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Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de AvaliaçõesAutorização da Chefia
Informações de Registro

Número de Registro: 014/2020

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: O movimento no cotidiano da Educação Infantil

Programa de Extensão: (indefinido)

Resumo da Proposta: O projeto é fruto de uma parceria entre o Núcleo de Educação da Infância Nedi/Ufla e o Departamento de Educação Física da Universidade que busca desenvolver experiências e atividades relativas ao movimento e desenvolvimento motor das crianças atendidas no núcleo.

Área Temática: Educação

Instituições Parceiras: Não definido

Número Estimado de Participantes: 0

Locais de Realização: Núcleo de Educação da Infância Nedi/Ufla

Data de Início: 01/03/2020

Data de Término: 02/03/2026

Justificativa: O Nedi é uma instituição de educação infantil, pública da Universidade Federal de Lavras destinada ao atendimento educacional de crianças de 3 a 5 anos de idade. Atualmente conta com 6 turmas com 105 crianças no total. A equipe de trabalho é composta por 9 professoras EBTTs concursadas que atuam nas salas de aula e na coordenação da instituição. Em seu terceiro ano de funcionamento o Nedi busca parcerias com os departamentos da universidade para enriquecer sua proposta curricular, além de caracterizar-se como espaço também de pesquisa e extensão, já que as crianças vêm de diversos pontos da cidade de Lavras.

Caracterização dos Beneficiários: São considerados beneficiários os alunos e alunas dos cursos de Educação Física e Pedagogia, além de todas as crianças atendidas no Núcleo de Educação da Infância em que o projeto acontecerá. E também estudantes de pós-graduação e demais docentes interessados na temática.

Objetivos: - Trabalhar o desenvolvimento motor através de atividades lúdicas na educação infantil; - Compreender o movimento como parte fundamental no desenvolvimento motor na infância; - Aliar teoria e prática dos conhecimentos vivenciados pelos alunos do curso de Educação Física.

Metas:

- Organizar estudos sobre a importância do movimento para o desenvolvimento infantil, educação infantil e infâncias;
- Articular teoria e prática;
- Contribuir para o desenvolvimento integral das crianças;
- Contribuir com o processo de formação inicial e continuada de estudantes e professoras da educação infantil.

Fundamentação Teórica: Em seu artigo 9º, a Resolução 5 de 2009 institui que as práticas pedagógicas que compõem a proposta curricular da Educação Infantil devem ter como eixos norteadores as interações e a brincadeira, garantindo experiências que promovam o conhecimento de si e do mundo, por meio das experiências sensoriais, expressivas, corporais que possibilitem movimentação ampla, expressão da individualidade e respeito pelos ritmos e desejos da criança; favoreçam a imersão das crianças nas diferentes linguagens e o progressivo domínio por elas de vários gêneros e formas de expressão. A Resolução pede ainda que as propostas pedagógicas recriem, em contextos significativos para as crianças, relações quantitativas, medidas, formas e orientações espaço-temporais; ampliem a confiança e a participação das crianças nas ações de cuidado pessoal, auto-organização, saúde e bem estar; possibilitem vivências éticas e estéticas com outras crianças e grupos culturais; incentivem a curiosidade, exploração, encantamento, questionamento e o conhecimento das crianças em relação ao mundo físico e social, ao tempo e à natureza; promovam o relacionamento e a interação das crianças com diversificadas manifestações culturais.Vygotsky (2009) defende que o melhor estímulo para a atividade criadora na infância está na organização de vida e do ambiente, devido às necessidades reais geradas à criança. Educação, entendida correta e cientificamente não significa infundir de maneira artificial, de fora, ideias e sentimentos e ânimos totalmente estranhos às crianças. A educação significativa consiste em despertar na criança aquilo que existe nela, ajudar para que isso se desenvolva e orientar esse desenvolvimento. Ainda de acordo com as diretrizes, são as escolas de educação infantil, na elaboração da proposta curricular, de acordo com suas características, identidade institucional, escolhas coletivas e particularidades pedagógicas que estabelecerão modos de integração das experiências necessárias ao pleno desenvolvimento do educando. Nesse sentido uma parceria com o Departamento de Educação Física poderia contribuir para o trabalho da escola, estabelecendo relações entre infância, o movimento corporal e o desenvolvimento motor dos pequenos. Aliados a uma proposta lúdica que seria via de mão dupla para o Nedi e para a formação no Departamento de Educação Física.

Metodologia: Com características de pesquisa-ação, o projeto pretende elaborar o planejamento das experiências nos encontros de formação e executar as atividades monitoradas semanalmente com cada turma no Nedi, abordando experiências com movimento corporal, manuseio de objetos, engatinhar, caminhar, correr, saltar e brincar, afim de que as crianças utilizem o movimento como forma de expressão.

Impactos na Formação Discente: Aos discentes da Educação Infantil atendidos pelo Nedi Ufla as propostas contribuirão para o desenvolvimento integral das crianças atendidas pelo Nedi, impactando seus modos de se locomover, brincar e aprender sobre o corpo. Aos discentes de graduação o projeto contribuirá para a compreensão da relação teoria e prática e dos impactos que a consciência corporal e de movimento têm no desenvolvimento humano.

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: O projeto se dá na perspectiva de ensino, pesquisa e extensão, pois pretende, além do trabalho com as crianças, configurar-se como um espaço de formação e pesquisa para professores do Nedi e Departamento de Educação Física, incluindo os alunos de graduação, além de envolver as famílias com ações relativas aos temas relacionados à Educação Física e Infância.

Relação com a Sociedade e Impacto Social: À medida que se desenvolve o projeto poderá impactar diretamente no desenvolvimento das crianças e famílias, além da melhoria da qualidade de formação aos discentes de graduação que terão oportunidade de vivenciar, executar e desenvolver atividades práticas.

Resultados Esperados: Espera-se que as crianças se desenvolvam plenamente no que se refere ao desenvolvimento motor, reconhecendo seus limites e potencialidades relativas ao próprio corpo. Espera-se ainda que a parceria contribua para a ampliação dos conhecimentos dos professores envolvidos acerca das particularidades da área de Educação Física e da Infância.

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação:

Organização de grupo de estudos do projeto;
Planejamento e desenvolvimento das ações para as turmas atendidas no núcleo;
Produção de artigo científico;
Divulgação do trabalho em eventos científicos internos e externos à UFLA.

Cronograma: O projeto tem início em janeiro de cada ano e prevê, entre outras ações, a seguinte organização: janeiro a março - Seleção dos bolsistas ou voluntários dos mais diversos cursos, preferencialmente os de Educação Física e Pedagogia da Ufla; Abril – Elaboração do plano de atividades; Maio a julho – Início das experiências com as crianças do Colégio de Aplicação; julho – Socialização e avaliação das experiências e planejamento do segundo semestre; Agosto a dezembro – experiências com as crianças do Colégio de Aplicação; Dezembro - Avaliação das experiências, fechamento do projeto/avaliação.

Descrição Resumida: O projeto visa a ampliação do repertório motor por meio de estudos e de propostas brincantes que envolvam corpo e movimento a serem realizadas com as crianças atendidas no Núcleo de Educação da Infância da Ufla.

Equipe:

Alunos de Graduação:

  • Aline Cristina da Silva - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: 21/10/2020 - Término: 30/04/2021 - Vínculo: Inativo
  • Aline Cristina da Silva - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: 17/05/2021 - Término: 31/12/2021 - Vínculo: Inativo
  • BEATRIZ VIEIRA DE SOUSA - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • BEATRIZ VIEIRA DE SOUSA - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: 31/12/2024 - Vínculo: Inativo
  • EDUARDO DUARTE DE OLIVEIRA - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • EDUARDO DUARTE DE OLIVEIRA - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: 31/12/2024 - Vínculo: Inativo
  • Jaíny Silva Terra - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: 31/12/2023 - Vínculo: Inativo
  • LAIANE DA SILVA - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • LIVIA SILVA - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: 31/12/2023 - Vínculo: Inativo
  • LUIZ GUSTAVO DE OLIVEIRA CAMILO - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: 22/10/2020 - Término: 30/04/2021 - Vínculo: Inativo
  • LUIZ GUSTAVO DE OLIVEIRA CAMILO - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: 02/06/2021 - Término: 31/12/2021 - Vínculo: Inativo

Docentes:

  • ALESSANDRO TEODORO BRUZI - Início: 11/02/2020 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • APOLLIANE XAVIER MOREIRA DOS SANTOS - Início: 11/02/2020 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • ANA PAULA COELHO SILVA - Início: 11/02/2020 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • ELISANGELA BRUM CARDOSO XAVIER - Início: 11/02/2020 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • LETÍCIA SILVA FERREIRA - Início: 11/02/2020 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • DANUZA ROBERTA PEREIRA LIMA - Início: 11/02/2020 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • FRANCIANE SOUSA LADEIRA AIRES - Início: 11/02/2020 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • KATIA BATISTA MARTINS - Início: 11/02/2020 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • OLGA MARIA DE ARAUJO SOARES - Início: 11/02/2020 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • LIDIA GORIA VIANA - Início: 16/02/2024 - Término: 16/04/2024 - Vínculo: Inativo
  • LIDIA GORIA VIANA - Início: 16/04/2024 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • ADRIVANIA MARIA VALERIO HONORIO - Início: 06/03/2025 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • CRISTIANE ROQUE PEREIRA BOTELHO - Início: 06/03/2025 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Técnicos Administrativos:

Nenhum


Alunos de Pós-Graduação:

Nenhum


Outros Usuários:

Nenhum

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:

Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
02/03/202102/03/202227/01/2021 - 10:31:5211/05/2021 - 07:55:20
02/03/202202/03/202308/02/2023 - 10:42:4007/03/2023 - 09:43:30
02/03/202402/03/202611/11/2024 - 12:47:0512/11/2024 - 15:11:40

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: ADRIANA PRYSCILLA DUARTE DE MELO

Setor: COLÉGIO DE APLICAÇÃO - NÚCLEO DE EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA/CAP NEDI

E-mail Institucional: pryscilladuarte[em]ufla.br

E-mail Alternativo: pryscilladuarte[em]gmail.com

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 12/02/2020 - 17:05:11

Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 12/02/2020 - 17:15:22

Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: 16/02/2020 - 11:19:53

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • ADRIANA PRYSCILLA DUARTE DE MELO: De 10/02/2020 em diante.

Histórico de Avaliações
Data/HoraDescrição
24/11/2022 - 19:00:17A situação do Projeto de Extensão foi alterada pela PROEC de 'Registrado' para 'Finalizado'. (VANESSA THAIS FELIPE PIMENTEL BATISTA)
24/11/2022 - 19:03:28A situação do Projeto de Extensão foi alterada pela PROEC de 'Finalizado' para 'Registrado'. (VANESSA THAIS FELIPE PIMENTEL BATISTA)
Autorização da Chefia

Não possui ou não foi definido(a)


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