Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.
Índice:
Número de Registro: 085
Título: EmpreendeUFLA - AÇÕES DE INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO NA UFLA
Programa de Extensão: (indefinido)
Resumo da Proposta: O EmpreendeUFLA tem como objetivo disseminar a pratica do empreendedorismo dentro do Campus universitário, desenvolver possíveis projetos de startups e abranger o campo de visão, no que remete a inovação, empreendedorismo e competências pessoais dos alunos inseridos no programa. Com isso, espera-se que mais alunos busquem alternativas de qualificação em sua formação, como por exemplo, abrir o próprio negócio e assim gerar desenvolvimento econômico. Prevê-se também a prática em ações de inovação e empreendedorismo, compreendendo conhecimentos em modelagem de negócios, gestão empreendedora e acompanhamento de empresas incubadas na Inbatec.
Área Temática: Comunicação
Instituições Parceiras: Inabtec e Fundecc.
Número Estimado de Participantes: 20
Locais de Realização: Inbatec, Inovacafé, Campus Universitário e Lavras.
Data de Início: 26/01/2021
Data de Término: 31/12/2026
Justificativa: Ainda existe pouca interação entre instituições de ensino e empresas. Grande parte do conhecimento gerado ainda está concentrado nas universidades e instituições de pesquisa sem internalização de conceitos de complementariedade, articulação e compartilhamento. Acreditamos que através do Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação, esse problema será cada vez menor entre as organizações. Assim, acredita-se que com a implementação de ações de inovação e empreendedorismo, a Inbatec, através do seu modelo de gestão estratégica promova, qualifique e organize suas competências e estrutura, gerando inovações para o Vale dos Ipês. Faz-se necessário também a promoção da cooperação para PD&I, a gestão da propriedade intelectual, a qualificação continuada, e o aperfeiçoamento de estudantes de graduação e de pós-graduação da universidade.
Caracterização dos Beneficiários: Comunidade acadêmica e do ecossistema de inovação de Lavras.
Objetivos: O objetivo principal da proposta é estimular o empreendedorismo e o desenvolvimento de inovações através de ações que englobam todo o ecossistema empreendedor do Vale dos Ipês de Lavras, especialmente em projetos da Incubadora de Base Tecnológica da UFLA (Inbatec) e que incentivem o desenvolvimento e a adoção de tecnologias, fortalecendo os pilares para a adaptação às mudanças e o enfrentamento de novas demandas e desafios na inovação e desenvolvimento de startups.
Metas:
1 - organização de 1 evento de inovação (Online ou offline) 2 - Programa de incubação de empresas (cluster de incubação)
Fundamentação Teórica: Um dos maiores ensinamentos de Schumpeter (1883-1950) foi que a inovação é um fenômeno fundamental do desenvolvimento humano. Cada vez mais necessária e presente na sociedade do conhecimento, observa-se que a inovação ocorre, na maioria das vezes, como resultado da relação universidade-empresa. Parte-se do princípio norteador de que uma melhor articulação entre universidades e empresas, com uma atuação mais direta e efetiva do governo (tríplice hélice) (Etzkowitz e Zhou, 2017), representaria uma influência direta no processo de transferência de tecnologia e desenvolvimento da inovação.A educação empreendedora é destacada como uma das formas mais eficientes de se divulgar a cultura e formar novos empreendedores (Rocha e Freitas, 2014). Em uma perspectiva de extensão universitária, é importante portanto levar o discente a conviver com a realidade que envolve o empreendedorismo e a inovação. Dolabela (2007) afirma que “o empreendedorismo é um fenômeno cultural, diz respeito ao sistema de valores de uma comunidade, à sua visão de mundo”. Nesse sentido, de acordo com Martens e Freitas (2008), “A educação empreendedora deve fundamentar-se numa forte conexão e cooperação com as forças vivas da comunidade, na qual o professor deve estar disposto a enfrentar o desafio de introduzir novo conteúdo, novos processos didáticos, e a superar os obstáculos que inevitavelmente se apresentam a quem quer inovar”. Bibliografia:Dolabela, F. (2007). Pedagogia empreendedora. Revista de Negócios, 9(2).de Carvalho Rocha, E. L., & Freitas, A. A. F. (2014). Avaliação do ensino de empreendedorismo entre estudantes universitários por meio do perfil empreendedor. Revista de Administração contemporânea, 18(4), 465-486.ETZKOWITZ, H., & ZHOU, C. (2017). Hélice Tríplice: inovação e empreendedorismo universidade-indústria-governo. Estudos avançados, 31(90), 23-48.Martens, C. D. P., & Freitas, H. (2008). Influência do ensino de empreendedorismo nas intenções de direcionamento profissional dos estudantes. Estudo & Debate, 15(1), 71-95.SCHUMPETER, J. A. (1985). O fenômeno fundamental do desenvolvimento econômico. A teoria do desenvolvimento econômico. Rio de Janeiro: Nova Cultural.
Metodologia: As metodologias a serem utilizadas seguirão os seguintes conceitos: Lean Startup (Startup Enxuta). O conceito de lean – que pode ser traduzido como "enxuto" – é bastante conhecido na gestão de indústria tradicional, e envolve a identificação e eliminação sistemática de desperdícios. De um modo geral, qualquer método lean usa a estratégia de atuar localmente em cada item de desperdício de tempo, custo ou recursos, para chegar a uma qualidade maior e um time-to-market mais rápido.Inspirado por esse conceito, o americano Eric Ries passou a combinar ideias de marketing, tecnologia e gestão e criou o termo "Lean Startup". Ele vem tentando transformar uma metodologia pensada originalmente para startups de tecnologia em um método mais coeso e aplicável a qualquer empreendimento nascente. Suas ideias envolvem, por exemplo, o ciclo Build - Measure - Learn (Construir - Medir - Aprender), desenvolvimento de clientes segundo ensinado por Steve Blank, métodos ágeis de desenvolvimento de produtos e uma interação constante com os usuários para testar diferentes hipóteses de como o produto se encaixa no mercado. Outro arcabouço metodológico envolve a modelagem de negócios (Business model canvas e suas variações). Durante o projeto, os alunos poderão se integrar na metodologia de acompanhamento e avalição das empresas incubadas na Inbatec (metodologia em clusters, baseada no modelo CERNE da Anprotec), desenvolvendo ações em gestão e marketing.
Impactos na Formação Discente: capacitação em inovação e empreendedorismo e contato com a realidade empresarial.
Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: Este é um projeto de extensão universitária já que o conhecimento em inovação e empreendedorismo desenvolvido no âmbito da UFLA será “extendido”, isto é, aplicado à realidade dos alunos e empreendedores vinculados à Inbatec. Tanto no aspecto da gestão quanto no aspecto de aprendizagem, os professores e alunos vinculados aos projetos e aos eventos a serem realizados irão transferir seu conhecimento à comunidade. Este efeito será alcançado através da promoção de eventos para compartilhar com a comunidade de Lavras e região as tecnologias e inovações que são desenvolvidas dentro da Universidade. Participação no Curso de Formação Empreendedora da Inbatec. Realização de Palestras e Workshops. Como um todo, essa iniciativa visa colaborar com a divulgação dos projetos de ensino, pesquisa e extensão que são desenvolvidos no ambiente da UFLA por profissionais e estudantes.
Relação com a Sociedade e Impacto Social: Integração com a dinâmica de processos de inovação e capacitação de empreendedores no ecossistema local.
Resultados Esperados: 1 - Capacitação em inovação e empreendedorismo de 20 alunos durante a vigência do programa;2 -Apoio em projetos para empreendedores e empresas nascentes no âmbito da Inbatec/UFLA;3 - Apoio na realização de cursos e eventos no âmbito da Inbatec/UFLA.
Indicadores de Acompanhamento e Avaliação:
- planos de trabalho mensais; - participação em projetos.
Cronograma: (1) Ações de marketing (contínuo): Atualização e Monitoramento de Site e Redes Sociais; Postagens de notícias alusivas ao empreendedorismo; Cobertura de eventos; Divulgação de projetos; Apoio a eventos relacionados a área; Desenvolvimento de materiais gráficos. (2) Capacitações (apoio ao Curso de Formação Empreendedora - 2 edições 2018 e 2019). (3) Apoio no Ciclo de incubação (clusters Inbatec) - de forma contínua de 2018 a 2020).
Descrição Resumida: Empreende UFLA tem como objetivo disseminar a prática do empreendedorismo dentro do Campus universitário, desenvolver possíveis projetos de startups e abranger o campo de visão, no que remete a inovação, empreendedorismo e competências pessoais dos alunos inseridos no programa. Com isso, espera-se que mais alunos busquem alternativas de qualificação em sua formação, como por exemplo, abrir o próprio negócio e assim gerar desenvolvimento econômico.
Equipe:
Alunos de Graduação:
Docentes:
Nenhum
Técnicos Administrativos:
Alunos de Pós-Graduação:
Outros Usuários:
Renovações de Projetos:
Coordenador do Projeto: ANTONIO CHALFUN JUNIOR
Setor: DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA
E-mail Institucional: chalfunjuniorufla.br
E-mail Alternativo: chalfunjunioryahoo.com
Situação de Aprovação: Registrado
Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 09/11/2020 - 09:46:44
Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 11/11/2020 - 14:47:56
Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: 12/11/2020 - 16:37:53
Histórico de Coordenação:
Voltar para "Consultar Projetos de Extensão"
Universidade Federal de Lavras - UFLA
SIG-UFLA - Versão 1.86.2
Créditos