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Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de AvaliaçõesAutorização da Chefia
Informações de Registro

Número de Registro: 011/2020

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: Educação ambiental no Núcleo de Educação da Infância (Nedi): brincando com coisa séria

Programa de Extensão: (indefinido)

Resumo da Proposta: Pensar a natureza e a continuidade da vida no planeta são questões que historicamente estiveram presentes nas reflexões e nos estudos desenvolvidos pelos seres humanos ao longo de sua existência. Na atualidade são questões caras, em especial, diante dos desequilíbrios e desastres ambientais, do consumo exacerbado dos recursos naturais e da gigantesca produção diária de lixo. Vivemos diante de situações que denotam uma crise ambiental instalada e uma biosfera degradada. Nesse sentido, produzir e desenvolver práticas ecopedagógicas que difundam a consciência ambiental nas crianças é imperativo para a manutenção, dignidade e sobrevivência humana. Destaca-se, nesse contexto, a escola como sendo o lugar ideal para a consecução dessas práticas, tendo em vista a sua própria natureza e a sua relevância nos processos de ensino, conhecimento e produção de consciência e sensibilidade. Dito isso, a presente proposta tem como objetivo geral desenvolver, por meio da pesquisa-ação, um amplo trabalho de conscientização e educação ambiental com crianças de três a cinco anos matriculadas no Núcleo de Educação da Infância (Nedi) em parceria com o Departamento de Agricultura (Dag) da Universidade Federal de Lavras (UFLA).

Área Temática: Educação

Instituições Parceiras: .

Número Estimado de Participantes: 230

Locais de Realização: Núcleo de Educação da Infância (Nedi/UFLA)

Data de Início: 01/03/2020

Data de Término: 31/12/2025

Justificativa: As transformações sociais e no ambiente vem ocorrendo em um ritmo desenfreado e preocupante e tem impactado o cotidiano das pessoas no mundo. No Brasil, temos convivido de perto com desastres e tragédias que resultam em perdas humanas, perda da biodiversidade e da qualidade de vida de comunidades em todos os seus aspectos. Nessa perspectiva, quão mais cedo colocar em pauta a questão ambiental para as pessoas e instituições, mais oportunidades teremos de desenvolver experiências e práticas que contribuam para a produção de uma existência mais harmônica e atenta a preservação da vida, e, que garanta para as próximas gerações o contato com a natureza e a sua interação sustentável com as produções e realizações da humanidade. Dado esse contexto, a escola apresenta-se como campo fértil para reflexões e ações centradas na questão ambiental, no cuidado com os recursos naturais e nas relações entre seres humanos, suas produções e seu meio de vida. Em se tratando especificamente da Educação Infantil, trabalhar a educação ambiental nessa etapa, além de atender a um direito das crianças, coloca em evidência um tema de extrema relevância e que carrega em si a possibilidade de continuidade da nossa espécie e de tantas outras. As crianças são, por sua própria natureza, atentas, questionadoras, curiosas e sensíveis. Temos assim, um grande encontro – crianças e escola – seres cheios de energia em um lugar cuja sua maior função é a educação. Por essa via, temos com esse projeto a possibilidade de estimular desde a mais tenra idade, a atenção, o cuidado e ações práticas que visam uma educação integral e sustentável, estabelecendo conexões entre o passado, o presente e o futuro, entre os saberes científicos e os saberes tradicionais. E ainda, criar uma cultura escolar que incorpore em seu fazer pedagógico a educação ambiental não apenas como mais uma temática, mas como uma prática cotidiana inscrita em sua “corrente sanguínea”.

Caracterização dos Beneficiários: .

Objetivos: O presente projeto tem como objetivo geral desenvolver em parceria com o Departamento de Agricultura (Dag) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) um amplo trabalho de conscientização e educação ambiental com crianças de três a cinco anos matriculadas no Núcleo de Educação da Infância (Nedi). Como objetivos específicos destacam-se: - despertar o interesse e a sensibilidade das crianças e de suas famílias pelas questões ambientais e práticas sustentáveis; - produzir juntamente com as crianças ecotécnicas, voltadas para a criação e ampliação dos espaços verdes no ambiente escolar; - promover práticas ambientalmente responsáveis no descarte do lixo do Nedi; - realizar a produção de brinquedos de materiais recicláveis e sabão a partir do óleo de cozinha em parceria com as famílias das crianças; - apresentar histórias relacionadas a preservação e o cuidado com o meio ambiente (por meio da contação de história em suas diferentes formas); - visitar espaços educativos com foco na questão ambiental e na natureza (Ecolândia de Lavras, Museu de História Natural e Horto Botânico da UFLA, dentre outros); - organizar com o apoio de toda a comunidade escolar um bazar de brinquedos, roupas, calçados e acessórios juntamente com a Primeira Mostra de Educação Ambiental do Nedi e produzir ao final um artigo científico tendo como base o trabalho realizado.

Metas: .

Fundamentação Teórica: A Educação Infantil – primeira etapa da Educação Básica – é uma rica oportunidade de socialização, à medida que pode contribuir para o desenvolvimento das capacidades cognitivas, estéticas, motoras e afetivas da criança. Nas palavras de Lima et al. (2014), a criança em sua especificidade constrói modos próprios de inteligibilidade, comunicação e expressão. Por essa via, conhecer a criança é condição necessária para a elaboração de práticas integradas aos seus modos de ser e de estar como pessoa no mundo. Entender suas necessidades e as especificidades é caminho para a construção de ambientes educativos inclusivos, lúdicos e organizados de modo a possibilitar, por meio de diferentes estímulos, o seu desenvolvimento integral. Tendo em vista, essa breve contextualização a respeito da Educação Infantil e da criança, gostaríamos com este projeto tratar de um tema primordial para todos, mas em especial para as novas gerações – a educação ambiental. A ideia aqui é iniciar um diálogo entre a Educação Infantil realizada na UFLA e a educação ambiental em suas perspectivas teórica e prática. Dada a premente necessidade de pensarmos coletivamente alternativas para melhoria da qualidade da nossa existência e para preservação da vida, a escola ocupa um relevante lugar com possibilidades de atuação no sentido de sensibilização e aquisição de hábitos sustentáveis e mudanças no modo de pensar e agir das pessoas – dada a sua função precípua de educar e apresentar aos sujeitos sociais os conhecimentos científicos historicamente acumulados pela humanidade. Em se tratando da educação ambiental a Lei 9.795/99 em art. 1º pontua: Entende-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial a sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade (BRASIL, 1999).Nessa perspectiva, desenvolver movimentos educativos no interior da escola que estejam voltados para a educação ambiental, só reforça o sentido mais amplo da educação, mas que precisa ser destacado a partir de um aspecto – ambiental – para lançar luz em questões que necessitam ser ressaltadas, debatidas e analisadas de modo mais contundente.

Metodologia: A metodologia utilizada será baseada nos princípios da pesquisa-ação, tendo em vista a sua ênfase na ação dos sujeitos envolvidos na proposta como condição para a sua existência e realização. Especificamente, neste projeto, só por meio das interações e diálogos estabelecidos entre a coordenação, discentes, crianças, família e toda a comunidade escolar será possível o desenvolvimento de práticas significativas e com impacto na vida social do grupo participante. Para Thiollent (2004) a pesquisa-ação caracteriza-se como um modo de fazer coletivo voltado para o enfrentamento e solução de problemas e/ou para objetivos de transformação. Para a concretização da proposta metodológica serão feitas reuniões semanais entre discentes e professora coordenadora do projeto para organização das atividades, encontros diários de 30 minutos dos discentes com os grupos de crianças da Educação Infantil e reuniões mensais (ou ao fim de cada etapa concretizada) para apresentação, discussão, avaliação e reestruturação do trabalho, bem como para o planejamento das diversas ações de educação ambiental a serem empreendidas (para a formação dos discentes, das crianças e das famílias). Para avaliação faremos rodas de conversas dirigidas durante nossas reuniões, bem como aplicaremos questionários envolvendo toda a comunidade escolar. Ao final, poderemos, juntamente com a Diretoria de Comunicação (Dcom) da universidade produzir uma matéria jornalística sobre o projeto que poderá ser divulgada em seus veículos de comunicação.

Impactos na Formação Discente: .

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: Nossas ações serão desenvolvidas de modo a articular ensino, pesquisa e extensão no decorrer de nossas reflexões e práticas na Educação Infantil. Por se tratar de um projeto desenvolvido em uma escola inserida na universidade federal, as possibilidades dessa articulação se ampliam. Nos orientamos à luz de referenciais teóricos e científicos, que dão base e contorno para o nosso trabalho e vivenciamos diariamente a realidade da sala de aula e o contato com a comunidade. Temos nesse espaço a oportunidade de promover o encontro de professores dos cursos de graduação, professores da educação básica, discentes, crianças e famílias. A escola, é assim um lugar fecundo e com grande potencial de produções a partir dessas relações. No Nedi, em especial, todas as docentes compõem o Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Infâncias e Educação Infantil (Nepi) que tem, dentre outras, a função de abordar em seus encontros questões ligadas ao ensino, a pesquisa e a extensão, atendendo, dessa forma, as demandas típicas da nossa realidade e atuação. Nesse sentido, podemos organizar a partir do Nepi uma oficina em que os discentes envolvidos no projeto serão responsáveis pela sua elaboração e para apresentação dos resultados finais do projeto. Entendemos, desse modo, que é possível, a partir deste trabalho propiciar encontros e impactar positivamente a vida de diferentes sujeitos sociais, contribuir com o ensino na Educação Infantil e com a formação de estudantes de graduação e produzir conhecimentos para a área da educação e para o campo da educação ambiental.

Relação com a Sociedade e Impacto Social: .

Resultados Esperados: Esperamos com esse projeto: - Promover a introdução de uma cultura de educação ambiental e de práticas sustentáveis de desenvolvimento no dia a dia da escola de modo integrado aos objetivos educacionais propostos no currículo da instituição. - Fazer com que a comunidade escolar reconheça a importância do desenvolvimento sustentável e da mudança de hábitos e de mentalidade de modo a valorizar a educação ambiental. - Desenvolver ecotécnicas que tornem a escola um espaço educador sustentável e esteticamente agradável, integrando a vegetação às construções existentes. - Desenvolver a criatividade e o resgate de elementos da infância através da produção de brinquedos recicláveis. - Ampliar as relações entre as famílias e a escola, fazendo com que as famílias integrem o planejamento e a organização dos eventos voltados para a temática ambiental. – Produzir material científico que contribua para reflexão e o desenvolvimento de práticas de ensino, pesquisa e extensão em educação ambiental no contexto da Educação Infantil.

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação: .

Cronograma: Ano de 2020:Março – Seleção dos bolsistas – estudantes de graduação da licenciatura em Pedagogia ou do Bacharelado em Agronomia interessados em trabalhar com a temática da educação ambiental na Educação Infantil. Encontros para a organização das ações e planejamento do projeto de modo amplo.Abril – Preparação das estratégias de comunicação entre as famílias e a escola. Primeira reunião com as famílias, coordenadora do projeto e discentes para apresentação do projeto. Neste mês iniciarão também os encontros diários de 30 minutos com cada um dos grupos de crianças que compõem a Educação Infantil (cada dia da semana em um grupo), com foco na apresentação lúdica/brincante da temática a ser trabalhada no decorrer do ano para as crianças e em forma de panfletos e materiais educativos e sustentáveis (aqui poderemos usar o aplicativo de mensagens WhatsApp) para as famílias. Reunião para avaliação das atividades desenvolvidas e organização do bimestre (meses de maio e junho).Maio/Junho – Seleção e organização das ecotécnicas que serão desenvolvidas nos espaços do Nedi. As ecotécnicas serão selecionadas e organizadas a partir dos encontros diários com os grupos de crianças e serão desenvolvidas segundo as condições/realidade da escola nesses encontros.Julho/Agosto/Setembro – Reunião para avaliação das atividades desenvolvidas no bimestre anterior e ajustes (se necessários). Seleção das histórias baseadas na temática ambiental, planejamento e organização dos diferentes modos de contação. As contações acontecerão durante os encontros diários com os grupos de crianças. Reunião para avaliação das atividades desenvolvidas no trimestre e ajustes (se necessários). Organização do calendário de visitas/passeios guiados e contato com os locais para agendamento.Outubro/Novembro – Realização dos passeios/visitas guiadas na cidade de Lavras e na UFLA, orientados para a educação ambiental. Elaboração e entrega do convite com orientações a toda a comunidade escolar referente a organização e participação no Bazar e na Primeira Mostra de Educação Ambiental do Nedi.Dezembro – Organização e realização do Bazar e da Primeira Mostra de Educação Ambiental do Nedi (com contação de história, exposição de desenhos, fotos e dos brinquedos recicláveis, além da distribuição gratuita a toda a comunidade do sabão produzido a partir da reciclagem do óleo de cozinha).Ano de 2021:Janeiro – Produção de artigo científico.Fevereiro – Organização e realização de uma oficina.

Descrição Resumida: .

Equipe:

Alunos de Graduação:

  • AMANDA URBANO ARAUJO - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: 01/02/2022 - Vínculo: Inativo
  • HIGOR BRENDOW PORTES - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: 31/12/2021 - Vínculo: Inativo
  • HIGOR BRENDOW PORTES - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: 31/12/2022 - Vínculo: Inativo
  • ISABELA CRISTINA DA SILVA - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: 12/01/2022 - Vínculo: Inativo
  • ISABELA CRISTINA DA SILVA - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: 31/12/2022 - Vínculo: Inativo
  • ISABELA CRISTINA DA SILVA - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: 31/12/2023 - Vínculo: Inativo
  • JESSICA SILVA CORREA - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: 31/12/2023 - Vínculo: Inativo
  • KATHIQUELY LIMA DOS SANTOS - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • Larissa Pereira Monteiro - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: 21/10/2020 - Término: 31/12/2020 - Vínculo: Inativo
  • LILIAM COELHO - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: 31/12/2021 - Vínculo: Inativo
  • LILIAM COELHO - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: 02/04/2021 - Término: 30/04/2021 - Vínculo: Inativo
  • LUCAS DOS SANTOS RIBEIRO - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: 31/12/2023 - Vínculo: Inativo
  • MARIA LUISA ANDRADE AMORIM - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: 01/02/2022 - Vínculo: Inativo
  • MURILO FERREIRA ANDRADE - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • MURILO FERREIRA ANDRADE - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: 28/02/2023 - Vínculo: Inativo
  • MURILO FERREIRA ANDRADE - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: 01/03/2021 - Término: 31/12/2021 - Vínculo: Inativo
  • MURILO FERREIRA ANDRADE - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: 27/04/2023 - Término: 31/12/2023 - Vínculo: Inativo
  • PEDRO HENRIQUE GOMES DA SILVA - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • SABRINA IRACILDA COELHO FAGUNDES - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: 31/12/2022 - Vínculo: Inativo
  • SABRINA IRACILDA COELHO FAGUNDES - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: 31/12/2023 - Vínculo: Inativo
  • Thais Mara de Souza - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: 31/12/2023 - Vínculo: Inativo
  • VICTORIA SILVA - Tipo: Voluntário - Início: 11/06/2021 - Término: 20/04/2022 - Vínculo: Inativo
  • Yasmim Arielle Torres Silva - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: 01/02/2022 - Vínculo: Inativo

Docentes:

  • APOLLIANE XAVIER MOREIRA DOS SANTOS - Início: 14/02/2020 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • ANTONIO DECARLOS NETO - Início: 14/02/2020 - Término: 31/12/2021 - Vínculo: Inativo
  • ADRIANA PRYSCILLA DUARTE DE MELO - Início: 14/02/2020 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • ANA PAULA COELHO SILVA - Início: 14/02/2020 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • DANUZA ROBERTA PEREIRA LIMA - Início: 14/02/2020 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • ELISANGELA BRUM CARDOSO XAVIER - Início: 14/02/2020 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • FRANCIANE SOUSA LADEIRA AIRES - Início: 14/02/2020 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • KATIA BATISTA MARTINS - Início: 14/02/2020 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • LETICIA SILVA FERREIRA - Início: 14/02/2020 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • OLGA MARIA DE ARAUJO SOARES - Início: 14/02/2020 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Técnicos Administrativos:

Nenhum


Alunos de Pós-Graduação:

  • KAREN RIBEIRO DA SILVA - Tipo: Voluntário - Início: 01/05/2021 - Término: 03/09/2021 - Vínculo: Inativo
  • CLÁUDIA MARIA DOS ANJOS - Tipo: Voluntário - Início: 01/06/2021 - Término: 01/09/2021 - Vínculo: Inativo

Outros Usuários:

  • Maria Márcia Franco Silva - Início: 06/04/2021 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:

Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
02/03/202102/03/202228/01/2021 - 11:54:4412/05/2021 - 09:41:17
01/01/202431/12/202531/10/2024 - 15:20:2020/11/2024 - 12:18:39

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: APOLLIANE XAVIER MOREIRA DOS SANTOS

Setor: COLÉGIO DE APLICAÇÃO - NÚCLEO DE EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA/CAP NEDI

E-mail Institucional: apolliane.santos[em]ufla.br

E-mail Alternativo: apollianexavier[em]gmail.com

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 14/02/2020 - 05:37:01

Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 14/02/2020 - 09:15:12

Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: 16/02/2020 - 11:14:46

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • APOLLIANE XAVIER MOREIRA DOS SANTOS: De 14/02/2020 em diante.

Histórico de Avaliações

Nenhum histórico de avaliações.

Autorização da Chefia

Não possui ou não foi definido(a)


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