alimentos; divulgar alternativas viáveis de produção e consumo de insetos e de seus produtos, tanto para o homem quanto para os animais; divulgar a importância das abelhas e de outros insetos para a sociedade, quer seja pelos seus serviços, quanto pelo uso ou comercialização de seus produtos; proporcionar um espaço de integração, nos moldes dos jardins sensoriais, para pessoas com necessidades especiais; promover atividades de educação ambiental voltadas para estudantes do ensino básico, fundamental e médio das escolas do município de Lavras; integrar as ações do Departamento de Entomologia e unidades acadêmicas parceiras desta proposta com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, coordenado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
Caracterização dos Beneficiários: A presente proposta tem como público alvo a sociedade por um “todo”, independente de classe social, gênero, formação, idade etc. Da forma na qual o museu está sendo proposto, será possível atender às demandas de visitas, quer seja por estudantes de todos os níveis, pessoas com necessidades especiais e da sociedade em geral, além de dar suporte à formação de novos professores do ensino básico e médio, como é o caso dos profissionais habilitados em Licenciatura em Biologia e/ou Ciências. Paralelamente, esse museu poderá ser visitado por delegações estrangeiras que estejam no Brasil e queiram conhecer mais sobre a fauna de insetos deste país.
Objetivos: O projeto objetiva proporcionar à sociedade a experiência de conhecer um museu vivo, único, permanente e inovador na área da Entomologia, abrangendo, em sua totalidade, a classe Insecta e enfatizando a importância desse grupo de animais na natureza e suas relações com os humanos.
Metas: O projeto tem como meta a capacitação e integração da Universidade com a Sociedade sobre a temática principal da proposta, que é a divulgação da importância dos insetos para o homem e o ambiente, com ênfase educacional, sendo: a.Atender visitantes com frequência mínima de duas vezes por semana durante o ano, podendo atingir um público de aproximadamente duas mil pessoas; b.Ministrar 20 palestras/seminários sobre a temática e 12 cursos de capacitação e aperfeiçoamento por ano; c.Realizar cinco workshops anuais; d.Capacitar 100 profissionais de ensino básico e médio durante o período de vigência do projeto; e.Capacitar 30 estagiários/monitores nos primeiros dez meses.
Fundamentação Teórica: A presente proposta tem como público alvo a sociedade por um “todo”, independente de classe social, gênero, formação, idade etc. Da forma como o museu está sendo proposto, será possível atender às demandas de visitas, quer seja por estudantes de todos os níveis, pessoas com necessidades especiais e da sociedade em geral, além de dar suporte à formação de novos professores do ensino básico e médio. Paralelamente, poderá ser visitado por delegações estrangeiras que estejam no Brasil e queiram conhecer mais sobre a fauna de insetos deste país. De forma inovadora, toda a tecnologia utilizada na criação de insetos para fins comerciais, poderá ser transferida para detentos, levando a eles a oportunidade de emprego, renda e reinserção à sociedade.
Metodologia: A avaliação será feita de forma subjetiva por meio do número de participantes atendidos, de palestras, seminários e cursos de capacitação ministrados.
Impactos na Formação Discente: Os discentes envolvidos no projeto participarão de todas as atividades a serem elaboradas, capacitando-os nas mais diversas áreas da sua formação pessoal e profissional.
Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: O projeto permitirá propiciar a transferência e difusão de tecnologia gerada com as pesquisas na Universidade Federal de Lavras dentro da grande área de Entomologia, fortalecendo um dos tripés da universidade, que é a extensão.
Relação com a Sociedade e Impacto Social: Acredita-se que somente com a divulgação da informação desde os primórdios do ensino (básico e fundamental), seremos capazes de colaborar e participar efetivamente para uma sociedade madura e consciente dos seus valores. Somente a partir da Educação Ambiental e da ciência da importância da preservação e conservação dos ecossistemas os cidadãos sejam capazes de valorar e valorizar a riqueza de seu país.
Resultados Esperados:
Atendimento de aproximadamente 400 visitantes; Ministração de 40 palestras/seminários sobre a temática e 12 cursos de capacitação e aperfeiçoamento; Realização de 6 workshops; Capacitação de 50 profissionais de ensino básico e médio; Capacitação de 15 estagiários/monitores.
Indicadores de Acompanhamento e Avaliação: Os produtos almejados nesta proposta estão intimamente relacionados à difusão do conhecimento sobre a importância dos organismos pertencentes à classe Insecta para a Sociedade, a qual se dará por meio da extensão universitária. Espera-se que, com a consolidação da proposta, os visitantes da “Cidade dos Insetos”, independentemente do nível de instrução, idade, gênero, necessidade especiais ou não etc, possam opinar de maneira clara e objetiva sobre a importância da Entomologia, sabendo distinguir entre insetos de importância agrícola, insetos uteis pelos seus produtos e serviços ecológicos e insetos nocivos. Espera-se, também, que os visitantes sejam capazes de conhecer os possíveis insetos vetores de agentes causadores de patologias aos humanos e aos animais, bem como as ferramentas usadas para o manejo desses organismos. E, ainda, o incentivo a ações direcionadas a exploração racional e sustentável dos insetos para fins comerciais, quer seja pelos seus produtos e serviços, quer seja para a alimentação humana e animal. Como um dos principais produtos, espera-se que os visitantes da “Cidade dos Insetos”, reconheçam a importância da conservação desses organismos, o que está intimamente ligada com a proteção ambiental.
Cronograma:
Visitas guiadas: 24 meses, pelo menos 4 por mês Teatro de fantoches: 3 no primeiro ano e 3 no segundo ano Exposição de fotografias: 24 meses Semana Nacional de Ciência e Tecnologia/SNCT; 2 (uma por ano) Workshops: 3 no primeiro ano e 3 no segundo ano Palestras/Seminários: 24 meses, pelo menos 2 por mês Cursos de capacitação: 6 no primeiro ano e 6 no segundo ano Capacitação de profissionais de ensino básico e médio: 25 profissionais no primeiro ano e 25 no segundo ano Capacitação de estagiários: primeiros 2 meses
Descrição Resumida: .
Equipe:
Alunos de Graduação:
Docentes:
Técnicos Administrativos:
Alunos de Pós-Graduação:
Outros Usuários:
Nenhum
Renovações de Projetos:
Coordenador do Projeto: BRIGIDA DE SOUZA
Setor: DEPARTAMENTO DE ENTOMOLOGIA
E-mail Institucional: brgsouzaufla.br
E-mail Alternativo: brgsouzaden.ufla.br
Situação de Aprovação: Registrado
Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 12/02/2021 - 19:20:40
Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 08/12/2017 - 15:10:40
Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: 05/04/2021 - 09:16:18
Histórico de Coordenação:
Nenhum histórico de avaliações.
Voltar para "Consultar Projetos de Extensão"
Universidade Federal de Lavras - UFLA
SIG-UFLA - Versão 1.83.1
Créditos