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Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de Avaliações
Informações de Registro

Número de Registro: 085

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: EmpreendeUFLA - AÇÕES DE INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO NA UFLA

Programa de Extensão: (indefinido)

Resumo da Proposta: O EmpreendeUFLA tem como objetivo disseminar a pratica do empreendedorismo dentro do Campus universitário, desenvolver possíveis projetos de startups e abranger o campo de visão, no que remete a inovação, empreendedorismo e competências pessoais dos alunos inseridos no programa. Com isso, espera-se que mais alunos busquem alternativas de qualificação em sua formação, como por exemplo, abrir o próprio negócio e assim gerar desenvolvimento econômico. Prevê-se também a prática em ações de inovação e empreendedorismo, compreendendo conhecimentos em modelagem de negócios, gestão empreendedora e acompanhamento de empresas incubadas na Inbatec.

Área Temática: Comunicação

Instituições Parceiras: Inabtec e Fundecc.

Número Estimado de Participantes: 20

Locais de Realização: Inbatec, Inovacafé, Campus Universitário e Lavras.

Data de Início: 26/01/2021

Data de Término: 31/12/2026

Justificativa: Ainda existe pouca interação entre instituições de ensino e empresas. Grande parte do conhecimento gerado ainda está concentrado nas universidades e instituições de pesquisa sem internalização de conceitos de complementariedade, articulação e compartilhamento. Acreditamos que através do Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação, esse problema será cada vez menor entre as organizações. Assim, acredita-se que com a implementação de ações de inovação e empreendedorismo, a Inbatec, através do seu modelo de gestão estratégica promova, qualifique e organize suas competências e estrutura, gerando inovações para o Vale dos Ipês. Faz-se necessário também a promoção da cooperação para PD&I, a gestão da propriedade intelectual, a qualificação continuada, e o aperfeiçoamento de estudantes de graduação e de pós-graduação da universidade.

Caracterização dos Beneficiários: Comunidade acadêmica e do ecossistema de inovação de Lavras.

Objetivos: O objetivo principal da proposta é estimular o empreendedorismo e o desenvolvimento de inovações através de ações que englobam todo o ecossistema empreendedor do Vale dos Ipês de Lavras, especialmente em projetos da Incubadora de Base Tecnológica da UFLA (Inbatec) e que incentivem o desenvolvimento e a adoção de tecnologias, fortalecendo os pilares para a adaptação às mudanças e o enfrentamento de novas demandas e desafios na inovação e desenvolvimento de startups.

Metas:

1 - organização de 1 evento de inovação (Online ou offline)
2 - Programa de incubação de empresas (cluster de incubação)

Fundamentação Teórica: Um dos maiores ensinamentos de Schumpeter (1883-1950) foi que a inovação é um fenômeno fundamental do desenvolvimento humano. Cada vez mais necessária e presente na sociedade do conhecimento, observa-se que a inovação ocorre, na maioria das vezes, como resultado da relação universidade-empresa. Parte-se do princípio norteador de que uma melhor articulação entre universidades e empresas, com uma atuação mais direta e efetiva do governo (tríplice hélice) (Etzkowitz e Zhou, 2017), representaria uma influência direta no processo de transferência de tecnologia e desenvolvimento da inovação.A educação empreendedora é destacada como uma das formas mais eficientes de se divulgar a cultura e formar novos empreendedores (Rocha e Freitas, 2014). Em uma perspectiva de extensão universitária, é importante portanto levar o discente a conviver com a realidade que envolve o empreendedorismo e a inovação. Dolabela (2007) afirma que “o empreendedorismo é um fenômeno cultural, diz respeito ao sistema de valores de uma comunidade, à sua visão de mundo”. Nesse sentido, de acordo com Martens e Freitas (2008), “A educação empreendedora deve fundamentar-se numa forte conexão e cooperação com as forças vivas da comunidade, na qual o professor deve estar disposto a enfrentar o desafio de introduzir novo conteúdo, novos processos didáticos, e a superar os obstáculos que inevitavelmente se apresentam a quem quer inovar”. Bibliografia:Dolabela, F. (2007). Pedagogia empreendedora. Revista de Negócios, 9(2).de Carvalho Rocha, E. L., & Freitas, A. A. F. (2014). Avaliação do ensino de empreendedorismo entre estudantes universitários por meio do perfil empreendedor. Revista de Administração contemporânea, 18(4), 465-486.ETZKOWITZ, H., & ZHOU, C. (2017). Hélice Tríplice: inovação e empreendedorismo universidade-indústria-governo. Estudos avançados, 31(90), 23-48.Martens, C. D. P., & Freitas, H. (2008). Influência do ensino de empreendedorismo nas intenções de direcionamento profissional dos estudantes. Estudo & Debate, 15(1), 71-95.SCHUMPETER, J. A. (1985). O fenômeno fundamental do desenvolvimento econômico. A teoria do desenvolvimento econômico. Rio de Janeiro: Nova Cultural.

Metodologia: As metodologias a serem utilizadas seguirão os seguintes conceitos: Lean Startup (Startup Enxuta). O conceito de lean – que pode ser traduzido como "enxuto" – é bastante conhecido na gestão de indústria tradicional, e envolve a identificação e eliminação sistemática de desperdícios. De um modo geral, qualquer método lean usa a estratégia de atuar localmente em cada item de desperdício de tempo, custo ou recursos, para chegar a uma qualidade maior e um time-to-market mais rápido.Inspirado por esse conceito, o americano Eric Ries passou a combinar ideias de marketing, tecnologia e gestão e criou o termo "Lean Startup". Ele vem tentando transformar uma metodologia pensada originalmente para startups de tecnologia em um método mais coeso e aplicável a qualquer empreendimento nascente. Suas ideias envolvem, por exemplo, o ciclo Build - Measure - Learn (Construir - Medir - Aprender), desenvolvimento de clientes segundo ensinado por Steve Blank, métodos ágeis de desenvolvimento de produtos e uma interação constante com os usuários para testar diferentes hipóteses de como o produto se encaixa no mercado. Outro arcabouço metodológico envolve a modelagem de negócios (Business model canvas e suas variações). Durante o projeto, os alunos poderão se integrar na metodologia de acompanhamento e avalição das empresas incubadas na Inbatec (metodologia em clusters, baseada no modelo CERNE da Anprotec), desenvolvendo ações em gestão e marketing.

Impactos na Formação Discente: capacitação em inovação e empreendedorismo e contato com a realidade empresarial.

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: Este é um projeto de extensão universitária já que o conhecimento em inovação e empreendedorismo desenvolvido no âmbito da UFLA será “extendido”, isto é, aplicado à realidade dos alunos e empreendedores vinculados à Inbatec. Tanto no aspecto da gestão quanto no aspecto de aprendizagem, os professores e alunos vinculados aos projetos e aos eventos a serem realizados irão transferir seu conhecimento à comunidade. Este efeito será alcançado através da promoção de eventos para compartilhar com a comunidade de Lavras e região as tecnologias e inovações que são desenvolvidas dentro da Universidade. Participação no Curso de Formação Empreendedora da Inbatec. Realização de Palestras e Workshops. Como um todo, essa iniciativa visa colaborar com a divulgação dos projetos de ensino, pesquisa e extensão que são desenvolvidos no ambiente da UFLA por profissionais e estudantes.

Relação com a Sociedade e Impacto Social: Integração com a dinâmica de processos de inovação e capacitação de empreendedores no ecossistema local.

Resultados Esperados: 1 - Capacitação em inovação e empreendedorismo de 20 alunos durante a vigência do programa;2 -Apoio em projetos para empreendedores e empresas nascentes no âmbito da Inbatec/UFLA;3 - Apoio na realização de cursos e eventos no âmbito da Inbatec/UFLA.

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação:

- planos de trabalho mensais;
- participação em projetos.

Cronograma: (1) Ações de marketing (contínuo): Atualização e Monitoramento de Site e Redes Sociais; Postagens de notícias alusivas ao empreendedorismo; Cobertura de eventos; Divulgação de projetos; Apoio a eventos relacionados a área; Desenvolvimento de materiais gráficos. (2) Capacitações (apoio ao Curso de Formação Empreendedora - 2 edições 2018 e 2019). (3) Apoio no Ciclo de incubação (clusters Inbatec) - de forma contínua de 2018 a 2020).

Descrição Resumida: Empreende UFLA tem como objetivo disseminar a prática do empreendedorismo dentro do Campus universitário, desenvolver possíveis projetos de startups e abranger o campo de visão, no que remete a inovação, empreendedorismo e competências pessoais dos alunos inseridos no programa. Com isso, espera-se que mais alunos busquem alternativas de qualificação em sua formação, como por exemplo, abrir o próprio negócio e assim gerar desenvolvimento econômico.

Equipe:

Alunos de Graduação:

  • ALICE DE ANDRADE MOREIRA - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: 09/06/2022 - Vínculo: Inativo
  • Gabriel Silva Nunes - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: 11/09/2020 - Vínculo: Inativo
  • Heber Mesquita Martins - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: 09/06/2022 - Vínculo: Inativo
  • Hugo José Januário Martins - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: 18/11/2020 - Término: 30/04/2020 - Vínculo: Ativo
  • Iasmin Gabriela de Paula Nader - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: 21/10/2020 - Término: 01/10/2020 - Vínculo: Inativo
  • Jakyson Oliveira Dias - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: 31/12/2020 - Vínculo: Inativo
  • Lais Aparecida Silva - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: 07/08/2023 - Vínculo: Inativo
  • LARISSA DE SOUZA NASCIMENTO - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: 01/08/2024 - Vínculo: Inativo
  • LUCAS SOUZA REIS - Tipo: Voluntário - Início: 12/08/2022 - Término: 04/08/2022 - Vínculo: Inativo
  • Lucas Vieira dos Santos - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • Mariana Paula Vianna da Silva - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: 30/11/2020 - Vínculo: Inativo
  • MILENA APARECIDA DE SIQUEIRA - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: 31/12/2023 - Vínculo: Inativo
  • Paola Barone da Silva - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: 08/07/2020 - Vínculo: Inativo
  • Paola Barone da Silva - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: 10/08/2021 - Vínculo: Inativo
  • Paola Barone da Silva - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: 22/10/2020 - Término: 30/04/2021 - Vínculo: Inativo
  • RAFAELA LUZ BARACHO SANTOS - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: 09/08/2023 - Vínculo: Inativo
  • RAFAELA LUZ BARACHO SANTOS - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: 31/12/2023 - Vínculo: Inativo
  • RENAN GRULLI GREGORIO - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: 04/05/2022 - Vínculo: Inativo
  • Robson Guilherme Teixeira - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: 31/08/2022 - Vínculo: Inativo
  • Robson Guilherme Teixeira - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: 02/12/2021 - Término: 30/11/2021 - Vínculo: Inativo
  • Samuel Gonzaga de Andrade - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: 27/10/2019 - Término: 30/04/2020 - Vínculo: Inativo
  • Wellington Carlos da Silva Junior - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • Wellington Mendes Zanelli - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: 30/11/2022 - Vínculo: Inativo
  • Yan Hideki Kawano - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: 20/01/2021 - Término: 08/11/2021 - Vínculo: Inativo

Docentes:

Nenhum


Técnicos Administrativos:

  • FLAVIA DE FATIMA SILVA MENDONCA PARREIRA - Início: 16/08/2018 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • JULIANA RESENDE PAVIANI - Início: 16/10/2020 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Alunos de Pós-Graduação:

Nenhum


Outros Usuários:

Nenhum

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:

Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
26/01/202126/01/202309/02/2021 - 15:51:5212/05/2021 - 09:42:09
27/01/202326/01/202426/01/2024 - 12:34:4109/02/2024 - 10:52:49
01/01/202431/12/202605/11/2024 - 15:43:3320/11/2024 - 12:20:31

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: ANTONIO CHALFUN JUNIOR

Setor: DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA

E-mail Institucional: chalfunjunior[em]ufla.br

E-mail Alternativo: chalfunjunior[em]yahoo.com

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 09/11/2020 - 09:46:44

Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 11/11/2020 - 14:47:56

Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: 12/11/2020 - 16:37:53

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • PAULO HENRIQUE MONTAGNANA VICENTE LEME: De 19/08/2019 a 19/08/2020.
  • PAULO HENRIQUE MONTAGNANA VICENTE LEME: De 09/11/2020 a 31/01/2022.
  • MARCIO ANDRE STEFANELLI LARA: De 31/01/2022 a 20/06/2024.
  • ANTONIO CHALFUN JUNIOR: De 20/06/2024 em diante.

Histórico de Avaliações
Data/HoraDescrição
08/12/2021 - 19:50:52A situação do Projeto de Extensão foi alterada pela PROEC de 'Registrado' para 'Finalizado'. (THAÍS ALICE PINHEIRO SILVA)
13/01/2022 - 08:33:44A situação do Projeto de Extensão foi alterada pela PROEC de 'Finalizado' para 'Registrado'. (DIEGO FELIPE ALVES DE ALMEIDA)
13/01/2022 - 08:51:20A situação do Projeto de Extensão foi alterada pela PROEC de 'Registrado' para 'Finalizado'. (DIEGO FELIPE ALVES DE ALMEIDA)
13/01/2022 - 08:53:42A situação do Projeto de Extensão foi alterada pela PROEC de 'Finalizado' para 'Registrado'. (DIEGO FELIPE ALVES DE ALMEIDA)

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