UFLA SIG

Sistema Integrado de Gestão
SGV - Superintendência de Governança/Reitoria
DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação

Exibir Projeto de Extensão

Ajuda

Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de Avaliações
Informações de Registro

Número de Registro: 136/2025

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: Assistência médico veterinária à criatórios de canários domésticos

Programa de Extensão: (indefinido)

Resumo da Proposta: A canaricultura brasileira é uma atividade que reúne apaixonados e é responsável pela movimentação de um mercado de aves representativo para a economia brasileira. Apesar de ser uma atividade antiga, os criadores pautam suas ações baseadas em muito empirismo. Há muita carência em informações sobre nutrição, reprodução, manejo, prevenção e tratamento de doenças. Nós podemos oferecer essas informações com possibilidade de práticas orientadas para os estudantes do curso de Medicina Veterinária e em contrapartida o criatório terá consultorias especializadas. Desta forma podemos orientar os criadores com informações científicas e permitir a adoção de medidas assertivas para o sucesso na criação.

Área Temática: Meio Ambiente

Instituições Parceiras: Federação Ornitológica do Brasil - FOB

Número Estimado de Participantes: 100

Locais de Realização: Criatórios de canários domésticos em todo o território nacional

Data de Início: 01/05/2025

Data de Término: 31/12/2035

Justificativa: Sou coordenador do Grupo de Estudos em Medicina de Aves-GEMA, responsável pela disciplina de Canaricultura - GMV246 e pelo Canaril Experimental da UFLA onde são desenvolvidas pesquisas com canários domésticos. Esse projeto permitirá levar todo o conhecimento adquirido na universidade para os criadores de canários, que pautam suas ações apenas em conhecimento empírico. Podemos levar ciência para a prática da canaricultura. Além de permitir aos estudantes vivenciarem os problemas encontrados na prática da criação e sugerirem a implementação de práticas eficientes de manejo, nutrição, reprodução e sanidade.

Caracterização dos Beneficiários: Criadores de pequeno, médio e grande porte. Desde aqueles que criam por hobbie até aqueles que tem na criação de canários sua fonte de renda.

Objetivos: Prestar assistência técnica médico veterinária especializada em canaricultura a criatórios de canários em todo território nacional.

Metas:

1- Visitar criatórios de canários
2- Fazer um levantamento de toda prática de manejo
3- Avaliar a dieta
4- Avaliar as taxas reprodutivas
5- Avaliar a sanidade do plantel
6- Coletar material biológico para exames complementares
7- Instruir o criador e colaboradores conforme as informações coletadas nos itens anteriores
8- Fazer o acompanhamento das práticas adotadas
9- Avaliar índices que expressem o sucesso das práticas adotadas

Fundamentação Teórica:

A canaricultura brasileira é uma atividade que reúne apaixonados e é responsável pela movimentação de um mercado de aves representativo para a economia brasileira. Apesar de ser uma atividade antiga, ainda se tem pouco conhecimento científico e escassez de material técnico de qualidade para pautar as decisões dos profissionais de saúde animal.
Dentre os gargalos da criação, sem dúvida os desafios sanitários são responsáveis por tirar o sono de muitos canaricultores. O desconhecimento dos agentes patogênicos endêmicos e a falta de diagnóstico definitivo leva a erros de conduta, seleção de microrganismos resistentes e pode comprometer ainda mais a saúde e desempenho das aves.
As aves na natureza são presas que desenvolveram na evolução um comportamento que permite que elas disfarcem as doenças, apresentando geralmente poucos sinais clínicos, na sua maioria inespecíficos, o que dificulta o diagnóstico. Quando os sinais se manifestam, o curso da doença já está avançado. É imprescindível o auxílio de um profissional qualificado e experiente na clínica médica aviária de plantel para determinar a melhor conduta a ser seguida.
A experiência mostra que a assistência médica veterinária não é rotineira nos criatórios brasileiros. O médico veterinário é solicitado na maioria das vezes para atender animais ou plantéis que se encontram em um quadro crítico, o que demanda um gasto maior, acompanhado de piores resultados. Sem dúvida a assistência técnica rotineira a um criatório permitiria a implementação e monitoramento de medidas preventivas que tem como objetivo principal manter a saúde dos animais e minimizar o risco de introdução e disseminação de agentes patogênicos.
Sem dúvida, para atingir esse objetivo e permitir a adoção de medidas mais assertivas é imprescindível conhecer a realidade sanitária da canaricultura brasileira.

Metodologia:

Divulgação do serviço de consultoria pelas redes sociais. Os criadores também serão contatados por email ou whatsapp para oferta dos serviços. Uma vez combinada a visita, essa se dará em dia e horário agendado. Um grupo de estudantes será acompanhado pelo docente. Uma ficha de avaliação será preenchida com os dados do criador, criatório e problemas das aves. Será realizada uma avaliação profunda do manejo, dieta, reprodução e sanidade das aves. Em comum acordo com o criador, material biológico poderá ser coletado para processamento. Alguns exames poderão ser realizados na UFLA e outros poderão ser encaminhados para laboratórios privados. Os exames serão custeados pelo próprio criador. O
criador deve pagar os exames realizados na UFLA diretamente na secretaria do Hospital Veterinário do DMV. Exames realizados em outros laboratórios serão postados e pagos pelo próprio criador. De posse dos resultados, as medidas corretivas e preventivas serão informadas ao criador. Visitas de retorno serão marcadas para explicar os procedimentos a serem adotados. O acompanhamento poderá ser realizado tanto de forma virtual quanto presencial.

Impactos na Formação Discente: Espera-se que o contato com os criadores e com diferentes realidades de criação desafiem os discentes a colocar em prática o conhecimento adquirido na universidade, preparando-os para o futuro mercado de trabalho com aves. Os estudantes terão a oportunidade de treinar a anamnese, exame físico, realizar exames laboratoriais e juntamente com o docente prescrever o melhor tratamento. Ou seja, treinar a atuação completa do médico veterinário de aves.

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: Por meio do aprendizado na disciplina de Canaricultura e a partir de livros e artigos técnicos da área adquirirá conhecimento teórico para ser aplicado na prática extensionista. Ademais muitos estudantes que participarão do projeto já são estudantes de iniciação científica no Canaril Experimental da UFLA. Desta forma ensino, pesquisa e extensão estão entrelaçados nesse projeto. Futuros projetos de pesquisa poderão ser implementados a partir desta aproximação com os criadores de canários.

Relação com a Sociedade e Impacto Social: Aproximar os criadores de canários das atividades desenvolvidas pelo Canaril Experimental da UFLA com trocas de saberes e acolhimento de necessidades desses membros civis da sociedade.

Resultados Esperados: Transferir conhecimento técnico médico veterinário para os criadores de canários e aprimorar as práticas médico veterinárias dos estudantes. Fazer que esse conhecimento seja revertido em sucesso na criação.

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação: Mudanças de hábitos dos criadores (trocar o mito pelo técnico científico); melhoria da saúde das aves; cura e ou controle de doenças; índices reprodutivos superiores após a implementação das consultorias.

Cronograma: Atendimentos aos criadores sempre que contatados ao longo de todo período de vigência do projeto.

Descrição Resumida: Atendimentos a criadores de canários domésticos em todo o território nacional, com a avaliação da estrutura do canaril, manejo, nutrição, reprodução e sanidade e proposição de medidas que visem a melhoria da saúde das aves.

Equipe:

Alunos de Graduação:

Nenhum


Docentes:

  • PRISCILLA ROCHELE BARRIOS CHALFUN - Início: 01/05/2025 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • THALES AUGUSTO BARCANTE - Início: 01/05/2025 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • JULIANO VOGAS PEIXOTO - Início: 01/05/2025 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Técnicos Administrativos:

Nenhum


Alunos de Pós-Graduação:

Nenhum


Outros Usuários:

Nenhum

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:


Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
Nenhuma renovação do projeto de extensão foi cadastrada

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: JULIANO VOGAS PEIXOTO

Setor: DEPARTAMENTO DE MEDICINA VETERINARIA

E-mail Institucional: juliano[em]ufla.br

E-mail Alternativo: vetjuliano[em]yahoo.com.br

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 24/04/2025 - 08:27:28

Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 24/04/2025 - 09:17:16

Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: Nenhuma

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • JULIANO VOGAS PEIXOTO: De 18/02/2021 em diante.

Histórico de Avaliações
Data/HoraDescrição
24/04/2025 - 09:17:16Projeto de Extensão aprovado pelo Chefe de Departamento e enviado para o Colegiado de Extensão para aprovação. (DJEISON LUTIER RAYMUNDO)
06/10/2025 - 15:22:06Projeto de Extensão registrado. Número de registro: 136/2025 (CHRISTIAN HIRSCH)

Universidade Federal de Lavras - UFLA

SIG-UFLA - Versão 1.95.14

Créditos