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Índice:
Número de Registro: 19/2022
Título: Educação Ambiental e Prevenção de Doenças Infecto Parasitárias (Fase III)
Programa de Extensão: (indefinido)
Resumo da Proposta:
Atualmente, existe uma justificada preocupação mundial acerca dos desequilíbrios e das agressões ao meio ambiente causadas pelo ser humano. Isto se torna claro dadas as inúmeras alterações da natureza que cursam para uma piora da qualidade de vida no planeta. Uma das consequências deste processo é a expansão de doenças infecto parasitárias, sobretudo aquelas que envolvem vetores biológicos como é o caso das leishmanioses e das arboviroses. Entendemos que a valorização da ciência, da ética e da educação se mostra como estandarte indispensável para seguirmos em direção a um modo de ser sustentável e equilibrado. Neste contexto, a promoção de saúde e a educação ambiental adquirem grande relevância. Este projeto se baseia em uma fase anterior em que trabalhamos estes aspectos com crianças do nível fundamental I da educação básica por entendermos serem elas os cidadãos do futuro que herdarão a sociedade que deixaremos. Agora, atuaremos de forma mais incisiva junto a professores(as) do ensino fundamental. Estes profissionais são formadores, não apenas de estudantes, mas de cidadãos plenos com visão de mundo. Por isto é um público estratégico com o qual iremos trocar experiências, valorizar aprendizagens anteriores e ressignificar nossas ações educativas. Deste modo, temos como objetivo primordial promover, trocar e fortalecer conhecimentos sobre formas de controle de doenças infecto parasitárias em contexto lúdico com a promoção da saúde e com a educação ambiental. Utilizaremos como exemplos agravos que acometem ou acometeram a cidade de Lavras como as leishmanioses e a febre amarela de modo a valorizar a realidade local. Estas doenças serão o contexto para sensibilização quanto à necessidade de conservação do meio ambiente conforme a realidade da própria comunidade. Para isto, serão desenvolvidas capacitações recíprocas entre nossa equipe e professores(as) da rede municipal de Lavras para levantar o que já se sabe e experiências prévias, além de problematizar a prática educativa e buscar melhores ações. A partir disto, serão desenvolvidos materiais didático-pedagógicos adaptados a diferentes idades de alunos com foco lúdico. Recursos para professores(as) também serão desenvolvidos conforme as demandas levantadas. A meta maior será multiplicar o número de educadores socialmente engajados para desenvolver uma mentalidade prática de longo prazo para formar cidadãos conscientes, capazes e sensibilizados para atuar em prol da conservação do meio ambiente.
Área Temática: Comunicação
Instituições Parceiras: Secretarias Municipais da Educação e do Meio Ambiente de Lavras e escolas municipais da cidade.
Número Estimado de Participantes: 300
Locais de Realização: Escolas Municipais de Lavras e Secretarias Municipais da Educação e do Meio Ambiente.
Data de Início: 21/03/2022
Data de Término: 20/12/2024
Justificativa:
A consciência verde e ecológica, a defesa do meio ambiente, bem como a sustentabilidade deixaram de ser temáticas romantizadas, pois tratam-se claramente de fatores indispensáveis à nossa própria sobrevivência. No entanto, a sociedade humana consumista, desigual e individualista segue com padrões de comportamento insustentáveis que impactam fortemente sobre os recursos naturais. Neste cenário, a educação ambiental baseada em princípios éticos e científicos é imprescindível para ressignificarmos nossa visão de mundo e de nós mesmos em direção a uma vida equilibrada e sustentável para todos os seres vivos. As doenças exemplificadas neste projeto são estímulos para sensibilização voltada à questão social, ambiental e ecológica. Suas formas de controle e maneiras mais harmonizadas de sermos e estarmos neste mundo devem ser trabalhadas conforme a própria realidade local. Assim, entendemos que parcerias com diferentes grupos da sociedade são vitais para concretizar ações neste sentido. Portanto, iremos buscar ensino-aprendizagem recíprocos com públicos estratégicos como: Professores(as) da rede municipal: importantes agentes de formação de pessoas e multiplicadores de conhecimento; Alunos do ensino fundamental I: futuros cidadãos, aqueles que herdarão a sociedade que deixaremos; Membros das Secretarias Municipais de Educação e do Meio Ambiente: gestores que participam das tomadas de decisão junto ao poder constituído; Prefeitura Municipal: representada por agentes de Endemia e da Vigilância Epidemiológica; Universidade Federal de Lavras: representada por estudantes e professores da área da Saúde.
Caracterização dos Beneficiários:
Professores(as) da rede municipal: importantes agentes de formação de pessoas e multiplicadores de conhecimento; Alunos do ensino fundamental I: futuros cidadãos, aqueles que herdarão a sociedade que deixaremos; Membros das Secretarias Municipais de Educação e do Meio Ambiente: gestores que participam das tomadas de decisão junto ao poder constituído; Prefeitura Municipal: representada por agentes de Endemia e da Vigilância Epidemiológica. Zeladores por campanhas, notificação e controle de doenças; Universidade Federal de Lavras: representada por estudantes e professores da área da Saúde. Geradores de conhecimentos acadêmico-científicos com base na ética e no engajamento social.
Objetivos:
OBJETIVO GERAL: Promover, trocar e fortalecer conhecimentos sobre formas de controle de doenças infecto parasitárias em contexto lúdico com a promoção da saúde e com a educação ambiental. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Instrumentalizar a equipe interna enquanto divulgadores e multiplicadores críticos dos conhecimentos abordados; Promover capacitação recíproca sobre os temas de interesse com todos os parceiros externos envolvidos; Interpretar corretamente os ciclos dos agentes etiológicos; Descrever as formas de transmissão das doenças estudadas; Citar os principais sintomas destas enfermidades no ser humano e em animais de estimação quando for o caso; Reconhecer problemas ambientais locais propiciadores da propagação destas doenças; Identificar os cenários de transmissão de seus agentes causais na própria comunidade; Sumarizar e propor formas de controle para os agravos estudados associando-as com a realidade local.
Metas: A meta maior será multiplicar o número de educadores socialmente engajados para desenvolver uma mentalidade prática de longo prazo para formar cidadãos conscientes, capazes e sensibilizados para atuar em prol da conservação do meio ambiente.
Fundamentação Teórica:
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a ação humana é uma variável significativa que tem aumentado o aquecimento global de forma perigosa. Conforme último relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas vinculado à OMS, há inúmeras evidências científicas de que este fenômeno exacerbado causa diversos distúrbios ambientais como a expansão geográfica de diferentes doenças infecto parasitárias como as arboviroses e as leishmanioses. Estas doenças estão associadas a insetos vetores que encontram condições ambientais propícias para sua proliferação descontrolada nos cenários rurais e urbanos devido aos desequilíbrios causados pelo ser humano. Isto está diretamente associado ao aumento do número de registros de doença humana em diversas regiões do mundo como é o caso de Lavras. As leishmanioses são um conjunto de doenças causadas por protozoários do gênero Leishmania. O parasito é transmitido a seus hospedeiros via picadas de flebotomíneos fêmeas infectadas. No homem, pode ocorrer a leishmaniose cutânea (LC) em que os acometidos apresentam lesões ulceradas na pele e/ou mucosas, ou a leishmaniose visceral (LV), mais grave, que acomete órgãos como o fígado e baço e pode causar óbito em cerca de 90% dos casos não tratados. Desde 2013, vem ocorrendo casos de LC e LV em Lavras onde vem sendo notificados registros em adultos e crianças. Este último, é um grupo sensivelmente mais vulnerável à doença. As arboviroses compreendem diversas doenças de grande impacto na saúde pública como a febre amarela (FA), dengue, Zika e Chikungunya. Todos estes agravos são provocados por vírus que têm como um importante vetor o mosquito Aedes aegypti, inseto altamente urbanizado. A FA, por exemplo, é uma doença febril aguda de potencial gravidade. Infelizmente, houve um grande surto de casos humanos com óbitos no Brasil a partir de 2016 devido à interrupção de campanhas vacinais associado ao desequilíbrio ambiental. Deste modo, é relevante dar continuidade à abordagem do tema e adicionar uma campanha pró-vacina em sentido amplo. Em suma, tornou-se evidente que a exploração humana irrestrita dos recursos naturais a fim de alimentar o sistema econômico é insustentável a longo prazo e coloca a sobrevivência do próprio ser humano em risco. Diante do exposto, objetivamos buscar uma sensibilização em que cuidar do meio ambiente é cuidar de si mesmo e é uma forma auxiliar fundamental para minimizar os impactos de diversas doenças.
Metodologia:
Em princípio, o público alvo serão professores(as) da rede Municipal de Ensino com o qual realizaremos capacitações recíprocas para compartilhar conhecimentos e ensino-aprendizagem. Serão utilizados o Arco de Maguerez, teoria da problematização e a técnica “O que sabemos sobre?” para levantamento de demandas e esclarecimento de estratégias de ação. Em um segundo momento, serão elaborados materiais didáticos apropriados a diferentes idades conforme demandas apresentadas pelas(os) professoras(es), priorizando-se aspectos lúdicos em conformidade com a realidade local dos estudantes. Serão fomentadas oficinas de leituras, palestras interativas e demonstração prática de insetos vetores em contexto com as condições ambientais da comunidade.
Impactos na Formação Discente:
Os(as) estudantes envolvidos terão a oportunidade de integrar seus conhecimentos acadêmicos com saberes da interação comunitária e habilidades como: Trabalhar em equipe; Praticar a escuta atenta; Desenvolver sua capacidade dialógica; Promover ações em saúde; Desenvolver seu senso de cidadania; Apurar suas atitudes éticas.
Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: Este projeto tem forte caráter extensionista na medida em que as atividades elaboradas serão desenvolvidas junto a professores(as) da rede municipal e às secretarias do Meio Ambiente e da Educação do município de Lavras, além de todas as escolas municipais interessadas. Durante este processo, serão compartilhados conhecimentos científicos atualizados sobre as leishmanioses e a febre amarela com todos os colaboradores em interface com a educação ambiental. Serão discutidos dialogicamente os conhecimentos, problemas, angústias e demandas previamente existentes, valorizando-se os princípios da equidade, diversidade e inclusão. O contexto geral deste projeto é essencialmente educativo na medida em que busca trocas e compartilhamento de experiências para estimular ensino e aprendizagem práticos. Sob este aspecto, busca-se consolidar processos significativos de aprendizado e agregar valor à formação de todos os envolvidos.
Relação com a Sociedade e Impacto Social:
As ações compartilhadas deste projeto visam reforçar e dar subsídios para melhorar as ações educativas sobre conservação do meio ambiente e controle de doenças. Junto a isso, há grande potencial para discutir criticamente e ressignificar práticas voltadas para este objetivo junto a professores(as) de modo a aperfeiçoar as ações. A inclusão de grupos sociais é uma base deste trabalho que integra a colaboração ativa de professores(as) da rede municipal de ensino, Secretarias Municipais da Educação e do Meio Ambiente, alunos do ensino fundamental, representantes da Prefeitura Municipal além da própria comunidade acadêmica da UFLA. Neste sentido, todos os materiais a serem produzidos e ações práticas envolvidas serão elaborados e pensados em conjunto com os(as) colaboradores(as) de modo a compartilhar e repensar o conhecimento e valorizar a troca de experiências. Com isto, pretendemos criar mais oportunidades educacionais para todos os colaboradores de modo a agregar à formação geral. Esta forma de trabalho é propícia para criar uma atmosfera de colaboração permanente com os grupos sociais participantes de modo a estimular a continuidade de ações a longo prazo, uma vez que os temas centrais deste projeto já pertencem à matriz curricular do ensino básico e ao rol de ações da Vigilância Epidemiológica da Prefeitura. Isto é uma base importante para auxiliar no desenvolvimento local e nacional, pois a educação ambiental prática é premissa para esta empreitada. Neste sentido, atuamos de forma a se pensar globalmente e agir localmente. A troca de experiências aqui conquistadas também visam expandi-las indefinidamente para outras comunidades. Finalmente, por se tratar de um projeto de base educativa, buscamos co-criar autonomia intelectual e agregar conhecimentos para fomentar ações práticas para promoção de saúde coletiva. Logo, desejamos reforçar uma formação científica, ética e cidadã de modo a crescer juntos com todos os colaboradores(as).
Resultados Esperados: Esperamos popularizar e ressignficar os temas centrais deste projeto junto a toda a comunidade parceira de modo a agregar valor para uma melhora de qualidade de vida. Sob este aspecto, objetivamos discutir criticamente, disponibilizar e reforçar conhecimentos aplicáveis ao bem estar social e à promoção da saúde no contexto da educação ambiental para prevenção de doenças infecto parasitárias. Desta forma, pretendemos estimular uma percepção global dos problemas estudados e formas de ação local para controle dos agravos na própria comunidade em que vivemos. Como pano de fundo, a preservação ambiental será continuamente enfatizada enquanto elemento fundamental para qualquer medida de controle. Por fim, esperamos criarmos um ambiente colaborativo e de atuação permanente para auxiliar na formação de uma mentalidade multiplicadora de conhecimentos científicos e éticos em prol da saúde coletiva com responsabilidade social e cidadã.
Indicadores de Acompanhamento e Avaliação:
A avaliação será formativa e contínua ao longo de todo o processo. Ao final, desafios interativos serão propostos para reforçar os conceitos e aplicações fundamentais. Durante todo o projeto, diálogos e capacitações recíprocas serão realizados com os parceiros(as) envolvidos a fim de modular e aperfeiçoar as ações e materiais produzidos.
Cronograma:
Primeiro trimestre: Capacitação interna com revisão, reciclagem e atualização de conhecimentos básicos. Planejamento de ações. Capacitação recíproca com os colaboradores(as). Segundo trimestre: Elaboração de materiais didáticos. Troca de experiências. Compartilhamento com escolas. Tema: Leishmaniose Visceral. Terceiro trimestre: Elaboração de materiais didáticos. Troca de experiências. Compartilhamento com escolas. Temas: Leishmaniose Cutânea, Febre Amarela. Elaboração de relatório final.
Descrição Resumida: Projeto que visa trabalhar o controle de doenças infecto parasitárias em contexto com a educação ambiental. Isto leva em conta parcerias com escolas do ensino fundamental, Secretarias Municipais da Educação e do Meio Ambiente, Prefeitura e universidade. Temos como base a troca de experiências, saberes, demandas e conhecimentos para aperfeiçoar nossa formação enquanto cidadãos(ãs) do mundo socialmente engajados(as) baseados(as) na ética, ciência e educação.
Equipe:
Alunos de Graduação:
Docentes:
Nenhum
Técnicos Administrativos:
Alunos de Pós-Graduação:
Outros Usuários:
Renovações de Projetos:
Coordenador do Projeto: SIDNEY DE ALMEIDA FERREIRA
Setor: DEPARTAMENTO DE MEDICINA
E-mail Institucional: sidney.ferreiraufla.br
E-mail Alternativo: saninoalmeidagmail.com
Situação de Aprovação: Registrado
Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 16/03/2022 - 19:59:07
Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 24/03/2022 - 12:04:28
Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: 31/03/2022 - 09:54:18
Histórico de Coordenação:
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Universidade Federal de Lavras - UFLA
SIG-UFLA - Versão 1.86.2
Créditos