Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.
Índice:
Número de Registro: 046/2021
Título: Escalada Esportiva
Programa de Extensão: (indefinido)
Resumo da Proposta: A escalada vem se desenvolvendo no ambiente escolar e universitário por ser uma modalidade esportiva de cooperação, contemplando tanto objetivos lúdicos como de rendimento. Ela é uma ferramenta de estímulo pedagógico, resultando em aprendizados de experiências não tradicional, integrando os aspectos físicos e cognitivos em uma só atividade. Professores experientes têm confirmado que a escalada desafia os alunos ao fazê-los refletirem sobre o próximo passo a ser tomado, levando-os progressivamente a aumentarem a sua própria responsabilidade sobre a consequência de suas decisões que refletirão em sua própria segurança. Estas características tornam esta atividade de fundamental importância para uma formação mais completa do profissional de educação física. O muro, ele próprio se constitui como um laboratório para o desenvolvimento de pesquisa, assim como representa um potencial espaço para projetos de extensão.
Área Temática: Educação
Instituições Parceiras: Não há.
Número Estimado de Participantes: 1000
Locais de Realização: Ginasio 2 do DEF e DCE.
Data de Início: 01/02/2011
Data de Término: 30/04/2031
Justificativa: Inicialmente é pertinente dizer que se trata de uma modalidade Olímpica, e que poucas universidades no Brasil possuem material humano capacitado para desenvolver esta modalidade, assim como infraestrutura necessária. O projeto se orienta por práticas corporais que buscam levar o ser humano ao contato com o ambiente natural, desenvolver a consciência ambiental, proporcionar atividades diferenciadas envolvendo a natureza e/ou risco calculado oportunizando momentos de prazer e divertimento. Apesar da história mencionar o surgimento de um grande número de práticas de esportes de aventura durante os anos 70, foi somente durante a década de 1990 que ocorreu uma grande divulgação dos esportes de aventura como novas práticas esportivas, o que proporcionou sua massificação, ocasionando a elevação do número de praticantes (PEREIRA e ARMBRUST, 2010). Atrelou-se a isso o vislumbre sobre esses esportes como válvulas de escapes dos centro urbanos para alívio do estresse, mudança de rotina e preocupações com o corpo e também com a natureza.
Caracterização dos Beneficiários: Estudantes da UFLA e comunidade.
Objetivos: Objetivou-se trazer para os educandos vivências em modalidades ligadas à natureza, questionar os espaços usados para as práticas físicas e incentivar a consciência ambiental.
Metas: Desenvolver a prática da escalada esportiva na ufla, assim como proporcionar um ambiente de excelencia no ensino (a escalada é curricular para duas disciplinas), pesquisa e extensão.
Fundamentação Teórica: .Os Esportes de Aventura englobam as práticas corporais que aproximam o ser humano e ambiente natural, desenvolvendo consciência ambiental através de práticas diferenciadas. A metodologia adotada se inspirou na reflexão de Michel de Certeau (1994), sobre as possibilidades de relação das pessoas com os espaços da cidade no cotidiano.
Metodologia: O projeto acontece de maneira ininterrupta tem 10 anos, e sempre tivemos monitores disponiveis nos muros para receber tanto os novos praticantes, como para orientar os mais experientes a melhorar suas habilidades. O desenvolvimento das propostas pedagógicas segue a linha da pesquisa ação, bem caracteristica para os projetos de extensão.
Impactos na Formação Discente: Praticamente todos os estudantes que foram bolsistas deste projeto ao longo dos anos, tiveram como objeto de estudos no tcc a escalada esportiva. Com isso, podemos ver o quão significativo foi a experiência. Além disso, alguns deles continuaram a trabalhar esta temática na vida profissional após a colação.
Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: .Para os integrantes do projeto, ele poderá resultar em uma reflexão sobre o diálogo com os participantes, a abordagem pedagógica aos temas ligados à Educação física, o que culmina em um aprimoramento dos conhecimentos necessários à prática docente através da experiência.
Relação com a Sociedade e Impacto Social: O projeto é aberto à sociedade, e temos relatos de ingressantes no curso que se interessaram pela educação física após tomar contato com a escalada durante os eventos de ufla de portas abertas e ufla faz extensão. Nestes eventos, chegamos a atender cerca de 800 crianças ao longo do dia.
Resultados Esperados: .Pretendemos atingir como resultado que a realização da escalada no espaço universitário possa permitir que os participantes olhem para esse espaço sob nova perspectiva e explorem de forma diferente o tempo/espaço acadêmico. Cria-se a possibilidade para que se atribua e amplie o significado destes que, muitas vezes, não tem sua importância reconhecida e são subestimados no seu potencial educativo, já que na maior parte do tempo, os estudantes não os percebem. A tomada de consciência sobre esses locais e o estabelecimento de relações que ocorrem é importante, pois faz com que os estudantes entendam o lugar que vivem e se compreendam como parte integrante de um organismo, tendo as suas interações reflexos que ecoam das mais diversas formas. Fazendo a transferência para o campo dos esportes de aventura e meio ambiente, pretende-se como resultado o questionamento dos locais utilizados para as práticas corporais e o desprendimento da concepção de um único espaço para a Educação Física. Além do fortalecimento da percepção dos estudantes como seres integrantes, dependentes e transformadores do ambiente, conhecedores de si próprios e confiantes de suas capacidades em diferentes âmbitos.
Indicadores de Acompanhamento e Avaliação: A avaliação deste projeto não será feita por não caber. Ele já é bastante consolidado e o numero dos participantes já responde por isso.
Cronograma: Dificil pensar no cronograma no momento atual. O que estamos fazendo com os atuais bolsistas é desenvolver textos e pensar em diferentes propostas pedagógicas e reuniões semanais. Mas seguindo a metodologia de pesquisa ação, assim que for liberado o uso do campus, voltaremos a atender a comunidade.
Descrição Resumida: A escalada vem se desenvolvendo no ambiente escolar e universitário por ser uma modalidade esportiva de cooperação, contemplando tanto objetivos lúdicos como de rendimento. Ela é uma ferramenta de estímulo pedagógico, resultando em aprendizados de experiências não tradicional, integrando os aspectos físicos e cognitivos em uma só atividade.
Equipe:
Alunos de Graduação:
Docentes:
Nenhum
Técnicos Administrativos:
Alunos de Pós-Graduação:
Outros Usuários:
Renovações de Projetos:
Coordenador do Projeto: RAONI PERRUCCI TOLEDO MACHADO
Setor: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
E-mail Institucional: raoniufla.br
E-mail Alternativo: raoni13uol.com.br
Situação de Aprovação: Registrado
Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 17/02/2021 - 02:18:02
Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 18/02/2021 - 09:47:21
Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: 19/02/2021 - 09:20:29
Histórico de Coordenação:
Voltar para "Consultar Projetos de Extensão"
Universidade Federal de Lavras - UFLA
SIG-UFLA - Versão 1.86.2
Créditos