Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.
Índice:
Número de Registro: 089
Título: Estudos de Casos no ensino de química da Educação Básica
Programa de Extensão: (indefinido)
Resumo da Proposta: Ao longo do projeto objetivamos elaborar e aplicar Estudos de Casos em escola (s) pública (s) de Lavras, a fim de permitir que os licenciandos participem dos processos de planejamento de atividades didáticas e ministração de aulas, inserindo-os em um processo crítico e reflexivo sobre as atividades executadas e sua prática. Através das ações do projeto almeja-se que os alunos da educação básica percebam as relações entre a ciência, tecnologia, sociedade e ambiente de maneira a desenvolver habilidades argumentativas em busca da construção do conhecimento químico. O projeto também tem como objetivo permitir que os professores da rede pública tenham acesso a essa estratégia, podendo assim, refletir sobre estratégias didáticas diversificadas e as diferentes habilidades que podem ser desenvolvidas em sala de aula.
Área Temática: Educação
Instituições Parceiras: .
Número Estimado de Participantes: 0
Locais de Realização: Escolas públicas da Educação Básica.
Data de Início: 01/03/2020
Data de Término: 31/12/2026
Justificativa: A aprendizagem envolvendo a química na Educação Básica têm sido um desafio para os alunos, pois na maioria das vezes os conhecimentos abordados não estão relacionados a vivência dos mesmos. O que se observa é a predominância de um ensino tradicional, ou seja, descontextualizado e sem estabelecer relações com as questões sociais, ambientais e tecnológicas. De acordo com Lima e colaboradores (2000), o ensino de Química apresenta poucas discussões de aspectos que sobressaem os conceituais, limitando-se, na maioria das vezes, à memorização de fórmulas, estruturas, definições e nomenclatura de compostos. Nesse cenário Santos e Schnetzler (2010) indicam que o ensino de Química seja mais contextualizado proporcionando mais sentido para o aluno. Para que isso ocorra sugere-se que as atividades didáticas tenham relação com o cotidiano de quem se aprende, proporcionando o desenvolvimento de habilidades necessárias para a formação do estudante como cidadão crítico e reflexivo diante das distintas situações do seu dia-a-dia. No presente projeto apresenta-se como proposta a elaboração e aplicação de Estudos de Casos contextualizados, considerados por muitos pesquisadores como uma estratégia atrativa que possibilita a construção de conhecimentos dos alunos. Pois permite aos alunos a participação em debates e auxilia no desenvolvimento de habilidades como: elaboração de hipóteses, tomada de decisão, trabalho em grupo e posicionamento crítico.
Caracterização dos Beneficiários: .
Objetivos: Este projeto tem como objetivo a elaboração e a aplicação de Estudos de Casos contextualizados, na perspectiva do Ensino CTSA e para o desenvolvimento de habilidades argumentativas, de estudantes do Ensino Médio. Delineamos como metas e objetivos específicos: - Selecionar temáticas que estejam relacionadas com as características das escolas para a elaboração dos casos. - Elaborar Estudos de Casos envolvendo aspectos da ciência, tecnologia, sociedade e ambiente. - Planejar a aplicação e executá-la em algumas turmas de escola (s) pública (s) de Lavras. - Disponibilizar os materiais didáticos para os professores da educação básica. - Analisar as aplicações de maneira crítica e reflexiva pensando na formação de professores, na construção dos conhecimentos pelos alunos e no desenvolvimento de habilidades argumentativas.
Metas: .
Fundamentação Teórica: O Estudo de Caso teve sua origem na estratégia de Aprendizagem Baseada em Problemas, conhecida em outros países como Problem Based Learning (PBL). Esta estratégia surgiu no final dos anos 60 na Escola de Medicina da Universidade de Mc Master (Ontário, Canadá). O PBL tinha como objetivo, possibilitar aos alunos o contato com situações reais, além da aprendizagem dos conteúdos pertinentes da área (HERREID, 1997). Nesse contexto, a estratégia didática do Estudo de Caso foi desenvolvido com a finalidade de colocar os estudantes em contato com problemas reais, com o intuito de proporcionar o desenvolvimento do pensamento crítico e de habilidades argumentativas, bem como a aprendizagem dos conceitos científicos (SÁ; QUEIROZ, 2010).De acordo com Graham (2010), bons Estudos de Casos são aqueles que instigam a discussão por parte do grupo de alunos. Em conformidade com este autor, bons Estudos de Casos, para o ensino, devem ser: - Aberto, não limitado a apenas uma resposta certa; -Conectado a conhecimentos previamente adquiridos ou relevantes, cruciais para os objetivos pedagógicos; - Evocativo com questões que provoquem diferentes opiniões, perspectivas e debates; - Relevante para a cultura, a conjuntura atual e os objetivos de aprendizagem em pauta; - Sustentável, independentemente de sua extensão, fornecer informações, complexidades e desafios suficientes para que seja proveitoso durante todo o tempo de exercício (GRAHAM, 2010, p.44). Destacamos que os casos que serão elaborados terão características de um ensino contextualizado, permitindo uma estreita relação entre conceito e contexto, proporcionando que os estudos dos conhecimentos científicos venham a emergir, à medida que os temas selecionados são trabalhados de forma profunda e criteriosa, buscando exercer um olhar investigativo sobre o mesmo. É importante ressaltar que a contextualização aqui tratada não diz respeito a mera exemplificação dos conhecimentos químicos, com fatos cotidianos observáveis. Entendemos a contextualização na perspectiva do ensino CTSA, pois este movimento tem buscado a implementação de discussões acerca da sociedade, tecnologia e meio ambiente nos currículos de ciências/química. Com o objetivo de proporcionar aos estudantes uma formação crítico-reflexiva, que possibilita a tomada de decisão nos diversos aspectos da vida em sociedade, podendo auxiliar no desenvolvimento de habilidades argumentativas (SANTOS, 2008; SILVA, 2018).
Metodologia: De maneira geral, o delineamento metodológico abarca as ações principais: I) Reconhecimento do ambiente escolar. Realização de mapeamento da realidade e das necessidades da comunidade escolar. De antemão destaca-se a pretensão de inserir o projeto em algumas escolas da rede pública de Lavras que serão definidas a posteriori. Também será realizado um levantamento de temas de interesse dos alunos e professores, e posterior definição das temáticas para elaboração dos Estudos de Casos. II) Desenvolvimento dos Estudos de Casos. Serão organizados grupos de trabalho para produção dos Estudos de Casos, numa perspectiva CTSA. Durante a elaboração das atividades serão solicitadas versões dos Estudos de Casos e seus respectivos planejamentos para a aplicação, possibilitando o acompanhamento, análise e reelaboração. As aplicações dos Estudos de Casos nas escolas parceiras ocorrerão em datas acordadas com os professores regentes da Educação Básica. Algumas aulas ministradas nas escolas serão registradas em vídeo e se tornarão material de pesquisa. III) Encontros formativos envolvendo a formação de professores: inicial e continuada. Ao longo do desenvolvimento do projeto serão agendados encontros com os integrantes abrangendo leituras e discussões teóricas que fundamentarão a elaboração e aplicação dos Estudos de Casos e análises dos dados. Tais encontros objetivam inserir os professores e licenciandos em posição ativa no processo de reflexão sobre as suas práticas e concepções. IV) Análise dos dados. As versões dos Estudos de Casos, planejamentos, ministrações de aulas e questionários respondidos pelos alunos da Educação Básica serão analisados. Serão observados quais os aspectos CTSA foram inseridos nos materiais elaborados e nas aulas ministradas fomentando uma reflexão sobre a prática docente. A partir das falas e respostas dissertativas dos alunos da Educação Básica serão observados os raciocínios argumentativos expressos através de uma ferramenta metodológica desenvolvida por Martins e Justi (2017). A avaliação do projeto é compreendida como processual e ocorrerá ao longo de todo o desenvolvimento das ações. Consideramos que durante os encontros formativos serão discutidos aspectos que precisam ser reformulados ou adaptados para as diferentes realidades que serão encontradas nas escolas. Ao final do projeto também pretende-se solicitar a todos os envolvidos que redijam uma autoavaliação contemplando as ações e o envolvimento nas mesmas.
Impactos na Formação Discente: .
Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: O projeto integra a tríade ensino, pesquisa e extensão em todo o seu âmbito. Todo o processo de elaboração e aplicação dos Estudos de Casos está atrelado aos licenciandos do curso de química, que estarão cursando disciplinas da área de ensino de química e realizando os estágios supervisionados. A extensão, como eixo principal, é tida como as aplicações realizadas nas escolas da Educação Básica, integrando os professores e alunos, disponibilizando a eles o conhecimento construído com o ensino e a pesquisa na Universidade. E a pesquisa está conectada as várias ações que serão realizadas, desde a análise dos materiais desenvolvidos até a investigação dos processos que ocorreram durante a aplicação das atividades nas escolas.
Relação com a Sociedade e Impacto Social: .
Resultados Esperados: Espera-se que ao longo do desenvolvimento do projeto possamos contribuir para a formação inicial e continuada de professores da Educação Básica, através da elaboração e aplicação de Estudos de Casos com uma abordagem contextualizada e CTSA; visando fomentar momentos de reflexão sobre as concepções dos sujeitos envolvidos, de modo a evoluírem e melhorarem suas práticas em sala de aula. Acreditamos que a aplicação dos Estudos de Casos possa auxiliar os alunos da Educação Básica no desenvolvimento de habilidades argumentativas e no processo de tomada de decisão, considerando que as relações ciência, tecnologia, sociedade e ambiente poderão ser amplamente abordadas. Como produto final também esperamos disponibilizar um banco de Estudos de Casos para os professores da Educação Básica.
Indicadores de Acompanhamento e Avaliação: .
Cronograma: Apresenta-se a seguir uma prévia do cronograma das atividades planejadas para serem desenvolvidas em um período de dois anos. O desenvolvimento do projeto pode ser ampliado para um período maior e expandido para um número maior de escolas públicas da Educação Básica. Mapeamento da realidade escolar - março/20; abril/20; maio/20. Sistematização dos dados coletados no mapeamento da realidade escolar - abril/20; maio/20. Levantamento das temáticas para elaboração de Estudos de Caso - maio/20. Definição dos temas - maio/20. Elaboração dos Estudos de Casos - jun/20; jul/20; ago/20; set/20; out/20; nov/20; dez/20. Encontros formativos - durante todo o período de desenvolvimento do projeto. Estudos teóricos - durante todo o período de desenvolvimento do projeto. Aplicação dos Estudos de Casos - out/20; nov/20; março/21; abril/21; maio/21; jun/21; set/21; out/21. Análise das aplicações dos Estudos de Casos - jan/21; fev/21; março/21; abril/21; maio/21; jun/21; jul/21; ago/21; set/21; out/21. Reelaboração dos Estudos de Casos após aplicações - jan/21; fev/21; março/21; abril/21; maio/21; jun/21; jul/21; ago/21. Divulgação dos materiais - out/21; nov/21; fev/22. Redação de relatório - out/21; nov/21; dez/21; jan/22; fev/22. Produção de artigos / trabalhos para eventos - set/21; out/21; nov/21; dez/21; jan/22; fev/22.
Descrição Resumida: .
Equipe:
Alunos de Graduação:
Docentes:
Técnicos Administrativos:
Nenhum
Alunos de Pós-Graduação:
Outros Usuários:
Renovações de Projetos:
Coordenador do Projeto: MARIANNA MEIRELLES JUNQUEIRA
Setor: DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
E-mail Institucional: marianna.junqueiraufla.br
E-mail Alternativo: maryannamjhotmail.com
Situação de Aprovação: Registrado
Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 19/12/2019 - 09:01:09
Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 04/11/2020 - 22:09:54
Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: 17/11/2020 - 14:06:50
Histórico de Coordenação:
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Universidade Federal de Lavras - UFLA
SIG-UFLA - Versão 1.86.2
Créditos