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Número de Registro: 048/2021
Título: Formação de gestores escolares: revisando o projeto político pedagógico e aperfeiçoando a gestão escolar.
Programa de Extensão: Currículo, gestão e avaliação - formação dos profissionais da educação e melhoria da qualidade
Resumo da Proposta: O projeto se constitui em um processo de formação continuada dos gestores escolas de redes municipais de ensino de Lavras e região, municípios vizinhos, cujo objetivo principal do curso é o de promover a elaboração e/ou revisão do projeto político pedagógico das escolas de educação infantil e ensino fundamental, anos iniciais e finais, das redes municipais envolvidas. O trabalho de elaboração/revisão do projeto político pedagógico envolve o desenvolvimento de conhecimentos e competências dos gestores escolares em temas como: gestão escolar democrática, gestão dos resultados educacionais, gestão do currículo e gestão pedagógica da escola. Para o desenvolvimento do projeto serão desenvolvidas aulas expositivas dialogadas, leituras de textos e materiais de referência, estudos dos aspectos teóricos, normativos e metodológicos relacionados as dimensões da gestão escolar abordadas e projeto político pedagógico. A conclusão do projeto se dará a partir da institucionalização nas redes municipais de processos e procedimentos de revisão, monitoramento e avaliação dos projetos políticos pedagógicos das instituições educativas e formação dos gestores escolares.
Área Temática: Educação
Instituições Parceiras: Secretarias Municipais de Educação e escolas
Número Estimado de Participantes: 100
Locais de Realização: Secretarias Municipais de Educação
Data de Início: 10/02/2020
Data de Término: 30/03/2029
Justificativa: No ano de 2019 desenvolvemos junto às instituições de educação infantil e de ensino fundamental do município de Lavras um processo de autoavaliação institucional cujo propósito seria iniciar o diagnóstico situacional para a elaboração/revisão do projeto político pedagógico.Dando continuidade a essas ações, propõe-se o desenvolvimento deste curso de formação no decorrer de 2020 visando a orientar os gestores escolares na condução da elaboração/revisão do projeto pedagógico das instituições educacionais em que atuam de forma democrática e participativa.Nesse processo é fundamental desenvolver nos gestores aspectos relacionados ao uso dos indicadores educacionais, principalmente no tocante aos resultados produzidos dentro e fora da escola, sempre tendo como horizonte a melhoria da qualidade da educação, caracterizada na efetiva aprendizagem de todos os estudantes.A escola é uma instituição extremamente complexa e dinâmica, seu trabalho possui uma dimensão política, administrativa e pedagógica, envolve diferentes atores, com propósitos e perspectivas distintas e está inserida em um determinado contexto social, político, econômico e cultural. O projeto político pedagógico deve refletir a complexidade da instituição educativa e servir como orientador do trabalho pedagógico da escola. Nesse sentido, a formação dos gestores e seu domínio dos conhecimentos e ferramentas de planejamento e avaliação são essenciais para uma gestão eficaz, eficiente e participativa. Pretende-se, para 2020, ampliar a atuação para redes municipais de cidades vizinhas.
Caracterização dos Beneficiários: São beneficiários dos projeto: gestores escolares, professores, funcionários das escolas, estudantes da educação básica, pais e responsáveis pelos estudantes.
Objetivos: 1. Compreender o papel dos gestores escolares na promoção de uma gestão escolar democrática. 2. Identificar os aspectos normativos que tratam da gestão democrática da escola (LDB, PNE e PME).3.Compreender a importância do planejamento educacional e da elaboração/revisão do projeto político pedagógico, na construção da gestão escolar democrática e para a melhoria da qualidade do ensino.4.Conhecer e desenvolver os processos e procedimentos para a elaboração do projeto político pedagógico.5. Compreender e analisar os indicadores escolares (resultados das avaliações externas e em larga escala, resultados produzidos no interior da escola) e como utilizá-los na elaboração/revisão do projeto pedagógico das instituições educacionais.6. Conhecer e desenvolver a capacidade dos gestores escolares no tocante às dimensões da gestão democrática, de resultados, pedagógica e curricular.
Metas: 100% dos projetos pedagógicos das instituições envolvidas revisados e atualizados. Gestores escolares envolvidos no projeto com formação específica na área da gestão escolar e gestão pedagógica.
Fundamentação Teórica: A abordagem de gestão educacional e de projeto político pedagógico se ancora em referencial teórico da área e que vem sendo utilizado em diferentes pesquisas, sistemas e redes de ensino como fundamentação teórica para a elaboração/revisão do projeto político pedagógico, assim como para a formação de gestores escolares. Esse arcabouço teórico toma como central os aspectos normativos presentes na legislação educacional e o princípio da gestão democrática como central no processo de gestão escolar, considerando os mecanismos de participação como essenciais na elaboração/revisão do projeto político pedagógico e na gestão da escola.Os autores nos quais a formação se fundamenta quanto às concepções e práticas de gestão escolar, incluídas as diversas dimensões da gestão que serão abordadas,: Almerindo Janela Afonso, Antonio Bolívar, Cláudia de Oliveira Fernandes, Celso Vasconcellos, Dias Sobrinho, Ilma Passos Veiga, Luiz Carlos de Freitas, Luiz Fernandes Dourado, Maria Teresa Esteban, Maria Estrela Araújo Fernandes, Moacyr Gadotti, Sandra Zákia Lian de Sousa, Sofia Lerche Vieira, Vitor Henrique Paro, dentre outros.
Metodologia: A proposta metodológica se constituirá de atividades presenciais durante as quais serão desenvolvidos os conteúdos teóricos e dadas as orientações para a elaboração/revisão do projeto político pedagógico, articulado com os conhecimentos e ferramentas de planejamento e gestão escolar.A metodologia aplicada se efetivará por meio de aulas expositivas, desenvolvidas de forma dialogada, e se fará uso de estudos de caso, análise de situações problema e de experiências vivenciadas pelos participantes em suas escolas, além de atividades realizadas no campus virtual.O curso se destinará a professores, supervisores e diretores de creches e escolas de educação infantil e ensino fundamental das redes de ensino envolvidas, que deverão, a partir das atividades de formação, implementar em suas respectivas instituições educativas processos de elaboração/revisão do projeto político pedagógico, monitoramento e avaliação.A avaliação se baseará na participação e cumprimento das atividades propostas, que juntamente com a frequência contará como critério para certificação. Um dos critérios para certificação será a apresentação pelos participantes em forma de relatório circunstanciado ou portfólio dos processos formativos e da elaboração do projeto político pedagógico, além do cumprimento das atividades propostas no campus virtual.
Impactos na Formação Discente: Melhoria no desempenho acadêmico dos estudantes, melhoria nas relações interpessoais, desenvolvimento de atividades de participação, gestão democrática e exercício da cidadania, desenvolvimento da consciência de responsabilidade sobre seu processo educacional.
Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: As atividades desenvolvidas se relacionam ao ensino considerando que as/os estudantes do curso de Pedagogia e licenciaturas da Universidade Federal de Lavras estagiam em escolas municipais de Lavras e municípios vizinhos, possibiltando uma articulação entre os processos de formação inicial, formação continuada dos gestores escolares e estágio supervisionado. Quanto à pesquisa, o projeto possibilitará o maior conhecimento e aproximação com a realidade das escolas da rede municipal, além de promover reflexões acerca da atuação dos gestores escolares na gestão democrática das escolas.
Relação com a Sociedade e Impacto Social: Aproximação entre família e escola, melhoria nas relações interpessoais no interior das escolas e com a comunidade, implementação de uma gestão democrática e melhoria na relação entre escola/comunidade.
Resultados Esperados: a) Promover entre os profissionais das redes municipais envolvidas o conhecimento sobre os processos de elaboração/revisão do projeto político pedagógico. b) Estimular que as escolas de educação infantil e ensino fundamental implementem e desenvolvam práticas de gestão democrática e participativa e orientem seu planejamento e avaliação a partir do projeto pedagógico de cada instituição, que deverá ser revisado e atualizado periodicamente, por meio da promoção de uma cultura de avaliação institucional nas escolas das redes municipais participantes do projeto.c) Utilizar os processos de planejamento e avaliação como forma de aperfeiçoar os conhecimentos, habilidades e competências dos gestores escolares.
Indicadores de Acompanhamento e Avaliação: Melhoria na participação dos pais quanto ao acompanhamento pedagógico da aprendizagem dos seus filhos; aumento na taxa de aprovação, diminuição nas taxas de abandono e reprovação, alcance e melhoria das metas das avaliações externas (IDEB, SIMAVE), melhoria no planejamento educacional e avaliação institucional (100% das instituições envolvidas realizando tais atividades de forma consciente e processual).
Cronograma: Os encontros com os gestores escolares ocorrerão mensamente, sendo que:a) 1º semestre de 2020 – revisão do projeto político pedagógico: aspectos teóricos e normativos.b) 2º semestre de 2020 – implementação do projeto político pedagógico: articulação com a comunidade e autoavaliação institucional.c) 1º e 2º semestres de 2021 – planejamento, monitoramento e avaliação da implementação do projeto político pedagógico: elaboração de planos de ação, avaliação institucional.
Descrição Resumida: O projeto se constitui em um processo de formação continuada dos gestores de escolas municipais da região de Lavras. O objetivo principal é o de promover a elaboração e/ou revisão do projeto político pedagógico das escolas de educação infantil e ensino fundamental, envolvendo o desenvolvimento de conhecimentos e competências dos gestores escolares em temas como: gestão escolar democrática, gestão dos resultados educacionais, gestão do currículo e gestão pedagógica da escola.
Equipe:
Alunos de Graduação:
Docentes:
Técnicos Administrativos:
Nenhum
Alunos de Pós-Graduação:
Outros Usuários:
Renovações de Projetos:
Coordenador do Projeto: PAULO HENRIQUE ARCAS
Setor: DEPARTAMENTO DE GESTÃO EDUCACIONAL, TEORIAS E PRÁTICAS DE ENSINO
E-mail Institucional: paulo.arcasufla.br
E-mail Alternativo: paulohenriquearcasgmail.com
Situação de Aprovação: Registrado
Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 16/02/2021 - 12:52:35
Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 19/02/2021 - 21:25:41
Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: 22/02/2021 - 11:51:51
Histórico de Coordenação:
Nenhum histórico de avaliações.
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Universidade Federal de Lavras - UFLA
SIG-UFLA - Versão 1.86.2
Créditos