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Índice:
Número de Registro: 048/2020
Título: Estabelecendo relações dialógicas entre Universidade, Sistemas de ensino e escolas: o estágio no curso de Pedagogia
Programa de Extensão: (indefinido)
Resumo da Proposta: Considera-se que os projetos de extensão contribuem para o cumprimento das propostas das instituições de ensino superior, que além de formar profissionais capacitados para o mercado de trabalho, firmam um compromisso com a sociedade. Inserido nessa conjuntura, temos as ações do Estágio Supervisionado dentro do Curso de Pedagogia, que agrega as discussões teóricas dos diversos campos do conhecimento à prática profissional. Esse componente curricular constitui-se como um rico campo de produção de saberes, de observações e construção do fazer pedagógico. O presente projeto visa fortalecer os vínculos institucionais entre as instituições de ensino que recebem estagiários do curso de Pedagogia.
Área Temática: Educação
Instituições Parceiras: Secretaria Municipal de Educação de Lavras e de outros municípios; Superintendência regional de ensino de Campo Belo; escolas particulares, públicas estaduais e municipais de Lavras e municípios vizinhos; Departamento de Educação e Curso de Pedagogia presencial e a distância.
Número Estimado de Participantes: 50
Locais de Realização: Escolas particulares, públicas estaduais e municipais de Lavras e região; sistemas de ensino estaduais e municipais e Universidade Federal de Lavras
Data de Início: 28/05/2020
Data de Término: 28/05/2030
Justificativa: Os estagiários do curso de Pedagogia são acolhidos pelas escolas de Lavras e municípios vizinhos através dos termos de compromisso de Estágio e, é muito comum, que questões emerjam das relações que são estabelecidas entre a Universidade e essas escolas, enquanto campos de atuação possíveis dos pedagogos. Após alguns anos de orientação de estagiários e em contato com as instituições conveniadas, uma questão recorrente, nas falas dos alunos e supervisores de estágio, foi o questionamento de quais intervenções a UFLA, enquanto instituição de excelência educacional, poderia promover junto às escolas, no sentido de contribuir para melhoria das dificuldades destacadas pelos próprios estagiários nos momentos de observação dos espaços escolares. Além disso, a participação de alunos bolsistas, de forma colaborativa e autônoma, oferece condições para uma formação integral por meio da vivência, da participação e da contribuição com as realidades da vida acadêmica e profissional, e para a busca de soluções e de novos caminhos para uma melhoria nos processos educativos. Além disso, os estudantes ao atuarem como agentes transformadores crescem em capacidade crítica e se tornam mais atentos às questões sociais, humanas e educacionais.
Caracterização dos Beneficiários: Estudantes da graduação em Pedagogia matriculados nos componentes curriculares dos estágios nos curso nas áreas de gestão, educação infantil, alfabetização, ensino fundamental, educação de jovens e adultos e espaços não escolares; profissionais das redes privada e pública de ensino que supervisionam e recebem os estudantes nos momentos de estágio; os sistemas de ensino, a universidade pública e a sociedade em geral que, em parceria e interações, qualificam a formação do futuro profissional e impactam favoravelmente nos processos de ensino e aprendizagem de professores e alunos das escolas e, consequentemente, melhoram a qualidade da educação no município e na região.
Objetivos: Fomentar ações de apoio, de formação continuada (cursos, oficinas, palestras, rodas de conversa, intervenções) nas instituições de ensino que acolhem nossos estudantes nos momentos dos estágios supervisionados;Fortalecer, desenvolver e integrar estudantes, docentes do curso de Pedagogia e profissionais da educação e grupos de estudos, pesquisas para análise e desenvolvimento de ações pedagógicas, que tenham o compromisso com a qualidade da escola pública;Melhorar a qualidade da educação pública local e regional
Metas:
Melhorar a formação crítica e reflexiva dos estagiários do curso de Pedagogia; Estreitar as relações entre universidade, sistemas de ensino e escolas; Qualificar os processos de gestão, ensino e de aprendizagem nas escolas; Promover a formação continuada a partir de espaços de interlocução entre universidade e escola; Melhorar a qualidade da educação
Fundamentação Teórica: A extensão universitária, juntamente com o ensino e a pesquisa compõem o tripé que constitui o eixo fundamental do ensino superior no Brasil. Sob essa perspectiva, considera-se que os projetos de extensão contribuem para o cumprimento das propostas das instituições de ensino superior, que além de formar profissionais capacitados para o mercado de trabalho, firmam um compromisso com a sociedade. Inserido nessa conjuntura, temos as ações do Estágio Supervisionado dentro do Curso de Pedagogia, que agrega as discussões teóricas dos diversos campos do conhecimento à prática profissional. Esse componente curricular constitui-se como um rico campo de produção de saberes, de observações e construção do fazer pedagógico.Acredito que com esse projeto a extensão universitária será reafirmada como compromisso social da universidade na inserção de ações para a promoção e garantia dos valores e direitos de igualdade e desenvolvimento social, educacional, promovendo a prática acadêmica que busca interligar a universidade em suas atividades de ensino e pesquisa com as demandas da sociedade.Assim, a fundamentação teórica que subsidiará as ações estão ancoradas em autores que tratem da formação de gestores e professores, como Luck, Vanconcellos, Candau, Nóvoa e Tardiff; e de aspectos ligados ao estágio e a docência, como Pimenta. A partir da definição das ações de extensão que serão realizadas no período a equipe do projeto realizará pesquisa e seleção de autores para estudos, que se aproximam dos temas selecionados.
Metodologia: Para alcançar os objetivos propostos serão realizadas reuniões entre os diferentes segmentos envolvidos no processo do estágio supervisionado, também serão realizados seminários para trocas de experiências e levantamento das necessidades das instituições de ensino; após serão organizadas ações e intervenções buscando contribuir para melhoria da qualidade das condições verificadas.A avaliação será realizada durante todo o processo através de rodas de conversa com os integrantes do projeto e elaboração de questionários descritivos.
Impactos na Formação Discente: Melhorar a formação crítica e reflexiva dos estagiários do curso de Pedagogia, ao promover o estreitamento dos laços entre universidade e escolas.
Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: A extensão universitária, juntamente com o ensino e a pesquisa compõem o tripé que constitui o eixo fundamental do ensino superior no Brasil. Sob essa perspectiva, considera-se que os projetos de extensão contribuem para o cumprimento das propostas das instituições de ensino superior, que além de formar profissionais capacitados para o mercado de trabalho, firmam um compromisso com a sociedade. Acredito que com esse projeto a extensão universitária seja reafirmada como compromisso social da universidade na inserção de ações para a promoção e garantia dos valores e direitos de igualdade e desenvolvimento social, educacional, promovendo a prática acadêmica que busca interligar a universidade em suas atividades de ensino e pesquisa com as demandas da sociedade.
Relação com a Sociedade e Impacto Social: Estreitar as relações entre universidade, sistemas de ensino e escolas, contribuindo para a melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem. Com isso, os profissionais e estudantes ao atuarem como agentes transformadores crescem em capacidade crítica e se tornam mais atentos às questões sociais, humanas e educacionais.
Resultados Esperados: Espera-se com essa proposta estreitar os laços entre a Universidade e as instituições de ensino públicas de Lavras e região;Melhorar a qualidade dos processos de gestão, ensino aprendizagem, relações interpessoais e outros nas escolas públicas;Promover a participação de alunos bolsistas, estudantes do cursos de Pedagogia, de forma colaborativa e autônoma, oferecendo condições para uma formação integral através da vivência, da participação e da contribuição com as realidades da vida acadêmica e profissional, e para a busca de soluções e de novos caminhos para uma melhoria nos processos educativos;Integrar o corpo docente do Departamento de Educação nas ações do estágio supervisionado do curso de Pedagogia.
Indicadores de Acompanhamento e Avaliação: Monitoramento das metas indicadas, por meio de sondagens e levantamentos das percepções e dos impactos das intervenções realizadas nas escolas; a partir das observações dos estagiários a elaboração de sugestões de intervenções possíveis nas práticas realizadas nas escolas; visitas e contato com os supervisores de estágios para conhecimento das necessidades instiucionais.
Cronograma: Encontros semanais para orientação das atividades do estágio supervisionado;Visitas quinzenais as instituições de ensino conveniadas para verificação das necessidades locais e organização do planejamento das ações de extensão;Reuniões mensais entre coordenação, professores e superviores de estágio;Socialização semestral pelos bolsistas das atividades desenvolvidas no período, através de relatórios, artigo científico, participação em eventos;Participação anual no Ufla faz extensão para apresentar o projeto à comunidade local e regional.
Descrição Resumida:
Equipe:
Alunos de Graduação:
Nenhum
Docentes:
Técnicos Administrativos:
Alunos de Pós-Graduação:
Outros Usuários:
Renovações de Projetos:
Coordenador do Projeto: GIOVANNA RODRIGUES CABRAL
Setor: DEPARTAMENTO DE GESTÃO EDUCACIONAL, TEORIAS E PRÁTICAS DE ENSINO
E-mail Institucional: giovanna.cabralufla.br
E-mail Alternativo: giovannacabral2oi.com.br
Situação de Aprovação: Registrado
Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 28/05/2020 - 12:13:01
Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 03/06/2020 - 20:40:26
Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: 08/06/2020 - 09:49:15
Histórico de Coordenação:
Nenhum histórico de avaliações.
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Universidade Federal de Lavras - UFLA
SIG-UFLA - Versão 1.86.2
Créditos