UFLA SIG

Sistema Integrado de Gestão
SGV - Superintendência de Governança/Reitoria
DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação

Exibir Projeto de Extensão

Ajuda

Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de Avaliações
Informações de Registro

Número de Registro: 087/2019

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: ATIVIDADE COMPLEMENTAR: MESAS REDONDAS MENSAIS ABORDANDO TEMAS ESSENCIAIS À BOA FORMAÇÃO DA COMUNIDADE ACADÊMICA E DA COMUNIDADE

Programa de Extensão: (indefinido)

Resumo da Proposta: O projeto está sendo proposto pelo PET-Engenharia Agrícola. A intenção da proposta é preparar material escrito com temas que não são abordados em sala de aula, mas que são essenciais à boa formação da comunidade acadêmica e da comunidade em geral. Os temas abordados serão discutidos em Mesas Redondas mensais. As Mesas Redondas visam promover uma discussão mais ampla, favorecer um ambiente descontraído e permitir que o aluno se sinta a vontade para participar das discussões. As atividades serão conduzidas pelos PETianos, sempre com a supervisão da Tutora do PET-Engenharia Agrícola, e contará com a participação de especialistas das áreas. Ao final de cada apresentação e discussão, serão aplicados testes que visam à conscientização do participante.

Área Temática: Educação

Instituições Parceiras: .

Número Estimado de Participantes: 13

Locais de Realização: Anfiteatro do Departamento de Engenharia Agrícola

Data de Início: 26/08/2019

Data de Término: 31/12/2024

Justificativa: Muitas vezes o curso de graduação não reporta ou trata de assuntos que são pertinentes para a boa e completa formação do discente. Nesse contexto, é importante promover atividades extracurriculares com o intuito de capacitar a comunidade acadêmica e a comunidade em geral tanto no aspecto científico e tecnológico quanto no aspecto pessoal e emocional.A escolha por Mesa Redonda visa contribuir para que as discussões sejam conduzidas e realizadas em um ambiente descontraído que permita que o aluno se sinta a vontade para participar das discussões.

Caracterização dos Beneficiários: .

Objetivos: - Capacitar os PETianos, a comunidade acadêmica e a sociedade;- Fortalecer e melhorar a formação do Engenheiro Agrícola;- Promover a interação teoria/prática;- Abordar temas relevantes que não são ministrados em salas de aulas;- Capacitar os discentes para um bom relacionamento consigo mesmo e com os demais;- Aumentar o rendimento acadêmico; e- Aumentar as chances de inserção no mercado de trabalho;- Estimular a participação em experiências diversificadas que contribuirão para formação.

Metas: .

Fundamentação Teórica: O acelerado processo de modernização no ensino vem demandando novas formas de construção do conhecimento. (https://slideplayer.com.br/slide/11721740/). Atualmente, vários estudos comprovam que a motivação do aluno depende daquilo que ele pensa sobre si, sobre as suas capacidades e sobre as tarefas acadêmicas (https://pontodidatica.com.br/porque-alunos-estao-desmotivados/). Portanto, a ausência de comportamento motivado não tem a mesma causa, e por isso requer estratégias pedagógicas diferentes, de forma a funcionar como antídoto à causa da desmotivação. Soma-se a isso a necessidade de mudança que decorre dos elementos das novas modalidades de organização do mundo do trabalho e das exigências no perfil de novos profissionais voltados para a transdisciplinaridade na produção do conhecimento. As atividades complementares ou extraclasse vêm se mostrando cada vez mais relevantes na formação profissional do aluno (PILEGGI, ET AL, 2005), pois além de contribuir para que o aluno desenvolva as competências científica e tecnológica necessárias à sua inserção no mercado de trabalho, contribui também para que desenvolva competência pessoal e emocional que favorece o bem estar consigo mesmo e com os outros. As atividades complementares ampliam os horizontes do conhecimento do aluno para além do ambiente da sala de aula e propiciam a transdisciplinaridade no currículo (SILVA, 2008). Partindo desta premissa, é de fundamental importância o estímulo à participação do aluno em atividades complementares. “Quanto maior a dinâmica das interações, maiores são as oportunidades de formação no desenvolvimento do estudante” (BRASIL, 2014).

Metodologia: Poderão participar dos cursos os PETianos, a comunidade acadêmica e sociedade.Serão abordados temas que visam estimular os conhecimentos pessoal e emocional do participante e consequentemente os conhecimentos técnico e científico. Todo mês será abordado um tema pelos PETianos da Engenharia Agrícola e eles terão que preparar, juntamente com a Tutora, uma apresentação que será discutida em forma de Mesa Redonda. Os temas deverão estimular características importantes tais como: responsabilidade; proatividade; resiliência; empenho, motivação; dedicação, capacidade de planejamento e realização, entre outras.As atividades serão conduzidas pelos PETianos, com a supervisão da tutora e com participação de profissionais das áreas. Após cada Mesa Redonda serão aplicados testes com a finalidade de reforçar o aprendizado, conscientizar os participantes sobre sua real personalidade e sobre a importância do curso.

Impactos na Formação Discente: .

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: Os temas as Mesas Redondas são essenciais para vida acadêmica e profissional, pois visam estimular características importantes diretamente ligadas ao bom desempenho no ensino, na pesquisa e na extensão, tais como: responsabilidade; proatividade; resiliência; empenho, motivação; dedicação, capacidade de planejamento e realização, entre outras.

Relação com a Sociedade e Impacto Social: .

Resultados Esperados: - Reforçar o aprendizado em sala de aula e vice-versa;- Estimular diferentes e melhores habilidades;- Criar oportunidade de vivências diferenciadas, de forma a torna-los mais capacitados para ingressar no mercado de trabalho;- Melhorar o convívio consigo mesmo e com o grupo; - Aumentar a percepção das necessidades do outro;- Mais habilidade para superar obstáculos;- Desenvolver o raciocínio rápido;

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação: .

Cronograma: Apresentação mensal com duração de um ano. Início em 26/8/2019

Descrição Resumida: .

Equipe:

Alunos de Graduação:

  • William Gontijo Lisboa - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: 25/08/2020 - Vínculo: Ativo

Docentes:

Nenhum


Técnicos Administrativos:

Nenhum


Alunos de Pós-Graduação:

Nenhum


Outros Usuários:

Nenhum

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:

Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
26/10/202025/10/202109/09/2020 - 14:35:5111/05/2021 - 07:46:15
27/10/202026/10/202320/06/2022 - 17:35:3627/06/2022 - 08:12:50
27/10/202331/12/202403/04/2024 - 15:44:42Nenhuma

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: MIRLEIA APARECIDA DE CARVALHO

Setor: DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA

E-mail Institucional: mirleia[em]ufla.br

E-mail Alternativo: mirleiaap[em]deg.ufla.br

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador em: 07/08/2019 - 10:43:14

Aprovado pela Chefia em: 07/08/2019 - 10:47:29

Aprovado pela PROEEC em: 12/08/2019 - 15:44:33

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • MIRLEIA APARECIDA DE CARVALHO: De 07/08/2019 a 25/08/2020.
  • MIRLEIA APARECIDA DE CARVALHO: De 23/01/2023 em diante.

Histórico de Avaliações

Nenhum histórico de avaliações.


Universidade Federal de Lavras - UFLA

SIG-UFLA - Versão 1.82.10

Créditos