Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.
Índice:
Número de Registro: 150/2019
Título: Extensão e assistência técnica na Fazenda Senhor Bom Jesus (Fazendinha Pe. Israel)
Programa de Extensão: (indefinido)
Resumo da Proposta: O projeto de extensão “Extensão e assistência técnica na Fazenda Senhor Bom Jesus (Fazendinha Pe. Israel) tem o objetivo de auxiliar na implantação e desenvolvimento da atividade de ovinocultura e caprinocultura na Fazenda, promovendo assim, uma produção que possa contribuir para a recuperação dos internos, e ainda possa permitir uma renda mínima para a Instituição com a futura comercialização de animais para abate e do leite e derivados. A Fazenda recebe internos que buscam se recuperar da dependência química e do álcool. Trabalhar com atividades diversas dentro da Instituição são alternativas para auxiliar na recuperação dos internos, que muitas vezes necessitam permanecer em tratamento por meses ou anos. A Fazenda tem um pequeno rebanho de ovinos que iniciou a partir de doação, e atualmente há a necessidade de orientação técnica para que esses animais possam ter uma produção mínima que permita no mínimo ser mantido e não traga prejuízos para a Fazenda. Devido a rotatividade dos internos, esse pequeno rebanho de ovinos, necessita de aplicação de conhecimentos teórico-práticos, os quais podem ser repassados constantemente para os responsáveis pelo manejo. Além do rebanho atual de ovinos, a Fazenda também está vislumbrando implantar em futuro próximo um pequeno criatório de cabras leiteiras. No intuito de capacitar os novos integrantes nessas atividades, cabem aos membros do projeto ofertar orientações técnicas periódicas, cursos, palestras, aulas práticas sobre a produção ovina e caprina. A área destinada a essas criações já está reservada e algumas melhorias estão sendo realizadas, mas necessita de reformas e ampliação com orientações técnicas apropriadas para que a atividade se sustente. Portanto, os membros do projeto deverão avaliar e programar reformas, construções e ampliações a serem realizadas. Também participarão efetivamente nos processos de reforma e construção. Farão acompanhamento constante para verificar índices zootécnicos ou outras situações específicas que envolvam conhecimentos técnicos.
Área Temática: Tecnologia e Produção
Instituições Parceiras: Universidade Federal de Lavras (GAO - Grupo de Apoio a Ovinocultura - Departamento de Zootecnia) e,Fazenda Senhor Bom Jesus (Fazendinha Pe. Israel)
Número Estimado de Participantes: 15
Locais de Realização: Fazenda Senhor Bom Jesus (Fazendinha Pe. Israel)
Data de Início: 01/09/2019
Data de Término: 06/10/2026
Justificativa: A orientação dos estudantes universitários na rotina dos pequenos produtores possibilita enxergar a realidade e necessidade que criatórios apresentam nessas condições. Assim, exercem situações práticas adversas encontradas diariamente no sistema de produção. A demanda de auxílio técnico em sistemas com essas características, carecem de projetos que visem à melhoria das atividades diárias do sistema de produção. A atividade de extensão proposta para essa Instituição, pode ser exemplo a ser implantando em outras situações semelhantes. É necessária o desenvolvimento e aprimoramento de modelos de pequenos criatórios de ovinos e caprinos, pois há um grande número de produtores possuem interesse na atividade, e requerem assistência adequada para a implantando e manutenção de uma atividade sustentável e que permita um mínimo de rentabilidade. A Universidade possui o papel de desenvolvimento de modelos diversos que possam ser utilizados como bases, otimizando assim, a Extensão prática, importante como um dos pilares de aplicabilidade do conhecimento gerado, adquirido e aprimorado pela Instituição. Por outro lado, Instituições como a Fazenda Senhor Bom Jesus (Fazendinha Pe. Israel) necessitam de todo apoio que possa contribuir para a recuperação de internos, e ao mesmo tempo gerar um mínimo de renda para a manutenção ao menos da criação. A universidade pode fornecer esse apoio através de projetos de extensão que envolva acadêmicos e docentes, o quais também terão o benefício de envolvimento em projetos de aplicação técnica, mas também de cunho social.
Caracterização dos Beneficiários: .
Objetivos: Envolver discentes e docentes da UFLA, especificamente ligados ao GAO no Departamento de Zootecnia, para permitir incrementos no processo de aprendizagem, ao mesmo tempo otimizar a aplicação de técnicas objetivando melhor desempenho zootécnico em criação de ovinos e caprinos. O envolvimento por parte da universidade compreende a responsabilidade de acompanhamento e orientação para o desenvolvimento das atividades ovinas e caprinas da Fazenda Senhor Bom Jesus (Fazendinha Pe. Israel). O projeto visa melhorar as instalações, proporcionar bem-estar animal, assistência nas formulações da dieta e controle índices zootécnicos tais como: controle de peso dos animais, planejamento da estação reprodutiva, prolificidade, taxa de parição, taxa de mortalidade, orientação de descartes, manejo de ordenha, controle sanitário, etc.
Metas: .
Fundamentação Teórica: A atividade da ovinocaprinocultura no Brasil é principalmente caracterizada por ser apropriada à agricultura familiar, principalmente devido ao ciclo curto de produção das espécies ovinas e caprinas, e ainda exigir áreas menores para ser implantadas. Em julho de 2019 (Lei Lei 13.854, de 8 de Julho de 2019), o governo federal sancionou a Lei de incentivo a atividade, e entre os princípios e diretrizes dessa política, está o estímulo a atividade familiar e artesanal para a produção de produtos oriundos dessas espécies, como animais para o abate, leite e derivados, e artesanato a partir de fibras e pele. Entretanto, a atividade carece de informações técnicas apropriadas para manejo e produção, principalmente quando se trata de um sistema de produção em pequena escala, onde tradicionalmente, há a ilusão de que não existe a necessidade de um mínimo de orientação. Como resultado da falta dessa orientação técnica apropriada, na grande maioria das vezes, deparamos com rebanhos com alta mortalidade, e o desestímulo imediato dos responsáveis da criação, abandonando a atividade. Na Universidade Federal de Lavras, temos o GAO (Grupo de apoio a Ovinocaprinocultura), fundado a mais de 20 anos, que tem como objetivo, além de atuar em atividades de ensino e pesquisa sobre criação de ovinos e caprinos, também fornecer orientações técnica e promover eventos que possam contribuir no repasse de conhecimentos que possam promover a atividade. Como retorno à população, do dinheiro investido na universidade pública, temos o compromisso de atuar na extensão, através de projetos que possam permitir que orientações técnicas cheguem até os produtores, principalmente àqueles associados a agricultura familiar inseridos em Instituições que promovem benefícios à comunidade. Prestar serviços à comunidade é uma forma de retorno dos conhecimentos adquiridos na universidade em prol de desenvolvimento e tecnologias que facilitem, aprimorem e melhorem a produtividade do pequeno produtor. Diante do crescimento do interesse dessas atividades, as quais podem ser implantadas em pequenos criatórios, as mesmas podem trazer benefícios aos que recebem as orientações, como também aos integrantes de grupos de estudo da Universidade, na formação profissional e pessoal, destacando-se assim, a possibilidade de incremento do agronegócio em escalas menores, mas com repercussões sociais importantes.
Metodologia: Os alunos terão como atividades acompanhar, compreender e respeitar a rotina diária da comunidade “Fazenda Senhor Bom Jesus (Fazendinha Pe. Israel)”, estar ciente dos manejos e ações dos integrantes responsáveis pelo funcionamento das criações dos animais. Como também, a orientação e execução de melhoria das instalações, supervisão dos registros de cobertura das fêmeas, nascimentos e anotações que fazem parte da manutenção e controle zootécnico. É dever dos alunos organizar eventos ligados a ovinocaprinocultura, treinamento de novos integrantes, amostragem dos dados já coletados e avaliação dos mesmos. Por meio dessas medidas, será possível a tomada de decisões para melhoria dos criatórios dentro da comunidade. Além de proporcionar crescimento pessoal e profissional dos internos e dos alunos envolvidos no projeto.
Impactos na Formação Discente: .
Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: Acadêmicos e docentes envolvidos no projeto poderão aprimorar os conhecimentos de disciplinas que são ofertadas aos cursos de Zootecnia, Medicina Veterinária e Agronomia (Produção de Ovinos e Caprinos (GZO186) e Produção Animal 1 (GZO133), como aplicações práticas do conhecimento teórico abordado em sala de aula, principalmente para os acadêmicos integrantes do grupo de estudo que envolve a atividade de criação de ovinos e caprinos. Muito conhecimento que são gerados por atividades de pesquisa conduzidos por acadêmicos de graduação e pós-graduação do grupo de estudo poderão contribuir para que a execução do projeto seja adequadamente embasado, trazendo assim, os resultados esperados. Desta forma, será possível aliar o conhecimento abordado no ensino, gerado na pesquisa, aplicando na prática nesse projeto de extensão.
Relação com a Sociedade e Impacto Social: .
Resultados Esperados: Empenhar os estudantes na rotina de manejo e prepará-los para desafios que irão encontrar no mercado de trabalho. Progredir a relação interpessoal no desenvolvimento de atividades em grupo. Permitir o crescimento pessoal e profissional, visando também o aspecto social, principalmente envolvendo pessoas que necessitem de atenção da sociedade durante um processo de recuperação de dependência química. Além disso, contribuir com retorno econômico satisfatório na comunidade de forma sustentável, visando como benefício maior a contribuição na recuperação dos internos da Instituição.
Indicadores de Acompanhamento e Avaliação: .
Cronograma: Este projeto como objetivo ser desenvolvido de forma contínua, ou enquanto a comunidade “Fazenda Senhor Bom Jesus (Fazendinha Pe. Israel)” dispor do atual rebanho de ovinos e futuro rebanho de caprinos. Será de responsabilidade de cada bolsista vinculado ao projeto o acompanhamento das atividades propostas no plano de trabalho, por um período de um ano, podendo estender-se de acordo com a necessidade e disponibilidade de bolsa.
Descrição Resumida: .
Equipe:
Alunos de Graduação:
Docentes:
Técnicos Administrativos:
Alunos de Pós-Graduação:
Outros Usuários:
Nenhum
Renovações de Projetos:
Coordenador do Projeto: IRAIDES FERREIRA FURUSHO GARCIA
Setor: DEPARTAMENTO DE ZOOTECNIA
E-mail Institucional: iraidesufla.br
E-mail Alternativo: iraides.uflagmail.com
Situação de Aprovação: Registrado
Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 28/08/2019 - 10:47:01
Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 28/08/2019 - 11:23:17
Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: 29/08/2019 - 09:54:30
Histórico de Coordenação:
Nenhum histórico de avaliações.
Voltar para "Consultar Projetos de Extensão"
Universidade Federal de Lavras - UFLA
SIG-UFLA - Versão 1.86.2
Créditos